20-06-2015, 07:59 AM
Artigo original: The importance of a father
Nota: O artigo está repleto de links, mas o layout/tema do fórum os "camuflam".
Pequena pausa, meus comentários: É claro, porra! Geralmente quem tem a profissão mais produtiva/importante da família é o pai, não a mãe. Faltou pai = faltou dinheiro/provimento.
Segue o trecho.
Meus comentários: Me senti obrigado a grifar esta última frase. Isso só mostra o quanto uma mulher - por mais que tente - não consegue por rédeas adequadamente nas crianças. Notem bem: até um pai solteiro aplica mais controle sobre os filhos.
Isso me faz lembrar de um pequena história. Eu estava no transporte coletivo - infelizmente estava sem meus fones de ouvido - e uma mulher bem jovem, conversando com uma amiga, me solta essa: "Ai, Fulana! A direção da creche me chamou pra conversar, o Juninho agrediu um coleguinha de sala! Não sei mais o que eu faço!".
Sigamos.
A conclusão do artigo já fechou tudo, mas só queria sintetizar: se for pra fazer um filho, cuide bem. Do contrário você vai estar apenas CONTRIBUINDO pra merda atual que é nossa sociedade.
Nota: O artigo está repleto de links, mas o layout/tema do fórum os "camuflam".
Citar:A importância de ter um pai (segundo a ciência)
Em 1960, 10% das crianças eram criadas em lares com ausência paterna.
Hoje, são 40%.
Há muitas razões que influenciam essa estatística. O clichê do "homem que bate na mulher e foge de casa pra nunca mais voltar" pode sim, ainda, ser uma dessas razões.
Mas, às vezes, o motivo pode não ser esse. Pode ser que uma ex-mulher tenha feito pedido de custódia dos filhos na justiça, tendo 80% de chance ganhar a causa.
Há também um número crescente de mulheres - que por numerosos motivos não podem ou não querem criar seus filhos ao lado de um companheiro - que estão optando intencionalmente por se tornarem mães solteiras.
Parece que cada vez mais e mais pessoas estão aceitando a ideia de que um pai é uma pessoa opcional e que uma mãe solteira consegue desempenhar com excelência todas as funções familiares. Mais da metade dos filhos da Geração Y são de mães que não se casaram, um aumento significativo se os números forem comparardos com os das gerações anteriores (incluindo a Geração X).
Crianças criadas junto com o pai têm menos chances de viver na pobreza
Estatísticas indicam que filhos criados em um lar onde falta o pai estão propensas a ter uma vida mais pobre. De acordo com o Censo estadunidense, 44% das crianças criadas por mães solteiras vivem na faixa da pobreza, enquanto que apenas 12% das crianças que possuem um pai e mãe casados são pobres.
Pequena pausa, meus comentários: É claro, porra! Geralmente quem tem a profissão mais produtiva/importante da família é o pai, não a mãe. Faltou pai = faltou dinheiro/provimento.
Segue o trecho.
Citar:O Departamento de Saúde dos EUA também reportou um estatística semelhante que correlaciona a falta de um pai com a pobreza. Num relatório de 2012, foi constatado que 47.6% das crianças que viviam em casas chefiadas por uma mulher (e sem o pai presente) viviam na faixa da pobreza, mais de 4 vezes a taxa de pobreza dos lares com configuração casamento pai-mãe.
The U.S. Department of Health has reported similar statistics that connect absent fathers with poverty. In a 2012 report, they found that children living in female-headed households with no spouse present had a poverty rate of 47.6%, over 4 times the rate of married-couple families.
Crianças que têm pai vão melhor na escola
Um estudo de 2001 do Departamento de Educação mostra que alunos cujos o pai participava ativamente da vida educacional tinha 43% mais chances de tirar nota 10. Esta estatística se comprovou tanto com os pais biológicos como também nos casos de paternidade não biológica (padrastos), e também nos casos onde o pai era solteiro e chefiava a família.
Meus comentários: Me senti obrigado a grifar esta última frase. Isso só mostra o quanto uma mulher - por mais que tente - não consegue por rédeas adequadamente nas crianças. Notem bem: até um pai solteiro aplica mais controle sobre os filhos.
Isso me faz lembrar de um pequena história. Eu estava no transporte coletivo - infelizmente estava sem meus fones de ouvido - e uma mulher bem jovem, conversando com uma amiga, me solta essa: "Ai, Fulana! A direção da creche me chamou pra conversar, o Juninho agrediu um coleguinha de sala! Não sei mais o que eu faço!".
Sigamos.
Citar:De modo converso, alunos sem pai tinham o dobro de chance de repetir o ano.
O uma preocupação que muitos educadores têm a respeito dos alunos é que geralmente os meninos não se interessam muito pela leitura. Mas até nesse quesito o pai do garoto pode ajudar. Um estudo indica que quando o pai do menino lê junto com ele, recreativamente, esse aluno tende a ler mais e tirar melhores notas do que aqueles alunos cujo pai dispende pouco ou nenhum tempo na leitura recreativa.
Crianças criadas sem o pai estão mais propensas a cometer algum crime futuramente
Jovens crescidos em lares sem pai têm uma chance significantemente maior de cumprir uma sentença judicial. Essa premissa se mantêm verdadeira até mesmo se as estatísticas forem filtradas pelo nível financeiro da família. Jovens que nunca tiveram a presença do pai são os que têm maior chance de cometer crimes.
O Departamento de Justiça entrevistou 7000 detentos em 2002 e descobriu que 39% viviam com a mãe solteira antes de serem encarcerados. Em um estudo similar, feito com pouco menos de mulheres 14000 detentas, mais da metade foram criadas por mãe solteira.
Crianças criadas junto com o pai têm menos chances de usar drogas e abusar do álcool
Um relatório no Journal of Marriage and Family mostrou que, mesmo filtrando os dados de acordo com o contexto da comunidade (bairros +/- violentos etc.), há significativamente um consumo maior de drogas por parte de jovens que foram criados em lares sem pai.
Em um outro estudo com 228 garotos, aqueles criados por mães solteiras demonstraram maior consumo de álcool/fumo e maior taxas de delinquência agressão quando comparados àqueles criados por pai + mãe.
Crianças criadas sem o pai estão propensas a iniciar as atividades sexuais precocemente
Um estudo recente mostra que o pai tem o dobro de influência na hora de reprimir o sexo dos filhos adolescentes.
Outro estudo que entrevistou adolescentes nos EUA e na Nova Zelândia indica que crianças criadas sem a presença do pai tinham o dobro de chance de praticarem atividades sexuais precocemente e 7 vezes mais chances de engravidarem durante a adolescência.
Crianças criadas sem o pai têm mais chances de serem obesas
Crianças vindas de lares sem pai correm um maior risco de se tornarem obesas e sofrerem riscos de saúde por excesso de peso.
Isso não significa que apenas por que o pai está ao lado a criança será saudável, porém estudos indicam que o pai tem a maior influência no desenvolvimento físico e no peso das crianças.
Em um desses estudos, foi descoberto que a porcentagem de gordura do pai, e não da mãe, era um grande indicador do futuro ganho de peso das filhas do casal.
Outro estudo mostra que (mais uma vez) o índice de massa corpórea do pai está diretamente relacionado ao nível de atividades físicas que o filho pratica.
Crianças criadas com o pai recebem mais roughhousing
Estudos feitos em diversas culturas mostram que uma coisa em comum que todos os pais no mundo têm é que eles brincam mais com os filhos que as mães. Como foi mostrado neste artigo, o roughhousing ajuda no desenvolvimento moral, social e na inteligência da criança.
Crianças criadas com o pai têm um vocabulário maior
Quando o assunto é o desenvolvimento verbal da criança, a crença popular é de que a mãe é quem tem maior influência sobre a criança, afinal, é a mãe que passa a maior parte do tempo com os filhos e as mulheres em geral conversam mais que os homens.
De acordo com Paul Raeburn, em seu livro Do Fathers Matter?, uma pesquisa recente sugere que é tão ou mais importante no desenvolvimento na fluência verbal dos filhos. O professor Lynne Vernon-Feagans conduziu um estudo a fim de medir a influência dos pais no desenvolvimento verbal de crianças na primeira infância. O resultado, que surpreende, sugere que os pais, e não as mães, têm maior influência nesse aspecto.
A hipótese de Vernon-Feagans para esse resultado é de que, como os pais passam menos tempo com seus filhos, eles não têm muita preocupação em fazer a criança aprender a falar "papai" ou "mamãe" ou "vovó". Em vez disso, eles falam coisas mais diversificadas para a criança, o que pode ajudá-las a ter um maior desenvolvimento verbal e aprender coisas novas.
Crianças criadas com o pai têm mais chances de encarar riscos
Enquanto as mães tendem a focar na segurança e no bem-estar da prole, os pais têm uma tendência maior de fazerem os filhos se arriscarem e pensar/agir independentemente, e isso, mais tarde, trará grandes benefícios quando forem adultos. O professor Brad Wilcox, pesquisador de assuntos sobre família e casamentos, explica que pesquisadores descobriram que os pais têm maior influência para encorajar os filhos a falar com estranhos, aceitar desafios e pensar independentemente.
While mothers tend to focus on their child’s safety and well-being, dads are more likely to encourage risk and independent thinking in their children which will benefit them well into adulthood. As family and marriage researcher Professor Brad Wilcox has noted, researchers have found that dads are more likely than moms to encourage their kids to talk to strangers, take on challenges, and to think for themselves.
O Estudo de Grant, de longe o maior estudo feito a respeito da vida masculina, descobriu que o pai de um homem têm influências exclusivas (isto é, influências que a mãe não exerce) na vida do filho. Pais que criaram seus filhos adequadamente fizeram seus filhos:
- Terem uma maior capacidade para brincar;
- Aproveitarem melhor as férias;
- Terem maior chance de usar o humor como ferramenta social;
- Se adaptarem melhor e se sentirem felizes com a vida após a aposentadoria;
- Terem menos ansiedade e serem menos afetados em situações de estresse.
Conversamente, "não foram os homens com más influências maternas, mas os homens com más influências paternas que, ao longo de suas vidas, tiveram maior tendências para desenvolver matrimônios insatisfatórios". Homens que careceram de uma boa relação com o pai também possuíam "mais chance de se classificarem eles mesmos como pessimistas e de terem problemas na aproximação com pessoas".
Se ficou alguma dúvida, os pais têm importância sim, e muita: a relação de homem com o seu pai pôde, com um grau significante de precisão, prever o grau de satisfação sobre a vida quando esse homem chegasse aos 75 anos de idade - "uma variável que não está nem um pouco associada com a relação maternal".
Conclusão
Eu sei que as vezes ser pai pode parecer uma tarefa árdua e desencorajante. Talvez você ache que você não tem muita influência sobre os filhos. Eu espero que todos esses estudos apontados tenham mostrado a você que a situação é precisamente contrária. Sua função como pai é imensamente importante. Por isso, tente ser o melhor pai que puder. "Estar lá" não é o bastante. Leia com seus filhos. Se envolva na vida escolar deles. Brinque bastante. Encoraje-os a enfrentar riscos. Pratique atividades físicas. Essas pequenas coisas trazem retornos imensos para o bem-estar e para toda a vida das crianças.
Se você é pai, mas não participou muito da vida do seu filho, por qualquer que seja a razão, eu te desafio a dar um passo atrás e tentar novamente. Não vai ser fácil, nem sempre vai ser legal, mas é sua responsabilidade, e ser um homem é cumprir com seus compromissos.
Se você é mãe solteira, não por opção, estes estudos podem parecer desencorajadores. Mas, em vez de desanimar, considere-os como um incentivo para que seu filho tenha bons mentores masculinos - podem ser tios, irmãos, treinadores do time de futebol etc.
Se você está passando por um divórcio, saiba que querer os filhos a maior parte do tempo é uma coisa normal, mas se seu marido é uma boa pessoa (falando de modo objetivo, e não considerando sua visão de ex-esposa), é muito importante, para o bem dos seus filhos, que o tempo de custódia seja igual para ambos.
Pais: vocês podem exercer um grande impacto no mundo. Não subestimem a influência que vocês têm na vida de seus filhos.
A conclusão do artigo já fechou tudo, mas só queria sintetizar: se for pra fazer um filho, cuide bem. Do contrário você vai estar apenas CONTRIBUINDO pra merda atual que é nossa sociedade.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.Steven Pinker - The Blank Slate