• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Custo de Vida - Cidades do Brasil
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Custo de Vida - Cidades do Brasil
Offline Chumlee
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
21-04-2017, 12:10 PM
Fala Confrades

Resolvi criar esse tópico, pois não encontrei nada a respeito. Assim podemos criar um banco de dados e auxiliar aos confrades que pretendem buscar melhores oportunidades em outros locais. 

Enfim, estou prestes a terminar meu Doutorado na UFSC - Florianópolis e aqui não abrem oportunidades para quem veio de fora ( sou do MS), mesmo eu levantando mais verba que muito pesquisador pançudo. Além de pesquisador, entrei no universo das startups de alta tecnologia e levantei muito dinheiro.

Enfim, surgiu uma oportunidade real no Recife, com salário de 7 k, e gostaria de saber o que os confrades podem dizer a respeito dessa cidade em relação a custo e qualidade de vida, violência e acesso a bens de consumo.

Cordialmente 

Chumlee
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
21-04-2017, 02:33 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2017, 02:37 PM por Baralho.)
O quesito preços, é bem favorável a Recife comparado com as capitais do centro-sul, em média os preços de aluguéis e imóveis é menor.
R$ 7 mil mensais tá muito bom de salário, em qualquer bairro de Recife, mesmo próximos ao litoral.

Com esse nível salarial dá pra morar em condomínio fechado, aluguel entre $ 700 e $ 1200, em bairros de classe média, como Madalena, Cidade Univ. , Casa Amarela e Engenho do Meio.

Locais com excelente infra (telefonia, net, água e eletricidade, são serviços bem confiáveis) para os padrões de capitais nordestinas e mesmo, de cidades médias/grandes do centro-sul.

Os contras, seriam a insegurança, notadamente transporte de ônibus/metrô, mas na média das cidades nordestinas, o que pra media do Brasil é alto, então se isso for quesito determinante, melhor ficar no sul mesmo.

E o trânsito também, é complicado, o sistema de transporte é bem servido até (tem metrô, trens urbanos, mas a capilaridade é baixa, por Recife ser uma cidade grande), mas os congestionamentos são regra nas principais avenidas como a Agamenon e a Caxangá, então o carro acaba sendo a solução. Vai depender muito do bairro escolhido em relação ao local de trabalho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chumlee
Búfalo
**
21-04-2017, 07:39 PM
Confrade Baralho

Valeu pela resposta!

Qual o tipo de criminalidade mais comum?

Acho que hoje em dia, a coisa está feia em todo Brasil. Em Floripa tem uma guerra de gangues e já morreram 80 pessoas este ano. Aqui a violência em volta do Campus é alto, já teve menina degolada na porta da UFSC às 14:00 horas!

Abs
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Claws
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 2
24-04-2017, 10:04 PM
Chumlee, vc poderia fazer uma comparação entre o custo de vida de SC e MS? Com q tipo de startup vc trabalha?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Billy Matador
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 7 vezes em 6 posts
26-04-2017, 12:33 PM
(24-04-2017, 10:04 PM)Claws Escreveu: Chumlee, vc poderia fazer uma comparação entre o custo de vida de SC e MS? Com q tipo de startup vc trabalha?
Cara, segue valores:

Santa Catarina

Bar e Restaurante
Almoço em restaurante barato
R$ 14,50
Almoço em restaurante caro
R$ 81,25
Cerveja garrafa
R$ 9,17
Cerveja lata
R$ 5,00
Chopp
R$ 9,97
Coca-cola 2 litros
R$ 7,18
Cafezinho
R$ 2,75
Entrada em boate
R$ 45,63
Supermercado
Leite 1 litro
R$ 3,06
Pão francês (kg)
R$ 10,18
Arroz (5kg)
R$ 10,82
Açúcar (5kg)
R$ 8,13
Feijão (1kg)
R$ 5,86
Café (pacote de 500g)
R$ 8,50
Óleo de soja litro
R$ 3,01

Transporte
Ônibus
R$ 3,50
Taxi bandeirada (tarifa normal)
R$ 4,70
Taxi 1km (tarifa normal)
R$ 7,45
Gasolina litro
R$ 3,71
Etanol litro
R$ 3,27
1 hora de estacionamento na região central
R$ 6,86
Utilidades
Internet 6MB (mensalidade)
R$ 89,00
Diária de faxineira/diarista
R$ 120,00
Esporte, Lazer e Cultura
Ingresso cinema (inteira)
R$ 20,83
Ingresso cinema 3D (inteira)
R$ 29,75
Mensalidade musculação
R$ 90,00
Ingresso teatro
R$ 70,00
Ingresso show nacional
R$ 75,00
Ingresso jogo de futebol
R$ 50,00
Moradia
Aluguel kitchenette (região cara)
R$ 1.050,00
Aluguel apartamento 2qts (região cara)
R$ 1.640,00
Aluguel apartamento 3qts (região cara)
R$ 2.633,33
Aluguel kitchenette (região barata)
R$ 668,89
Aluguel apartamento 2qts (região barata)
R$ 1.091,67
Aluguel apartamento 3qts (região barata)
R$ 1.300,00
Educação
Mensalidade pré-escola
R$ 760,00
Mensalidade ensino fundamental
R$ 926,67
Mensalidade ensino médio
R$ 1.200,00
Mensalidade faculdade (curso de Administração)
R$ 1.040,00
Hotelaria e Motelaria
Diária em hotel de luxo
R$ 725,00
Diária em hotel econômico
R$ 140,00
2 horas em motel de luxo
R$ 213,33
2 horas em motel econômico
R$ 60,00

Mato Grosso do Sul

Bar e Restaurante:
Almoço em restaurante barato
R$ 13,38
Almoço em restaurante caro
R$ 50,10
Cerveja garrafa
R$ 5,51
Cerveja lata
R$ 3,21
Chopp
R$ 5,50
Coca-cola 2 litros
R$ 6,25
Cafezinho
R$ 1,41
Entrada em boate
R$ 31,67
Supermercado
Leite 1 litro
R$ 3,14
Pão francês (kg)
R$ 9,08
Arroz (5kg)
R$ 11,72
Açúcar (5kg)
R$ 7,55
Feijão (1kg)
R$ 7,43
Café (pacote de 500g)
R$ 7,67
Óleo de soja litro
R$ 3,44

Transporte
Ônibus
R$ 3,25
Taxi bandeirada (tarifa normal)
R$ 4,80
Taxi 1km (tarifa normal)
R$ 6,12
Gasolina litro
R$ 3,39
Etanol litro
R$ 2,63
1 hora de estacionamento na região central
R$ 5,38
Utilidades
Internet 6MB (mensalidade)
R$ 103,48
Diária de faxineira/diarista
R$ 92,73
Esporte, Lazer e Cultura
Ingresso cinema (inteira)
R$ 20,50
Ingresso cinema 3D (inteira)
R$ 25,54
Mensalidade musculação
R$ 72,67
Ingresso teatro
R$ 35,00
Ingresso show nacional
R$ 53,33
Ingresso jogo de futebol
R$ 26,67
Moradia
Aluguel kitchenette (região cara)
R$ 725,00
Aluguel apartamento 2qts (região cara)
R$ 1.083,33
Aluguel apartamento 3qts (região cara)
R$ 1.620,00
Aluguel kitchenette (região barata)
R$ 414,29
Aluguel apartamento 2qts (região barata)
R$ 737,50
Aluguel apartamento 3qts (região barata)
R$ 1.000,00
Educação
Mensalidade pré-escola
R$ 500,00
Mensalidade ensino fundamental
R$ 526,67
Mensalidade ensino médio
R$ 650,00
Mensalidade faculdade (curso de Administração)
R$ 550,00
Hotelaria e Motelaria
Diária em hotel de luxo
R$ 300,00
Diária em hotel econômico
R$ 95,00
2 horas em motel de luxo
R$ 115,00
2 horas em motel econômico
R$ 50,00

Isso tudo foi tirado do site http://www.custodevida.com.br, de uma olhada, parece bater bem com a realidade.
"Os grandes homens não nasceram da grandeza, eles engrandeceram"
[+] 1 usuário curtiu o post de Billy Matador:1 usuário curtiu o post de Billy Matador
  • Claws
Procurar
Responder
Offline Claws
Búfalo
**
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 2
26-04-2017, 09:16 PM
Vlw cara, não conhecia esse site. Embora esses preços de site sejam médias, já da pra ter uma noção.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Atitude
Modo FODA-SE ligado
**
Curtido: 8 vezes em 8 posts
27-04-2017, 12:23 PM
(21-04-2017, 12:10 PM)Chumlee Escreveu: Enfim, surgiu uma oportunidade real no Recife, com salário de 7 k, e gostaria de saber o que os confrades podem dizer a respeito dessa cidade em relação a custo e qualidade de vida, violência e acesso a bens de consumo.

Com 7k você conseguirá viver bem, em Recife. Juntando alimentação, moradia, transporte, acredito que você gaste uns 2.5k por mês, o que te sobraria uns 4.5k livres, caso seja solteiro (óbvio). Daria para juntar uma boa grana e até fazer investimentos.

Em relação ao custo de vida, acredito que seja bem menor que o de Florianópolis. Qualidade de vida, com esse salário, você viverá muito bem. Recife é um bom local para morar. Violência, o problema é nacional. Não apenas de Recife. A criminalidade está em todo canto, de uma forma onde está difícil de conseguirmos distinguir qual o local mais perigoso.

Eu, no seu lugar, sendo solteiro, não pensaria duas vezes. Ia embora.
"Acreditar é essencial, mas ter ATITUDE é o que faz a diferença."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rafa
Veterano
Tópicos: 14
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 69
28-04-2017, 04:23 PM
7 k está bom para viver nas grandes capitais do NE.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
29-04-2017, 01:49 PM
Criador do topico!! Com 7k de salario vc consegue viver bem em qualquer lugar, eh um padrão muito bom para se ter uma vida tranqila (sem apertos sem dores de cabeça ou passar o mes rente no fio da navalha com na maioria) salario alto eh igual a conhecimento..quanto mais se tem mais vc tem preocupaçoes mas sabendo poupar economizar usar corretamente tambem é como o conhecimento, é util positivo e primordial..Nao sei se vc tem financiamento ou algo que comprometa esse montante mas se ele tiver livre ja descontando os impostos previdencias e essas merdas todas se usar a cabeça, pesquisar ter paciencia vai te facilitar bem sua rotina.
Vc vai precisar morar num lugar e obviamente não vai ser  em qualquer maloka mas tb nao ira morar num palacio estravagante cheio de luxos que talvez nem use pelo seu tempo no dia a dia ou por estar se estabilizando num lugar novo, pessoas emprego etc....pague um aluguel que voce viva bem, seja perto das suas necessidades como trabalho  estaçao de metro trem e afins e se vc morar sozinho nao precisa alugar uma apto de 4 suites gastar ums 3k so de aluguel ..pode ser num lugar bom para sua necessidade com conforto e tranqilidade, menor, menos quartos,  dois que seja, um para vc guardar suas bagunças outro para vc ter um conforto .. q tenha um lugar seguro para vc deixar seu carro caso vc opte por usar o transporte publico no dia a dia caso compense.. e o importante é poupar, vc pode escolher um lugar para almoçar que tenha um preço razoavel, comida boa e naõ precisa pagar 80reais de almoço num lugar chique se vc pode comer por uns 20 ou 25dilmas num lugar bom limpo e comida boa.. digo isso pq minha cidade eh turistica tem restaurantes q vc paga um absurdo para comer algo q nao enche nem o buraco do dente e tem lugares mas tranqilos baratos e limpos q vc se alimenta bem por um preço mais justo..
No final das contas o importante eh conseguir guardar dinheiro, meu pai sempre pegou no meu pe para eu guardar dinheiro msm que fosse 100 dilmas por mes e eu nao consigo pelo salario mais curto e a renda (no fio da navalha todo mes) e isso hj faz falta, se vc conseguir poupar quando se estabilizar ahi na cidade poderá comprar o que eh seu  e se algum dia se mudar imovel eh grana.. venda ou alugue, vc não perde grana nunca.!

so não esqueça de nos atualizar aaqi no forum dpois qdo resolver suas questões, nos dizer como foi a experiencia dar suas dicas tambem de coisas boas e ruins que vc passou e de como se saiu em tudo isso!..

parabens e boa sorte na sua jornada..
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Rafa
Veterano
Tópicos: 14
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 69
29-04-2017, 02:06 PM
O melhor é alugar um ap pequeno e confortável de um bom condomínio com segurança em um bairro bom.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chumlee
Búfalo
**
01-05-2017, 10:03 PM
(24-04-2017, 10:04 PM)Claws Escreveu: Chumlee, vc poderia fazer uma comparação entre o custo de vida de SC e MS? Com q tipo de startup vc trabalha?

Confrade Claws

Trabalho numa Startup de energia solar!

Vou fazer uma estimativa baseado em minha experiência, pois morei em várias repúblicas em Florianópolis.

Se vc não se incomoda em dividir apto com outros estudantes, você consegue gastar uns R$ 300,00- R$ 500,00. Caso vc curta privacidade, prepare-se para gastar em torno de R$ 1.000,00 para alugar uma kitnet mobiliada.

O problema é que vc SEMPRE vai encontrar drogados nessas repúblicas, mesmo pagando mais caro. Morei numa no bairro Pantanal que enchia de traficante no final de semana e o povo da rua da frente sempre fazia um pagodão até tarde. Dependendo da república tem arrombamento de quarto.

Na última kit que morei, tinha uma doida no andar de cima que ficava andando de bota até 3 da manhã no quarto! Ela tinha problemas psiquiátricos, às vezes ficava horas pisando no mesmo lugar ...

Questão moradia é essencial em Florianópolis! Melhor local para morar é perto do campus, Trindade, Córrego Grande e Carvoeira. 

NUNCA DEPENDA DE ôNIBUS NESTA MERDA DE ILHA ! MORAR NO CONTINENTE NEM PENSAR ! Já fiquei 3 horas no ponto de ônibus em dia da semana. Final de semana já fiquei 5 horas esperando ônibus ! Atravessar a ponte todos os dias é loucura! Já fiquei 4 horas preso no túnel, que deve ter ~ 1 km!

Alimentação dá pra ir no RU - R$ 1,50 e tem almoço e  janta. Tem vários restaurantes no entorno que vc gasta em torno de 20 mangos num prato.

Mercado eu recomendo ir no Angeloni, é mais caro mas a comida é melhor. Dependendo do local, vc acha uma mercearia em conta. Mercado povão é uma merda pq é tudo sujo, cheio de ratos e eles desligam as geladeiras de noite!

Unimed é essencial, vc consegue um plano regional por 150 golpinhos.

A UFSC tem academia, mas  é uma bosta. A piscina está quebrada faz 3 anos e a pista de corrida é restrita. A academia Racer é a melhor da região e, se vc fizer musculação e natação sai por R$ 210 mês/no plano semestral.

Custo de vida é muito alto, os Pós-Docs do lab não conseguiam viver com bolsa de 4.1 mil ! 

Preparem-se , pois a UFSC é a IES mais esquerdista que conheci .... passar perto da Humanas é um desafio para realistas! Apesar de ser a ilha da magia, não aconselho andar na rua muito tarde, sempre tem assalto e estupro no Campus e entornos. Há uns 2 anos, maluco levou tiro na bunda na porta do Depto de Elétrica de ladrões de moto.

isso sem contar que é a IES mais racista/bairrista que conheci. Chuncho é a regra e coisas acontecem por baixo dos panos.... normal uma cremosa ter média 2.0 e de repente aparecer aprovada com média 9.0 ! 

Falow
[+] 1 usuário curtiu o post de Chumlee:1 usuário curtiu o post de Chumlee
  • Claws
Procurar
Responder
Offline Chumlee
Búfalo
**
01-05-2017, 10:07 PM
(29-04-2017, 01:49 PM)Valeu Confrade Xandymaster Eu vivo quase no fio da navalha, pois o que ganho em SC é pouco e estou pagando uns móveis que precisei comprar. Mas volta e meia consigo poupar alguma coisa.Ano passado estava com 50k guardados, mas fiquei doente e gastei mais da metade em médicos, exames e remédios! O importante é estar com saúde! Abs   xandysmaster Escreveu: Criador do topico!! Com 7k de salario vc consegue viver bem em qualquer lugar, eh um padrão muito bom para se ter uma vida tranqila (sem apertos sem dores de cabeça ou passar o mes rente no fio da navalha com na maioria) salario alto eh igual a conhecimento..quanto mais se tem mais vc tem preocupaçoes mas sabendo poupar economizar usar corretamente tambem é como o conhecimento, é util positivo e primordial..Nao sei se vc tem financiamento ou algo que comprometa esse montante mas se ele tiver livre ja descontando os impostos previdencias e essas merdas todas se usar a cabeça, pesquisar ter paciencia vai te facilitar bem sua rotina.
Vc vai precisar morar num lugar e obviamente não vai ser  em qualquer maloka mas tb nao ira morar num palacio estravagante cheio de luxos que talvez nem use pelo seu tempo no dia a dia ou por estar se estabilizando num lugar novo, pessoas emprego etc....pague um aluguel que voce viva bem, seja perto das suas necessidades como trabalho  estaçao de metro trem e afins e se vc morar sozinho nao precisa alugar uma apto de 4 suites gastar ums 3k so de aluguel ..pode ser num lugar bom para sua necessidade com conforto e tranqilidade, menor, menos quartos,  dois que seja, um para vc guardar suas bagunças outro para vc ter um conforto .. q tenha um lugar seguro para vc deixar seu carro caso vc opte por usar o transporte publico no dia a dia caso compense.. e o importante é poupar, vc pode escolher um lugar para almoçar que tenha um preço razoavel, comida boa e naõ precisa pagar 80reais de almoço num lugar chique se vc pode comer por uns 20 ou 25dilmas num lugar bom limpo e comida boa.. digo isso pq minha cidade eh turistica tem restaurantes q vc paga um absurdo para comer algo q nao enche nem o buraco do dente e tem lugares mas tranqilos baratos e limpos q vc se alimenta bem por um preço mais justo..
No final das contas o importante eh conseguir guardar dinheiro, meu pai sempre pegou no meu pe para eu guardar dinheiro msm que fosse 100 dilmas por mes e eu nao consigo pelo salario mais curto e a renda (no fio da navalha todo mes) e isso hj faz falta, se vc conseguir poupar quando se estabilizar ahi na cidade poderá comprar o que eh seu  e se algum dia se mudar imovel eh grana.. venda ou alugue, vc não perde grana nunca.!

so não esqueça de nos atualizar aaqi no forum dpois qdo resolver suas questões, nos dizer como foi a experiencia dar suas dicas tambem de coisas boas e ruins que vc passou e de como se saiu em tudo isso!..

parabens e boa sorte na sua jornada..
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
02-05-2017, 08:57 AM
É foda essa questão de naõ conseguir guardar grana e ter qe precisar nessas horas com a saude e depender do sus... sorte que vc tinha e se gastou com isso menos mau...coisas que compramos financiamos isso logo passa e vc ja jaj vai ter pago ... agora so tocar a vida ja com a questão da saude resolvida.. se tem saude o resto se da um jeito sempre.. boa sorte..poupe, pesquise gaste o necessario ate se acertar que vai dar certo amigo
obg pela resposta!!
boa sorte para nós nessa vida .
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Chumlee
Búfalo
**
02-05-2017, 10:17 AM
(02-05-2017, 08:57 AM)xandysmaster Escreveu: É foda essa questão de naõ conseguir guardar grana e ter qe precisar nessas horas com a saude e depender do sus... sorte que vc tinha e se gastou com isso menos mau...coisas que compramos financiamos isso logo passa e vc ja jaj vai ter pago ... agora so tocar a vida ja com a questão da saude resolvida.. se tem saude o resto se da um jeito sempre.. boa sorte..poupe, pesquise gaste o necessario ate se acertar que vai dar certo amigo
obg pela resposta!!
boa sorte para nós nessa vida .

Valeu Xandymaster

Boa sorte para nós nessa época de Temer ! pelo andar da carruagem, vão acabar com concurso de professor nas IES!Já vi vários concursos exigindo PhD com salário que varia de R$ 850 a 2200. Enquanto isso, um gari em Floripa recebe R$ 2500 para trabalhar 6 horas.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo