• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros FLOW - o que é e como entrar nesse estado.
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
FLOW - o que é e como entrar nesse estado.
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
Posts que curtiu: 0
13-06-2014, 10:10 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-06-2014, 10:19 PM por John Romano.)
Nem vou falar que meu esporte favorito me proporciona vez ou outra este estado físico-mental e garanto que são experiências extremamente gratificantes.

Uma vez eu estava conversando com um treinador de uma grande equipe de ciclismo do interior de SP, e ele me disse uma coisa que nunca esqueci:

"O atleta deve treinar muito pra atingir um estado em que ele pensa com o corpo e age com a mente. Só assim, quando ele formar uma unidade em si mesmo, atingirá a excelência no que faz, seja ciclismo, seja futebol, ou qualquer outra atividade física."

O cara falou apenas da perspectiva esportiva, mas dá pra ampliar o conceito pra outras áreas. Não preciso dizer que é o cara é FODA, né?
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Desperto
Búfalo
**
Tópicos: 19
Curtido: 0 vezes em 0 posts
13-06-2014, 11:27 PM
No filme Poder Além da Vida tem algo sobre isso, algo como "somente aquele momento".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ray Palmer
Veterano
Tópicos: 10
Curtido: 3 vezes em 3 posts
14-06-2014, 04:10 PM
Perfeito.

E digo mais, todo grande avanço científico, filosófico e artístico da história humana provém desses momentos de "ausência" ou elevação espiritual.

Como os confrades bem disseram, existem alguns pré-requisitos pra se atingir tal estado.

O primeiro, evidentemente, é a dedicação. A questão aqui não é apenas estudar 47h por dia ou fazer 2 milhões de flexões por muinuto, é dominar um determinado assunto de tal forma que ele passe a fazer parte da sua própria natureza, como respirar, enxergar etc. A pessoa deve conhecer os próprios talentos, saber quais são suas aptidões. A chave, como disse São Tomás, é não subestimar o prazer.

"Sinto prazer em fazer isso? Se eu não dependesse dessa atividade para me sustentar, ainda assim seria capaz de me dedicar tão profundamente como o faço agora, simplesmente por prazer?"

Se a resposta for sim, você experimentará o estado mais produtivo de "Flow" que pode ser alcançado. Sem esse prazer você pode entrar nesse estado, mas ele será mais reprodutivo do que produtivo. Você pode tocar seu violino ou piano como nunca tocou antes, mas dificilmente comporá um concerto ou sinfonia. Por isso conhecer e investir nos próprios dons é importante.

São comuns os relatos de homens que experimentavam esse estado enquanto realizavam grandes feitos.

Um exemplo bem conhecido é o de Sócrates que, como relatado por Platão, atingia esses estados periodicamente, às vezes no campo de batalha, e passava horas imóvel. Outro exemplo é do Químico Kekulé, que solucionou um dos grandes problemas da Química em sua época, a estrutura espacial dos hidrocarbonetos aromáticos. Ele mesmo relatou que depois de vários anos de estudo profundo, em um dia em particular, quando o trabalho parecia estagnado, ele teve um "sonho" onde visualizou os átomos ligando-se uns aos outros em formato circular, como uma serpente mordendo a própria cauda. O que foi a chave pra resolução do problema.

Uma coisa comum entre pensadores e artistas de alta envergadura é justamente a dedicação sobre-humana, ao ponto de às vezes parecer obsessão. É o que eu citei acima, unindo a vocação natural à dedicação, que absorve o objeto estudado à própria natureza, aquilo se torna tão natural e necessário quanto respirar.

Esse estado influencia até mesmo o sono. A.D Sertillanges diz que à noite o incosciente ordena tudo que foi conscientemente armazenado e sugere, para não deixar escapar alguma ideia que por ventura apareça durante os sonhos, que a pessoa deve sempre anotar, em um caderninho de cabeceira, o que achar de valor. O sonho, como no caso citado acima, une além do que foi aprendido pelo estudo, experiências pessoais que às vezes julgamos irrelevantes mas que, em certos casos, sob certas circunstâncias, são de extremo valor.

Um exemplo disso, relatado pelo Dr. Carson em seu livro "Sonhre Alto", foi de um paciente que estava à beira da morte devido a algumas complicações pós-operatórias. Vários médicos já o haviam examinado e a família já havia sido informada que o estado dele era terminal. O Dr. Carson relatou que precisava fazer uma viagem e, quando entrou no carro para se dirigir ao aeroporto, sentiu que o paciente morreria antes dele voltar. Ele relata que nesse momento de reflexão ele se lembrou de um caso aparentemente sem relação nenhuma com esse onde um homem experimentou os mesmos sintomas depois de ter tido a próstata removida, e percebeu que o problema do paciente era carência de hormônios. Ele, então, receitou uma dose de esteróides para ser aplicada no paciente enquanto ele viajava.

Como ele mesmo diz: "Quando voltei de minha viajem, Matt parecia uma nova pessoa. Estava sentado na cama, conversando com seus pais. Ele teve uma ótima recuperação."

O "Flow", como se pode notar, é o total aproveitamento de toda experiência adquirida até aquele momento, consciente ou inconscientemente. Pode durar várias horas ou mesmo um breve momento de iluminação. De certa forma, é quase um estado de "sonho lúcido".

Outro ponto chave que você citou mas não se aprofundou, Bird, é o "elo" entre o ser humano com a transcendente. Alguns casos famosos [e extremos] na Bíblia Sagrada incluem Moisés, que passou 40 dias sem se alimentar no monte Sinai, fazendo com que os Hebreus pensassem que ele havia morrido, Elias, que caminhou 40 dias sem descanso e sem se alimentar do deserto ao monte Horebe, e Jesus Cristo, que em estado de oração passou 40 dias no deserto, novamente sem bebida ou alimento. Todos, evidentemente, em estado de extrema elevação e meditação espiritual.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
14-06-2014, 05:18 PM
este tópico me levou a refletir em alguns conceitos pré-formados,

eu não aceitava de forma alguma o estado de consciência que se atinge com meditação.

Talvez eu esteja negligenciando um forte conhecimento a custa de uma crença cristã muito forte.

Eu vejo como heresia o cristianismo místico e vejo como pecado a meditação budista....

talvez eu possa aprender mais sobre o FLOW e reter oque é bom, e eliminar oque é besteira (como acender

uma vela pra Budhi-sativa antes de meditar yaoming: )
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sniper
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 7 vezes em 7 posts
14-06-2014, 07:44 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-06-2014, 07:48 PM por Sniper.)
(13-06-2014, 05:20 PM)Sirehorse Escreveu: Você esta falando do HIPERFOCO, estou lendo um livro chamado 'Foco' que fala justamente disso, ainda estou no inicio,
mas ficou claro pra mim que pra se chegar nesse Hiperfoco você deve deixar a parte da "pratica" pro teu cérebro fazer 'automaticamente' e só se preocupar com outras variáveis.Por exemplo: No futsal você não se preocupava em como chutar a bola ou como correr, simplesmente focava-se em outras coisas como marcação, melhor espaço pra bola entrar, visão dos adversários, pra onde eles iriam se mover, etc...
Se você fica-se pensando em como executar o chute ou como movimentar suas pernas pra correr mais, certamente iria fracassar e nem entraria no hiperfoco.

Acredito que seja o mesmo que hiperfoco.

E nisso eu sou mestre. Uma psiquiatra me diagnosticou como hiperativo a 2 anos atrás, e o hiperfoco seria uma das caracteristicas da hiperatividade.

Eu já senti isso:

Quando comecei a correr, corria todos os dias, lia vários artigos na net sobre o assunto.

Quando comecei a tocar guitarra, aprendi 3 músicas em um mês.

Quando comecei a ler sobre PUA facepalm: yaoming, passava horas e horas lendo foruns, na época.

Quando comecei a estudar pra concurso, em 3 meses de estudos, acertei 75% da prova, cheguei a passar os 10 dias das minhas férias estudando 8 horas por dia.

Quando conheci a Real, virava horas na net, lendo artigos do canal, do nosso fórum, paginas do Face etc.

E várias outras vezes, isso desde que me entendo por gente, o pior é que eu começo e depois enjôo do assunto e largo de mão.

Tenho certeza que se eu continuasse no mesmo ritmo, seria um campeão em alguma coisa.

Atualmente, estou hiperfocado em assuntos da bolsa de valores, especialmente trend following, passo tempo montando sistemas de trading, fazendo backtests e vendo gráficos passados.

Semana passada por exemplo, eu passei o FDS todo, estudando sobre isso, e quando eu digo o FDS todo, não to exagerando, pois acordei sabado de manhã, e fui até domingo a noite, só parei pra comer, tomar banho, ir no bangeiro e dormir, nem botei o pé na rua.

Vamos ver até onde isso vai.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
14-06-2014, 10:38 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-06-2014, 10:41 PM por thothenki.)
Isso é resultado de uma concentração aumentada severamente, dedicação, motivação e principalmente o impacto causado pela liberação de grande quantidades de neurotransmissores acetilcolina, dopamina e noradrenalina.

É possível aumentá-los de modo exagerado pelo uso de drogas, mas isso não produz o FLOW; apenas hiperexcitação cerebral, com auto confiança e agitação; porém sem a concentração e utilização das habilidades.

O cérebro possui controle muito fino dos neurotransmissores, por isso é necessário esse estímulo gradativo e constante para que haja mudança da plasticidade cerebral para que em alguns momentos, geralmente os mais estressantes e de cansaço se atinja o FLOW.

Brincar com neurotransmissores é a pior burrice que se pode fazer. Pra quem pretende aumentar suas competências cerebrais recomendo cortar substâncias tanto depressivas cerebrais (como o álcool) assim como estimulantes (como cafeína e energéticos). Não há nada melhor que o esforço.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
18-06-2014, 11:31 AM
Upando o tópico, me lembrei de outro filme que demonstra o FLOW.

Aos 2:03 o personagem Joe Tanto, vivido pelo Stallone sente isto ao correr.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
18-06-2014, 12:32 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-06-2014, 12:47 PM por Aquiles.)
Pra mim o flow é um alto estado de concentração, é como se você entrasse naquele túnel que o grande Airton Senna falou.

Já tive em estado de flow quando estudei algumas matérias (exatas principalmente - matemática, química), mas infelizmente, isso é raro.

Já tive em estado de flow quando joguei alguns jogos, a pontos de ficar horas sem comer, horas segurando pra ir no banheiro, pra não largar do pc ou do console - jogos sempre foram um vício, hoje em dia não jogo mais. =]

Pra mim o Free Bird resumiu bem no segundo cometnário - focar nesses poontos: FOCO, MOTIVAÇÃO E LAZER NA ATIVIDADE.

(13-06-2014, 10:06 PM)Dr. House Escreveu: Só tive isso jogando poker, jogando bola ou numa discussão/debate em que passava horas sem sentir fome nem nada. 12 horas focado, mas quando é pra concurso não consigo... facepalm:

Justamente House, e isso já foi criticado em algum post, porque se consegue ficar abstraído em cima de jogos, porque não em cima dos estudos?! Acredito que o ponto chave esteja no gosto, no lazer, no prazer em fazer House, mas não tenho certeza ainda, House. House, temos que ver isso House.

(13-06-2014, 10:10 PM)John Romano Escreveu: Nem vou falar que meu esporte favorito me proporciona vez ou outra este estado físico-mental e garanto que são experiências extremamente gratificantes.

Uma vez eu estava conversando com um treinador de uma grande equipe de ciclismo do interior de SP, e ele me disse uma coisa que nunca esqueci:

"O atleta deve treinar muito pra atingir um estado em que ele pensa com o corpo e age com a mente. Só assim, quando ele formar uma unidade em si mesmo, atingirá a excelência no que faz, seja ciclismo, seja futebol, ou qualquer outra atividade física."

O cara falou apenas da perspectiva esportiva, mas dá pra ampliar o conceito pra outras áreas. Não preciso dizer que é o cara é FODA, né?

Os samurais costumavam dizer que a espada é uma parte do corpo deles, eles consideravam assim, e eram exímios guerreiros. Acredito que Musashi comente algo sobre isso em seu livro os Cinco Anéis.

@Thothenki Interessante contribuição. Tamnbém acredito que o melhor caminho é o natural.

@Sniper Sou parecido com o Sniper nesse ponto, mas acredito que isso não é flow. O flow ocorre dentro disso. Isso seria "uniprocessamento", optar por trabalhar em uma única atividade.

E pergunta: seria o modo praga o estado de flow do praga?!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dr. Destino
Búfalo
**
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
18-06-2014, 02:11 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-06-2014, 02:14 PM por Dr. Destino.)
Porra....já estou fazendo Flow sem saber então....claro que sempre tem algo para aperfeiçoar. Mas este estado de foco e tranquilidade para manter a concentração nos objetivos,eu estou conseguindo, isso passa um pouco por maturidade tbm.Depois de passar por tormentas e tempestades e quase morrer para manter o barco eu tbm mereço né?!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
03-01-2015, 05:04 AM
Livros:

[Imagem: mihali.png?w=500&h=161]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
03-01-2015, 11:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2015, 11:16 AM por Conrad.)
Então eu estive em uma situação muito parecida com a do Free.

Quando estava no ensino médio tinha uma rixa entre turmas, os dois terceiro ano. Bem, marcamos um jogo de bola com o melhor de cada sala pra ver qual turma era melhor, minha turma tinha o estigma de nerd e tal. No jogo os caras tinham dois jogadores que arrebentaram com o jogo, eram rápidos, driblavam e tocavam mt bem. Se não me engano abriram 7 a 2 em nós. Eu como jogador me garanto em toques, chutes, faltas e lançamentos; já em drible e em velocidade sou horrível, e com esse placar a zuera ia cair em cima violentamente, e na arquibancada estava uma galera boa, incluindo minha namorada na época e suas amigas e com isso já pensei: "porra vo perder pra esses bosta e ainda na frente de todo mundo". Quando como o Free mesmo disse parece que agt ativa um botão na nossa mente de "AGORA A PORRA FICOU SÉRIA". Pois então, meu time apático e quase se arrastando em campo, diferença de cinco gols pqp.
Foi quando a bola tava na mão do nosso goleiro e eu estava do lado dele, bem em cima da linha de fundo. Eu pedi a bola e ele jogou suave, eu dominei e olhei pro gol lá do outro lado da quadra, foi coisa de milésimos de segundos, eu bati o olho no gol e chutei. Eu sempre treinei faltas e chutes longos e colocados, mas esse chute foi fodástico, lembro que foi tipo um slow motion quando a bola atravessava a quadra toda e o goleiro olhando pra ela e corria pro gol e ela caiu na gaveta. A galera foi a loucura, aplaudiu e tal. Mas a partir desse gol eu virei outro cara em quadra, dava passe de letra, de calcanhar, driblava feito um R10. Por fim eu me lembro de até o pior cara do meu time estar jogando mt bem, o time todo animou e ficamos a um gol (irregular) de diferença do outro time e depois teve revanche que nem lembro no que deu.
Mas o fato é, que é exatamente como vocês relataram, agt fica num estado superior mesmo depois do ocorrido, parece que seu corpo está 100% em forma e que seus sentidos ficam mais aguçados, pontaria, velocidades, raciocinio. Tudo a mil.

Mas claro, fazia anos que eu treinava e jogava regularmente. Hoje, tenho certeza que seria necessário muita motivação e foco pra eu atingir aquele pico de novo. Comigo existiram outros casos de FLOW, mas esse é mais marcante.

Mas pra vocês que estudaram o FLOW, há como treinar para atingí-lo. Digo, um atleta treinado e atuante, ele consegue treinar seu psicológico pra atingir o FLOW com mais frequência?
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
05-09-2016, 11:24 PM
Upando e contribuino aqui com o forum, vou relatar minha experiencia com o flow ou o ''the zone'' muitos se referem na gringa como ''zone''.
Quando eu era mais novo eu jogava muito bem futsal, com 6 anos eu jogava contra meninos de 14,16 anos e ainda conseguia ''firular'' pra cima deles era como se eu prevê-se os movimentos deles então eu desarmava as bola deles com muita facilidade. Na 6ª série eu joguei bem pra caralho nas partidas iniciais, fazia gol de bico, dava caneta em marmanjo(mas o meu desempenho variava nos jogos) as vezes eu estava tão motivado que conseguia jogar mesmo estando exaustivamente cansado e ainda me mantinha concentrado. Na 7ª série em um dos jogos importantes eu estava jogando mal pra caralho errado passe, quando de repente eu peguei a bola dei um balão e sai driblando a quadra toda no cara a cara com o goleiro eu estava escorregando(quadra estava molhada por causa da chuva) eu ainda consegui finalizar com o bico e a bola kikou na trave e entrou. Fui aplaudido pela quadra toda até o professor pagou pal mim, a partir daquele momento eu meti o louco e comecei a jogar muito bem, comecei a lançar a bola e a driblar com uma enorme facilidade( OS MOMENTOS DE FLOW SÃO INEXPLICÁVEIS É UMA SENSAÇÃO TÃO BOA QUE NEM MESMO VC ACREDITA QUE ESTÁ FAZENDO AQUILO)
Eu também sou um grande fã de rap e eu treino wordplay e punchlines tem semanas que eu consiga fazer punchlines/wordplays do mesmo nível do KING LOS, tem semanas que eu não consigo render nada( tem semanas que eu consigo despertar o flow e meu rendimento aumenta)
No rap esse termo é muito utilizado como ''zone'' quando os rappers estão inspirados e escrevem um álbum inteiro em dias ou semanas.
Tupac escreveu o ''All Eyez on Me'' em uma semana e esse álbum é considerado um clássico dos clássicos em uma semana ele escreveu um clássico. Drake escreveu ''So Far Gone'' em umas semanas e essa porra de álbum é considerado um clássico, obviamente que esses dois artistas estavam inspirados e em momento de constante FLOW.
Sem querer me alongar eu acho que o FLOW está ligado a sua força de vontade, quando você quer muito algo e quando ama aquilo que vc faz sempre estará em momentos de constante FLOW

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. Johann Goethe.
Eu acredito nessa frase acho que esse ''universo conspira ao seu favor'' está ligado ao flow entregue sua alma naquilo que você faz e veja seus rendimentos melhorarem seus níveis de flow vão ser constantes, a força da mente também é muito importante, é uma combinação de fatores que fazem o homem despertar o FLOW.
(essa é minha opinião sobre isso, desculpe se me alonguei, se quiserem discordar de mim fiquem a vontade)
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Zlatan
Mito da Real
Tópicos: 12
06-09-2016, 02:57 AM
Assunto muito interessante. Tive experiências semelhantes as relatadas pelo Free Bird no futebol e no sexo. Alguém sabe de algum livro em português que fala sobre o assunto?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Doppelgänger
Búfalo
**
Tópicos: 3
Posts que curtiu: 3
06-09-2016, 03:55 AM
Fazendo uma analogia desse fenômeno: é como se Deus desse uma dose insignificante de uma ínfima parte do sEu poder para aproveitarmos por um breve período.
~~
Semelhante ao estado de flow eu tenho quase certeza que o ser humano pode "hibernar", depois que vi um caso onde uma pessoa passou uma viagem no trem de pouso de avião extremamente gelado e sob rarefeito sem morrer, eu acho que isso é possível, o problema é como alcançar esse estado, tem quem pense que é algo irrelevante, mas porr* pode salvar sua vida em várias situações como, por exemplo, num soterramento que te deixará preso por dias até vir algum resgate, em situação normal vc morre em menos de 5 dias, mas talvez com o baixíssimo consumo de energia que um estado semelhante a hibernação provoca, tu seria capaz de dobrar esses dias de vida.
~~
Algumas respostas estão dentro de nós mesmos, outras a gente encontra observando a natureza. Os monges criaram o kung fu a partir da observação de animais, presa e predador.
You've met with a terrible fate, haven't you?

O que é o feminazismo? ~> http://bit.ly/2chocJ6

Show ContentSpoiler:

404 - Lado Obscuro Not Found.yaoming
[Imagem: 2038929076_fbb7117e_IMG_8091.GIF?type=w420]

/dô-pêu-guenguer/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
06-09-2016, 09:47 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-09-2016, 10:10 AM por Héracles.)
Eu lembro que esse tópico ficou gravado na minha mente por muito tempo a primeira vez que li, ainda quando era só visitante aqui. Eu atingi esse estado de flow algumas vezes, uma recentemente num treino insano de pernas. É uma sensação incrível realmente.

Uma vez marcante foi num campeonato de basquete que finalmente conseguimos uma medalha, depois de uns 5 anos participando do torneio, no jogo em si eu me sentia como se eu flutuasse na quadra. Eu me sentia muito mais rápido e mais leve que os demais. Como o Kobe disse, eu sentia que era incapaz de errar. Mesmo quando a bola saia errada da minha mão eu acertava. Foi absolutamente incrível e é difícil descrever realmente. Tive nesse estado no sexo algumas vezes, estudando também, e como disse, mais recentemente na academia, que aliás é meio recorrente. Um estado de concentração e gratificação pelo trabalho realizado que faz todo o esforço e tempo investidos valer a pena. No meu trabalho como personal eu também estive nesse estado recentemente e não foi só uma vez. O tempo se retraiu, a minha criatividade foi a mil, a motivação que eu passava para os alunos e a vontade eram impressionantes. Dias como esse fazem todo o estudo e trabalho valerem a pena.

Fazendo um retrospecto aqui, eu tive/tenho estado em flow de forma recorrente. Acredito que isso se de a minha alta capacidade de concentração, fruto de altíssimos níveis de testosterona e minha gana de sempre querer vencer e melhorar. Uma coisa acaba levando a outra. Eu adquiri um mentalidade brutal e insana ao longo de muitos anos dentro do esporte (mais de 15 anos), sendo competitivo e não se sentindo bem com derrotas. A vontade de ser melhor que os outros me faz me concentrar e me focar de corpo e alma nas minhas atividades. Eu so totalmente dedicado a tudo que eu faço (inclusive isso é uma coisa que todos que me conhecem sempre me elogiam) e isso se reflete em estados de flow constantes.

Parem de ser maricas e façam o que é preciso para serem incríveis. Esse tipo de coisa não acontece do nada e nem por acaso.

Recentemente também lembrei desse tópico quando assistia o jogo 5 das finais da NBA esse ano. (link http://sportv.globo.com/site/nba/noticia...ebron.html) Quem viu o jogo viu o que o estado flow faz com uma pessoa. A expressão de concentração absoluta de quem só está focado no que esta acontecendo no jogo e nada mais era nítida no rosto do THE KING. Foi um jogo incrível e até os narradores ficaram impressionados com a concentração e foco do sujeito, além da perícia aquele dia.

PS: Esqueci de dizer que quando escrevo os meus tópicos e etc, também entro nesses estado. As ideias e coisas para falar nao param de surgir e o tempo se retrai. Por isso minhas respostas costumam ser meio grandes, sem falar dos tópicos né ... yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roland
Pistoleiro
Curtido: 4 vezes em 4 posts
06-09-2016, 09:59 AM
Experimento esse estado frequentemente, quando estudo e redijo minhas petições. A sensação é de voar baixo, parece que "baixa" alguém superior; as coisas vêm pipocando na mente e o sujeito não erra. Já fui capaz de resolver questões realmente complexas enquanto imerso no flow. A sensação de auto-recompensa e crescimento é absurda, nos tornamos super-humanos.

Penso que o treino constante e disciplinado, o estudo e a concentração nos levam a desbloquear essa ferramenta. É como se tornar um Super Saiyajin:

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcRVtRklcjSCOFdA4ah6faw...8-J4KaDzlm]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Avenger
Beserker
Curtido: 121 vezes em 89 posts
Posts que curtiu: 278
06-09-2016, 10:27 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-09-2016, 10:28 AM por Avenger.)
Alguns relatos aqui relacionados com prática de esportes me lembraram uma situação também.

Eu estava no 1º ano do segundo grau, e no recreio sempre jogávamos basquete. Não que eu fosse bom jogador, era péssimo. Aliás ninguém lá era muito bom, era mais pela diversão.

Um dia uma gurizada do 3º ano, maiores e mais fortes que nós, resolveram que queriam jogar com a gente. Na verdade eles queriam se exibir. E de fato, foi uma lavada, nem lembro o placar.

Ficamos uns dias sem jogar no recreio, morrendo de vergonha. Mas aí um dia resolvemos pedir a revanche.

Começa o jogo, os caras abrem 6 pontos de cara. E a gente no mesmo ritmo de sempre, eu já prevendo outra lavada homérica. Aí, num lance contra a nossa cesta, a bola quicou na tabela e espirrou. Eu estava na cobertura, ia ficar com ela, mas um colega meu, desesperado, saltou no ar pra afastar o rebote e deu um tapa na bola com tudo, para trás, sem olhar pra onde estava jogando ela. Tava jogando na minha cara.

Caí no chão com a porrada, o jogo parou. Mas tava tudo bem, levantei e segue o jogo. Daquela bolada que levei na cara em diante, eu baixei o Michael Jordan. Sério. Só não enterrei na cesta porque sou muito baixo, mas fiz ponto de tudo que foi jeito. Eu estava endiabrado.

Viramos o jogo, mas os caras do terceiro eram bons, e acabou empatado. Mas recuperamos o respeito pelo menos.

Esse estado de Flow é algo que liga os nossos melhores instintos e habilidades, se aprendêssemos a usar isso 100% do tempo, o ser humano seria uma máquina em tudo que faz.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
06-09-2016, 12:09 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-09-2016, 12:11 PM por John.)
A maioria dos atletas de alto rendimento fazem isso através de "rituais", verdadeiros induzimentos ao estado de flow.
Uma espécie de meditação, técnicas de concentração, mentalização e planejamento mental. E podem reparar, a maioria também utiliza a música como potencializador desse processo. Aqueles jogadores com fones gigantes antes da partidas não é só "estilo" pra eles. É uma maneira de se isolarem em um estado de consciência produzido para o sucesso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
06-09-2016, 02:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-09-2016, 02:16 PM por Young Meyer Lansky.)
Ignore os erros de português no primeiro post, eu digitei apressado não vou editar pq deu pra entender*

Já tive momentos de flow nos estudos, e foram varias vezes. Em uma prova de artes eu estudei 40 minutos bastante focado e concentrado, consegui tirar 7,8 de 10(maior que a maioria da sala)
Em uma prova de Química eu estudei 2 dias seguidos(6 horas cada dia) consegui tirar 7, essa nota foi maior que as dos nerds que passavam o dia todo estudando, essa é mais uma prova que não existe essa que o outro tem mais facilidade em aprender,se o paspalho aqui consegue tirar uma nota maior que os nerds pq vc não conseguiria?
MAS EU ESTUDEI TÃO FOCADO PQ EU SABIA QUE SE EU NÃO TIRASSE UMA NOTA DECENTE EU TERIA ME FODIDO, TEM UM DITADO QUE DIZ O SEGUINTE ''A PRESSÃO CRIA DIAMANTES'' isso é a mais pura verdade, cansei de estudar em poucos dias pra uma prova concorrida e tirar uma nota decente, o foco a concentração e a força de vontade é tudo.
Na Coreia do sul tem escolas preparatórias que os alunos estudam de 16 a 20 horas seguidas(olha o foco e a força de vontade desses asiáticos, acho que tem entrevista sobre isso basta pesquisar na net)
O vestibular lá é um dos mais concorridos do mundo, lá se vc não pegar pesado nos estudos não consegue cursar porra nenhuma.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
06-09-2016, 04:20 PM
Já atingi isso num treino de peito na academia, em uma semi final de um campeonato de tênis (eu perdi a final e voltei pro futebol) e a última vez nos estudos, foi no semestre passado quando eu precisava de uma certa nota pra passar em uma matéria que o professor só foi dar aula duas vezes na minha faculdade. Eu tinha motivação suficiente, tanto que o tempo passou e eu nem vi, mas depois que eu voltei ao ''normal'', o cansaço mental veio forte, como se eu tivesse acabado de fazer o ENEM. Quem fez, sabe do que eu to falando.

No meu período do ensino médio, isso acontecia direto, agora na merda da minha faculdade, eu estudo mais obrigado e só sinto isso poucas vezes...
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Essa é para você que acabou de entrar no mercado de trabalho! Saitou Hajime 9 4,895 10-09-2016, 02:22 PM
Última Mensagem: Búfalo
  Evolução financeira x Evolução física x Estado de Espírito CR7 20 5,445 12-03-2016, 04:12 PM
Última Mensagem: CR7
  Todo Estado Emocional é Temporário Senna 17 3,524 20-05-2015, 06:13 PM
Última Mensagem: Hitman

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo