20-09-2012, 09:18 AM
(20-09-2012, 07:31 AM)Gekko Escreveu: Pessoal, parem de chamar qualquer melancolia momentânea de depressão. Depressão é uma doença. Requer tratamento médico e psicológico. A cura é lenta e difícil. Eu já conheci e conheço pessoas que já sofreram/sofrem disso e posso afirmar que é uma batalha dura de vencer, pois a química do seu cérebro trabalha contra você. Essas pessoas, mesmo tendo tudo o que 99% das pessoas gostariam de ter, ainda sentem-se insatisfeitas e desesperadas, de uma forma que parece irracional aos olhos dos outros. Não tem ânimo para nada, nada lhes dá prazer, nada os faz ficarem felizes.
Se acharem que estão realmente com essa doença, tratem de procurar ajuda da família e ajuda médica antes que comecem a ter pensamentos suicidas. Depressão é coisa séria.
O Gekko falou tudo! Se o que vocês estão sentindo for realmente depressão não adianta pegar enxada, ir pra academia ou dar uns tapas na cara pra acordar. É uma doença e precisa de tratamento.
Agora se for uma tristeza passageira o caso é outro. Pela minha experiência toda vez que eu senti algo assim foi resultado de alguma insatisfação na minha vida. Algo que eu queria mudar e não conseguia, uma maré de azar, às vezes ansiedade de querer resolver um problema logo ou algo que faltava na minha vida.
O mais recente foi por causa de trabalho. Eu era infeliz no meu antigo emprego. Era uma tortura pensar que eu tinha que ir naquele lugar. Meu chefe era um fdp, os colegas de trabalho uns bostas, eu trabalhava feito um condenado e não tinha reconhecimento nenhum. O pior é que eu tinha medo de largar aquela merda e me agarrava naquele emprego como se fosse a última bóia do oceano até que um dia eu resolvi ser honesto comigo, sair de lá e fazer algo que eu realmente gosto. Assim que eu coloquei os pés pra fora daquela empresa e sabia que nunca mais ia ter que voltar lá foi como se um peso saísse das minhas costas. Parecia até que eu respirava melhor. Toda aquela tristeza sumiu e foi substituída pela alegria de começar algo novo, uma vida nova. Mesmo que o caminho fosse meio incerto e eu não soubesse o que viria pela frente.
Se o caso de vocês for parecido com esse meu conselho é que vocês resolvam logo o assunto. Mesmo que seja difícil. Não existe sensação melhor do que retomar o controle da própria vida.
Eu vou deixar um vídeo que com certeza a maioria aqui já viu, mas é sempre bom ver de novo pra criar ânimo.