• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Páginas (12): « Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Seguinte »
Pular para página 
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores
Offline RandomGeneratedName
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
24-06-2016, 01:46 PM
Essas altas abruptas sempre acontecem com papéis de empresas falidas. O negócio é saber a hora de comprar, mas o mais provável é que desvalorize com o tempo

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
O simples fato de qualquer esquema [milagroso de ganhar dinheiro] chegar facilmente até você é requisto único para saber que não presta. Se você ficou sabendo, todos acima já sabiam e recusaram!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
24-06-2016, 02:18 PM
A Oi não vai falir, a Oi vai voltar a crescer, seu papel vai valorizar, eu boto fé na Oi, eu disse fé, tô parecendo nazipestista defendendo o PT. LOL...

Eu sou Oi hoje e sempre, se falir, do chão não passa, essa oscilação é normal, meu chip é da Oi!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
28-06-2016, 07:15 AM
(23-06-2016, 06:14 PM)RandomGeneratedName Escreveu: Esse preço da ação da Oi em 2010 é assustador... um tempo atrás tava vendo os gráficos anuais da cotação e não acreditava que chegou a valer isso um dia.
(...)

Na verdade, uma ação da Oi nunca foi negociada por esse preço. Eu tenho ações dela desde que ainda se chamava Telemar e o código de negociação era TNLP e não OIBR. O que ocorreu foi um grupamento de 10 para 1. A ação estava caindo tanto de valor que eles converteram 10 ações em 1 para não sair do Ibovespa (ações que valem centavos - as chamadas penny stocks - não podem fazer parte do índice). Dessa forma, quem tinha 1.000 ações ficou com apenas 100 e o número total de ações da empresa caiu 10 vezes. O gráfico é atualizado levando isso em conta. Na verdade, ninguém tinha uma ação da Oi que valia R$ 142,00 em 2010. As pessoas tinham 10 ações que valiam R$ 14,20 cada e foram convertidas em uma ação que está valendo cerca de R$ 1,00 atualmente. Na prática dá no mesmo.

(24-06-2016, 10:57 AM)gokixa Escreveu: Alguém consegue explicar essa variação das ações da OI hoje? 18% br3 e 24% br4.
3 anos que estou na bolsa nunca vi um aumento assim, geralmente quando chega 10% entra em leilão.

Movimentos especulativos são comuns nesses casos. A sardinhada é que se ferra com isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
28-06-2016, 07:39 AM
Acho que vou banir esse CR7 por excesso de idiotice.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Búfalo
**
28-06-2016, 12:40 PM
(28-06-2016, 07:15 AM)Gekko Escreveu:
(23-06-2016, 06:14 PM)RandomGeneratedName Escreveu: Esse preço da ação da Oi em 2010 é assustador... um tempo atrás tava vendo os gráficos anuais da cotação e não acreditava que chegou a valer isso um dia.
(...)

Na verdade, uma ação da Oi nunca foi negociada por esse preço. Eu tenho ações dela desde que ainda se chamava Telemar e o código de negociação era TNLP e não OIBR. O que ocorreu foi um grupamento de 10 para 1. A ação estava caindo tanto de valor que eles converteram 10 ações em 1 para não sair do Ibovespa (ações que valem centavos - as chamadas penny stocks - não podem fazer parte do índice). Dessa forma, quem tinha 1.000 ações ficou com apenas 100 e o número total de ações da empresa caiu 10 vezes. O gráfico é atualizado levando isso em conta. Na verdade, ninguém tinha uma ação da Oi que valia R$ 142,00 em 2010. As pessoas tinham 10 ações que valiam R$ 14,20 cada e foram convertidas em uma ação que está valendo cerca de R$ 1,00 atualmente. Na prática dá no mesmo.

(24-06-2016, 10:57 AM)gokixa Escreveu: Alguém consegue explicar essa variação das ações da OI hoje? 18% br3 e 24% br4.
3 anos que estou na bolsa nunca vi um aumento assim, geralmente quando chega 10% entra em leilão.

Movimentos especulativos são comuns nesses casos. A sardinhada é que se ferra com isso.
Interessante, achava que o gráfico anual não descontava esses agrupamentos. Vale o mesmo para bonificações, dividendos e JCP?

Gekko, vc já teve TNLP4? Ela virou OIBR? Em meados de 2008, após a crise conhecemos um Engenheiro que opera há anos no mercado e ele recomendou vender imediatamente esse papel que estava na carteira do meu pai, que falava "a Telemar já tá no osso, pior que tá não cai!! Uma hora volta a subir!" Kkkkkkkkkk. Realizamos o prejuízo, mas no fundo acho que valeu. Se a empresa tá ruim das pernas e nesse setor de telefonia tem que abrir o olho mesmo

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk
O simples fato de qualquer esquema [milagroso de ganhar dinheiro] chegar facilmente até você é requisto único para saber que não presta. Se você ficou sabendo, todos acima já sabiam e recusaram!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
29-06-2016, 07:50 PM
(28-06-2016, 12:40 PM)RandomGeneratedName Escreveu: Interessante, achava que o gráfico anual não descontava esses agrupamentos. Vale o mesmo para bonificações, dividendos e JCP?

Gekko, vc já teve TNLP4? Ela virou OIBR? Em meados de 2008, após a crise conhecemos um Engenheiro que opera há anos no mercado e ele recomendou vender imediatamente esse papel que estava na carteira do meu pai, que falava "a Telemar já tá no osso, pior que tá não cai!! Uma hora volta a subir!" Kkkkkkkkkk. Realizamos o prejuízo, mas no fundo acho que valeu. Se a empresa tá ruim das pernas e nesse setor de telefonia tem que abrir o olho mesmo

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

Sim. Os gráficos descontam quaisquer desdobramentos, grupamentos, bonificações e proventos. E sim, eu tinha TNLP. Ela dava bastante lucro na época. Me ferrei com a Oi por não aplicar a ela uma máxima que sempre tive para mim. Se detesto o produto/serviço de uma empresa, por que comprar ações dela? Uma empresa que é ruim para os clientes, não conseguira ser boa para os acionistas por muito tempo. E eu sempre tive uma relação péssima como cliente da antiga Telemar. Mas enfim. Foi umas das primeiras ações que comprei e serviu de aprendizado. Ainda tenho uma merrequinha nela. Com a desvalorização abissal que ela sofreu, tornou-se algo como 0,06% do meu patrimônio. Se quebrar mesmo, o impacto na prática será zero. Só o impacto contábil é que vai fazer diferença, pois o prejuízo será contabilizado todo de uma vez.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
29-06-2016, 10:23 PM
Alguém poderia me dizer sobre o Ouro nesses tempos atuais? Será que o preço vai subir?
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
30-06-2016, 03:41 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-06-2016, 03:43 PM por Gekko.)
(29-06-2016, 10:23 PM)CR7 Escreveu: Alguém poderia me dizer sobre o Ouro nesses tempos atuais? Será que o preço vai subir?

Show ContentSpoiler:
[Imagem: scrambled-toast-crystal-ball.jpg]

Show ContentSpoiler:
[Imagem: N52WZql.gif]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
30-06-2016, 07:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-06-2016, 07:25 PM por CR7.)
é porque eu iria comprar duas pulseiras dando no total 25g, na verdade nem iria usar, pensei em vender depois porém já desisti.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-07-2016, 07:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-07-2016, 07:02 PM por Gekko.)
(30-06-2016, 07:25 PM)CR7 Escreveu: é porque eu iria comprar duas pulseiras dando no total 25g, na verdade nem iria usar, pensei em vender depois porém já desisti.

Olha, não tenho 100% de certeza disso que vou falar, mas salvo engano o ouro usado em jóias não é o ouro com quase 100% de pureza que é negociado em mercado. Trata-se, na verdade, de uma liga de ouro com cerca de 25% de estanho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Búfalo
**
01-07-2016, 11:08 AM
Tanta forma de investir em ouro e o outro vai o fazer comprando e vendendo pulseira? :wat
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gokixa
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 6 vezes em 5 posts
13-12-2016, 07:35 AM
Alguém utiliza o guiainvest pro?
É esse sistema http://www.guiainvest.com.br/lp/saiba-mais/
Vale a pena investir? Pois o custo é mais ou menos R$ 500 por ano.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
13-12-2016, 08:07 AM
(13-12-2016, 07:35 AM)gokixa Escreveu: Alguém utiliza o guiainvest pro?

Pq pagar 500 reais por ano se o Bastter é 10x melhor, tem conteúdo gratuito e o premium deles (que tem ainda mais coisa) deve ser uns 250 por ano?

Ganho nada pra fazer propaganda do Bastter, mas quando o troço é bom eu faço questão de recomendar.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline gokixa
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 6 vezes em 5 posts
13-12-2016, 12:40 PM
(13-12-2016, 08:07 AM)barãozin Escreveu:
(13-12-2016, 07:35 AM)gokixa Escreveu: Alguém utiliza o guiainvest pro?

Pq pagar 500 reais por ano se o Bastter é 10x melhor, tem conteúdo gratuito e o premium deles (que tem ainda mais coisa) deve ser uns 250 por ano?

Ganho nada pra fazer propaganda do Bastter, mas quando o troço é bom eu faço questão de recomendar.

Valeu, entrei no site Bastter, fiz análise sobre o conteúdo e já assinei, 239 por ano.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rapaz Iniciante
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 43 vezes em 36 posts
Posts que curtiu: 668
17-04-2017, 02:37 PM
Pessoal que anda aplicando seus conhecimentos em Ações no UOL Invest simulador, reparou nos valores cobrados em corretagem e emolumentos??

Corretagem
Para transações até R$ 135,07 é cobrado valor fixo de R$ 2,70.
Para transações acima de R$ 135,08 até R$ 498,62 é cobrado 2% sobre a transação.
Para transações acima de R$ 498,63 até R$ 1.514,69 é cobrado 1,5% sobre a transação mais R$ 2,49 fixos.
Para transações acima de R$ 1.514,70 até R$ 3.029,38 é cobrado 1% sobre a transação mais R$ 10,06 fixos.
Para transações acima de R$ 3.029,39 é cobrado 0,5% sobre a transação mais R$ 25,21 fixos.

Emolumentos
Para operações de day-trade, é cobrado 0,025% sobre o valor total.
Para as demais operações é cobrado 0,035% sobre o valor total.

Custódia
Na criação do cadastro e no primeiro dia útil de todos os meses subsequentes, o simulador debita R$ 10,80 da carteira a título de custódia.

Estou aplicando o que estou estudando nesse simulador. Comecei vendendo todas as ações predefinidas que havia em minha carteira. Estou trabalhando com o valor que possuo em conta poupança, algo em torno de R$ 5k

Mas ao realizar as transações, comecei a perceber que tais taxas (corretagem, emolumentos) corroem grande parte dos ganhos. O que os confras experientes podem comentar sobre isso??

Na realidade, dependendo da corretora, tais valores seriam bem menores??? OU

Essas taxas cobradas simbolicamente pelo simulador são próximas da realidade do mercado??

O que acham?? O UOL simulador é um bom local para aplicar os conhecimentos? Abraços aos confrades, obrigado
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
30-04-2017, 10:16 AM
(17-04-2017, 02:37 PM)Rapaz Iniciante Escreveu: Pessoal que anda aplicando seus conhecimentos em Ações no UOL Invest simulador, reparou nos valores cobrados em corretagem e emolumentos??

Corretagem
Para transações até R$ 135,07 é cobrado valor fixo de R$ 2,70.
Para transações acima de R$ 135,08 até R$ 498,62 é cobrado 2% sobre a transação.
Para transações acima de R$ 498,63 até R$ 1.514,69 é cobrado 1,5% sobre a transação mais R$ 2,49 fixos.
Para transações acima de R$ 1.514,70 até R$ 3.029,38 é cobrado 1% sobre a transação mais R$ 10,06 fixos.
Para transações acima de R$ 3.029,39 é cobrado 0,5% sobre a transação mais R$ 25,21 fixos.

Emolumentos
Para operações de day-trade, é cobrado 0,025% sobre o valor total.
Para as demais operações é cobrado 0,035% sobre o valor total.

Custódia
Na criação do cadastro e no primeiro dia útil de todos os meses subsequentes, o simulador debita R$ 10,80 da carteira a título de custódia.

Estou aplicando o que estou estudando nesse simulador. Comecei vendendo todas as ações predefinidas que havia em minha carteira. Estou trabalhando com o valor que possuo em conta poupança, algo em torno de R$ 5k

Mas ao realizar as transações, comecei a perceber que tais taxas (corretagem, emolumentos) corroem grande parte dos ganhos. O que os confras experientes podem comentar sobre isso??

Na realidade, dependendo da corretora, tais valores seriam bem menores??? OU

Essas taxas cobradas simbolicamente pelo simulador são próximas da realidade do mercado??

O que acham?? O UOL simulador é um bom local para aplicar os conhecimentos? Abraços aos confrades, obrigado

Essa é a tabela de corretagem padrão Bovespa. É ridiculamente cara e desconheço alguma corretora hoje em dia que aplique esses valores. Corrói quase todo o ganho mesmo. No início da minha vida de investidor, operei com uma corretora assim. Ela cobrava essa tabela para FIIs. Nem preciso dizer que não passei muito tempo nela né? A corretora que trabalho hoje cobra R$ 7,00 + emolumentos por ordem executada independente do valor. E se pagar pelo menos uma ordem por mês, fica livre da taxa de custódia de R$ 10,00. Fora que a corretagem para FII é zero. Você paga apenas os emolumentos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rapaz Iniciante
Búfalo
**
08-05-2017, 03:17 PM
Gekko, obg pela resposta. Desta pergunta pra cá, aprendi muito mais. Digo que as taxas cobradas pelo simulador UOL Invest são praticamente impossíveis de serem cobradas no mercado por corretoras menores, talvez somente por corretoras de grandes Bancos.

Já estou operando na Bolsa. Comecei com 4 k. Estou pagando também 7 reais por ordem executada, mais 10 de custodia caso não haja sequer uma operação no mês com corretagem. Acho que é a mesma corretora hein?

Comprei um lote padrão da VALE3. Comprei até que na baixa (27,33). Subiu um pouco, achei que iria subir mais (algo para uns 33 ou 34 reais a ação). Eu iria vender para realizar o lucro. Não via muitas expectativas para crescimento dos preços da ação. Acabou que os preços caíram kkkk. (Não ligo para oscilações da cotação, se não há motivos aparentes)

Aproveitei comprei mais 50 ações, VALE3 mesmo (comprei a 26,10). Estou com 150 ações VALE3. Sei que não diversifiquei. Minha intenção nesse caso foi essa mesmo. Arriscar e maximizar o lucro.

Meus aportes serão em média de 1000 a 1200 reais mensais. Vou diversificar minha carteira com os próximos aportes. Tenho a convicção que não vale a pena comprar empresas boas a qq preço. (aprendi aqui com vc e o barão isso) e empresas ruins passar longe.

Tenho estudado muito o site Bastter.com e seus vídeos no youtube. Acompanho também o site fundamentus.com. Além de ir aprendendo sobre as análises que a própria corretora faz. Gráfica e Fundamentalista.

Meu objetivo é a IF daqui há 15 anos. Abraços aos colegas do forum. Sucesso a todos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rapaz Iniciante
Búfalo
**
18-05-2017, 03:46 PM
Hoje fui surpreendido pela suspensão do mercado de ações.

Um tal de “circuit breaker. Parece que não ocorria isso desde 2008: fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/201...2008.shtml

Tava torcendo pra algumas boas ações cairem que já ia comprar e vender depois de alguns dias, após recuperação.

O que acham do mercado de ações?? Aos experientes no mercado
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
18-05-2017, 06:34 PM
(18-05-2017, 03:46 PM)Rapaz Iniciante Escreveu: Hoje fui surpreendido pela suspensão do mercado de ações.

Um tal de “circuit breaker. Parece que não ocorria isso desde 2008: fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/201...2008.shtml

Tava torcendo pra algumas boas ações cairem que já ia comprar e vender depois de alguns dias, após recuperação.

O que acham do mercado de ações?? Aos experientes no mercado

Hoje foi um caos mesmo...dei sorte de ter vendido ontem no stop gain a SAPR a 11,00R$, hoje ela foi a 9,xx...mas não vendi POMO4 (Marcopolo) e nem SLED4 (Saraiva)...Até comprei mais SLED4, ainda acredito na Saraiva esse ano, eles quitaram a dívida que possuem e agora estão buscando lucro...estou de olho na EMBR3, mesmo com essa queda brusca em quase tudo, a EMBR3 teve lucro hoje...parece que estão para vender 100 aviões, vamos ver o que acontece...dólar sobe, a empresa tem mais lucro nas vendas internacionais...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-06-2017, 07:09 PM
(08-05-2017, 03:17 PM)Rapaz Iniciante Escreveu: Gekko, obg pela resposta. Desta pergunta pra cá, aprendi muito mais. Digo que as taxas cobradas pelo simulador UOL Invest são praticamente impossíveis de serem cobradas no mercado por corretoras menores, talvez somente por corretoras de grandes Bancos.

Já estou operando na Bolsa. Comecei com 4 k. Estou pagando também 7 reais por ordem executada, mais 10 de custodia caso não haja sequer uma operação no mês com corretagem. Acho que é a mesma corretora hein?

Comprei um lote padrão da VALE3. Comprei até que na baixa (27,33). Subiu um pouco, achei que iria subir mais (algo para uns 33 ou 34 reais a ação). Eu iria vender para realizar o lucro. Não via muitas expectativas para crescimento dos preços da ação. Acabou que os preços caíram kkkk. (Não ligo para oscilações da cotação, se não há motivos aparentes)

Aproveitei comprei mais 50 ações, VALE3 mesmo (comprei a 26,10). Estou com 150 ações VALE3. Sei que não diversifiquei. Minha intenção nesse caso foi essa mesmo. Arriscar e maximizar o lucro.

Meus aportes serão em média de 1000 a 1200 reais mensais. Vou diversificar minha carteira com os próximos aportes. Tenho a convicção que não vale a pena comprar empresas boas a qq preço. (aprendi aqui com vc e o barão isso) e empresas ruins passar longe.

Tenho estudado muito o site Bastter.com e seus vídeos no youtube. Acompanho também o site fundamentus.com. Além de ir aprendendo sobre as análises que a própria corretora faz. Gráfica e Fundamentalista.

Meu objetivo é a IF daqui há 15 anos. Abraços aos colegas do forum. Sucesso a todos.

Socopa? kkk

Apenas diversifique. Vá investindo aos poucos. Em termos de orientação financeira, o confrade está bem encaminhado. Vamos que vamos. Quem sabe não temos daqui a uns meses mais alguém atualizando patrimônio? Rsrsrsrs
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (12): « Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Seguinte »
Pular para página 

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 877 459,155 01-03-2020, 09:42 AM
Última Mensagem: Dartagnan
  Bolsa de Valores - Exterior CONAN 6 2,589 12-09-2014, 11:37 AM
Última Mensagem: Vicmackey
  Imposto de Renda (IR) na Bolsa de Valores Groo 7 4,108 15-08-2014, 07:27 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo