• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Alguns motivos para você não fazer faculdade
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Alguns motivos para você não fazer faculdade
Offline CR7
Búfalo
**
Mensagens: 1,098
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2015
#1
08-01-2016, 11:49 PM
Não levem tudo ao pé da letra, algumas coisas valem a pena outras não, a vida é assim...

E o que irá determinar se valerá a pena é se as suas ações condizem com seus objetivos. O que os outros dizem ou te aconselham, posso falar a verdade, não vale porra nenhuma, assim como este tópico. Mas talvez ele seja útil se você quer seguir um caminho, digamos, desejado mas "não tanto trilhado".

Como eu disse, cada um tem seus objetivos, e as vezes seus objetivos são iguais a de muitas outras pessoas, como o de passar em um vestibular. Porém o que irá diferenciar o seu objetivo das outras pessoas é: Porque eu quero alcançar este objetivo? Qual a finalidade disso? Porque eu quero fazer uma faculdade? Porque estou se matando de estudar para um vestibular? Poderia usar esse foco/tempo para outra coisa?

Alguns confrades fizeram faculdade, alguns se arrependeram e outros não. Isso na verdade não interessa, todos temos que sobreviver de alguma forma, e isso é o que importa a princípio. Não quero vir aqui mostrar um manual de como viver e levar sua vida profissional e pessoal, quero apenas trazer algo que me na minha cabeça há muito tempo já existia mas não sabia como expressar e ainda não sei, por isso trouxe um breve texto sobre o tema, este, tem como público alvo aqueles que tem um desejo de ter seu próprio negócio ou ter sua empresa e lida com questões como: fazer faculdade é necessário para um bom negócio ou carreira?

Irei colocar em spoiler para quem quiser ler aqui no fórum:

Show ContentSpoiler:
O grande debate na comunidade de jovens empresários no momento é se fazer faculdade é necessário para um bom negócio ou carreira.

Jornalista, Jason Smith, estuda as razões porque os empresários não devem pisar na faculdade.

1. Você terá mais Dívidas
Apesar de no Brasil ainda haver faculdades gratúitas, o preço das universidades no mundo foi gradualmente ficando fora de controle durante na última década. A mesma educação que costumava ser de maior qualidade e mais valiosa é agora muito mais cara. Em todo o mundo, metade das pessoas que vão para a faculdade não conseguem todas as habilidades necessárias para ter sucesso na vida.

2. Restrições em inovação
Você já ouviu empresários bem sucedidos, como Bill Gates e Mark Zuckerberg dizerem que seus diplomas de faculdade são a fórmula secreta para o sucesso? Claro que não, isso é porque eles não ganharam diplomas universitários. Em vez disso, eles ganharam dinheiro.

“A melhor maneira de se fazer uma faculdade não é estudando e ganhando um diploma, e sim criando uma fortuna para depois construir uma universidade com o seu próprio nome.”

3. Ainda há desemprego após a graduação
Na maioria dos países desenvolvidos em todo o mundo, metade dos recém-formados não conseguem empregos ao terminar a faculdade. Os alunos que desistem depois de descobrir que eles não se encaixam bem dentro da estrutura da instituição não são reembolsados quaisquer fundos. Eles tem desperdiçado seu tempo e dinheiro, sem nada para mostrar.

Ignorando a faculdade e iniciando sua própria empresa será uma experiência valiosa que vai colocá-lo de cabeça e ombros acima de seus colegas de escola.

4. Métodos de ensino tradicionais
Faculdades oferecem métodos de ensino tradicionais, que são completamente desatualizados. Em todo o mundo, um adolescente em sua garagem pode estar trabalhando em um novo software ou tecnologia que pode mudar o mundo. Um professor comum só estará lhe ensinando o que ele ou ela já sabe, ou seja, um conteúdo de pouco valor levando em conta a velocidade de transformação no mundo.

5. Aprendizagem rígida
A faculdade é um ambiente muito duro e rígido. A vida é para a liberdade de expressão. Padrões universitários e diretrizes rigorosas de especialização não permitem a criatividade natural. Os empresários precisam de liberdade para criar e forjar seu próprio caminho. Livros didáticos só podem ensinar teoria ou estrutura de como as coisas deveriam ser.

No entanto, os empresários precisam pensar diferente, fora do quadro da sabedoria convencional. Afinal, a maioria dos professores universitários não experimentaram o sucesso real fora da sala de aula, que é provavelmente por isso que eles ensinam.

6. Menos individualismo
A estrutura da faculdade prepara você para uma vida de simplesmente de seguir as regras ditadas por outros. Os seres humanos devem ser pessoas livres com suas próprias idéias. Como um empreendedor, você pode se esforçar para criar suas próprias regras.

7. Menores realizações para o seu futuro
Como um empresário emergente, você precisa ganhar uma mentalidade de aplicar os princípios da vida real para determinar os resultados por si mesmo. Cada pequeno progresso que você faz conta como uma conquista real no mundo real. Por exemplo a introdução no mercado de um produto ou serviço inovador.
A faculdade apenas lhe ensina como passar nos exames.

8. Menos tomada de risco
Empreendedores precisam aprender a ir além de suas zonas de conforto. O risco é muito importante para o sucesso. Você deve estar disposto a correr riscos e viver com suas decisões. Às vezes você ganha, outras vezes você pode perde grande, mas você estará sempre continuando.

Faculdade não ensina a importância do risco, em vez disso, promovem a segurança e uma carreira segura. Os empresários devem assumir riscos para determinar o seu próprio caminho no mundo. Empresários abraçam o desafio de risco calculado para atingir o sucesso.

fonte: addicted2success.com

Você também pode acompanhar diretamente neste link:

http://jovemempresario.com/alguns-motivo...faculdade/

Obrigado pela atenção e por favor: Dissertem...
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Hombre de hielo
Usuário Banido
*
Mensagens: 307
Tópicos: 14
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 35
Registrado: Jul 2015
#2
09-01-2016, 05:40 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-01-2016, 05:41 PM por Hombre de hielo.)
So vale a pena se tu for 'peixinho', pois assim fica mais facil. O empregador quer saber de pratica e nao de teoria.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Golgo 13
Veterano
***
Mensagens: 277
Tópicos: 14
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#3
09-01-2016, 07:25 PM
eads online de curta duração estão ai pra isso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Mensagens: 208
Tópicos: 0
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
Registrado: Aug 2013
#4
09-01-2016, 07:25 PM
Se você quer ser médico, engenheiro, cientista, faculdade é fundamental. Pois se trata de conhecimento que precisa não só ser aprendido mas também de orientação de alguém experiente. Quem iria se arriscar numa cirurgia feita por um aprendiz que não é orientado por um cirurgião com anos de prática?.

Na área econômica e empresarial, faculdade ajuda mas é possível se virar sem ela, se mantiver a cabeça pensante ativa e souber aprender por observação. É um engano comum achar que a faculdade vai ensinar tudo o que se precisa para se dar bem nos negócios, mas a verdade é que se você não tiver o dom, é perda de tempo ir à Harvard.

E há cursos universitários que são apenas formas de tirar dinheiro dos otários, nem preciso dizer quais, não é mesmo?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#5
09-01-2016, 09:00 PM
Pra quem só associa a vida a dinheiro (tipo aqueles caras que medem uma mulher pelo tanto de gasto que ela dá...) então faculdade é ruim mesmo, alias ter faculdade é ruim, carro é ruim, casa é ruim ter tudo é ruim...pois afinal nada na vida é de graça.

Esses retardados que só vivem medindo as coisas por dinheiro se tornam vazios e babacas.

Faça uma faculadade pra trazer algo de bom pras pessoas, ou pra deixar um legado importante, um nome, no final das contas é isso que vale, de que adianta juntar milhões de doláres se não se aproveita em nada os valores.

O homem deve buscar conforto sim, ter um bom carro, casa, uma roça sei lá...mas deve trazer algo pras pessoas ao redor, a vida é pequena e curta e sua existência se expande se você compartilha suas conquistas com as pessoas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DON ROCKY
Viadão no Cio
*
Mensagens: 211
Tópicos: 7
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Dec 2014
#6
09-01-2016, 09:23 PM
Uma professora que tenho , me disse que um colega dela nao quis optar por fazer faculdade. segundo ela , ele e de uma familia onde todos os irmãos fizeram faculdade , ele foi o unico que nao fez , abriu um pequeno negocio e começou vendendo pouco depois foi almentando e hoje ja esta com varias lojas espalhadas pela cidade , tirando um um bom $ talvez ate mais que essa professora pelo modo dela falar.

ai esta um caso de um cara que nao precisou fazer faculdade para vencer na vida. muitos outros casos por ai de pessoas que nunca frequentaram faculdade , eu mesmo conheço pessoas na roça que tem plantaçoes de cafe entre outras coisas que muito cara formado por ai nao tem.

mas a questão da faculdade e muito bom ser formado em algo , ter um bom conhecimento daquilo , principalmente se for uma area que a pessoa gosta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Airbus A320
Búfalo
**
Mensagens: 236
Tópicos: 5
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jul 2015
#7
09-01-2016, 10:05 PM
Eu gosto do ambiente da faculdade como forma de aprender a lidar com as pessoas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
***
Mensagens: 531
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
Registrado: Oct 2015
#8
09-01-2016, 10:59 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-01-2016, 11:05 PM por Monarca.)
Você deve considerar que não são todas as pessoas que tem o perfil de um empreendedor, mesmo que este não seja propriamente algo inato. Fazendo uma comparação com o degrau de uma escada, poderíamos definir basicamente três perfis de estudantes:
  • Sujeito A: só observa o degrau que está pisando. O critério para ele subir de degrau é o seu relógio de pulso (o tempo). É o tipo que entra na faculdade e pensa que vai conseguir um emprego assim que se formar, mas não procura saber sobre o que é exigido pelos empregadores além do curso.
  • Sujeito B: observa o seu degrau e o próximo. É o sujeito que sabe o que será exigido para conseguir um emprego, além da graduação, e vai se preparando para isso ao longo dela.
  • Sujeito C: só tem olhos para o fim da escada. É o empreendedor. Todo o raciocínio dele é desenvolvido com base no ponto em que ele quer chegar, e quais serão as melhores estratégias para se chegar até lá. Ele é estrategista, mas também é dinâmico e sabe aproveitar as oportunidades e driblar os imprevistos.
É interessante notar que o empreendedor é o indivíduo que foca no ponto em que ele quer chegar, diferentemente dos outros que focam no ponto em que estão. Enquanto os demais seguem o princípio "Preparar, apontar, fogo!", o empreendedor segue o "Preparar, fogo, apontar!". O que isso significa? Simples: o empreendedor preza pela ação, e depois a regulação, enquanto os demais prezam pela regulação, e depois a ação. Quem planeja demais, executa de menos. Veja que isso não é uma ciência exata, mas quanto mais planejamento você faz, mas consciente dos riscos você fica. E a maioria das pessoas de perfil A e B param nesse ponto, pois não possuem a ousadia de arriscar tudo.

Que cheguemos ao ponto importante: quem tem mais chance de obter o sucesso financeiro? O sujeito A que vive pelas circunstâncias, o B que vive pelo planejamento-ação ou C que vive pela ação-planejamento? Sabemos que o grande embate aqui é entre o sujeito B e C, e que os grandes inimigos são as oportunidades, para o primeiro, e os imprevistos, para o segundo.

Veja bem: o sujeito B, que planeja demais, pode deixar uma oportunidade passar por causa da insegurança; e o sujeito C, por sua vez, aproveita uma oportunidade, mas pode se dar mal por não ter planejado tão detalhadamente como o primeiro, caso venha um grande imprevisto.

No entanto, o sujeito C consegue se sair melhor do que o sujeito B, porque, embora os imprevistos aconteçam em maior quantidade, ele tem uma probabilidade muito maior de aproveitar as oportunidades. Ele corre mais risco que o B, mas ele aproveita mais as oportunidades que este. É como se você tivesse que acertar a um alvo com um estilingue. O sujeito B vai em busca da melhor pedra, calcula a trajetória, etc. Enquanto o sujeito C pega mais pedras, mesmo que sejam ruins.

Se o empreendedor visualiza o topo, não importa para ele se será necessário a faculdade ou não. A única coisa que interessa para ele é chegar até lá, seja com graduação ou não. Eu quero empreender, e não estou indo lá na faculdade para receber 1 kg de milho. Eu estou indo lá para receber 1 kg de milho, plantar e colher 50 kg de milho.

Alguns especialistas estimam que o seu sucesso financeiro depende em apenas 15% do seu conhecimento e experiência, e os outros 85% da maneira com que você interage com as outras pessoas. Fazendo uma analogia, a teoria representa 15% do seu sucesso, enquanto a "mão na massa" representa 85%.

Se você tiver o perfil A, qualquer coisa que você fizer sempre será uma porcaria; então faça a faculdade para ter o seu diploma. Se você tiver o perfil B, você terá os 15% necessário (a teoria); então faça a faculdade para ter o seu diploma, mas deixe a insegurança de aplicar a teoria para trás. Se você tiver o perfil C, você terá os 85% necessário (a "mão na massa"); então, faça o que é necessário para atingir o seu objetivo.

O empreendedor faz o que é necessário, e até um pouco mais, caso queira se sair na frente da concorrência, para atingir o objetivo. Ele não vai da letra A até a letra Z, pois sabe que de Y a Z é distância é menor, e o resultado é o mesmo. Viva para os resultados, não para os processos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#9
10-01-2016, 12:11 AM
(09-01-2016, 09:00 PM)tio spectro Escreveu: Pra quem só associa a vida a dinheiro (tipo aqueles caras que medem uma mulher pelo tanto de gasto que ela dá...) então faculdade é ruim mesmo, alias ter faculdade é ruim, carro é ruim, casa é ruim ter tudo é ruim...pois afinal nada na vida é de graça.

Esses retardados que só vivem medindo as coisas por dinheiro se tornam vazios e babacas.

Faça uma faculadade pra trazer algo de bom pras pessoas, ou pra deixar um legado importante, um nome, no final das contas é isso que vale, de que adianta juntar milhões de doláres se não se aproveita em nada os valores.

O homem deve buscar conforto sim, ter um bom carro, casa, uma roça sei lá...mas deve trazer algo pras pessoas ao redor, a vida é pequena e curta e sua existência se expande se você compartilha suas conquistas com as pessoas.
[2]

A lógica empreendedora é importante e deve ser diluida nas disciplinas dos cursos em geral, o que não ocorre e quando aparece é numa disciplina isolada. Os próprios professores não empreendem em maioria, mas caso tenha um professor que também empreenda, procure aprender com o mesmo.
Faculdade é importante e para muitos cursos é fundamental. O próprio Gate e Zuckenbosta sozinhos não fazem mais nada, contam com ajuda de pessoas que bem capacitadas, muitas delas fizeram faculdade.

O tempo que você passar lá PARA QUEM SABE UTILIZAR DO TEMPO, garante boas experiências e contatos. Quando você sai, vai ter que se virar e encarar o mercado como todo mundo. Aliás, o estudante pode ele mesmo atrasar a formação e trabalhar ou empreender por meio período ou usar o próprio espaço acadêmico como palco de seu empreendimento. Já vi muito estudante espetacular com bons projetos que ficam num arquivo isolado em seu notebook ou em seu grupo de pesquia. A sociedade nunca conhecerá o potencial de tais criaturas.

Descobiu em que tipo de atividade você se encaixa? Pesquisou como você pode fazer pra desempenhar essas funções? Fez sua escolha? Caso faculdade seja uma delas você pode fazê-la. Ou pode deixar para depois, também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Mensagens: 208
Tópicos: 0
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
Registrado: Aug 2013
#10
10-01-2016, 11:01 AM
(09-01-2016, 09:00 PM)tio spectro Escreveu: Pra quem só associa a vida a dinheiro (tipo aqueles caras que medem uma mulher pelo tanto de gasto que ela dá...) então faculdade é ruim mesmo, alias ter faculdade é ruim, carro é ruim, casa é ruim ter tudo é ruim...pois afinal nada na vida é de graça.

Esses retardados que só vivem medindo as coisas por dinheiro se tornam vazios e babacas.

Faça uma faculadade pra trazer algo de bom pras pessoas, ou pra deixar um legado importante, um nome, no final das contas é isso que vale, de que adianta juntar milhões de doláres se não se aproveita em nada os valores.

O homem deve buscar conforto sim, ter um bom carro, casa, uma roça sei lá...mas deve trazer algo pras pessoas ao redor, a vida é pequena e curta e sua existência se expande se você compartilha suas conquistas com as pessoas.

O espectro falou uma grande verdade.

Quando se vê as pessoas falando em carreira, é sempre sobre quanto vão ganhar. Querem ser médicos, engenheiros, empresários, funcionarios públicos, etc. apenas pelo status e riqueza.

A palavra da moda parece ser: "emprendedor", no sentido de ser aquele que ganha dinheiro. Quanto mais ganhar, fazendo menos, melhor. Egoismo puro, só receber sem dar nada.

A riqueza pode ser obtida de duas formas:
1) ser criada - Quando você transforma minério de ferro em um automóvel, você criou algo com valor apartir de algo sem valor. O valor que não havia antes agora está distribuido ao longo da cadeia produtiva.
2) tirada de outros - Você convence as pessoas de que elas precisam desesperadamente ter o CD da dupla zezinho & zezão e então vende shows e música de baixa qualidade em detrimento de outros músicos mais habilidosos. Uns poucos ganham muito e muitos perdem um pouco. Grandes lucros são garantidos.

No primeiro caso chamamos os agentes de empresários, no segundo caso são empeendedores.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Mensagens: 1,098
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2015
#11
10-01-2016, 11:32 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-01-2016, 11:39 AM por CR7.)
(10-01-2016, 11:01 AM)Heron Escreveu: A palavra da moda parece ser: "emprendedor", no sentido de ser aquele que ganha dinheiro. Quanto mais ganhar, fazendo menos, melhor. Egoismo puro, só receber sem dar nada.

Não concordo com estas afirmações.

A palavra da moda parece ser: "emprendedor"
Esta palavra sempre existiu.

Empresário diz: Eu quero comprar alguns carros e oferecer um serviço de Táxi. (O que ele inventou aqui?) Nada! O carro já existia. Mas mesmo assim foi empreendedor e observou que as pessoas precisam do Táxi.

Empreendedor diz: Vou criar um aplicativo que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada". (Uber) (Ele inventou alguma coisa, e viu que as pessoas precisavam disso)

,no sentido de ser aquele que ganha dinheiro. (Tudo que fazemos, tratando-se de negócios, deve gerar lucros e se as pessoas pagam é porque o produto beneficia-as)

Quanto mais ganhar, fazendo menos, melhor. (É óbvio, não vejo problema nenhum nisso, mas ninguém é preguiçoso, um empreendedor ou empresário no começo trabalha mais do que qualquer empregado comum)

Egoismo puro, só receber sem dar nada. (Quem não dá nada em troca não ganha NADA TAMBÉM, DE ONDE VOCÊ TIROU ISSO? Você já viu alguém ganhando sem ter o trabalho de vender, ou produzir alguma coisa?) Então empreendedores ou empresários, fazem sim sua parte.

Sugiro a você um desafio:
Abra uma empresa, algo que já existe no mercado porque falar pra você criar algo novo já seria demais. Depois fazer esse empreendimento crescer a ponto de você sobreviver através dele. Faça isso, depois vem me dizer novamente se empreendedores são egoístas ou não dão nada em troca...

Se não aceitar este desafio eu sugiro outro mais fácil:
Tente vender uma caneta bic azul pra algum desconhecido.

2) tirada de outros - Você convence as pessoas de que elas precisam desesperadamente ter o CD da dupla zezinho & zezão e então vende shows e música de baixa qualidade em detrimento de outros músicos mais habilidosos. Uns poucos ganham muito e muitos perdem um pouco. Grandes lucros são garantidos.

Alguém tem que cantar, alguém tem que vender. É isso que move o mercado e faz você ter seu empreguinho...

Ninguém perdeu nada.

As pessoas escutam músicas sabia? E elas não tem uma empresa que vende cds, logo ela compra de quem vende e fica muito satisfeita de poder tocar o cd da dupla sertaneja no seu carro, no churrasco com a familia...

Empreendedor não é somente o rockefeller que achou petroleo e o refinou. Deixa eu te ensinar uma coisa existem três tipos de setores:

Setor Primário
Setor Secundário
Setor Terciário

http://www.suapesquisa.com/geografia/set...onomia.htm
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
***
Mensagens: 538
Tópicos: 5
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jul 2015
#12
10-01-2016, 11:52 AM
Tudo isto se aplica com intensidade multiplicada por 10 para aqueles que querem fazer faculdade por fazer ou irão se meter em um curso no qual nãoo possuem talento, aptidão ou saída para mercado. Neste caso eu faria um curso superior a distância em universidade baratinha apenas para constar o diploma, tal como administração... e estudaria por fora, o que parece ser bem mais eficiente.

Porém para quem gosta de determinada área e curso, mesmo que isto não lhe dê um retorno financeiro poderá agregar muito no seu desenvolvimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Mensagens: 1,098
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2015
#13
10-01-2016, 12:03 PM
(09-01-2016, 10:59 PM)Monarca Escreveu: Alguns especialistas estimam que o seu sucesso financeiro depende em apenas 15% do seu conhecimento e experiência, e os outros 85% da maneira com que você interage com as outras pessoas. Fazendo uma analogia, a teoria representa 15% do seu sucesso, enquanto a "mão na massa" representa 85%.


É interessante isso. Na verdade eles dizem isso com base em outra pesquisa. Eu não tenho a fonte, mas foi apresentado por um professor uma vez, por coincidencia na faculdade!

A pesquisa (Harvard) foi feita com 10.000 pessoas que ocupavam cargos altos, como diretores por exemplo. E a porcentagem de pessoas com conhecimento técnico que ocupavam esses cargos era a mesma de 15%.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Mensagens: 1,098
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2015
#14
10-01-2016, 12:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-01-2016, 12:09 PM por CR7.)
(10-01-2016, 11:52 AM)TheBoss Escreveu: Tudo isto se aplica com intensidade multiplicada por 10 para aqueles que querem fazer faculdade por fazer ou irão se meter em um curso no qual nãoo possuem talento, aptidão ou saída para mercado. Neste caso eu faria um curso superior a distância em universidade baratinha apenas para constar o diploma, tal como administração... e estudaria por fora, o que parece ser bem mais eficiente.

Porém para quem gosta de determinada área e curso, mesmo que isto não lhe dê um retorno financeiro poderá agregar muito no seu desenvolvimento.

Interessante o comentário, deve se levar em conta.

Mais interessante ainda essa parte destacada. Tem um tópico (acho que é aquele da regra de pareto) aqui no fórum que fala sobre a absorção de tudo aquilo que você estuda, lê, assuntos relacionado a cultura etc. Se não me engano cerca de 80% é jogado na lata de lixo. Então as vezes estudar por fora pode ser mais eficiente porque vai direto ao que te interessa.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Mensagens: 208
Tópicos: 0
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
Registrado: Aug 2013
#15
10-01-2016, 12:22 PM
Olá L,

Obrigado por ler minha resposta.

Não pense que estou criticando os empresários. Tenho parentes que dão duro para manter suas empresas, e sei que trabalham bastante. E mereceram todo centavo que ganham.

Minha crítica é quanto ao conceito que o objetivo primário de uma empresa é obter lucro a qualque custo. O lucro é a contra partida a um serviço prestado ou produto formecido.

Citar:no sentido de ser aquele que ganha dinheiro. (Tudo que fazemos, tratando-se de negócios, deve gerar lucros e se as pessoas pagam é porque o produto beneficia-as)
Não necessariamente. Se você ler os anúncios de jornal vai encontrar ofertas de gel que tira barriga, ou ervas que evitam câncer. Tudo mentira para enganar os incautos. As pessoas pagam pelo produto mas não recebem nenhum benefício.

Citar:Empresário diz: Eu quero comprar alguns carros e oferecer um serviço de Táxi. (O que ele inventou aqui?) Nada! O carro já existia. Mas mesmo assim foi empreendedor e observou que as pessoas precisam do Táxi.
As pessoas precisam de taxi, mas não de uma empresa de taxi. Tanto faz pegar o taxi de um particular como o de uma empresa. Deixe os próprios motoristas serem os empreendedores e não dividir o lucro com um patrão desnecessário.

Citar:Empreendedor diz: Vou criar um aplicativo que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada". (Uber) (Ele inventou alguma coisa, e viu que as pessoas precisavam disso)
Aqui foi criatividade. Um serviço que ajuda os motoristas a encontrarem clientes. Todos ganham.

Citar:Egoismo puro, só receber sem dar nada. (Quem não dá nada em troca não ganha NADA TAMBÉM, DE ONDE VOCÊ TIROU ISSO? Você já viu alguém ganhando sem ter o trabalho de vender, ou produzir alguma coisa?) Então empreendedores ou empresários, fazem sim sua parte.
Um exemplo: Certos funcionários públicos que não fazem nada mas são os primeiros a "lutar por seus direitos". Também vale para certos intermediários que se metem no mercado criando dificuldades para vender facilidades.

Citar:Alguém tem que cantar, alguém tem que vender. É isso que move o mercado e faz você ter seu empreguinho...

Ninguém perdeu nada.

As pessoas escutam músicas sabia? E elas não tem uma empresa que vende cds, logo ela compra de quem vende e fica muito satisfeita de poder tocar o cd da dupla sertaneja no seu carro, no churrasco com a familia...

Os músicos tocam porque tem quem goste de música, óbvio. As pessoas pagam para ver sua banda favorita tocando, eu também é claro.
Mas a questão é porque que tentam me empurrar música ruim, enquanto músicos da melhor qualidade penam para mostrar seu trabalho. Gravadoras ganham milhões com zezinho & zezão, e pagam para as rádios tocarem somente este lixo. Tentam convencer as pessoas simplórias de que isso é uma grande arte e não lhes deixam conhecer música de verdade. Esses empreendedores estão fazendo um desserviço aos seus clientes.
A música deve chegar aos ouvinte, seja por CD ou internet. Mas a venda de música deve ser um serviço de entrega e não interferir na relação músico-ouvinte. Deixe as pessoas escolherem, elas mesmas, suas músicas .

Lucro é bom e eu gosto. Mas se estou prejudicando os meus clientes para ganhar dinheiro eu sou um sanguessuga. Simples assim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
***
Mensagens: 531
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
Registrado: Oct 2015
#16
10-01-2016, 12:35 PM
No mundo ninguém dá nada sem receber algo em troca. O empreendedor/empresário vende porque tem alguém que compra. E eles não fazem tudo por dinheiro... E se fizerem, qual o problema? Não vejo outro motivo em ver uma pessoa trabalhando em um emprego a não ser aquele de conseguir dinheiro para satisfazer suas necessidades.

Se o empreendedor prejudica os seus clientes para obter algum lucro, então o que vai acontecer com ele é simples: ele vai perder os seus clientes. Em outra análise, se ele vende um produto que é prejudicial a saúde (calórico e salgado), ele continua não tendo culpa nenhuma, pois no fundo quem decide pela compra é o cliente, mesmo que ele seja altamente influenciado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Mensagens: 208
Tópicos: 0
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
Registrado: Aug 2013
#17
10-01-2016, 12:48 PM
(10-01-2016, 12:35 PM)Monarca Escreveu:
No mundo ninguém dá nada sem receber algo em troca. O empreendedor/empresário vende porque tem alguém que compra. E eles não fazem tudo por dinheiro... E se fizerem, qual o problema? Não vejo outro motivo em ver uma pessoa trabalhando em um emprego a não ser aquele de conseguir dinheiro para satisfazer suas necessidades.

Se o empreendedor prejudica os seus clientes para obter algum lucro, então o que vai acontecer com ele é simples: ele vai perder os seus clientes. Em outra análise, se ele vende um produto que é prejudicial a saúde (calórico e salgado), ele continua não tendo culpa nenhuma, pois no fundo quem decide pela compra é o cliente, mesmo que ele seja altamente influenciado.

OK, então vale tudo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
***
Mensagens: 388
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
Registrado: Jun 2014
#18
10-01-2016, 12:49 PM
Eu vejo a faculdade como um ambiente de oportunidades e potencialidades(Dependendo da instituição).
Sendo um jovem em início de carreira no ramo dos negócios(que me parece ser o qual você esta falando), eu acho que a faculdade poderia agregar sim. Se não for um peso tão grande no lado financeiro, se tiver ajuda mínima dos pais e se o jovem ingressar no curso com o mindset correto, sabendo filtrar o conhecimento, buscando sozinho novos caminhos, sendo autodidata e curioso e desenvolvendo a atitude empreendedora, provavelmente no final das contas valerá a pena.

Algumas dessas oportunidades da qual falei:
- Grupos de Pesquisa
- Empresa Jr.
- Bolsas de Iniciação Científica
- Networking (Professores e alunos, potenciais empregadores e potenciais partners)
- Status de estar fazendo um curso superior (que hoje é quase banal, mas ainda existe)
- Material físico e as vezes online (algumas faculdades tem seu material exclusivo para alunos)
- Desenvolvimento social (Depende MUITO, mas alguns ambientes acadêmicos podem ser bastante enriquecedores)
- Estágio-Trainee, a grande maioria pede que o candidato esteja cursando nível superior.

E se você for reparar, algumas instituições já se adequaram(ou tentaram) a essa demanda do mercado por profissionais mais capacitados a nível técnico e prático. Exemplos: FGV e Ibmec. Claro, ambas tem a mensalidade que terá um impacto grande na vida da maioria das pessoas de classe média.

Grandes nomes e pensadores contemporâneos que foram college dropouts pelo tentaram adentrar ao nível superior. Eles sabiam que algo de bom poderia acontecer lá. Inclusive alguns deles formaram parceria com colegas de universidade. Steve Jobs. Mark Zuckerberg. Bill Gates.

Muita gente fala do Flávio Augusto, o próprio também começou uma faculdade e depois saiu.
A diferença é que essas pessoas tiveram empreendimentos tão bem sucedidos que não tinham mais tempo pra estudar certos conteúdos que são exigidos pela faculdade. Mas sabemos que nem todo mundo vai ser assim. Sua ideia de 1 bilhão de dólares pode surgir aos 40 anos, e até lá, como você terá sobrevivido? Gênios não precisam de diplomas, eles vão se destacar de qualquer forma. Falando de pessoas normais, talvez elas precisem sim de um diploma. O que vai diferenciar os destacados do resto será o que eles de fato fizeram de diferente, tendo ou não uma faculdade.

Vamos liberar nossas mentes de certos dogmas e respeitar nossas individualidades. Stay Hungry, Stay Foolish.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DON ROCKY
Viadão no Cio
*
Mensagens: 211
Tópicos: 7
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Dec 2014
#19
10-01-2016, 01:29 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2016, 12:09 PM por DON ROCKY.)
A Faculdade vejo como um complemento para conseguir outras coisas , Hoje em dia se você quer ter um bom emprego ou ter um Nível de Conhecimento que possa Trazer algum beneficio talvez a Faculdade pode te ajudar nisso , veja bem ' talvez ' tudo depende de você.

Existem muitos exemplos por ai de pessoas que se quer terminaram o 3° serie do ensino fundamental , que tem fazendas , cavalos , carros , e ainda conseguiram formar seus filhos , tudo isso com minimo conhecimento possível.

Exemplo temos o " FRANK LLOYD WRIGHT " conceituado arquiteto norte-americano. Ele matriculou-se na Universidade de Wisconsin-Madison, em 1886, mas desistiu depois de um ano. Ele se mudou para Chicago, onde começou a trabalhar com Louis Sullivan, que é conhecido como “pai do modernismo”. Após sua morte ele deixou mais de 500 projetos.

" JAMES CAMERON " diretor de filmes nasceu no Canadá, mas a família se mudou para a Califórnia, onde ele se matriculou na faculdade de psicologia. Quando ele desistiu dos estudos, casou-se com uma garçonete e tornou-se motorista de caminhão. Depois que assistiu “Star Wars”, ele decidiu se tornar diretor.

Ate mesmo ele MáMáOe Silvio Santos :
Foi camelô aos 14 anos, serviu no exército como paraquedista aos 18 e trabalhou como locutor de rádio em Niterói depois da carreira militar. Apresentou programas em emissoras como a TV Paulista e a própria Rede Globo de Televisão nos anos 1960 e 1970.
Entre outros ..!
Mas isso não se aplica a todos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
Mensagens: 248
Tópicos: 3
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 2
Registrado: Nov 2013
#20
10-01-2016, 06:58 PM
Faculdade é algo complementar, se formar em determinada área não te garante nada. Vejo muito nego iludido, pensando que ao se formar vai viver uma vida incrível, com luxos, viagens... A vida vai muito mais que um canudo. Tiro por exemplo um conhecido meu, tem o ensino fundamental, mas adquiriu um bom patrimônio com pequenos empreendimentos. Não se prendeu a "ilusão" dos estudos e lutou por um futuro melhor, usando a própria inteligência.

Claro que precisamos de médicos, engenheiros, enfim, faço engenharia, mas deixo essas carreiras para quem realmente quer atuar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [OFF] SCARFACE – 7 FRASES PARA VOCÊ REPENSAR Harvelot 1 625 08-06-2017, 03:57 PM
Última Mensagem: Bonaparte
  [DESENVOLVIMENTO] 5 Grandes segredos para vender qualquer coisa, inclusive você Mandrake 9 4,410 30-10-2016, 03:02 PM
Última Mensagem: Bean
  Essa é para você que acabou de entrar no mercado de trabalho! Saitou Hajime 9 4,790 10-09-2016, 02:22 PM
Última Mensagem: Búfalo
  Guarde seus objetivos para você! Henry Volk 6 2,457 21-08-2016, 05:49 PM
Última Mensagem: Young Meyer Lansky
  [REFLEXÃO] Para quê você vive?! Mandrake 0 834 01-02-2016, 09:30 PM
Última Mensagem: user

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo