• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Problemas familiares e provável “calote” - o que fazer?
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Problemas familiares e provável “calote” - o que fazer?
Offline Light Workaholick
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
22-06-2015, 12:24 AM
Confrades,

Tenho família (mulher + 2 filhos) e meus rendimentos – “fecham” no final do mês sem nenhuma folga, especialmente neste ano terrível de 2015, onde tudo aumentou e o meu salário diminui.

Meu pai me pediu R$ 3.000,00 emprestados dia 30/04 e prometeu devolver dia 15/06. Na hora, eu avisei que não tinha como dispor desse dinheiro, que teria que tirar do cheque especial (pagando juros) e que precisaria do $$ pra pagar a escola dos filhos, que vence todo dia 20. Ele disse que não tinha problema, não, que ele pessoalmente garantiria a devolução e que era pra uma situação extraordinária pra cobrir um cheque que não poderia ser devolvido e que ele receberia uns aluguéis de uns imóveis dia 15 e me devolveria com certeza, etc...Dodgy

É difícil admitir isso, mas meu pai sempre foi um grandessíssimo FDP. Ficou casado com minha mãe somente por 1,5 anos, quando eu nasci. Ele sempre teve dezenas de outras mulheres e trocou minha mãe por outra mulher de outra cidade, sumiu e nunca mais deu notícias. Nunca me ajudou em nada, e somente o conheci com 15 anos de idade. Ele nunca se preocupou com nada nesse período.:taserto

Nunca moramos nem no mesmo estado. Só o vejo ocasionalmente uma vez por ano, e como nunca convivi com ele, não o tenho como referência de pai. Apenas respeito educadamente pelo “cargo” de pai, se é que se pode chamar assim.

Quando ele me pediu esse $$ emprestado, na hora tomei como um teste de caráter. Iria ver se ele merece o respeito que tento dar pra ele, independentemente dele ter se lixado pra mim quando pequeno. Mas, claro, não queria perder o $$, que não tá nada fácil jogar R$ 3.000,00 no lixo, nesses dias de hoje. Pensei na hora que eu NUNCA pediria $$ a um filho – somente se fosse um caso de vida ou morte. E ainda mais a um filho que ele nunca deu nada em troca, nem comida, nem teto, nem roupa, nem educação... nada. ZERO.

O negócio é que hj fui ao banco e nada de devolução. Amanhã é dia 23, e tenho um grande pressentimento que nada vai acontecer. Ele vai mesmo me dar o calote nesse $$. Passei uma mensagem pra eles (pai e madrasta) solicitando a devolução pra pagar a escola dos netos dele, mas nem responderam nada.

Fico pensando: pq não pediram o $$ aos outros 03 filhos que eles tiveram juntos? Os filhos que receberam tudo o que eu não recebi dele (comida, teto, roupa, educação...etc)? Será que é pq comigo podem dar o calote, mas nos filhos dele não?

Ah, e eles compraram uma Montana semi-nova recentemente e deram de presente para o “irmão” mais novo (22 anos). Quem tá dando carro de presente não precisa pedir R$ 3.000,00 emprestado pra filho, não é?Dodgy

Como vcs acham que eu devo me portar em relação ao meu “pai”, se o calote se concretizar mesmo?

Devo ligar e xingar ele pra valer (daí se vai pra vala de uma vez meu $$) e tacar na cara o péssimo pai que ele sempre foi e continua sendo?:rageAngry

Ignorar?Sleepy

Deixar pra lá e fingir que nunca emprestei $$ pra ele (essa é a opção que ele gostaria, tenham certeza disso!!).Angel

Cortar relações de uma vez e nunca mais ir lá ou aceitar ele aqui em casa, e absorver a verdade que nunca tive pai e que os meus filhos nunca terão (pq nunca tiveram mesmo) avô por parte de pai?

Minha vontade é ligar e xingar ele até desopilar o fígado, mas na verdade tenho aquele negócio que se chama “vergonha alheia”. Tenho uma enorme vergonha alheia por esse sujeito 171 ser o meu pai...facepalm:

É FOD@, confrades!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
22-06-2015, 07:41 AM
Cara, só o fato de ele ter dado um carro a um dos teus meio-irmãos para mim já seria motivo de você ter negado o empréstimo na cara dura. Eu teria feito isso sem nem pensar, a não ser que você tenha ficado sabendo disso depois. No mais, como o empréstimo já foi feito, infelizmente o nosso sistema jurídico/legal foi montado para favorecer caloteiros e em um empréstimo informal assim então nem se fala. Legalmente não há muito o que fazer.

Eu, no seu lugar, me preocuparia em tapar o rombo antes que os juros cresçam e virem uma bola de neve. Nem que você faça um consignado ou algo assim. Qualquer coisa é melhor do que dever a cartão de crédito e cheque especial. Cuide de tratar o veneno da picada antes de pensar no que fazer com a cobra.

P.S.: é apenas uma metáfora. Por favor não pense que estou chamando o seu genitor de cobra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
22-06-2015, 08:01 AM
(22-06-2015, 07:41 AM)Gekko Escreveu: Cara, só o fato de ele ter dado um carro a um dos teus meio-irmãos para mim já seria motivo de você ter negado o empréstimo na cara dura. Eu teria feito isso sem nem pensar, a não ser que você tenha ficado sabendo disso depois. No mais, como o empréstimo já foi feito, infelizmente o nosso sistema jurídico/legal foi montado para favorecer caloteiros e em um empréstimo informal assim então nem se fala. Legalmente não há muito o que fazer.

Eu, no seu lugar, me preocuparia em tapar o rombo antes que os juros cresçam e virem uma bola de neve. Nem que você faça um consignado ou algo assim. Qualquer coisa é melhor do que dever a cartão de crédito e cheque especial. Cuide de tratar o veneno da picada antes de pensar no que fazer com a cobra.

P.S.: é apenas uma metáfora. Por favor não pense que estou chamando o seu genitor de cobra.

(2)

Outra, acho que você é o errado! Se você sabia da índole do seu pai nunca deveria ter emprestado seu suado dinheiro, não crie muitas expectativas sobre receber seu dinheiro.

Eu no seu caso tocaria a vida e procuraria uma forma de tapar esse arrombo no seu orçamento. Como você mesmo disse, tu já cobrou ele e nada dele pagar.

Infelizmente muitas pessoas não tem a consciência de quere quitar suas dividas, muito menos de cumprir sua palavra. Quando empresto dinheiro, me lembro todos os dias que tenho que pagar tal dívida e não fico totalmente tranquilo enquanto não quitar a divida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Artie.life
Usuário Banido
*
Tópicos: 10
22-06-2015, 08:48 AM
Resolva sua divida e ignore seu pai, ligar xingando ele não vai adiantar, eu penso q vc deve focar somente em você mesmo, não dependa dele esqueça que você tem pai, pode ter certeza a vida dara voltas e ele vai precisar de você de novo, essa será a hora certa de jogar na cara dele mas se ele não o fizer foda-se, jogar na cara dele não fara ele ser mais homem e nem vai agregar valor pra nenhum de vocês dois, a essa altura seu pai esta te evitando, já q é essa a escolha dele o ignore tambem, vc errou em ter emprestado dinheiro pra ele mas isso é bom pra vc ver como seu pai é, isso ai não é pai, eu cortaria qualquer contato com ele (Telefone, Facebook) e seguiria minha vida
[+]
  •
Procurar
Responder
Búfalo
**
22-06-2015, 09:13 AM
"P.S.: é apenas uma metáfora. Por favor não pense que estou chamando o seu genitor de cobra."

Confrade Gekko,
Não esquenta não. "Cobra" é o menor dos insultos que tenho vontade de falar pra ele.

"Cobra" ali serve mais para mulher dele. Ele é o típico 171 caloteiro mau caráter sem vergonha na cara.

Confrade Appollo, eu sabia e da índole do meu pai, sim:
"Quando ele me pediu esse $$ emprestado, na hora tomei como um teste de caráter"

Mas é que além de ter tomado isso como um teste, mesmo, eu sim, tenho um enorme problema em falar NÃO para as pessoas. Não sei até hj porque, mas tenho muitas dificuldades em falar essa simples palavra "Não" para os outros, quando me pedem algo. Isso me prejudica também no trabalho.

Mas, quanto a dinheiro emprestado, podem ter certeza que por mais difícil que seja, o "NÃO" virá na frente de qualquer outra coisa. Não quero nunca mais perder $$ emprestado para caloteiros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo_Maior
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 1 vezes em 1 posts
22-06-2015, 09:34 AM
Confrade light, você não deveria ter entrado no cheque especial pra emprestar dinheiro. Se queria tanto emprestar, usasse seu crédito e fizesse um empréstimo a juros mais baixos.

Agora já foi, não adianta lamentar. O negócio é correr atrás de cobrir o rombo e, por mais que seja triste, esquecer que você tem um pai.

Existem pessoas que não vale a pena ter por perto. Isso que aconteceu com você geralmente acontece com os sujeitos bons e dignos. Estamos sempre querendo ajudar, sempre querendo dar mais uma chance até pra quem não merece. E quando caimos na real, nossa própria vida já foi muito prejudicada.

Foque em você, na sua esposa e nos seus filhos. Se por um momento você se sentir mal pelo seu pai, pare e recobre a razão. Você já deu todas as chances que tinha pra dar. Jamais se martirize por ele não as ter aproveitado

Grande abraço e sucesso na guerra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Artie.life
Usuário Banido
*
22-06-2015, 09:35 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2015, 09:38 AM por Artie.life.)
(22-06-2015, 09:13 AM)Light Workaholick Escreveu: "P.S.: é apenas uma metáfora. Por favor não pense que estou chamando o seu genitor de cobra."

Confrade Gekko,
Não esquenta não. "Cobra" é o menor dos insultos que tenho vontade de falar pra ele.

"Cobra" ali serve mais para mulher dele. Ele é o típico 171 caloteiro mau caráter sem vergonha na cara.

Confrade Appollo, eu sabia e da índole do meu pai, sim:
"Quando ele me pediu esse $$ emprestado, na hora tomei como um teste de caráter"

Mas é que além de ter tomado isso como um teste, mesmo, eu sim, tenho um enorme problema em falar NÃO para as pessoas. Não sei até hj porque, mas tenho muitas dificuldades em falar essa simples palavra "Não" para os outros, quando me pedem algo. Isso me prejudica também no trabalho.

Mas, quanto a dinheiro emprestado, podem ter certeza que por mais difícil que seja, o "NÃO" virá na frente de qualquer outra coisa. Não quero nunca mais perder $$ emprestado para caloteiros.

Confrade é pessimo isso, vc precisa trabalhar esse defeito em você de não saber dizer não, a palavra NÃO é poderosa e vai evitar muita dor de cabeça, a pessoa q só fala SIM é facil manipular e acredite todos percebem sua fraqueza e vão saber te forçar um sim

Isso é um pouco de ingenuidade tambem e falta de malicia, pra sobreviver nesse mundo vc precisa de uma dose de malicia e era essa a malicia q vc deveria ter com seu pai, vc tem que entender que o mundo é uma selva, embora estejamos em uma civilização a parte selvagem ainda habita em cada um de nós e a selva q os animais enfrentam onde o mais forte vence, onde o mais esperto prevalece etc, tambem esta aqui, aperfeiçoe esse lado e será um homem bem mais evoluído

Lhe desejo sucesso e evolução em sua vida e etc, abraços
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
22-06-2015, 11:16 AM
Confrade Light,tive uma vida relacionada a pai não muito diferente da sua. Apenas ele não era tão 71,mais era ausente,etc.
Independente de ser seu pai,é um ser humano,e com muitos defeitos pelo que relatou. Quando dizemos aqui que devemos ser egoístas quando esta em jogo nós mesmos,isso se aplica no seu caso. Entrar no cheque especial para emprestar grana a uma pessoa,"pai" que simplesmente nunca lhe deu valor,ou reconheceu como nada,e ainda compra um carro para o outro filho? Dizer "NÃO" faz parte do jogo da vida. E que pai,mané pai?...Esse ai apenas foi responsável pelo espermatozoide que te gerou,nada mais. Parece batido,mais pai quem cria,acolhe,da de comer,educa e até onde sei ele não fez nada disso,pelo contrário.

O QUE FAZER?
Se houver alguma maneira legal de cobrar essa grana,não tenha dúvida,faça. Não deve ter alguma consideração com alguém que não lhe enxerga como nada,e se enxerga é como palhaço/otário. Se não tiver meios,esqueça toque sua vida,e tente pagar o especial o quanto antes,com esses juros de Bancos da babanaholândia,em 01 ano estará devendo uma casa para os Bancos. Já identificou que apesar de ser seu pai,graças a Deus não herdou o genes ruins dele. Siga sua vida e seja feliz!

Boa sorte!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
Posts que curtiu: 2
22-06-2015, 11:22 AM
Confrade, você sabia do carro que ele tinha dado de presente antes de emprestar os três mil?

Mas enfim, só pelo fato dele não ter ajudado em nada em sua criação, já caberia a negativa do empréstimo. Eu não pensaria duas vezes em negar!

Você foi ingênuo em confiar nele. Essa é a verdade. Agora terá que arcar com o prejuízo, de preferência rapidamente, porque com cheque especial não se brinca!

Quite a dívida com o banco e siga sua vida. Esqueça que um canalha desses existe.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hiroshi
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 8
22-06-2015, 01:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2015, 01:14 PM por Hiroshi.)
Vc vacilou em pegar empréstimo para emprestar pra outra pessoa, mas agora que a merda já tá feita...

Primeiramente entre em contato com ele, não por mensagem, tem que ser pessoalmente ou por telefone.
Veja a desculpa que ele vai te dar, se seu pai é mesmo um fdp, provavelmente será uma desculpa furada, se isso ocorrer comece a cobra-lo frenéticamente.

Diga para ele que está precisando desesperadamente da grana, questão de vida ou morte, comece a ligar pra ele 3 ou 4x por dia; coloque sua mulher e filhos pra ligar tbm, ligue em horarios para encomoda-lo, tipo 6h da manha e meia-noite tbm. Encha tanto o saco dele que ele nunca mais vai pegar nada emprestado com vc!

Seja filho da puta com quem é filho da puta com vc!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conservative
Búfalo
**
22-06-2015, 01:35 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2015, 01:36 PM por Conservative.)
Você deve ser uma boa pessoa. Tirou dinheiro do Cheque Especial para emprestar para alguém que se lixou pra você. A atitude em si é nobre, não estou lhe chamando de burro, mas seria inteligente se você não necessitasse desse dinheiro para coisas importantes, como por exemplo, a escola dos seus filhos.

Eu conteria o rombo financeiro (Cheque Especial aumenta em PG) e esqueceria esse dinheiro. Continuaria tratando seu pai normalmente, afinal, mesmo sendo o que é, ainda é o seu pai.No entanto, você perdeu toda a confiança nele e conforme já disseram acima, o mundo gira e ele precisará novamente de você (quem precisa uma vez, precisa duas).

Essa coisa de não saber dizer "não" é complicada... Mas você vai ter que fazer pra não levar mais pernadas. As pessoas se aproveitam dos bons confundindo-os com bobos.
Empréstimos nunca são bons. Ainda mais quando você pega um empréstimo para emprestar o empréstimo, ou seja, você terceirizou o empréstimo.

Tente contornar a situação. Também não aconselharia a pegar mais empréstimo para acabar com esse. Não se contém uma enchente com mais água. Pegando um empréstimo, você continuaria devendo do mesmo jeito, só mudaria o credor.

Boa sorte!
----------------------------------------------------------------
"A única coisa que existe é o nada."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Galo_Maior
Búfalo
**
22-06-2015, 02:02 PM
(22-06-2015, 01:35 PM)Marabô Escreveu: Tente contornar a situação. Também não aconselharia a pegar mais empréstimo para acabar com esse. Não se contém uma enchente com mais água. Pegando um empréstimo, você continuaria devendo do mesmo jeito, só mudaria o credor.

Boa sorte!

Discordo do confrade nessa parte. Juros de cheque especial são os mais altos do mercado. É muito mais negócio pegar um outro empréstimo a juros mais baixos pra quitar este.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
22-06-2015, 02:26 PM
Muitas pessoas idosas aproveitam de suas habilidade e recheios de mordomias, dadas pela família e pelo governo que e a mesma coisa de idoso esperto mamam nas tetas dos bons.
Tudo na vida e um ensinamento não adianta chorar o leite derramado, como todos falaram controle-se primeiro para ter a cabeça fria e não esquentar mais a situação, depois tente sanar a divida, sem esperar nada do seu pai paraguaí, depois ja que vc não e familiar a pessoa dele, e ja esta mais provado que ele também não e familiar a sua pessoa. Cobre normalmente como se fosse outra pessoa comum converse com ele de prazos e fale diretamente caso não lhe pague pq a justiça existe para isso. 3 pilas não e 3 reais e em se tratando de filhos como era para eles este dinheiro, não deixe passar porque assim ele sempre continuara fazendo, e ate por menor que se ele faça isso com um que não e da família dele, esta colocando a propiá vida em risco do jeito que as coisas hoje estão neste mundo. Imagina se ele pede a um agiota. Eles não perdoam. E por justo ele lhe devolver porque vc não foi ate ele emprestar, caso queira, envolva os 3 irmãos para que ele sinta vergonha do que fez, e talvez esses 3 irmãos comovam com a situação, juntem e lhe paguem o que e de devido e certo. Pessoas assim vc tem que expor em imagem para que passem vergonha do que fez e não venha fazer mais, mas faça isso somente ate o momento que vc vai ter certeza que não recebera o dinheiro. Depois deste tempestade esqueça o para o financeiro. Trate somente como educação e mantenha distancia, pessoas assim são como ferrugens e maresia. Entram devagar e a conta gotas fazem um estrago enorme.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Alopece
Aspira
Tópicos: 2
22-06-2015, 03:22 PM
Se você vivesse em 200 anos atrás em uma família tradicional estilo clã, ainda estava ok você ficar gastando muito para ajudá-los, a honra familiar era quase intocável. Até mesmo a honra social era respeitada... Hoje em dia, ou você se adapta para tentar se precaver ou vai ficar sendo passado para trás.

Não diria que ele não liga para manter um bom código de conduta ou manter as aparências, talvez ligue, mas acredito que não aos seus olhos. Provavelmente, aos olhos do seu irmão que ganhou o carro.

Ele não era "primário", te abandonou. Você não deveria testá-lo dando 3k de empréstimo.

O ideal é você se afastar de gente que te faz ter raiva, independente se a sociedade diz que você deve ficar aturando só porquê o destino te fez ter esse revés de parentesco. Se relacione com gente que acrescenta!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline clark001
Búfalo
**
22-06-2015, 04:19 PM
Confrade acho que vc foi meio inocente, mas quando se trata de família nós sempre queremos acreditar no melhor. Acho melhor esquecer essa grana.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
22-06-2015, 04:22 PM
(22-06-2015, 02:02 PM)Galo_Maior Escreveu:
(22-06-2015, 01:35 PM)Marabô Escreveu: Tente contornar a situação. Também não aconselharia a pegar mais empréstimo para acabar com esse. Não se contém uma enchente com mais água. Pegando um empréstimo, você continuaria devendo do mesmo jeito, só mudaria o credor.

Boa sorte!

Discordo do confrade nessa parte. Juros de cheque especial são os mais altos do mercado. É muito mais negócio pegar um outro empréstimo a juros mais baixos pra quitar este.

Outro ponto importante é que, ao financiar uma dívida, você fica com aquele valor menor E FIXO (parcela) para pagar todo mês. A cada pagamento, o valor vai amortecendo o total devido.

O cheque especial, pelo contrário, caso você não posssa cobrir o valor de uma vez a cada pagamento você amortiza primeiro os juros sobre juros e por último o principal, ou seja, no caso de não poder cobrir de uma vez, o parcelamento (a juros menores) é a melhor opção.
[+]
  •
Procurar
Responder
Búfalo
**
22-06-2015, 05:22 PM
"comece a cobra-lo frenéticamente. Diga para ele que está precisando desesperadamente da grana, questão de vida ou morte, comece a ligar pra ele 3 ou 4x por dia; coloque sua mulher e filhos pra ligar tbm, ligue em horarios para encomoda-lo, tipo 6h da manha e meia-noite tbm. Encha tanto o saco dele que ele nunca mais vai pegar nada emprestado com vc!"

Sabe que isso aí seria, de verdade, uma das coisas que eu acho que ele(s) merecia(m). Mas o negócio é que não tenho saco pra fazer isso, além do que acho desgastante para mim e para minha família fazer isso. O silêncio, a distância e o menosprezo são um "tapa com luva de pelica" no rosto de gente assim.Fuckyeah

Agora, como eu tinha uma pulga atrás da orelha de que ele pudesse me dar o calote (como deu realmente), eu já havia planejado cobrir esse rombo com o $$ da restituição do IR, que provavelmente vou receber em 15/07/2015. Compensa eu fazer a antecipação desse IR pq está com taxa de juros menores que o cheque especial, cobrir o rombo e esquecer que esse indivíduo existe. Mas a história vergonhosa eu nunca vou esquecer. E ele vai aparecer novamente, daqui a alguns meses/anos. Aí será a hora exata de dizer NÃO e ignorá-lo definitivamente.

Não duvido nada que ele apareça daqui a um ano com os R$ 3.000,00, e com a cara lavada me entregue o $$ e comece a conversar como se nada tivesse acontecido, sem se importar com a quebra da sua palavra e da (pouca) confiança que eu tinha, e nem se lembrará que os R$ 3.000,00 daqui a um ano equivalem a 50% do valor, somente. Na cabeça dele, estará tudo certo!:taserto
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conservative
Búfalo
**
22-06-2015, 05:32 PM
Citar:Mas a história vergonhosa eu nunca vou esquecer.

Vergonha nenhuma. Você ajudou seu pai. Na verdade é vergonha para ele.
----------------------------------------------------------------
"A única coisa que existe é o nada."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sancho Prancha
Búfalo
**
22-06-2015, 07:28 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2015, 07:29 PM por Sancho Prancha.)
cara vc ta bem eim, testar uma coisa que vc sabia que tinha altas chances de dar errado e nisso vc perde 3k.

se quiser me testar chapa, tô ai.

yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
22-06-2015, 07:52 PM
Eu não empresto dinheiro, a quem quer que seja. Nem pro meu pai, nem pra minha mãe, nem pros irmãos, nem amigos, nem ninguém.

Se eu vejo que a pessoa está realmente em dificuldades, e eu tiver condições, eu dou o dinheiro. Mas não todo o dinheiro, apenas uma parte. E só se a pessoa merecer, se ela for de boa índole, e ninguém mais próximo dela puder ajudar.

Muitos relacionamentos são desfeitos nessa de emprestar dinheiro. Eu não sou Banco, então não empresto mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo