• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros FLOW - o que é e como entrar nesse estado.
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
FLOW - o que é e como entrar nesse estado.
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 0
13-06-2014, 02:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-06-2014, 02:32 PM por Free Bird.)
Faz algum tempo que tenho vontade de discutir esse assunto com os confrades, pois raras são as pessoas que o conhecem ou já experimentaram o "Flow", mas não tinha tempo. Agora, durante a vigência da Semana do desenvolvimento pessoal, me parece a melhor época para discutir sobre o estado mental perfeito que proporciona a maior sensação de poder/prazer que um ser humano pode alcançar.

Mas o que seria FLOW?
Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o conceito tem sido utilizado em uma grande variedade de campos.
Nas palavras do próprio psicólogo:
"Eu defino FLOW como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor."

Componentes do fluxo
De acordo com Csikszentmihalyi, os componentes de uma experiência de fluxo podem ser especificamente enumerados. Apesar de todos os componentes abaixo caracterizarem o estado de fluxo, não é necessária a presença de todas estas sensações para experienciar o estado de fluxo:

Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
Perda do sentimento de auto-consciência.
Sensação de tempo distorcida.
Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamente simples ou complicada).
A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

É possível atingir o Flow em diversas áreas, como música, trabalho, estudos, esportes, etc. Como eu só senti o flow de forma bem clara enquanto praticava esportes, vou comentar especialmente sobre ele, mas também tenho experiências com flow durante sexo e durante os estudos.

Flow nos esportes:
Entrar no estado de Flow, nos esportes, é chamado de entrar "na Zona" ou "In the Zone". É descrito por atletas profissionais como a sensação de perfeição e que garante "super poderes" aos mesmos.
Normalmente, um atleta em estado de flow ou "na Zona" é capaz de :
-Ver tudo em câmera lenta. (Mais comum em esportes de luta).
-Adquirir visão aerea e enxergar o campo e o movimento de todos os jogadores ao mesmo tempo. (Mais comum em basquete, futebol, etc).
-Se tornar imune a erros.
-Sentir o corpo mais rápido e forte do que normalmente é.
-Ser capaz de prever todos os movimentos dos adversários e dos companheiros.
-ETC.

Ayrton Senna descrevia a sensação de FLOW que sentia em suas corridas como "entrar num longo túnel que flui como um rio até o final da corrida".

Kobe, jogador de basquete da NBA, descreve como a sensação de ser incapaz de errar uma cesta, não importa de onde arremesse a bola.

Lyoto Machida descreve a zona como o estado "MUSHIN".

Quem acompanhava o Ronaldinho Gaúcho na sua época de ouro no Barça, pode ter uma noção do que é um jogador de futebol no estado da zona.

Abaixo, +2 vídeos (infelizmente apenas em inglês) com atletas descrevendo a sensação de estar "na Zona":

Também é tema recorrente em animes de esporte. O mais recente a abordar o tema foi Kuroko no Basket, como mostra o amv abaixo:

(A "zona" começa quando os personagens começam a soltar pequenos raios dos olhos).

Experiência pessoal:
A minha experiência de flow mais forte foi durante a final de um campeonato de futsal durante a época da escola.

Era um jogo que preferia morrer do que perder (por vários motivos que não vou citar aqui, mas incluem motivos parecidos com os de time de filmes de sessão da tarde, envolvendo amizade extrema e bla bla bla). Estava extremamente nervoso para ele e tive diarreia da noite anterior até 5 minutos antes do jogo. Tremia mais que vara verde de tão nervoso.

O jogo começou com o outro time dominando, fazendo 2x0 em cima da gente. O clima era péssimo. A sensação de derrota certa era horrível.
Pois bem, no auge desse meu desespero, eu pensei:
-Não quero e não vou perder esse jogo! (sim, parece coisa de filme).

Foi a última coisa que pensei durante o jogo todo, depois apenas tive a sensação mais estranha e prazerosa da minha vida. Foi a partir daí que acredito ter entrado em estado de flow.
Primeiro quero deixar claro, eu não sou bom de bola.
Meu único talento é jogar na defesa e chutar forte. Só isso. Eu não tenho visão de jogo. Eu não sei driblar. Meus passes são ruins. Tenham isso em mente.

A partir desse momento, desse "estalo" eu deixei de ser "eu" como pessoa, no sentido de meu corpo ser uma mera marionete que se movia 100% de acordo com a minha vontade. Eu conseguia prever o movimento de todos os meus adversários e dos meus companheiros, conseguia saber exatamente o que o atacante ia fazer, era uma sensação fora do comum. Nenhum chute meu saia errado, nenhum toque meu era interceptado. Nada dava errado.
É muito difícil descrever a sensação de flow pra quem nunca sentiu, não dá pra exatamente explicar o que sentimos e o que somos capazes.
Não é a toa que todas as drogas criadas tentam imitar a sensação de estado de flow, mas é impossível atingir esse estado usando drogas artificiais.

No estado de flow eu me sentia invencível, incapaz de fazer algo errado. Meu corpo estava mais leve o que jamais senti até hoje. Me movia mais rápido do que podia imaginar. Era a sensação de poder sobre-humano. Sensação de ser um semi-Deus.
Na época, no auge do Dragon Ball Z na tv globinho, era a sensação de ter virado "super Sayajin".

E isso tudo sem pensar. É importante frisar isso. No estado de flow, os pensamentos param devido ao foco extremo que é necessário. Meu corpo agia sozinho, eu fazia tudo sozinho (dai a sensação de marionete). Eu tinha a sensação de viver numa "velocidade" diferente das outras pessoas, como se todas estivessem se tornado lesmas de tão lentas enquanto eu sentia que me movia como um raio.

No jogo, isso se refletiu em 3 gols meus e nenhum do outro time. Eu via o campo por cima, visão aérea, então acertava todos os passes (coisas que nunca mais se repetiu), chutava a bola pro gol do meio da quadra e ela entrava no ângulo sem sequer olhar pro gol (fiz 2 gols assim). Na parte da defesa, eu conseguia até prever quando o adversário iria passar os outros zagueiros e eu conseguia ajudar. Pra mim, foi uma partida perfeita.

Passei alguns dias ainda com a sensação de flow no corpo, completamente "alto", como se tivesse usado uma droga. Eu ficava igual um retardado sonhando acordado lembrando da sensação. Até hoje eu ainda sonho com a sensação daquele dia. Não há nada que se compare.

Enfim, foi mais ou menos isso. É muito díficil explicar a sensação pra quem nunca viveu porque ela é única. Então se não conseguiram entender eu já vou logo pedindo desculpas mas isso foi o melhor que pude fazer pra descrever o flow.

Já no sexo eu senti o flow algumas vezes, mas sempre em intensidade menor. O que acontecia era que eu tinha total controle do meu corpo e principalmente do meu pau. No estado de flow eu consigo controlar quando vou gozar. Claro, alguém pode dizer:
-Grande merda Free Bird, qualquer cara com auto controle consegue se segurar.
Mas ai que está a questão. Eu não preciso me segurar. Eu sequer penso em me segurar. Novamente, entra na questão de ser complicado de explicar, mas seria algo assim:
-Sem precisar me controlar, eu me controlava perfeitamente.
Os melhores orgasmos, meus e da companheira, foram nesse estado.
Outra coisa é que eu me sentia a coisa mais sexy andando na face da Terrayaoming
Isso é explicado porque o estado de flow também torna a pessoa super confiante.

Estudos:
Já na parte de estudos não tem muito o que falar que vocês não entendam. Simplesmente conseguia estudar 12 horas, sem cansar, com aproveitamento e fixação máximos.
Mas só foi possível porque estava num ambiente adequado (sem barulho, sem interrupções) e extremamente motivado. Tudo que aprendi naquele dia eu lembro até hoje.
Uma sensação que lembro bem também era a de estado de "Eureka" pérpetuo. Tudo era uma grande descoberta que se encaixava em tudo que já tinha estudo. Tudo fazia um extremo sentido.

Pois bem, acho que confundi mais do que expliquei sobre o Flow, então espero que os confrades relatem ocasiões que se sentiram de forma parecida.
Para quem nunca sentiu, busque estudar o assunto. Não há nada que supere a sensação de flow. Nada chega nem perto. É o prazer extremo. O ápice que o ser humano pode atingir.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
13-06-2014, 02:29 PM
o interessante é que o flow é um estado de espirito que se consegue pelo esforço e dedicação. Não essa merdinha yupe de fazer oque se gosta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
13-06-2014, 02:36 PM
(13-06-2014, 02:29 PM)Spectro Escreveu: o interessante é que o flow é um estado de espirito que se consegue pelo esforço e dedicação. Não essa merdinha yupe de fazer oque se gosta.

Correto Spectro, não é algo que possa ser feito do dia pra noite.
É necessário muito tempo de treino para atingir o flow em qualquer esporte. Eu fazia futsal há mais de 5 anos quando senti pela primeira vez.

É por isso que é impossível imitar a sensação de flow com drogas.
O máximo que fazem é dar a sensação de um componente do flow isoladamente. Um exemplo é que bebida alcoolica aumenta a auto confiança ( o que leva a brigas), mas traz consequências ruins para a saúde da pessoa. O flow é 100% saudável.

O "easy way" é a maneira mais certa de ficar longe de tudo que realmente vale a pena na vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CONAN
CONAN
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
13-06-2014, 02:43 PM
Videogames tb parecem despertar esse estado.

Eu particularmente sentia ao máximo qdo jogava Gradius 5 no Ps2...zerava aquela porra com um crédito só, ficava tão concentrado q não escutava o telefone tocar ao meu lado...

Aliás, como sou fã de jogos de nave, concentração é um pré-requisito e este foi o mais difícil que já joguei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
13-06-2014, 02:43 PM
Então para atingir o Flow necessariamente vc tem q ter foco, vontade e disciplina e perseverança.
Seria o foco um dos meios diretos e consciente, para se atingir o FLOW?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
Curtido: 1 vezes em 1 posts
13-06-2014, 02:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-06-2014, 02:52 PM por Gary Holt.)
(13-06-2014, 02:24 PM)Free Bird Escreveu: Ayrton Senna descrevia a sensação de FLOW que sentia em suas corridas como "entrar num longo túnel que flui como um rio até o final da corrida".

Seria então o que o filme Biker Boyz, tentou retratar, quando o personagem "Smoke" quando corria?

Aos 1:30 mostra como seria o "flow".
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente masculinitude
Búfalo
**
Tópicos: 21
13-06-2014, 03:06 PM
Pos real meu estado emocional ta flow para caralho
Clique aqui e acesse o site atitudes masculinas.

Obs: Nao sou o Vlorenz, autor do site acima.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
13-06-2014, 03:17 PM
(13-06-2014, 02:43 PM)Tiago Sorine Escreveu: Então para atingir o Flow necessariamente vc tem q ter foco, vontade e disciplina e perseverança.
Seria o foco um dos meios diretos e consciente, para se atingir o FLOW?

São requisitos pra poder atingir.
Na minha experiência, o meu foco era claro e vontade eram claros:
Não perder.

Se meu foco era esse, eu tive perseverança de não desistir.

E a disciplina é exigida porque o FLOW permite que usemos, da maneira mais perfeita e adequada, aquilo que já sabemos, as habilidades que já possuimos. Treinei futsal mais de 5 anos antes de sentir o flow.
A visão de jogo que eu nunca tive era algo que o professor sempre me cobrava, de jogar olhando pro jogo e não pra bola. O FLOW só me permitiu usar algo que eu já estava treinando, a usar uma habilidade que eu já tinha adquirido, embora não conseguisse usar conscientemente. Depois do flow, até melhorei bastante isso, como se a habilidade tivesse sido "desbloqueada".

Não existe flow para principiantes, é algo restrito a quem tem experiência e disciplina com a atividade que propicie o flow.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
13-06-2014, 03:36 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-06-2014, 03:42 PM por Free Bird.)
(13-06-2014, 02:49 PM)Gary Holt Escreveu:
(13-06-2014, 02:24 PM)Free Bird Escreveu: Ayrton Senna descrevia a sensação de FLOW que sentia em suas corridas como "entrar num longo túnel que flui como um rio até o final da corrida".

Seria então o que o filme Biker Boyz, tentou retratar, quando o personagem "Smoke" quando corria?

Aos 1:30 mostra como seria o "flow".

Exato. O Senna descreve exatamente como isso. Tudo que não importa desaparece da mente. O Foco é extremo. Tem um documentário japonês sobre ele que aparece ele descrevendo a sensação, mas não achei quando procurei. Para ele, é uma das formas de se aproximar de Deus, de estar em contato com ele.
Não entrei nesse mérito para não causar "butthurt" nos ateus do fórum, mas o flow também aparece em várias cerimônias religiosas. O FLOW em si nada tem a ver com religião, pois pode acontecer em qualquer atividade, mas como é algo acima do normal, sobre-humano, quem é religioso pode considerar sim uma espécie de "elo".

De fato, o nirvana budista consiste num estado de flow também.
As características variam de acordo com a atividade, assim como os efeitos. Os efeitos sobrehumanos aparecem mais em atividades que exigem esforço físico, mas imagino os efeitos psicológicos de atingir o flow com meditação, por exemplo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
13-06-2014, 03:37 PM
(13-06-2014, 03:06 PM)masculinitude Escreveu: Pos real meu estado emocional ta flow para caralho

Uma coisa que só ocorre através de uma atividade específica, enquanto ela durar, poucas vezes na vida de uma pessoa?
Deve ser outra coisa que você sente.
Releia o texto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline São Jorge
O Senhor dos Metais
**
Tópicos: 29
13-06-2014, 03:46 PM
Eu sinto flow quando estou tocando e compondo.

Na terminologia atualizada é flow, mas creio que pode-se fazer a ponte com o estado zen, transe ou a plena atenção do Tao.

Confrade, muito bom esse tópico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
13-06-2014, 03:52 PM
(13-06-2014, 03:46 PM)São Jorge Escreveu: Eu sinto flow quando estou tocando e compondo.

Na terminologia atualizada é flow, mas creio que pode-se fazer a ponte com o estado zen, transe ou a plena atenção do Tao.

Confrade, muito bom esse tópico.

Exato confrade.
O FLOW foi só o nome científico que deram.
Ele é a categoria, da qual transe, in the zone, zen, nirvana, etc são espécies.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
13-06-2014, 04:46 PM
Quando eu jogava BF 2, as vezes me dava umas coisas que eu me tornava imorrível, fora isso teve umas vezes que quando eu estava estudando eu conseguia absorver bem o conteúdo, sentia uma sensação prazerosa e o tempo passava rápido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vitor
Veterano
Tópicos: 44
13-06-2014, 04:58 PM
caraio eu tinha isso quando participava dos campeonato de taekwondo!

Vc não sente cansaço, não sente dor, não consegue parar de chutar.

Lembro que uma vez minha luta durou 30s. O foda era a canela depois tudo fudida kkk mais na hora nao sentia nada

Dificilmente alcanço essa parada no estudo. To precisando me desenvolver pra chegar nesse ponto, alguem tem dicas de como alcançar esse estagio nos estudos?
[+]
  •
Procurar
Responder
WildHorse
Curioso

13-06-2014, 05:20 PM
Você esta falando do HIPERFOCO, estou lendo um livro chamado 'Foco' que fala justamente disso, ainda estou no inicio,
mas ficou claro pra mim que pra se chegar nesse Hiperfoco você deve deixar a parte da "pratica" pro teu cérebro fazer 'automaticamente' e só se preocupar com outras variáveis.Por exemplo: No futsal você não se preocupava em como chutar a bola ou como correr, simplesmente focava-se em outras coisas como marcação, melhor espaço pra bola entrar, visão dos adversários, pra onde eles iriam se mover, etc...
Se você fica-se pensando em como executar o chute ou como movimentar suas pernas pra correr mais, certamente iria fracassar e nem entraria no hiperfoco.
[+]
  •
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
13-06-2014, 05:29 PM
(13-06-2014, 04:58 PM)Vitor Escreveu: caraio eu tinha isso quando participava dos campeonato de taekwondo!

Lembro que uma vez minha luta durou 30s. O foda era a canela depois tudo fudida kkk mais na hora nao sentia nada

Dificilmente alcanço essa parada no estudo. To precisando me desenvolver pra chegar nesse ponto, alguem tem dicas de como alcançar esse estagio nos estudos?
Confrade, a dica que dou é focar nesses pontos:

1-Foco
O FLOW só ocorre quando estamos extremamente focados em um único objetivo imediato. No caso dos estudos, é necessário que não existam fatores externos que atrapalhe a concentração. Tem que ter silêncio, luz adequada, todo o material à mão, não pode haver fome nem sede, etc. É necessário cuidar desses detalhes todos para não perder o foco.

2-Motivação
Tem que estar tremendamente motivado. No meu caso o concurso já era em menos de 1 mês e eu estava desesperado. O desespero ajudou na motivação de querer DEVORAR o livro e aprender o conteúdo.

3-Tem que considerar uma espécie de lazer e não uma obrigação.
FLOW é um estado prazeroso, então a atividade que o "acione" deve ser divertida. Tem que ver o estudo como uma fonte de diversão, tem que gostar do conteúdo.

Esses 3 requisitos são os principais do flow para estudos acredito eu.
Tem algumas matérias de sites de concurso que chama de "estado alfa".
Dá uma olhada depois.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vitor
Veterano
Tópicos: 44
13-06-2014, 05:44 PM
(13-06-2014, 05:29 PM)Free Bird Escreveu:
(13-06-2014, 04:58 PM)Vitor Escreveu: caraio eu tinha isso quando participava dos campeonato de taekwondo!

Confrade, a dica que dou é focar nesses pontos:

1-Foco
O FLOW só ocorre quando estamos extremamente focados em um único objetivo imediato. No caso dos estudos, é necessário que não existam fatores externos que atrapalhe a concentração. Tem que ter silêncio, luz adequada, todo o material à mão, não pode haver fome nem sede, etc. É necessário cuidar desses detalhes todos para não perder o foco.

2-Motivação
Tem que estar tremendamente motivado. No meu caso o concurso já era em menos de 1 mês e eu estava desesperado. O desespero ajudou na motivação de querer DEVORAR o livro e aprender o conteúdo.

3-Tem que considerar uma espécie de lazer e não uma obrigação.
FLOW é um estado prazeroso, então a atividade que o "acione" deve ser divertida. Tem que ver o estudo como uma fonte de diversão, tem que gostar do conteúdo.

Esses 3 requisitos são os principais do flow para estudos acredito eu.
Tem algumas matérias de sites de concurso que chama de "estado alfa".
Dá uma olhada depois.

Opá vlw pelas dicas.

Se for por diversão da atividade, acho que estudando politica ou filosofia eu consigo chegar lá, mais direito que é minha faculdade fica meio foda haha
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Boyka
Observador da real
**
Tópicos: 20
13-06-2014, 07:18 PM
Muito bom confrade, já tinha lido sobre o estado de fluxo e já vivenciei ele algumas vezes, conforme irei relatar abaixo.

Algumas vezes atingi esse estado enquanto lia livros, gosto muito de ler e em alguns livros que li em minha vida ocorria que eu não conseguia parar de ler, e justamente nesses livros eu atingi o flow, em algum momento que eu não percebia qual era, eu perdia a noção de tudo ao meu redor, perdia a noção até de estar lendo o livro e virando as páginas, era como se a estória passasse dentro da minha cabeça.
Todos esses livros que me referi eram muito grandes, o maior de todos li em doze horas diretas, e não acreditei quando vi que se passaram doze horas, eu tinha perdida a noção do tempo e nem sequer cheguei a ficar com sono. Os outros livros também eram grandes, e depois vi que li eles em um tempo quase impossível, mesmo para mim que estou acostumado a ler muito.

Em outras ocasiões também atingi o flow, embora com menos intensidade, nas situações estava fazendo atividades que eu gostava, e em todas perdi a noção do tempo e do ambiente, fui levado pelos meus pensamentos na atividade e meu corpo se mexia automaticamente, no final dessas atividades quando eu despertava via que havia tido um rendimento absurdo sem fazer nenhum esforço.

Ótimo tópico.
" Não existe merecer ou não merecer, existe apenas o que é e o que não é. "

" O mundo precisa de homens, que não se comprem e nem se vendam, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, cuja consciência seja tão fiel ao dever quanto a bússola o é ao pólo, que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam o céu. "
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
13-06-2014, 09:16 PM
O Estado de Fluxo
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

13-06-2014, 10:06 PM
Só tive isso jogando poker, jogando bola ou numa discussão/debate em que passava horas sem sentir fome nem nada. 12 horas focado, mas quando é pra concurso não consigo... facepalm:
[+]
  •
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Essa é para você que acabou de entrar no mercado de trabalho! Saitou Hajime 9 4,824 10-09-2016, 02:22 PM
Última Mensagem: Búfalo
  Evolução financeira x Evolução física x Estado de Espírito CR7 20 5,397 12-03-2016, 04:12 PM
Última Mensagem: CR7
  Todo Estado Emocional é Temporário Senna 17 3,473 20-05-2015, 06:13 PM
Última Mensagem: Hitman

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo