• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Todo Estado Emocional é Temporário
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Todo Estado Emocional é Temporário
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
19-05-2015, 05:43 AM
Saudações confrades!

Venho aqui partilhar uma pequena reflexão sobre algo que frequentemente me incomodava, mas que ao tomar consciência do que estava a acontecer passei a “tirar de letra”, me refiro à alteração dos estados emocionais.

Todos nós temos coisas boas e coisas ruins em nossas vidas, acontece que com o passar do tempo temos duas tendências comportamentais: a nos acostumarmos com o que temos de bom e a ficarmos ansiosos por aquilo que ainda não alcançamos. Esse último trata-se de um desejo que obter aquilo ou aquelas coisas que nos faltam para enfim ter a sensação de que finalmente temos tudo o que “precisamos”.

O que não percebemos é que o sentimento de ter tudo o que precisamos para finalmente nos sentirmos satisfeitos nada mais é do que o “ego a nos passar uma rasteira” (adoro essa expressão Cool ), por dois motivos simples: O primeiro é que se estamos vivendo sem aquilo que queremos é porque na verdade não precisamos; o segundo é que quando ou se alcançarmos aquilo que queremos, a sensação de satisfação durará pouco tempo, logo iremos querer outra coisa no lugar.

Assim, o que precisamos fazer é conduzir a nossa vida de forma a estarmos caminhando em direção à realização dos nossos objetivos, mas controlando nosso estado emocional durante esse percurso, o que por muitas vezes será árduo e demorado, é aqui que entra a utilidade de ter consciência de que todo estado emocional é temporário.

Por isso, toda vez que estivermos acometidos por um estado emocional ruim, devemos lembrar-nos de que esse estado é temporário, com isso ao invés de nos martirizar, nos revoltarmos, nossa mente ficará condicionada a esperar aquele sentimento passar, como se fosse uma ferida que sabemos que o tempo cicatrizará.

Por outro lado, quando estivermos em um estado emocional bom, positivo, mais elevado, devemos ter consciência de que aquele momento também passará, dessa forma nossa mente ficará condicionada a aproveitar bem aquele momento, ao invés de vive-lo como se estivesse em modo de pilo automático.

O resultado natural dessa forma de pensar será o alongamento dos estados emocionais positivos e encurtamento dos negativos, mas para isso é imprescindível ter consciência de que estamos fazendo nossa parte para realizar nossos objetivos, caso contrário isso virará uma armadilha nos prender em uma zona de comodismo.

O fato é que muitas coisas em nossa vida estão além do nosso controle e interferem diretamente nas nossas emoções, ter consciência do que está a acontecer nos permite tornamos mais senhores de nossas vidas e usufruir com mais qualidade desse dom que Deus nos deu.

Fé e Honra,
Raito.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
19-05-2015, 07:32 AM
Excelente reflexão, Raito. Muitas vezes, a simples consciência de que o sofrimento não é eterno pode encurtá-lo e muito, além de dar ânimo para suportar a situação. Nosso estado emocional de fato muda constantemente. Não é sempre que acordamos e vamos dormir nos sentindo bem o dia inteiro.

O Raito tem propriedade para falar sobre isso pois é um cara que trabalha bastante o autoconhecimento e a espiritualidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
19-05-2015, 08:05 AM
Com o passar dos anos isso se torna obvio.

Mas certas coisas só se tornam válidas depois de testadas pelo tempo e pela experiencia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
19-05-2015, 09:11 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-05-2015, 09:16 AM por Azoth.)
Excelente tópico.

Só discordo quanto ao a parte 'O resultado natural dessa forma de pensar será o alongamento dos estados emocionais positivos e encurtamento dos negativos', esta finalidade tem um fim em si mesma que entra em contradição com o objetivo inicial, já que, no fim, o indivíduo ainda espera alguma vantagem.

Sou mais a favor do indivíduo ver a dor como amiga e como chance de crescer mentalmente e espiritualmente. A dor fortalece o caráter de um homem que procura evoluir e tem objetivos. Ela nos endurece, mas também nos faz valorizar os bons momentos, porque sabemos que a felicidade é algo conquistado, não dado.

Como fã do estoicismo, posso dizer que o controle da ansiedade é essencial, mas mais essencial que isso é entender o papel da DOR nas nossas vidas, tentando eliminar o sofrimento oriundo da mesma e emergindo na parte de senti-la como uma fase e tirar o melhor de tudo, adquirindo mais resiliência.

Todos nós queremos melhorar e até as palavras que usamos são em detrimento disso. Nossa filosofia em geral toma qualquer coisa em vantagem, ou seja, que devemos fazer algo para obter outra em troca com mais vantagem. Mas... e quando para um indivíduo há simplesmente dor por muito tempo? Seja física, seja mental, seja espiritual? Estas promessas quebram, a filosofia enfraquece por si só, porque há vezes que o estado da vida infligindo dor é muito duradouro. Desde modo, só a busca por uma vida virtuosa poderia segurar o desejo de crescimento existencial do indivíduo e porque? Porque virtudes são adquiridas por um alto preço existencial.

Como os Romanos diziam: Per aspera ad astra

PS: Apesar de parecer igual ao trecho supracitado, há uma diferença, pois mesmo em um estado negativo a razão do indivíduo entenderia que o mundo é um só, está lhe dando algo e é bom o mesmo fazer algo em relação a isso que só dependa dele e que pode trazer vantagens ou não. No caso, a única 'vantagem' certa é a própria resistência do indivíduo as adversidades.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
19-05-2015, 09:41 AM
Parabéns Raito !
Esse estado te eleva ao mais alto de todos os níveis que e o de Paz, que vale mais do que qualquer ouro neste mundo, os velhos sábios e mestres antigos, sabiam exatamente este ponto onde transcender entre a tristeza e a felicidade o bem material e o espiritual, pois sempre escolheram o espiritual, pois através dele tinha a vida mais saudável de todos, conseguiam meditar dia e noite para que a tentação material carnal não lhe interferisse na espiritual, pois ela e a base da vida e do conhecimento, penso exatamente assim como vc, não gosto de transcender entre o bem e o mal, material e carnal , acho que todos são questões de tentações e sofrimento da alma, se aquilo que almejo esteja fora do meu alcance prefiro abandonar e deixar ao seu tempo natural recorrer através do caminho e da luta normal, maioria dos seres perdem o equilíbrio e a paz da alma por fornicarem em estado material e carnal, jogando a propia vida fora.
Nos prazeres carnais e emocionais temos exemplos aqui de quantas vidas são ceifadas por insistirem no lado negro, no material existe o prazer do dinheiro que também ceifa vidas uma atras da outra. Hoje vc e pelo que tem, e para ser a maioria vende a alma ao diabo pra conseguir ter só pra ser.
Tem seres se vc perguntar o que lhe da mais paz ler a bíblia ou uns trocados no bolso. Com certeza lhe dira sobre os trocados no bolso que e felicidade momentânea se acaba, acaba sua felicidade. Precisamos dele para alimentar vestir , mas não para servir a ele, a humildade e a fonte pagadora dos bons, aquele que consegue o controle de não ansiar e saciar sobre materiais e carnais tera uma vida bem mais saudável e anos a mais de vida.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
19-05-2015, 09:48 AM
"Por outro lado, quando estivermos em um estado emocional bom, positivo, mais elevado, devemos ter consciência de que aquele momento também passará, dessa forma nossa mente ficará condicionada a aproveitar bem aquele momento, ao invés de vive-lo como se estivesse em modo de pilo automático."

Bom texto, apenas um adendo para a parte em negrito. Pois, tem aqueles (e como sabemos, principalmente aquelas), que vivem como se bons momentos fossem a eternidade, ou como se devessem sê-lo. Iniciam uma busca desenfreada pelo mesmo quando não o possuem, e o buscam de forma unicamente extrínseca. Sem o desenvolvimento pessoal (espiritual, psicológico, transcedental, filosófico, entendam como quiser), e sem noção de limites e controle, estes indivíduos pecam ao desconsiderar a vida pois a idealizam e o tempo que nunca para.
E no fim, ou elas não buscam crescer, com os prazeres do momento e ficam estagnadas no que Stuart mill chama de prazer inferior (carnais), ou se lançam numa eterna busca pelo santograal (de forma errada, e é claro, descobrirão isto muito tarde).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
19-05-2015, 10:32 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-05-2015, 10:34 AM por Tiago Sorine.)
Sou daqueles que partilham da opinião que não se mata o ego. O ego se controla. E quando mais tivermos conhecimento sobre nós mesmos, pesquisar o por que de estarmos sentindo certos tipos de emoções (tristeza, felicidade, angústia, ansiedade etc), começaremos a atingir a uma paz interior, uma certa ordem. O ideal seria manter o ego, em igualdade com a auto-estima. E sempre viver em estado de vigilância pois como o Raito diz, e concordo com ele, nosso ego vive sempre a espreita buscando uma brecha para nos passar uma rasteira.

Tem um texto que li uma vez que ficou marcado na minha memória. Tem muito a ver com o tópico. Segue abaixo em spoiler:

Show ContentSpoiler:
Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, mas sentia-se confuso. Resolveu consultar os sábios do reino e disse-lhes:

- Não sei por que me sinto estranho e preciso ter paz de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.

Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que o rei seguisse certas condições:

Debaixo do anel existe uma mensagem, mas o rei só deverá abrir o anel quando ele estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá o seu significado. Quando TUDO estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir o anel.

O rei seguiu o conselho. Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Houve vários momentos em que a situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, mas ainda podia recuperá-lo. Fugiu do reino para se salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os companheiros e o cavalo.

Seguiu a pé, sozinho, e os inimigos atrás; era possível ouvir o ruído dos cavalos. Os pés sangravam, mas tinha que continuar a correr. O inimigo se aproxima e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um precipício. Os inimigos estão cada vez mais perto e não há saída, mas o rei ainda pensa:

- Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda não é o momento de ler a mensagem...

Olha o abismo e vê leões lá embaixo, não tem mais jeito. Os inimigos estão muito próximos, e aí o rei abre o anel e lê a mensagem: "Isto também passará". De súbito, o rei relaxa. Isto também passará e, naturalmente, o inimigo mudou de direção. O rei volta e tempo depois reúne seus exércitos e reconquista seu país. Há uma grande festa, o povo dança nas ruas e o rei está felicíssimo, chora de tanta alegria e, de repente, se lembra do anel, abre-o e lê a mensagem: "Isto também passará". Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito.

Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldades, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não.

A ansiedade, freqüentemente, não nos deixa analisar o que nos ocorre com objetividade. Nem sempre é possível, mesmo. Mas, em muitos momentos, precipitamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse, e é na esfera dos relacionamentos amorosos que isso ocorre quase sempre.

A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós... Manter as emoções constantemente sob controle é pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos.

"Dar tempo ao tempo" não é sintoma de passividade, mas de sabedoria na maior parte dos casos.

Nota sobre o texto: No site de onde tirei o texto, diz-se que o autor é desconhecido, mas creio eu se não me engano o rei em questão parece ser o rei Salomão, pois me recordo de ler algo parecido. Independente disso, a mensagem é o que vale. Joinha:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
19-05-2015, 10:39 AM
Esqueci de dizer:
[Imagem: 4c5gic.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
19-05-2015, 11:17 AM
O tempo é o senhor da razão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chimera
Escriba da Real
Tópicos: 17
Curtido: 13 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 9
19-05-2015, 04:16 PM
Muito pertinente a reflexão, Raito.

O budismo fala muito sobre essa questão dos estados emocionais, os "10 Mundos" ou "10 Estados de vida".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
19-05-2015, 05:40 PM
Interessante é que esse pensamento não se vale somente para objetivos financeiros/material, mas em relação a mulheres também.

Tem muito cara que namora ou é casado mas fica com pensamento de pegar fulana, de que ciclana é gostosa pra caramba, que seria mais feliz com outra, etc. Pensar que esse estado também é temporário ajuda a se controlar nesse sentido. As vezes o arroz com feijão é muito melhor que o filé, e o cara não se dá conta disso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
19-05-2015, 10:17 PM
Agradeço aos confrades pelo retorno positivo desta pequena reflexão. Cool

A idéia de escrever um pouco sobre esse assunto surgiu quando um confrade nosso estava relatando na shoutbox sobre o término recente de um relacionamento, dava para perceber que ele estava abalado, justamente naquela semana havia ouvido a frase título do tópico, que desde então passou a ficar gravada na minha mente.

No fim de semana, fiz uma viagem rápida a uma cidade daqui do interior de minas, curti uma festa muito boa no sábado, me lembrei dessa frase e isso me fez desfrutar melhor do clima bom da festa, curiosamente no domingo presenciei um atrito entre alguns familiares meus, me lembrei denovo e mais uma vez pude lidar com a situação com mais maturidade, dessa forma não me abalei pelo clima ruim. Por fim, poucas horas depois as coisas se ajeitaram.

A forma como consegui aplicar isso ao meu final de semana e impedir que desentendimentos estragassem minha viagem me motivou a escrever.

A vantagem que se espera nesse caso deixa de ser material para tornar-se imaterial, algo interior, por isso considero uma vantagem íntegra, elevada. O indivíduo aceita que não pode ter controle sobre total sobre os rumos da própria vida, deixa de atribuir as conquistas e as realizações a causa de sua realização para transferí-la para um sentimento de gratidão pela forma com que as coisas se sucedem em sua vida.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Jaguar Paw
Veterano
Tópicos: 38
Curtido: 52 vezes em 30 posts
Posts que curtiu: 29
19-05-2015, 11:11 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-05-2015, 11:14 PM por Jaguar Paw.)
Parabéns! Joinha:

Isto é evolução pura. Fuckyeah

À medida que nos permitimos aprender com a vida, este processo de maximização dos momentos positivos e de minimização dos negativos, justamente por ter a consciência de que ambos são transitórios, torna-se instintivo, natural ao homem.

Força e Honra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
20-05-2015, 12:10 AM
(19-05-2015, 10:17 PM)Raito Escreveu: Agradeço aos confrades pelo retorno positivo desta pequena reflexão. Cool

A idéia de escrever um pouco sobre esse assunto surgiu quando um confrade nosso estava relatando na shoutbox sobre o término recente de um relacionamento, dava para perceber que ele estava abalado, justamente naquela semana havia ouvido a frase título do tópico, que desde então passou a ficar gravada na minha mente.

No fim de semana, fiz uma viagem rápida a uma cidade daqui do interior de minas, curti uma festa muito boa no sábado, me lembrei dessa frase e isso me fez desfrutar melhor do clima bom da festa, curiosamente no domingo presenciei um atrito entre alguns familiares meus, me lembrei denovo e mais uma vez pude lidar com a situação com mais maturidade, dessa forma não me abalei pelo clima ruim. Por fim, poucas horas depois as coisas se ajeitaram.

A forma como consegui aplicar isso ao meu final de semana e impedir que desentendimentos estragassem minha viagem me motivou a escrever.

A vantagem que se espera nesse caso deixa de ser material para tornar-se imaterial, algo interior, por isso considero uma vantagem íntegra, elevada. O indivíduo aceita que não pode ter controle sobre total sobre os rumos da própria vida, deixa de atribuir as conquistas e as realizações a causa de sua realização para transferí-la para um sentimento de gratidão pela forma com que as coisas se sucedem em sua vida.

Meu amigo, coloque essa reflexão na "Súmula da Real" ... abraço
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ajax
O ex-comuna da real!
**
Tópicos: 13
Curtido: 0 vezes em 0 posts
20-05-2015, 05:50 AM
O que me preocupa é a constância na repetição de estados mentais negativos...
que as vezes podem se relacionar a vícios, depressão, ou até mesmo babaquice...

E o Sr Ego, está lá presente...

é uma luta e lapidação constante. Tem um cara que já mostrou o caminho, nasceu a 2.000 anos atrás, fez parecer simples toda essa luta contra o ego e etc...
''Im gonna shove that bat up your ass, and turn you into a popsicle''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
20-05-2015, 09:54 AM
E todo emocional e um estado temporário!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
20-05-2015, 12:50 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-05-2015, 12:51 PM por Gekko.)
Barão, não vira postar no canal não? Tipo um post rápido e tal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hitman
Podólatra da Real
**
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 3
20-05-2015, 06:13 PM
Sensacional os dois textos!
Gostei muito, do Rei então...incrivel.

O pior é que sempre tive essa forma de pensar...e não entendia o porquê, nem conseguia realmente identificar.
Quando eu tava em momentos com muita fartura, eu pensava: "Mas isso vai acabar daqui a pouco".

E eu achava que estava sendo negativo, e creio que deixei pra lá esse pensamento.
Ai quando li agora, percebi.

Realmente tudo é temporario, incrivel!
Assisti um video em que o cara dizia a mesma coisa(video motivacional), que o agora pode mudar a qualquer momento, faça tudo que tiver vontade!

Eu fiquei mal pelo termino do meu relacionamento, mas ai eu pensei: "Bom, tenho 2 opções: 1- Chorar, continuar me lamentando e me revoltar. 2 - Usar como motivação essa dor, conservando o alimento do meu progresso, ou seja, me motivar a ser melhor do que sou, a crescer e atingir meus objetivos."

E obviamente, escolhi a 2.
Aprendi com tudo, hoje sou melhor do que antes, só de conhecer a Real eu já me torno diferente.
Enfim...

Abraços
Textos Especiais Para Recrutas - Nessahan Alita: O Sofrimento Amoroso do Homem
(29-01-2013, 09:29 PM)PRAGAKHAM Escreveu: Mesmo quando acreditava em amor na juventude, tinha em mente que tinha que comer o cu, gozar na boca, amassar os peitos, uma prostituta me disse aos meus 15 anos se vc nao gozar na boca, e nao comer o cu da mulher que vc transa, ela te larga e vai atras de outro macho e ainda zomba de voce cresci com isso na cabeça, e fiz a cabeça do pau realizar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  O Homem emocional zeta 14 14,214 16-01-2017, 11:41 PM
Última Mensagem: wallace13
  Vazio Emocional Cliff 22 9,218 10-05-2014, 10:51 AM
Última Mensagem: masculinitude

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo