• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [RELATO] Fazendo a diferença na vida de alguém
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[RELATO] Fazendo a diferença na vida de alguém
Offline Mercúrio
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
22-12-2015, 12:15 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-12-2015, 09:41 PM por Mercúrio.)
Saudações confrades, venho aqui tentar descrever um pouco da felicidade que julgo ser indescritível nesse momento, mas vou fazer esse esforço. Em maio deste ano, após ter saído de um emprego, fui convidado a dar aulas particulares para um garoto de 12 anos de idade, que havia repetido de série no ano passado e que tem dificuldades de concentração (o tal do TDAH).

A partir de então, todos os dias da semana eu ficaria 1 hora na casa dele para tentar ensiná-lo todas as disciplinas do currículo e aumentar suas notas. Foi uma loucura de certo modo, pois não tenho nenhuma qualificação para lecionar, mas como eu só fui ter dificuldades na escola no ensino médio, tenho um bom conhecimento da maioria das disciplinas, estava precisando de dinheiro e como ele morava perto, ou seja eu não me deslocaria muito e trabalharia poucas horas, eu aceitei.

No primeiro dia, percebi que ele tinha muita dificuldade com português, errava tudo o que você possa imaginar, não obedecia às minhas ordens e era muitas vezes mal educado, cada dia era uma batalha fazer ele prestar atenção nas explicações. Muitas vezes eu pensei em desistir, e você deve se perguntar porque não o fiz, simples, eu estava aprendendo muito com isso: aprendi a lidar com a personalidade desafiadora dele e a falar num tom em que fosse mais respeitável, colocando condições para que ele fizesse o que eu queria, uma forma de aplicar o que NA diz sobre as mulheres (grande parte do que ele diz pode ser estendido para pessoas que são subordinadas a você). Exemplo: “ Só irei embora quando você fizer todos esses exercícios”. Parece algo simples e bobo mas se falado de forma séria surte muito efeito.

Com o passar do tempo, fui aprendendo a lidar com ele, e no segundo bimestre as notas melhoraram, o que foi gratificante, mas no terceiro as notas caíram um pouco, e tivemos uma surpresa: ele tirou uma nota muito baixa em uma das disciplinas, caindo pela metade o rendimento, algo que me assustou muito, mas depois descobrimos que foi um erro da escola, que tirou alguns pontos dele por não ter computado uma avaliação. Ainda assim, essa nota e outras foram abaixo do esperado, e por alguns momentos pensei em desistir, achava que não conseguiria atingir o meu objetivo, que era fazer o aluno passar de ano, mas me sentiria mal em deixar na mão os pais dele, que confiavam em mim.

Sendo assim, continuei com o meu trabalho, mesmo o dinheiro não sendo grandes coisas eu sabia que tinha um dever a cumprir. Aumentamos o tempo de aula em alguns dias, principalmente nas disciplinas que ele estava com as notas baixas, e tivemos aulas em certos fins de semana também. Resultado: ele ficou de prova final em algumas disciplinas, o que já era esperado devido ao mau rendimento, mas ficamos satisfeitos por terem sido apenas nas disciplinas em que ele já estava mal, e mesmo assim se recuperou a ponto de precisar tirar menos de 5 em todas as 4 provas finais em que ficou.

Depois das últimas duas semanas de um intenso trabalho de revisão e muitos exercícios, veio a recompensa, algo que dinheiro nenhum no mundo pode pagar: o pai dele me ligou hoje mais cedo, emocionado, agradecendo por tudo eu fiz nos últimos oito meses, e que eu fui de grande importância para que ele conseguisse passar de ano. Assim, eu percebi que todo o sofrimento que passamos, todo tempo que tive que falar em um tom mais alto e me desgastar para que ele prestasse atenção e focasse nos estudos, tudo aquilo teve um significado muito maior do que eu poderia imaginar. Sim, meus amigos, eu fui tomado por uma felicidade genuína quando atentei ao fato de que, por todo aquele tempo, eu estava sendo útil para alguém e ajudando no desenvolvimento de um jovem. Felicidade essa que sinceramente não me lembro de ter sentido antes, nem mesmo quando passei no vestibular. Ele hoje está mais disciplinado, e a mudança mais notável foi na escrita: ele já não erra os absurdos de antes como trocar o /am/ por /ão/ no final dos verbos e, simplificando, já não escreve mais como fala.

Portanto, peço a você que está lendo essa frustrada tentativa de expressar emoções em palavras, que não fique se lamentando pelos cantos e busque fazer a diferença na vida de alguém, seja essa pessoa seu pai, sua mãe, irmão, tio, avó, vizinho, amigo, mendigo da porta da igreja, quem quer que seja, pois a verdadeira felicidade reside na caridade e no amor ao próximo, fazer as coisas do pelo simples prazer de ver o outro feliz. Não existe tal coisa como a “virtude do egoísmo”, o que fiz claro foi por dinheiro também, mas eu bem poderia ter largado tudo aquilo e ter buscado um emprego que me pagasse o triplo, mas eu sentia que tinha um dever a cumprir. Hoje eu vejo a recompensa de todo o trabalho desenvolvido e sempre que eu me sentir mal, vou ler esse texto e tentar resgatar um pouco do que sinto no exato momento em que escrevo esse texto. A felicidade não é continua, é momentânea e, nesse momento, eu posso dizer: sou feliz.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
22-12-2015, 07:56 PM
Antes de mais nada, parabéns ao confrade por ter desempenhado todo esse esforço na vida de um garoto, e ter colhido um resultado proveitoso como esse. É de altruísmo como esse que precisamos. Nem sempre o crescimento pessoal de um homem é recluso em atividades individualistas, fazer o bem, quando possível, é uma prática ainda prazerosa e que carrega virtudes importantes ao ser humano.

Pessoalmente, acho uma coisa ruim o homem se fechar em uma bolha por causa do Desenvolvimento Pessoal, focando apenas em resultados imediatistas, ególatras e egoístas. Entendo isso, como uma nova Matrix.
Ainda que o mundo seja uma merda, existem algumas atividades ainda prazerosas e que valem a pena, passíveis de trazer um grande aprendizado para o ser humano. Ajudar alguém, é sim um exemplo positivo.

Como um exemplo análogo do seu relato, cito o pessoal que gasta o seu tempo pessoal aqui no fórum, debatendo, até mesmo discutindo e aconselhando os outros, buscando o fim único de ajudar outros homens. É sim, uma oportunidade de fazer o bem e rentável espiritualmente.

Nem sempre ajudar é só meter a Real, como se na vida a Matrix fosse exclusivamente a resposta para tudo de ruim que acontece, podemos ajudar de outras formas e obter resultados fantásticos. O dinheiro manda trazer a felicidade, sem sombra de dúvidas, mas a satisfação pessoal dessas coisas simplistas não podem ser compradas ou vendidas.

Esperamos que esse garoto tome um novo rumo e desenvolva o gosto pelo estudo e aprendizado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tomazzino
Usuário Banido
*
Curtido: 0 vezes em 0 posts
22-12-2015, 08:06 PM
Parabéns cara, você é o cara!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
22-12-2015, 08:16 PM
Ótimo tópico sem aquela choradeira por causa de mulher. Tá foda de uns tempos pra cá. :rage

O tópico do confrade é sensacional!
Muito bom ler histórias e relatos como o seu. Certamente essa experiência foi gratificante e vc será outra pessoa daqui pra frente. Ainda mais quando fazemos realmente a diferença na vida de alguém. Qualquer sacrifício é válido quando o objetivo final é genuíno. Parabéns confrade!

Precisamos de mais pessoas assim no mundo, dispostas a se doar em favor do outro, sem olhar tanto o financeiro.
Parabéns confrade!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
22-12-2015, 08:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-12-2015, 09:22 PM por Monarca.)
Confrade, meus parabéns. Isso é uma postura honrosa. Você não fez porque esperava algo em troca, fez porque era o seu dever.

Essa sua atitude vai virar uma meta minha de desenvolvimento pessoal: "Fazer a diferença na vida de alguém".

Obrigado pelo exemplo. E parabéns.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eterno Aprendiz
Em caminhada...
**
Tópicos: 1
22-12-2015, 08:38 PM
Ultimamente estava acompanhando o Fórum apenas como visitante. Mas, fui compelido a fazer o login, "apenas", para te parabenizar pelo relato.

Muito bom ver relatos como esse. Com certeza valeu a pena todo o seu esforço empreendido para ajudar o garoto. Essa ajuda que você deu ao garoto, pode ter certeza, vale mais do que qualquer dinheiro no mundo. Mais uma vez, meus PARABÉNS!!

(22-12-2015, 07:56 PM)Basileus Basileon Escreveu: Como um exemplo análogo do seu relato, cito o pessoal que gasta o seu tempo pessoal aqui no fórum, debatendo, até mesmo discutindo e aconselhando os outros, buscando o fim único de ajudar outros homens. É sim, uma oportunidade de fazer o bem e rentável espiritualmente.

Também vou aproveitar a deixa do confrade Basileus Basileon e parabenizar aos demais confrades aqui do Fórum.

São centenas/milhares de confrades que temos aqui no Fórum e sempre fico impressionado com o nível de altruísmo que tem neste lugar. São confrades que gastam seu tempo e seus afazeres, com o único escopo: ajudar um outro homem. São confrades que não conheço, nunca vi e nem muito menos sei onde moram, mas que, apesar de "desconhecidos", ajudam muito mais do que muitos conhecidos/amigos.
Fórum do Búfalo, orgulho em pertencer.
A Real salva vidas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
22-12-2015, 09:17 PM
Parabéns Mercúrio. É ótimo ser recompensado pela dedicação, e você deve se sentir verdadeiramente gratificado por ter feito, pelo seu relato, a felicidade de 4 pessoas.

Continue assim , porque é de pessoas assim que o mundo precisa , pois são as que lubrificam as engrenagens da fé nos outros. Que esse fato se traduza no decorrer da sua vida em uma crença nas suas capacidades e continue , sempre, dando o melhor de si sempre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mercúrio
Búfalo
**
Curtido: 1 vezes em 1 posts
22-12-2015, 09:42 PM
Editei o tópico para corrigir alguns erros de escrita. No mais, obrigado pelas palavras confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
Tópicos: 5
Curtido: 3 vezes em 3 posts
22-12-2015, 10:17 PM
Muito bom! Parabéns, confrade.

Tenho certeza que os pais agora são gratos e no futuro o aluno também será. Alguns professores que não gostávamos há muito tempo atrás é o que hoje lembramos como aqueles que fizeram diferença.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
22-12-2015, 10:27 PM
Parabéns Confrade!

Temos que ser o exemplo para o futuro, num mundo cheio de futilidades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
22-12-2015, 10:32 PM
Cara, show de bola ler seu testemunho...

Vou até colocar como objetivo para 2016: fazer a diferença na vida de alguém.

Muito inspirador, confrade, parabéns!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline MILORD
Soberano!!!
**
Tópicos: 17
23-12-2015, 12:01 AM
(22-12-2015, 10:32 PM)Mr. Black Escreveu: Cara, show de bola ler seu testemunho...

Vou até colocar como objetivo para 2016: fazer a diferença na vida de alguém.

Muito inspirador, confrade, parabéns!!!

Tópico Edificante!
Boa ideia Mr.Black, colocando como meta tbm
A vida é uma piada, agora a decisão de rir ou não é totalmente sua!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Montini
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 10 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 22
23-12-2015, 01:15 AM
Amar ao próximo não é ser bonzinho. Amar ao próximo é ser justo.
Amar ao próximo não é fazer o trabalho para o outro. Amar ao próximo é sentar, analisar e ensinar como se faz.

Meus parabéns, confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
23-12-2015, 02:59 AM
Muito bom, Mércurio.

Ainda vai continuar ensinando ele?

Aproveita e filtra todo o esquerdismo lixo que ensinam..hehehe. Na maioria das vezes, é só estimular o cara a ler livros e revistas interessantes, principalmente a Veja e jornais como Estadão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
23-12-2015, 03:56 AM
Parabéns! Digno e não omitir conhecimento! Muito mais digno e quando passa conhecimento com dedicação. Antigamente pessoas tinham o dom de ensinar e paciência com transformações de pequenos aprendizes para grandes mestres. Hoje para algo mandam ao cursinho, para encher banana. A diferença vem ai!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
23-12-2015, 07:43 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-12-2015, 08:20 AM por Devoto.)
vc construiu carater em todos os sentidos. excelente!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
23-12-2015, 07:58 AM
Parabéns Mercúrio, grande exemplo cara! Relato extremamente edificante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
23-12-2015, 09:10 AM
Agora que eu li esse topico... Parabens Mercurio ! Edificante!!!

Sua Contribuição Social está em uma nota elevada...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
23-12-2015, 11:26 AM
Muito bom confrade, parabéns.

Eu tenho/tive o mesmo sentimento de gratidão quando vejo que os alunos para os quais eu dou aula numa escola de ensino não convencional, evoluem. Eles tem a mesma faixa etária do seu aluno ae e é muito gratificante. Ver a evolução dos meus alunos da academia é fantástico também. Essa é a felicidade genuína, mas como vc demostrou bem, para atingi-la precisamos empenhar muito tempo e trabalho.

Edificante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
23-12-2015, 11:29 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-12-2015, 11:31 AM por Mandrake.)
Herculles, isso lembra o filme Coach Carter...

[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Stress, insônia, fase complicada da vida. Alguém pode orientar? DiCaprio 18 3,889 18-05-2015, 11:22 AM
Última Mensagem: Josey Wales
  A diferença entre estima e respeito! OFrancês 0 1,218 20-01-2014, 03:22 AM
Última Mensagem: OFrancês
  Barão fazendo escola: Novo blog sovina lifestyle Mandrake 6 2,417 14-05-2013, 09:54 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo