• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Reflexão: não seja um profissional manjarrola.
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Reflexão: não seja um profissional manjarrola.
Offline Loki
Kneel before me!!!
Tópicos: 18
Curtido: 81 vezes em 51 posts
Posts que curtiu: 3
14-10-2015, 08:09 AM
Pra quem não é familiarizado com o termo, assista primeiro antes de ler o resto:

Após assistir o vídeo, eis o que você deve tirar dele.

Faça seu trabalho, sem se preocupar em observar a vida dos demais que trabalham ao seu lado.

Faça o seu e faça mais do que o mínimo, aliás, faça o melhor que puder.

Sei que sempre é possível que o QI (quem indica) te desfavoreça no momento de uma promoção, mas não pense que essa é a regra.

A regra no ambiente dos negócios é que os mais produtivos, são aqueles que são sempre promovidos, que são melhores remunerados, que chegam primeiro ao trabalho e que saem por último em relação aos demais.

Mas os manjarolas ficam inertes, fazendo apenas o minimo para o qual são pagos e ficam chamando os produtivos de "puxa sacos", quando na verdade, a maioria desses são os caras que estão vestindo a camisa da empresa e por isso costumam ser primeiramente lembrados na hora do pagamento/promoções.

E se a empresa que você trabalha não observa isso, mude de empresa, ora porra.

Vais ganhar o que manjando a rola do seu colega de trabalho?

Enquanto você fica destilando veneno na forma de inveja, ele está vencendo na vida.

Lembrem-se disso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
14-10-2015, 12:50 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2015, 01:39 PM por Daredevil.)
(14-10-2015, 08:09 AM)Loki Escreveu: Pra quem não é familiarizado com o termo, assista primeiro antes de ler o resto:

Após assistir o vídeo, eis o que você deve tirar dele.

Faça seu trabalho, sem se preocupar em observar a vida dos demais que trabalham ao seu lado.

Faça o seu e faça mais do que o mínimo, aliás, faça o melhor que puder.

Sei que sempre é possível que o QI (quem indica) te desfavoreça no momento de uma promoção, mas não pense que essa é a regra.

A regra no ambiente dos negócios é que os mais produtivos, são aqueles que são sempre promovidos, que são melhores remunerados, que chegam primeiro ao trabalho e que saem por último em relação aos demais.

Mas os manjarolas ficam inertes, fazendo apenas o minimo para o qual são pagos e ficam chamando os produtivos de "puxa sacos", quando na verdade, a maioria desses são os caras que estão vestindo a camisa da empresa e por isso costumam ser primeiramente lembrados na hora do pagamento/promoções.

E se a empresa que você trabalha não observa isso, mude de empresa, ora porra.

Vais ganhar o que manjando a rola do seu colega de trabalho?

Enquanto você fica destilando veneno na forma de inveja, ele está vencendo na vida.

Lembrem-se disso.

Só discordo da parte em negrito, não é bem assim que as coisas funcionam na realidade. Mas de regra é o seguinte, faça aquilo que é pago pra fazer, preze pelo bom relacionamento no ambiente de trabalho e não fique dando ouvidos aos que só ficam reclamando e falando da vida alheia, faça sua parte!

Produzir para os outros nem sempre traz o retorno desejado, o ideal é aproveitar essa experiência, investir em especialização e produzir para si mesmo, pois o mínimo que você deve fazer é acreditar na sua competência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo Cego
Desenrugador de pele
**
Tópicos: 15
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
14-10-2015, 12:58 PM
Isso é utopia.
"olha a cara da mulher, peitão, rabetão, mo canetão, gostosa pra caralho, tatuagem no braço, piercing no no nariz, piercing de buffalo é isso ai brother ta escrito na cara dela vagabunda",

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo Cego
Desenrugador de pele
**
Tópicos: 15
14-10-2015, 01:03 PM
O foco do ambiente de trabalho se perdeu durante os anos. Tem lugares que o chefe necessita mais que você fale o que ele quer ouvir do que o próprio trabalho em si.
"olha a cara da mulher, peitão, rabetão, mo canetão, gostosa pra caralho, tatuagem no braço, piercing no no nariz, piercing de buffalo é isso ai brother ta escrito na cara dela vagabunda",

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
14-10-2015, 01:13 PM
Ja fui nessa de ser produtivo, só se desgasta pra receber a mesma merda que os vagabas, faco o que tem que fazer e ja era

Pode ser promovido mas eu ja nao penso mais nisso nao, fico na paz so assistindo a zuera
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo_Maior
Búfalo
**
Tópicos: 3
14-10-2015, 01:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2015, 01:24 PM por Galo_Maior.)
(14-10-2015, 01:13 PM)Peter Grifen Escreveu: Ja fui nessa de ser produtivo, só se desgasta pra receber a mesma merda que os vagabas, faco o que tem que fazer e ja era

Pode ser promovido mas eu ja nao penso mais nisso nao, fico na paz so assistindo a zuera

Infelizmente o QI te derruba muitas vezes no mundo corporativo. E nem sempre os melhores são os mais valorizados.

O certo é você pegar o que te pagam, fazer um bom trabalho e, principalmente, reinvestir em VOCÊ!. Fazer cursos pra melhorar a parte técnica e interpessoal e estar sempre de olho no mercado. Se você é realmente bom e não te valorizam onde você está, pode ter certeza que uma hora o mercado te leva pra algo melhor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
14-10-2015, 02:02 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2015, 02:06 PM por Gilgamesh.)
Loki, meio certo. Poucas, pouquíssimas empresas mesmo, no Brasil são meritocráticas. A tendência é o cara que trabalha ser mantido no posto, pra continuar trabalhando. E o puxa saco orbitar levels mais próximos da cadeia de comando. Isso com pouquíssimas exceções.

Fico com o grifo do Galo Maior.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
14-10-2015, 02:06 PM
No mundo ideal talvez, no mundo real o mais esforçado será tão valorizado quanto qualquer outro.

Trazer bombons pro chefe hoje em dia é mais eficaz do que trabalhar mais/melhor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo_Maior
Búfalo
**
14-10-2015, 02:52 PM
(14-10-2015, 02:06 PM)Tim Laflour Escreveu: Trazer bombons pro chefe hoje em dia é mais eficaz do que trabalhar mais/melhor.

Já ouviu aquele ditado: "O pau do chefe é o corrimão pro sucesso" ?

Atualmente você vê isso acontecer na prática, principalmente com mulheres bonitas. Elas não necessariamente fazem o teste do sofá, mas o que tem de mulher incompetente contratada em detrimento de homens e mulheres mais competentes não tá escrito no gibi.
Tudo porque o chefe quer ver um rostinho bonito e agradável todo dia.

O certo é se acostumar e se desenvolver até quem sabe chegar no nível ou acima do seu atual chefe (sim, eu já vi gente saindo da empresa e voltando um degrau acima do seu ex-chefe. Mas também já vi cafa que só contratava mulher ser promovido à VP).

O mundo corporativo é uma selva tal qual o mundo lá fora. Tudo pode acontecer. Assim como o homem aumenta seu poder de barganha aos 30 anos, o profissional que está sempre buscando se desenvolver e empreender automaticamente aumenta, um pouquinho por dia, seu poder barganha. Já aqueles que não se sujeitam a puxar saco, mas só ficam reclamando "pô meu, puta mundo injusto meu" dificilmente vão chegar a algum lugar mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
14-10-2015, 03:01 PM
(14-10-2015, 02:52 PM)Galo_Maior Escreveu:
(14-10-2015, 02:06 PM)Tim Laflour Escreveu: Trazer bombons pro chefe hoje em dia é mais eficaz do que trabalhar mais/melhor.

Já ouviu aquele ditado: "O pau do chefe é o corrimão pro sucesso" ?

Atualmente você vê isso acontecer na prática, principalmente com mulheres bonitas. Elas não necessariamente fazem o teste do sofá, mas o que tem de mulher incompetente contratada em detrimento de homens e mulheres mais competentes não tá escrito no gibi.
Tudo porque o chefe quer ver um rostinho bonito e agradável todo dia.

O certo é se acostumar e se desenvolver até quem sabe chegar no nível ou acima do seu atual chefe (sim, eu já vi gente saindo da empresa e voltando um degrau acima do seu ex-chefe. Mas também já vi cafa que só contratava mulher ser promovido à VP).

A empresa é dele, e ele faz o quiser.

Mas o mercado tem vida própria e não dá a mínima para gostos ou preferências pessoais.

Vide o que aconteceu com a Nokia quando se deparou com mentes geniais como Steven Jobs.

No mais, resta fazer o que recomendastes:

(14-10-2015, 01:23 PM)Galo_Maior Escreveu: O certo é você pegar o que te pagam, fazer um bom trabalho e, principalmente, reinvestir em VOCÊ!. Fazer cursos pra melhorar a parte técnica e interpessoal e estar sempre de olho no mercado. Se você é realmente bom e não te valorizam onde você está, pode ter certeza que uma hora o mercado te leva pra algo melhor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
14-10-2015, 05:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2015, 07:47 PM por cabraman.)
As vezes penso que esses caras moram no pais das maravilhas...

Basta um pouco de pó de pirlim-pim-pim e tudo fica lindo.

No mundo real mais de 80% das vagas ficam com o amiguinho do "chefe" o sujeito baba-ovo que é sempre agradável aos olhos da chefia.

O cabra que trabalha redondo, trabalha por dois ou três, não é promovido, pensem como patrão caralho.

Porque eu vou modificar uma peça que está funcionando bem?

Pra isso acontecer ele tem que provar ser melhor no novo cargo antes de assumi-lo e quem vai dar chance pro azar e treinar o substituto hoje em dia?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Paradigma
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 2 vezes em 2 posts
14-10-2015, 06:44 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2015, 07:07 PM por Paradigma.)
Cabra tocou num ponto interessante.

Bem vou deixar um pequeno texto abaixo.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é o de achar que o bom desempenho - as conquistas no trabalho - é o suficiente para adquirir poder e impedir as dificuldades organizacionais. Se for criar uma trilha em direção ao poder, você precisa esquecer a ideia de que desempenho por si só é suficiente.

Além de não garantir uma promoção, o excelente desempenho no trabalho pode até prejudicá-lo. Veja o caso de Phill. Jovem executivo talentoso, que trabalhava em uma grande instituição financeira, Phill conseguiu de forma excepcional, criar projetos complexos de implementação de tecnologia da informação, dentro do cronograma ou antes do previsto e abaixo do orçamento. Seu chefe, um alto executivo no banco, lucrou enormemente com tal desempenho.

Ele estava disposto a recompensar Phill financeiramente, mas quando este perguntou a respeito da amplicação de sua experiência através da mobilidade em direção a outras posições no banco, a resposta foi imediata: "Não deixarei você ir, porque você é bom demais no trabalho que está exercendo para mim." E embora o chefe de Phill estivesse bastante disposto a expandir o escopo de responsabilidade de Phill para implementação de TI em sua divisão, ficou completamente relutante em fazer qualquer coisa que chamasse a atenção dos outros em relação a Phill e, assim, arriscar perdê-lo.

Portanto, um excelente desempenho no trabalho por si só é insuficiente e pode não ser necessário, mesmo para obter e manter posições de poder. Você precisa ser notado, influenciar as dimensões usadas para medir suas realizações e, principalmente se certificar de que é eficaz no gerenciamento daqueles que estão no poder - o que requer a capacidade de reforçar o ego daqueles acima de você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
14-10-2015, 07:03 PM
Já tinha essa visão. Os empresários não acham lucrativo diminuir o desempenho da máquina dando um cargo maior pra alguém que se destaca pela aptidão técnica, além de ter que investir no treinamento de outro profissional que pode não ser melhor na função, ainda corre o risco do promovido não ser bom na atividade destinada que diz respeito ao cargo maior na hierárquia da empresa. Se eu fosse empresário com certeza não seguiria esse rumo, pois não considero dos melhores, mas a maioria é assim, então dizer que esforço no trabalho leva a promoção está fora de questão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Paradigma
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 2 vezes em 2 posts
14-10-2015, 07:15 PM
Apenas esforço e desempenho acho insuficiente. Melhor ter um bom relacionamento com seus superiores e ser mais achegado a eles.

É bem mais provavel que eles te promovam assim. Afinal quem nunca conheceu um colega (ou puxa saco) do chefe sendo promovido ao invés do mais dedicado?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
14-10-2015, 07:24 PM
Se for mulher, usam a buça, se for cabra vão fazer churrasco pro chefe no domingo pela manhã, conheço gente que empresta até a mulher por uma promoção.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo_Maior
Búfalo
**
15-10-2015, 05:02 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-10-2015, 05:03 PM por Galo_Maior.)
(14-10-2015, 05:58 PM)cabraman Escreveu: O cabra que trabalha redondo, trabalha por dois ou três, não é promovido, pensem como patrão caralho.

Pra isso acontecer ele tem que provar ser melhor no novo cargo antes de assumi-lo e quem vai dar chance pro azar e treinar o substituto hoje em dia?

É aí que o bom funcionário usa poder de barganha:

"Você me paga X e meu cargo é Y aqui. O seu concorrente me ofereceu 1,2 X e um cargo Y + 1. E aí, vai cobrir a proposta ou já posso arrumar minhas coisas? "
Claro que não nesse tom hehehe. Mas mais ou menos assim.

Se o patrão tiver condições financeiras e uma vaga aberta ele não vai ser burro de não te promover. Porque se você sair, em vez de contratar e treinar um, ele vai ter que contratar dois e treinar ambos.

Por isso eu digo que relacionamento é tão importante dentro quanto fora da empresa. Se você tem networking e é competente, não há nada que te segure.

E não tem dessa de vestir a camisa da empresa. Você veste enquanto ela veste a sua. Se começar com graça é tchau e bença
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
15-10-2015, 05:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-10-2015, 05:25 PM por thothenki.)
Uma dica.

Comece a se intrometer na função que deseja, disponibilizando ajuda ou dando sugestões.

Se as coisas derem certo, dê mais algumas dicas, pare, volte a se intrometer. Faça os outros e a empresa criarem dependência em relação a você e seus conhecimentos. Aí está a estratégia pra ser promovido, oportunismo e cara de pau.

Isso vale pra quem queira trocar de emprego também.

Pior idiotice é o tal do "vestir a camisa da empresa" hoje em dia. Principalmente se você não tem contato ou maior aproximação com superiores. Se você é um mero zé ruela dentro da empresa ou um subalterno dos mais lixos na hierarquia da empresa esse negócio de "vestir a camisa" vai servir pra filho da puta empurrar o serviço que eles não querem fazer ou te explorarem ao máximo acreditando que você é o idiotão gente boa e faz tudo.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
15-10-2015, 05:24 PM
(15-10-2015, 05:02 PM)Galo_Maior Escreveu:
(14-10-2015, 05:58 PM)cabraman Escreveu: O cabra que trabalha redondo, trabalha por dois ou três, não é promovido, pensem como patrão caralho.

É aí que o bom funcionário usa poder de barganha:

"Você me paga X e meu cargo é Y aqui. O seu concorrente me ofereceu 1,2 X e um cargo Y + 1. E aí, vai cobrir a proposta ou já posso arrumar minhas coisas? "
Claro que não nesse tom hehehe. Mas mais ou menos assim.

Se o patrão tiver condições financeiras e uma vaga aberta - e for realmente alguém sério que valoriza as competências e não apadrinhamento/ conchavo/ não seja mangina - ele não vai ser burro de não te promover. Porque se você sair, em vez de contratar e treinar um, ele vai ter que contratar dois e treinar ambos.

Se você for o fodão, sim. Agora, se for só mais um funcionário que tá ocupando espaço, você vai arrumar as suas coisas mas é pra rua! rs

Por isso eu digo que relacionamento é tão importante dentro quanto fora da empresa. Se você tem networking e é competente, não há nada que te segure.

E não tem dessa de vestir a camisa da empresa. Você veste enquanto ela veste a sua. Se começar com graça é tchau e bença

Comigo foi assim enquanto eu trabalhei no Bradesco. Nos 5 anos que passei lá DUVIDO que meu gerente ou algum cliente (tirando aqueles que ficavam pedindo pra eu dar "jeitinho") tenha algo a reclamar sobre mim. Vesti a camisa da empresa enquanto me convinha. Apesar de ser uma empresa privada, os conchavos e apadrinhamentos mandavam e não a competência individual, enquanto isso eu ia fazendo minha cama para pular fora dali.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
15-10-2015, 09:36 PM
(15-10-2015, 05:23 PM)thothenki Escreveu: Uma dica.

Comece a se intrometer na função que deseja, disponibilizando ajuda ou dando sugestões.

Se as coisas derem certo, dê mais algumas dicas, pare, volte a se intrometer. Faça os outros e a empresa criarem dependência em relação a você e seus conhecimentos. Aí está a estratégia pra ser promovido, oportunismo e cara de pau.

Isso vale pra quem queira trocar de emprego também.

Pior idiotice é o tal do "vestir a camisa da empresa" hoje em dia. Principalmente se você não tem contato ou maior aproximação com superiores. Se você é um mero zé ruela dentro da empresa ou um subalterno dos mais lixos na hierarquia da empresa esse negócio de "vestir a camisa" vai servir pra filho da puta empurrar o serviço que eles não querem fazer ou te explorarem ao máximo acreditando que você é o idiotão gente boa e faz tudo.

Cara eu vejo isso direto e o pessoal nem percebe que esse vestir a camisa é uma bobagem sem tamanho.

thothenki Escreveu:Se as coisas derem certo, dê mais algumas dicas, pare, volte a se intrometer. Faça os outros e a empresa criarem dependência em relação a você e seus conhecimentos. Aí está a estratégia pra ser promovido, oportunismo e cara de pau.

"If you're good in something, never... do it for free!"
Joker, Batman - The Dark Knight
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
15-10-2015, 10:19 PM
Hoje nos setores privados e públicos meros seres desgraçados humanos se entendiam e se acham o dono do mundo. Com a crise o assedio moral cresceu quase 100% atraves de bostas que ainda sentam na cadeira e por falta de humildade crescem naqueles que precisam do trabalho. exemplo um pai de família que tem que segurar a todo custo um subemprego pra sustentar a familia porque se faltar dinheiro a fêmea sera a primeira a abandona-lo e entrar na justiça contra o pobre coitado. o que esta acima deste pai de família pra sentir um desgraçado maior, mina o cara através de assedio moral ameaçando com demissão colocando a crise como ponto forte da ameaça, em setores públicos e pior ainda por ter que aturar sem meras esperanças de crescimento o superior. Por isso que o casamento e alicerce total de destruição talvez, porque o macho se ve obrigado a ganhar os tapas na cara obrigatoriamente de qualquer um pra sustentar os mimi de fêmea e outras, fora quando o superior e uma fêmea acima do macho ai que o assedio moral e maior ainda pois as humilhações redobram em ambientes hostis e podres de empresas e setores publicos, hoje atualmente cresce no Ministério publico do trabalho grandes volumes de processos trabalhistas, por causa dos assedio moral, ao menos isso acontece, hoje a melhor coisa se o cara puder e virar o propio patrão e nunca arrumar casamento, porque se arrumar tem que se virar no colo dos outros, ja vi muitas situações o cara ganhar o dedo na cara e um se fuder, e um, a porta da rua e a serventia da casa , por medo e saber que se perder o sub emprego vai ter mais dor de cabeça com o casamento porque as contas chegam, as fralda do boneco, os mimi da esposinha tem que esta em dia, se não a justiça cega lhe fode a bunda. Setor publico quase a mesma coisa mas se tu não e casado, mande um salve pro canalha e peça transferência pra outro lugar. Se e o propio patrão nem que seja pra vender bala no sinal , mas que não tem nenhum desgraçado ou desgraça de casamento e fêmea lhe ameaçando a vida. e o sossego.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [REFLEXÃO] Workaholic – O homem escravizado, doente e atolado na Matrix Profissional Mandrake 0 1,153 04-02-2016, 12:08 AM
Última Mensagem: user
  Seja um profissional honrado e não um vagabundo ingrato Búfalo 4 1,831 13-11-2015, 04:30 PM
Última Mensagem: Daredevil
  Não seja o reclamão! Tyler Durden 4 1,692 17-01-2015, 05:57 PM
Última Mensagem: cabraman
  [Reflexão] Não tenha medo seja homem. AndreSantos 0 1,223 12-03-2014, 04:19 AM
Última Mensagem: AndreSantos
  Seja previdente. Solomon 0 1,060 19-09-2013, 10:26 AM
Última Mensagem: Solomon

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo