• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Escolas atuais: Perda de tempo e dinheiro ou não?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Escolas atuais: Perda de tempo e dinheiro ou não?
Offline Czar
Keep Moving Forward
Tópicos: 5
Curtido: 34 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 34
23-12-2015, 02:46 PM
Olá confrades, tudo bem ai? Espero de sim.

No mês de novembro e dezembro desse ano eu acabei lendo algumas coisas sobre empreendedorismo, ações, bolsa de valores e independência financeira. Nesse caminho eu entrei em contato com alguns materiais do Flavio Augusto (criador do Geração de Valor) e uma das coisas que ele fala é que o sistema educacional atual é em sua maioria inútil, porque ele é baseado em um modelo da época da Revolução Industrial(bem antigo).

Ouvindo essa informação eu comecei a pensar em todos os meus anos de estudo (jardim, ensino fundamental e ensino médio), e me perguntei se eu aprendi algo que fosse realmente útil na minha vida com tudo isso (o famoso “Pra que diabos eu preciso ler os livros de Camões?”). Buscando as memórias da minha infância, basicamente eu me lembro de muita pouca coisa (quase nada) do que me ensinaram na minha primeira escola. Já na segunda (e última) escola eu aprendi pouca coisa também.

Resumindo a coisa toda, posso dizer que eu desenvolvi as habilidades sociais (eu era extremamente tímido e no final do ensino médio eu me comunicava bem com as pessoas, a timidez diminuiu drasticamente) e aprendi um português razoavelmente bom. Isso foi o aprendizado útil, pois não creio que precisamos saber o nome de cada osso do nosso corpo, ou o nome científico dos animais, ou as teorias idiotas de Karl Marx.

Agora eu quero a opinião dos senhores em relação às seguintes perguntas:

1 – Você acha que o seu período escolar (jardim, ensino fundamental e ensino médio) foi útil de alguma maneira na sua vida?

2 – Você acha necessário que as crianças aprendam o que estão aprendendo ultimamente?

3 – Você acha que o modelo escolar atual é inútil? Se sim, em sua maioria ou completamente?

4 – Como você acha que deveria ser o modelo educacional do nosso país? O que falta nele? E o que poderia ser retirado?

Considerem suas opiniões dentro da realidade do Brasil.

Eu vejo as escolas hoje como babás baratas/grátis porque eu de fato acho uma completa perda de dinheiro dos pais e perda de tempo das crianças/adolescentes.

Obs: Depois eu dou minha opinião à respeito das perguntas 1,2,3 e 4.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
23-12-2015, 04:55 PM
(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: Agora eu quero a opinião dos senhores em relação às seguintes perguntas:

1 – Você acha que o seu período escolar (jardim, ensino fundamental e ensino médio) foi útil de alguma maneira na sua vida?

Para a questão básica de formação do conhecimento (português, matemática...) e dos conhecimentos "adicionais", que partem da premissa de que essa base foi bem feita (química, física, história, geografia, filosofia etc - esses últimos os mais contaminados pelo marxismo e principais formas de alienação e lavagem cerebral) foi útil como uma iniciação. Mas se hoje em dia não podemos nos limitar a ter uma graduação, quem dirá ao ensinado no ensino médio.

2 – Você acha necessário que as crianças aprendam o que estão aprendendo ultimamente?

Necessário é. Só deveria ser um conhecimento mais isento, sem ideologias impregnadas, sem parcialidade de informações.

3 – Você acha que o modelo escolar atual é inútil? Se sim, em sua maioria ou completamente?

Inútil não considero, mas deveria ser revisto, pelos mesmos motivos do item anterior (professores que empurram ideologia ao invés do conhecimento isento).

4 – Como você acha que deveria ser o modelo educacional do nosso país? O que falta nele? E o que poderia ser retirado?

Faltam mais disciplinas práticas, como finanças, mecânica básica, e cívicas, como por exemplo estudo dos pontos principais da CF, Código Civil, Penal e por aí vai.

Eu vejo as escolas hoje como babás baratas/grátis porque eu de fato acho uma completa perda de dinheiro dos pais e perda de tempo das crianças/adolescentes.

Concordo plenamente. Tem gente que confunde educação com instrução e acha que essa primeira é obrigação dos professores, quando na verdade deve vir de casa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
23-12-2015, 05:03 PM
Respeito muito o Flávio Augusto, leio os artigos dele desde que ele começou a interagir no fb e youtube, tenho o livro dele, e sim, ele é um cara com uma visão extraordinária e extremamente bem sucedido em seu ramo, que é o empreendedorismo e a gestão empresarial. Mas temos que tomar cuidado aí. O que ele fala sobre o sistema de educação brasileiro ser arcaico tem sim fundamento. E se, seu objetivo for ter seu próprio negócio, quase que a totalidade dos cursos ofertadores no Brasil hoje não servirão para nada.

Acho que o ele quis dizer é que pra ser CEO você não precisa necessariamente ter MBA, Mestrado, Doutorado, e sim "Pensar fora da caixa". Inclusive os CEO's mais TOPs do mundo não tem esse nível de educação. Mas de forma alguma ele quis dizer que é uma perda de tempo. Ele fala simplesmente "Não siga a boiada". Tenho sua própria crítica formada, pondere os fatos, seja racional e trabalhe da maneira CERTA, que geralmente não é a maneira mais utilizada.

Olhe ao seu redor e construa esse senso de inovação, proatividade, desenvoltura, iniciativa e independência, para que você se destaque da multidão e possa ser bem sucedido em qualquer área em que você desejar, não só no empreendedorismo.
Não posso falar por ele {Flavio Augusto}, mas acho que é esse sentimento que ele tente passar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dom Renan
Usuário Banido
*
Tópicos: 12
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
23-12-2015, 05:20 PM
Perda de tempo. Na escola os alunos são nivelados por baixo. Os mais lerdos e menos hábeis acaba atrasando o desenvolvimento dos demais. Aposto que grande parte dos membros aqui presente neste fórum já deve ter passado por isso. A escola é a maior assassina da inteligência no Brasil. Uma vez fiz um estágio em uma escola em que a professa ficava um mês repetindo mesmo conteúdo em função dos menos capazes, resulta daí que os alunos mais inteligentes ficavam entediados (com razão). A prova foi um completo fracasso, além dos mais burros, mesmo tendo monopolizado a atenção durante as aulas, tirarem baixas notas, os mais inteligentes também. Fiquei chocando quando um bom aluno tirou basicamente a mesma nota que um outro que não sabia que a multiplicação de um vezes zero é zero 1X0=0.

Isso somado a convivência com colegas Zé-droguinhas e professores possivelmente pedófilos (a mídia não fala isso, mas a maioria dos casos de pedofilia acontecem em escolas, principalmente com professores de educação física - dado estatístico, depois edito e coloco a fonte). Se eu tivesse um filho eu iria utilizar o homescholing .

A escola no Brasil é uma fábrica de marginais.

(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: 1 – Você acha que o seu período escolar (jardim, ensino fundamental e ensino médio) foi útil de alguma maneira na sua vida?

1. Desse período inteiro, só o Jardim contribuiu realmente com a minha formação, aprendi a ler lá. E mesmo assim, parte disso em função da minha irmã, que era mais velha e gostava de brincar de ensinar para mim.

2. Não.

3. Sim. Completamente não, pois há escolas e professores realmente empenhados em ensinar. Entretanto, como sabemos, o MEC dificulta a vida destes mesmo professores. Por exemplo, parece que uma porcentagem da carga horária da aula de português no terceiro ano do ensino médio tem que ser voltada à educação sexual. Resultado, estimula a promíscuidade, além do mais, uma aula que poderia ser usada para ensinar gramática é usada nessa putaria.

4. Pra começar acabar com o MEC, o MEC inseriu implicitamente marxismo em tudo. Tudo! Nem livros de matemática escapa!
A curto prazo só sou capaz de pensar em homescholing, é a única forma de proteger o aluno do ambiente degradável e garantir que ele realmente aprenda alguma coisa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Airbus A320
Búfalo
**
23-12-2015, 06:05 PM
Eu não vejo grande parte das escolas brasileiras como inúteis. Vejo-as como ineficientes, pois o ensino não é bem executado.

Sobre o conhecimento adquirido nelas, julgo-os como válidos para não se tornar uma pessoa ignorante. Não preciso saber nada sobre História ou Literatura para ser um bom engenheiro, mas isso não significa, em minha opinião, que eu não devo aprender o básico disso.

Numa faculdade de Engenharia, você também poderia se perguntar: "por que estou aprendendo Cálculo e Física se nem vou usar isto no meu trabalho?" A resposta é simples: desenvolver o raciocínio de um engenheiro resolvendo problemas complicados na hora da prova.

(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: 1 – Você acha que o seu período escolar (jardim, ensino fundamental e ensino médio) foi útil de alguma maneira na sua vida?

Sim. Posso dizer que me ajudou a entender como funcionam as relações entre as pessoas.

Em termos de ensino, meu Ensino Médio foi fraco e meu Ensino Fundamental foi mediano. O necessário para os vestibulares da vida tive que aprender por conta própria.

(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: 2 – Você acha necessário que as crianças aprendam o que estão aprendendo ultimamente?

Parcialmente.

Não discordo de nada que é ensinado, mas penso que outras atividades poderiam ser inseridas.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2...leiros_pai

(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: 3 – Você acha que o modelo escolar atual é inútil? Se sim, em sua maioria ou completamente?

Não o acho inútil, mas a maioria das escolas são ineficientes. As escolas boas conseguem preparar seus alunos para a universidade, para o mercado de trabalho ou para qualquer coisa posterior.

(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: 4 – Como você acha que deveria ser o modelo educacional do nosso país? O que falta nele? E o que poderia ser retirado?

Não responderei esta por falta de domínio sobre o assunto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
Curtido: 3 vezes em 3 posts
23-12-2015, 07:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-12-2015, 07:05 PM por TheBoss.)

Sim foi muito importante, mas poderia ser mais.

Muitas coisas são necessárias mas como vem ensinadas que é o problema. A escola deixou de ser alienante pró-capitalismo para ser uma doutrinação esquerdista, fomentada por professores frustrados e dispostos a destruir, criticar, mas jamais propor um aluno uma saída concreta, útil e presente...

O espírito dele nao é de todo ruim. Mas precisa melhorar muito.

A escola brasileira deve fazer o aluno desenvolver algumas aptidões de forma fluente, portanto o aluno deve ser ensinado para dominar:

A) Linguagens: Português e Matemática devem ser habilidades a ser dominadas, no mínimo.

B) A crítica sobre o mundo, incentivado a buscar o conhecimento por conta própria, ao invés de ser simplesmente doutrinado.

C) História, Geografia, Biologia, Física, Química, Direitos e outras devem ser ensinadas de forma básica e sempre prática. Valorizar o conhecimento do dia a dia ensinar o Aluno coisas utéis para sua vida prática.

D) O aluno deverá ser orientado e incentivado desde o ensino médio conforme suas habilidades, cognições e virtudes.

Acredito que neste modelo teríamos jovens com capacidade de ler mais, aprender mais e a escola com grande utilidade e alavanca em suas vidas. A escola atual é pouco produtiva e não transforma, deforma ou disfarça (só não tem resolvido o problema).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tomazzino
Usuário Banido
*
Tópicos: 9
23-12-2015, 09:16 PM
Eu não acho nada, é o que é!

O conteúdo do GV é excelente mas tirar todo o mérito das escolas e faculdades é desonesto sendo que de fato se aprende algo e no final tem um diploma para poder exercer tal profissão proposta, pode ser caro mas é o que temos!

Se uma pessoa vai ser um empreendedor vai gastar dinheiro também estudando sobre a abertura do negócio e se dedicar para dar certo, enfim cada escolhe seu caminho e só lembrando GV também é uma escola com mensalidades kkkk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mutley
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 3 vezes em 3 posts
23-12-2015, 11:26 PM
Não dá pra dizer nem que sim nem que não, fato é que eu vejo diversas pessoas reclamando, principalmente onde eu estudo de que a federal não é voltada pro "mercado" mas claramente não leram o projeto pedagogico, ou dizem que o sistema de avaliação é arcaico, etc... Ao meu ver é só um bando de molenga reclamando, não estou dizendo que é perfeito, mas vamos citar como exemplo os vestibulares para ingresso no ensino superior, muitos acham que aquilo não corresponde com o que o aluno aprendeu, que o vestibulando que não passou pode saber tanto quanto o que passou(concordo), mas não teve sorte em cair questões que estudou ou sabe mais de materias "irrelevantes" vulgo humanas do que exatas e por isso não obteve exito etc... enfim, poderia colocar como avaliação para ingresso no ESuperior o historico do ensino médio, mas não seria justo com quem veio de escola púbicae geralmente tem notas piores, ou a pessoa não dava importancia para os estudos pois tinha que trabalhar ou x motivo...
Nada é justo e certo, o sistema educacional é falho não pelo que ele se propoe a ensinar ou avaliar mas pelo que ele não executa na prática, o sistema japones, coreano etc... não é muito diferente do sistema de cem anos atrás e funciona.

Citar o flavio augusto como exemplo, eu gosto do cara, mas ele se polarizou, antes ele tinha um certo Q de raciocinio, agora ele está contaminado... Se ele fosse tão foda não venderia curso de empreendedorismo e de inglês da wise up(ele comprou a escola novamente) como se fosse uma anhanguera da vida... Ele incentivaria você a aprender online sozinho como ele fala no facebook ao invés de vender.

ESTUDO NÃO é IRRELEVANTE, se você acha meu amigo você vai ficar pra trás, mas ESTUDO também não é TUDO, conheço pessoas com duas faculdades boas e pós que estão desempregadas. O SUCESSO é basicamente um MIX de várias coisas mas as principais são entre estar PREPARADO(estudo seja ele superior, certificado, ou o próprio conhecimento da real) e NETWORKING parece básico mas conseguir isso é duas mãos na taça.
Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está!

Theodore Roosevelt
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Curtido: 6 vezes em 6 posts
24-12-2015, 01:08 AM
Flávio Augusto querendo dar a Real sobre educação é foda, e mais uma vez vemos a falácia da autoridade atuando, o ramo do cara é outro, mas porque deu certo e ganhou destaque, acha que pode sair vomitando verdade em tudo... o que vejo são funcionários públicos docentes nas universidades ensinando porra nenhuma, e alunos pouco se fudendo para aprender alguma coisa. Universidades tem muito para ensinar, e no Brasil infelizmente muito terá que ser adquirido com mais esforço e de forma paralela às atividades da universidade. Quem quiser saber sobre a educação Brasileira evidentemente terá que buscar através das diversas fontes disponíveis e formar sua opinião, e claro que como tem o Brasil todo pesquisando sobre, várias perspectivas são elaboradas.

Vejo que a escolarização é importante quando:
1 vejo quem comparado a mim não teve nenhuma ou teve uma péssima escolarização e socialização
2 vejo quem comparado a mim teve uma ótima escolarização e grande investimento desde cedo.

Em ambos os casos vejo um grande abismo. que vai se ampliando a cada degrau que subimos. A curiosidade intelectual de alguns e grande investimento e oportunidade culmina em grandes inventos, enquanto outra grande massa entra apenas buscando o diploma tendo em vista a ascensão social. Ambos enfrentam barreiras, pois não há espaço e recursos para todos, e não adianta tentar esconder isso, da mesma forma não haverão vagas e muita gente boa ficará de fora. Empreender, nos lança do outro lado da economia, no qual temos que verificar se há espaço para a entrada no mercado, mas de igual modo estamos lidando com recursos e espaço cada vez mais escasso na medida em que novos competidores entram.
Do mesmo modo ocorreu com as escolas, quando falam que antes a educação era melhor, esqueceram de mencionar "melhor pra quem", e que quando a educação pública se expandiu, foi em troca do aumento severo das reprovações e desistência. O que vemos hoje foram as medidas de enfrentamento para evitar que a maioria fosse reprovada, sem resolver o problema inicial que veio quando resolveram expandir a educação para todos.
O que questiono é que desde cedo as materias de história e geografia, sociologia, religião e filosofia estão nas escolas, segundo eles para "ensinar a pensar", o que muito pelo contrário parece que é mais um exercício de doutrinação marxista cada vez mais cedo. E a criança cresce sem saber português e matemática, e portanto não será boa em física e química e não saberá redigir um bom documento/texto futuramente.

Da pra discorrer muito sobre o tema, mas quando o texto cresce muito, ninguém lê.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
24-12-2015, 04:27 AM
(23-12-2015, 02:46 PM)Czar Rasputin Escreveu: Olá confrades, tudo bem ai? Espero de sim.

No mês de novembro e dezembro desse ano eu acabei lendo algumas coisas sobre empreendedorismo, ações, bolsa de valores e independência financeira. Nesse caminho eu entrei em contato com alguns materiais do Flavio Augusto (criador do Geração de Valor) e uma das coisas que ele fala é que o sistema educacional atual é em sua maioria inútil, porque ele é baseado em um modelo da época da Revolução Industrial(bem antigo).

Ouvindo essa informação eu comecei a pensar em todos os meus anos de estudo (jardim, ensino fundamental e ensino médio), e me perguntei se eu aprendi algo que fosse realmente útil na minha vida com tudo isso (o famoso “Pra que diabos eu preciso ler os livros de Camões?”). Buscando as memórias da minha infância, basicamente eu me lembro de muita pouca coisa (quase nada) do que me ensinaram na minha primeira escola. Já na segunda (e última) escola eu aprendi pouca coisa também.

Resumindo a coisa toda, posso dizer que eu desenvolvi as habilidades sociais (eu era extremamente tímido e no final do ensino médio eu me comunicava bem com as pessoas, a timidez diminuiu drasticamente) e aprendi um português razoavelmente bom. Isso foi o aprendizado útil, pois não creio que precisamos saber o nome de cada osso do nosso corpo, ou o nome científico dos animais, ou as teorias idiotas de Karl Marx.

Agora eu quero a opinião dos senhores em relação às seguintes perguntas:

Velho, na boa: Não viaja, essa estrutura que está ai forma com excelência os jumentos que os políticos precisam.

Nós podemos debater essa merda, anos a fio e nada mudará enquanto a prioridade de quem regula e governa a banania não mudar.

Note ainda que todo governo("pos-ditadura") se ocupou em desmantelar as forças armadas e a escola publica

No nosso sistemas exitem 3 escolas:

1) a que forma massas, lideres não saem dessas escolar. (escola publica)

2) a que forma feitores, mais uma vez lideres não saem dessas escola (mensalidades entre 0,5k e 2k)

3) a que forma os lideres, mensalidades beirando 2k na educação infantil

O que realmente precisamos fazer é pregar o caminho da real ao nossos jovens e permitir que eles sobrevivam e se construam vitoriosos nesse mar de lama.

Os realistas precisam tomar o poder silenciosamente.

Um gerente de banco ali, um juiz aqui, um empresário acolá, um vereador ali, um secretário, etc...

O desenvolvimento pessoal precisa ser melhor estimulado e tirar dele o mote de atrair o vaginoso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Czar
Keep Moving Forward
Curtido: 34 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 34
24-12-2015, 09:05 AM
Citar:1 – Você acha que o seu período escolar (jardim, ensino fundamental e ensino médio) foi útil de alguma maneira na sua vida?
Sim. Aprendi um português razoável, melhorei habilidades sociais, aprendi algumas regras de inglês(2 ou 3) e só.

Citar:2 – Você acha necessário que as crianças aprendam o que estão aprendendo ultimamente?
Não, tem muita coisa ai que eu acho que pode ser retirado, em todas as matérias.

Citar:3 – Você acha que o modelo escolar atual é inútil? Se sim, em sua maioria ou completamente?
Inútil ele é, porém parcialmente, afinal ele ainda serve como babá.

Citar:4 – Como você acha que deveria ser o modelo educacional do nosso país? O que falta nele? E o que poderia ser retirado?
Acho que falta ensinar sobre as próprias leis do nosso país, artes marciais(pro caboco saber se defender), ensinar o pessoal a lidar com a introversão e ensinar a lidar com dinheiro, seja em empreendimento, bolsa de valores, enfim, nas diversas áreas.

Também seria interessante conhecimentos básicos sobre mecânica, marcenaria e afins, além de ter serviço militar obrigatório durante o terceiro ano, ao invés de ser aos 18 anos. Acredito que boa parte dos conhecimentos avançados das matérias poderia ser retirado(exceto português e inglês/espanhol), assim em questão de 2 anos daria pra ensinar e aprender tranquilo toda a matéria.

Tirar o marxismo do ensino também seria uma boa, e claro, melhorar a eficiência dos professores e alunos.

O modelo atual visa levar o cara pra faculdade e ai está o erro, porque nem todo mundo quer/precisa ir pra faculdade então acho que em algum momento tinha de ter uma bifurcação onde o adolescente decidiria se iria para uma faculdade, ou buscaria meios de criar o próprio negócio.

Cabraman, eu sei que nada vai mudar, principalmente com o fim do patrocínio das campanhas eleitorais pelas empresas privadas. Acredito que é só questão de tempo mesmo(se não acontecer nada de radical) até nos tornarmos uma república comunista. E uma "revolução realística" é muito improvável de acontecer, uma vez que cada um tem uma opinião diferente, se fosse algo nos moldes do filme Clube da Luta, ai sim seria possível.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
24-12-2015, 10:02 AM
De fato se não houver algo drástico veremos o "comunismo" manter todos iguais.

Quanto a revolução ela precisa ser silenciosa, pense na beleza que seria um juiz realista na vara de familia?

Claro isso não acontece da noite pro dia.

Eles faliram nossa educação, graças a FHC somos atrasados na pesquisa cientifica e com as bolsas de lula e dilma nossas mentes se mandam pro canadá e não voltam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline zumnupy
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 30 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 5
24-12-2015, 10:21 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-12-2015, 10:22 AM por zumnupy.)
(23-12-2015, 05:20 PM)Dom Renan Escreveu: Perda de tempo. Na escola os alunos são nivelados por baixo. Os mais lerdos e menos hábeis acaba atrasando o desenvolvimento dos demais. Aposto que grande parte dos membros aqui presente neste fórum já deve ter passado por isso. A escola é a maior assassina da inteligência no Brasil. Uma vez fiz um estágio em uma escola em que a professa ficava um mês repetindo mesmo conteúdo em função dos menos capazes, resulta daí que os alunos mais inteligentes ficavam entediados (com razão). A prova foi um completo fracasso, além dos mais burros, mesmo tendo monopolizado a atenção durante as aulas, tirarem baixas notas, os mais inteligentes também. Fiquei chocando quando um bom aluno tirou basicamente a mesma nota que um outro que não sabia que a multiplicação de um vezes zero é zero 1X0=0.

Isso somado a convivência com colegas Zé-droguinhas e professores possivelmente pedófilos (a mídia não fala isso, mas a maioria dos casos de pedofilia acontecem em escolas, principalmente com professores de educação física - dado estatístico, depois edito e coloco a fonte). Se eu tivesse um filho eu iria utilizar o homescholing .

Perfeita a sua observação.

Não apenas os alunos são nivelados por baixo, mas os professores também. Isso em todos os níveis da educação, desde a básica até a superior.

Os poucos professores que tentam fazer bem o seus papéis e elevar o nível dos estudantes, são boicotados tanto por alunos quanto por colegas de profissão.

Depois vou fazer um relato sobre um situação na faculdade em que o melhor professor do curso, o único que fazia bem o seu trabalho, foi boicotado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
24-12-2015, 01:52 PM
A educação formal não é uma perda total de tempo, mas ela é muuuuuito deficiente. Mesmo nos países de ponta, os alunos tem em seus currículos muita matéria que é pura encheção de linguiça. Quando eu tiver um filho - se tiver - vou trabalhar a educação dele da seguinte forma:

1) Vou colocá-lo desde pequeno nas escolinhas, para ele aprender a interagir e socializar. Vou instruí-lo a não deixar nenhum coleguinha bater nele ou fazer bulling. Se isso acontecer, ele deve bater no coleguinha para imprimir respeito. Crianças devem ser sociais e saber se defender desde muito cedo;

2) A partir da primeira série, só vou pegar no pé dele para tirar notas entre 9 e 10 nas matérias de Português, Matemática, Inglês, e Física. As outras matérias que se fodam. Não servem pra nada. É só ele tirar a nota mínima nessas e boa;

3) Assim que ele demonstrar talento para algum esporte, vou colocá-lo numa academia ou escolinha, para que ele desenvolva essa habilidade. Vai que ele é um extraordinário e se torne um atleta de alto rendimento um dia? Fora as diversas vantagens do esporte na formação física e do caráter da criança;

4) Assim que ele tiver idade, vou instituir uma mesada. A ideia é ensiná-lo sobre meritocracia e a importância de poupar. Quanto mais ele se esforçar e fizer por merecer, maior a mesada. Se não se esforçar, não ganha nada. Fora que vou ensiná-lo a guardar dinheiro visando comprar um bem de maior valor - um celular caro, por exemplo;

5) Se ele não tiver dom para se tornar um atleta profissional, aos 15 anos vou colocá-lo na academia para puxar ferro, ou praticar artes marciais. Nessa idade, o adolescente desenvolve músculos com muita facilidade, e quanto tiver 18, terá um shape muito legal, e uma saúde monstro. Fora que vai ser bom para a autoestima dele. Cuidar do corpo pra ficar bonito, tem muito de amor-próprio sim, e isso deve ser cultivado;

6) Quando ele estiver no ensino médio, vou colocá-lo gradativamente em cursos de empreendedorismo, oratória, liderança, finanças pessoais, investimentos, direito do consumidor, e algum básico de economia. Acho que são conhecimentos essenciais a qualquer cidadão nessa idade, que é justamente quando ele vai decidir o que quer ser da vida;

7) Findado o ensino médio, nada de facul bancada pelo pai... vai trabalhar para ganhar seu próprio dindim, fazer cursos técnicos para ter empregos melhores - e que pagam melhor também - pra decidir o que quer ser da vida só depois que já estiver no mercado de trabalho. Dessa forma, ele evita de ficar começando faculdades porque "acha legal", e mais pra frente tranca porque "não era bem aquilo que ele queria". Ele vai ganhar tempo e dinheiro com isso, e quando decidir pela profissão, será totalmente assertivo na escolha - fora que se for uma particular, ele mesmo vai se bancar; trollface

8) Outra possibilidade antes da faculdade, é ele já ir fazendo concursos públicos de nível médio. Se passar, terá um emprego estável com remuneração acima da média, e na tenra idade. As possibilidades dele se tornam infinitas a partir daí; Joinha:

9) E claro, não poderia faltar o conhecimento da Real. Desde adolescente, eu vou passar esses conhecimentos para ele, seja por exemplos, seja conversando. Ah, se eu tivesse conhecido a real com 15 anos. Teria me fudido bem menos na vida. O meu filho vai ter, e só vai se fuder na vida se quiser.

De resto, eu concordo, nosso sistema formal de educação é um lixo, cheio de doutrinação e de matérias inúteis. Mas não considero uma perda total de tempo. Só parcial. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tchaikovsky
Aspira
Tópicos: 1
24-12-2015, 05:06 PM
Sim, muito importante, com exceção do ensino médio.

As matérias são importantes sim, o problema está na forma como são passadas.

Não, mas precisa de revisões

Muito parecido com o de hoje, com algumas revisões. Primeiro, a escola não deve ensinar moralidade para ninguém. Isso é missão para a família. Você está lá para absorver o conhecimento humano produzido ao longo da história, não para julga-lo. A escola deve exigir que você saiba o que foi a Revolução Francesa, por exemplo, mas não sua OPINIÃO sobre o assunto.

Segundo, a maior desgraça da educação brasileira é forçar gente que não quer saber a assistir a aula. Isso só faz atrapalhar quem está interessado. Educação é direito... não é dever... A partir do 6º ano, fica na sala de aula quem quer. Os outros ficam na escola, mas nunca na sala de aula.

Terceiro, APROVAÇÃO AUTOMÁTICA JÁ! Você pode ter a melhor equipe de professores, psicólogos e pedagogos... se o educando não tem VONTADE de aprender, não há força no céu e na terra capaz de fazê-lo aprender. Quanto menos tempo ele usar os recursos do Estado, melhor...

Quarto, desregulação das normas do MEC nas escolas privadas.

Quinto, fim da obrigação de ir à escola. Fim da reprovação por faltas. Autorização para educar os filhos em casa, quem quiser.

Só isso.

De resto, não tenho nada a declarar. Para a educação acontecer só são necessárias duas coisas. Bons professores e vontade de aprender do educando. Se tiver isso, o mestre pode usar a areia da praia como lousa, que a coisa vai andar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
24-12-2015, 05:45 PM
Passando aqui para deixar essa frase do Anthony Robbins: Até agora, o processo educacional tem sido baseado no que os alunos devem aprender, e não como podem aprendê-lo melhor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dom Renan
Usuário Banido
*
Tópicos: 12
26-12-2015, 12:31 AM
(24-12-2015, 10:21 AM)zumnupy Escreveu:
(23-12-2015, 05:20 PM)Dom Renan Escreveu: Perda de tempo. Na escola os alunos são nivelados por baixo. Os mais lerdos e menos hábeis acaba atrasando o desenvolvimento dos demais. Aposto que grande parte dos membros aqui presente neste fórum já deve ter passado por isso. A escola é a maior assassina da inteligência no Brasil. Uma vez fiz um estágio em uma escola em que a professa ficava um mês repetindo mesmo conteúdo em função dos menos capazes, resulta daí que os alunos mais inteligentes ficavam entediados (com razão). A prova foi um completo fracasso, além dos mais burros, mesmo tendo monopolizado a atenção durante as aulas, tirarem baixas notas, os mais inteligentes também. Fiquei chocando quando um bom aluno tirou basicamente a mesma nota que um outro que não sabia que a multiplicação de um vezes zero é zero 1X0=0.

Perfeita a sua observação.

Não apenas os alunos são nivelados por baixo, mas os professores também. Isso em todos os níveis da educação, desde a básica até a superior.

Os poucos professores que tentam fazer bem o seus papéis e elevar o nível dos estudantes, são boicotados tanto por alunos quanto por colegas de profissão.

Depois vou fazer um relato sobre um situação na faculdade em que o melhor professor do curso, o único que fazia bem o seu trabalho, foi boicotado.

Exatamente, quando o professor não é medíocre, a turma de alunos é. É muito difícil conseguir uma turma de 40 alunos que tenha 4 que não seja medíocre (isso no ensino médio, na faculdade é ainda pior).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
26-12-2015, 02:20 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-12-2015, 04:29 AM por Remy LeBeau.)

Isso somado a convivência com colegas Zé-droguinhas e professores possivelmente pedófilos (a mídia não fala isso, mas a maioria dos casos de pedofilia acontecem em escolas, principalmente com professores de educação física - dado estatístico, depois edito e coloco a fonte). Se eu tivesse um filho eu iria utilizar o homeschooling .

Praticar o homeschooling sem matricular os filhos em qualquer instituição de ensino, poderia caracterizar em tese o crime de abandono intelectual, conforme alguns entendimentos que pipocam por aí.
Goste ou não, aceite ou não, errado ou não, essa prática ainda não é regulamentada em lei no Brasil. Existe muita insegurança jurídica por aí, com alguns juízes mais flexíveis obrigando a criança a prestar uma prova de conhecimento para caracterizar que ela está recebendo algum tipo de educação, e outros que condenam os pais apenas com a comprovação de que a criança não está matriculada.

Art. 246 - Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar:
Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

*** Eventualmente, tal crime poderia resultar na perda da guarda da criança de acordo com os artigos 22 e 55 do ECA:
Art. 22 - Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhe ainda no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações legais.
Art. 55: Os pais ou responsáveis, tem a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

Chegar na cara de um juíz ou funcionário do Conselho Tutelar e falar que a escola é comunista, não é um justo motivo, por exemplo.

É mais produtivo votar em candidatos que apoiam e querem regulamentar a prática do homeschooling no Brasil.
Exemplo: O Projeto de Lei 4657/94 (homeschooling do Ensino Fundamental) e o Projeto de Lei 3179/12 (que propõe colocar o homeschooling na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e finalizar qualquer discussão dessa prática).

Caso contrário, é mais seguro matricular a criança na escola e fazer o contraponto do que ela aprende, acompanhar os estudos e participar ativamente do processo de aprendizado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
26-12-2015, 09:37 AM
Enquanto não legalizarem o Homeschooling a não escola sempre sera pior que as escolas atuais.
Escolas mesmo sendo as atuais não são perda de tempo. O que pode atenuar, amenizar os efeitos da educação atual, é os pais ficarem mais atentos ao que é passado aos filhos, se interessarem pelo que os filhos estão aprendendo nas escolas, conversar e sempre estar cientes e vigilantes ao que é passado aos filhos pelos "professores".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
26-12-2015, 10:03 AM
R: Com certeza. No primeiro contato com a escola aprendi a ler com facilidade, tinha entre 5 e 7 anos. Sempre gostei de fazer cálculos, aprendi muito das matérias de exatas em geral, sempre me desafiei a fazer cálculos rapidamente, sem calculadora, e isso sempre me ajudou muito nos testes. Já saí do ensino médio e fui fazer curso técnico no SENAI após passar no processo seletivo, recebia meio salário pra estudar. Como tive uma base boa de ensino, ainda que tivesse estudado só em escola pública, passei no primeiro concurso público que tentei, com 19 anos já ganhava entre 3 e 4 salários, e isso é difícil até ver alguém com ensino superior recebendo no Brasil.

R: Confrade, após o ensino médio eu cheguei a pensar que talvez eu não tivesse estudado o bastante, isso se devia ao fato de eu nunca ter prestado muita atenção em matérias como história, filosofia, geografia. Hoje eu percebo que foi a melhor coisa que eu fiz, esse tipo de conhecimento nós adquirimos com a leitura de um livro da nossa escolha, extremamente simples. Me lembro de um episódio no ensino médio, o professor de geografia passando um filme do herói Che Guevara, no filme ele era o médico fodão, salvador dos necessitados. Hoje com certeza eu vomitaria.

R: Sinceramente? Acho que os alunos são mais inúteis que o modelo escolar. No começo do ano um projeto propôs praticamente dobrar o tempo de aula dos alunos, como se a nota média dos alunos fossem melhorar depois disso. Verdade seja dita, fazendo uma análise, eu aprenderia tudo que aprendi na escola em coisa de 2 anos, estudando no máximo 2h por dia, mas naquela época jamais teria esse empenho. Aumentar o tempo de aula foi a única forma que encontraram de manter o aluno na escola, a escola é ruim, passa de ano qualquer animal, e isso é péssimo embora eu acredite que pudesse ser pior.

R: Pergunta difícil, creio que os pais deveriam ter o direito de educar o próprio filho em casa, como muitos aqui no fórum já devem ter dito. O Governo se importa muito com números, não interessa se o aluno estiver na escola coçando o saco ou fumando maconha, se tivermos 500 vagas e 500 alunos desse tipo, é algo pra se comemorar. Eu já não vejo dessa forma, alguns alunos são um câncer na vida de outros que querem se preparar para o vestibular. Fazem baderna, não estão interessados na matéria mas fazem o professor recomeçar explicações, etc.

Apesar de tudo, acredito que isso é um problema pequeno pro aluno que realmente quer estudar, pois este pode muito bem dar atenção as matérias que gosta e fazer nota média em outras, sem muito esforço. Pode se empenhar bastante na escola e estudar em casa o que lhe convém. Num país de tolos, eu jamais hesitaria em me destacar dos demais, sei muito bem o que quero pra minha vida.

Obs: As escolas particulares no brasil estão há um século de distância das escolas públicas. Apesar do ENEM ser um teste ideológico de merda, as escolas particulares são maioria no ranking da prova, os alunos embora não concordem com as respostas da prova, sabem muito bem o que marcar. Os Institutos Federais também aparecem no topo do ranking, são com toda certeza a melhor opção gratuita, mas só se entra por processo seletivo.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Estoicismo – sabedoria antiga para os tempos atuais barãozin 22 5,443 30-11-2016, 03:48 PM
Última Mensagem: Gilgamesh
  Dica importante nos tempos modernos Musculação e perda de peso.. PRAGAKHAM 1 1,556 26-05-2015, 06:05 PM
Última Mensagem: Marcílio

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo