• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Recursos para aprender inglês por conta própria
Páginas (6): 1 2 3 4 5 6 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Recursos para aprender inglês por conta própria
Offline WhoMadeWho
Aspira
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
15-06-2014, 12:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-07-2014, 10:06 PM por WhoMadeWho.)
Pessoal, lendo esse tópico sobre idiomas(http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=5182), lembrei da minha jornada para aprender inglês que iniciou-se em 2011 e continua até hoje, foi um mistura de autodidatismo com curso regular, então quero apresentar aqui os recursos que utilizei para estudar sozinho, além disso em 2012 decidi fazer um curso regular de inglês(caso alguém tenha interesse, também posso conta minha experiência nesse curso).

Métodos para estudar por conta própria partindo do zero(que era minha situação em 2011), por ordem de relevância:

Assimil - O novo inglês sem esforço: o método consiste de um livro de com 146 lições acompanhadas de áudio, onde você faz uma lição por dia que não toma mais de 15 minutos para fazê-la.

O esquema de cada lição é o seguinte:
Cada lição ocupa duas páginas, na página esquerda tem um texto em inglês e na página direita o texto equivalente em português, mais exercícios da lição. Até a lição 50(first wave) o estudo é passivo, você ouve as lições e lê o texto em voz alta e faz o exercício da lição. A partir da lição 51 inicia-se o estudo ativo(second wave), onde você continuará a lição seguinte mas voltara para a lição número um revisando e escrevendo o texto da lição do português para o inglês. As lições estão relacionadas para isso acontecer, por exemplo a lição 51 está relacionada com a lição 1 e assim por adiante.
O método é tranquilo, sem estudo formal de gramática e mais importante que com qualquer tempo disponível pode ser aproveitado para fazer a lição. Tanto é que a maior parte do livro completei ouvindo os áudios na rua/metrô e fazendo as lições na padaria, almoço, onde dava.

Esse foi meu primeiro contato no aprendizado de inglês, no final da última lição já alcancei o que é considerado o nível intermediário por algumas escolas. Como eu sei disso? Fui fazer um teste de nivelamento em uma boa escolha de inglês no qual comecei a fazer um curso regular . Ainda segundo o site oficial do Assimil, você pode alcançar até o nível B2(http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspra...omuns.html).

Pimsleur: assim como o Assimil, esse método é bastante recomendado para comunidade de autodidatismo em idiomas. Nesse método, você ouve uma conversa, aí o locutor falar algumas coisas sobre o que está acontecendo e depois você repete o que o locutor fala. Não gostei muito do Pimsleur em relação o Assimil, mas ajudou-me bastante na pronuncia de algumas palavras e no listening também. Nesse site ( http://aprenderlinguas.com.br/pimsleur-i...ar-idioma/ ) tem uma descrição mais profunda sobre o método.

Rosetta Stone: é um software, instalei e achei totalmente escroto, não era bem visto com bons olhos pela comunidade. Isso foi em 2011, não sei como está atualmente.

Sites recomendados:
How to Learn Any Language
LinguaTrek
The Polyglot Dream
Como aprender o raio do inglês - Esse relato em partes me inspirou a aprender inglês por conta própria

Para finalizar, minha experiência comprovou algumas coisas:
  • Não existe milagre para aprender algo, não tem como manipular o tempo e aprender algo X meses como é vendido por aí.
  • Mais vale 15 minutos e estudos diários e frequentes do que poucas vezes por semana e estudando horas seguidas.
  • O resultado demora para aparecer, paciência sempre.
  • Quando os resultados começam a aparecer, ainda assim é preciso continuar o processo.
  • Nenhum dos métodos acima ou curso de inglês fará você falar inglês se não tiver como praticar no mundo real.
  • Fazer curso de inglês quando você tem pouco tempo e muitas obrigações(trabalho, faculdade, casa) é um saco e pode ser um investimento com pouco retorno.

Qualquer dúvida, fico a disposição para responder.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tyrion_Lannister
Aspira
Tópicos: 0
15-06-2014, 12:42 PM
Eu tava precisando disso. Vou começar com a sua dica e ir lendo algumas apostilas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline constantine
Usuário Banido
*
Tópicos: 7
15-06-2014, 01:30 PM
Confrade esquece isso de apostila de ingles ,esqueça esses cursos de ingles que tem por ai, a maioria deles são inúteis ate mesmo entre os mais caros poucos valem apena, se vc quer aprender ingles vc tem de incorporar ele em coisas que vc gosta de fazer como por exemplo ,assistir uma serie(se ela for americana assista em ingles) , filmes(eu so assisto legendado e com legendas em ingles) , gosta malhar ? assista videos de treinadores americanos e legendados, gosta de videogames? uma ótima oportunidade para começar a traduzir o que os protagonistas falam. Mas isso leva tempo e vc tem de assistir a mesma coisa 300x para gravar o que o pessoal fala, com paciência vc chega la
Eu por exemplo aprendi ingles so vendo series e jogando games isso me ajudou muito agora leio ate livros em ingles sem problema nem um.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
Tópicos: 27
Curtido: 186 vezes em 147 posts
Posts que curtiu: 192
15-06-2014, 02:11 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-06-2014, 02:12 PM por Thanatos.)
Muito bom o artigo, realmente vai ajudar muito, mas eu aprendi mesmo é primeiro colocando legendas em inglês nas séries que assisto e pesquisando e pausando, quando não sabia uma palavra. Depois de um tempo, tirei a legenda e hoje não sei como praticar a fala.

Eu estou pensando em tentar conversar mais com estrangeiros. Muitos criticaram meu sotaque forte, mas pelo menos entendem boa parte do que eu falo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Boyka
Observador da real
**
Tópicos: 20
15-06-2014, 03:30 PM
Eu sempre usei um método diferente, não é muito ortodoxo mas já dá uma força no entendimento da lingua.

Compre um dicionário de inglês, pegue uma palavra por dia e aprenda escreve-lá e o seu significado. Pode parecer ridículo mas funciona se a pessoa aprender mesmo a palavra do dia, todos os dias.
" Não existe merecer ou não merecer, existe apenas o que é e o que não é. "

" O mundo precisa de homens, que não se comprem e nem se vendam, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, cuja consciência seja tão fiel ao dever quanto a bússola o é ao pólo, que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam o céu. "
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

15-06-2014, 03:38 PM
Uma dica boa q eu vi foi que vc deve aprender inglês mais pelo seu contexto e evitar de ficar traduzindo toda frase para o português(e também treinar fazendo imagens visuais da ação, exemplo: run = imaginar alguém correndo, running = imaginar a Dilma governando)... as palavras por si só pode somente saber a tradução, agora frases e expressões idiomáticas tem que ter a preocupação em entende-las e não traduzi-las.

Inglês não é difícil, vc deve pegar filmes americanos e assisti-los legendados em português. Aprender o básico da gramática, pelo menos, pra montar frases sem erros.

Aprender o vocabulário é essencial, hoje posso saber bem a pronúncia, mas tem palavras que desconheço. Dá pra assistir filmes de boa, agora, entender letra de Rap que tem muita gíria e os caras falam muito rápido é foda.

Quero ver aprender Russo ou Mandarim. yaoming
[+]
  •
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
Tópicos: 18
15-06-2014, 11:34 PM
Uso o Rosetta Stone pra aprender Francês básico. Eu gostei.

Pra inglês, o EngVid.com é muito bom, os professores são todos Canadenses/Ingleses e as aulas (gratuitas) são de ótima qualidade.

O DuoLingo também pode ajudar, e tem aplicativos para Android, iPhone e iFode.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tigre Real
Live and Learn
**
Tópicos: 3
16-06-2014, 12:13 AM
Olá pessoal, pode ser que eu possa contribuir um pouco nesse tópico, pois enfim essa é uma das áreas que eu trabalho.

Muitos desses cursos são tentativas de aplicar várias teorias de ensino de segunda língua ou ao menos misturar elas.

Realmente para aprender inglês não tem segredo, tem que treinar, mas e quanto aos que estudam estudam e não absorvem nada? Por que isso acontece? Na esmagadora maioria das vezes é porque o "input" que vc recebe não é algo compreensível. O cérebro humano necessita de algumas "pontas soltas" para fazer associações e uma delas é a compreensão total ou parcial de palavras-chave.

A teoria que estuda isso é a Monitor Theory do Stephen Krashen, dê uma olhada nesses vídeos.

Sobre a Teoria:

Sobre o Comprehensible Input:
Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um Tigre! - Shakespeare
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Howedo
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 1 vezes em 1 posts
17-06-2014, 11:45 PM
Já testei depois de ter algum conhecimento na lingua o Rosetta, acho uma ótima ferramenta. Já fiz vários cursos presenciais e sempre sai no primeiro mês devido a enrolação existente.

O melhor curso que fiz até hoje foi jogar, ler e ver filmes em inglês, porque o conteúdo te estimula a querer entender raciocinando na lingua sem ficar traduzindo palavra por palavra pra entender o significado de tudo. Em alguns jogos cheguei a me comunicar regularmente com alguns jogadores, o que me ajudou bastante a treinar a pronúncia.

Outra dica que me ajudou muito é usar o dicionário que os próprios falantes da lingua usam, "ignorando" a tradução em português.

Vou dar uma olhada em alguns desses métodos, é importante sempre procurar aperfeiçoar, nem que seja pra rever o que você já sabe.
Sem a luz não existe a escuridão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
18-06-2014, 08:11 AM
(15-06-2014, 01:30 PM)constantine Escreveu: Confrade esquece isso de apostila de ingles ,esqueça esses cursos de ingles que tem por ai, a maioria deles são inúteis ate mesmo entre os mais caros poucos valem apena, se vc quer aprender ingles vc tem de incorporar ele em coisas que vc gosta de fazer como por exemplo ,assistir uma serie(se ela for americana assista em ingles) , filmes(eu so assisto legendado e com legendas em ingles) , gosta malhar ? assista videos de treinadores americanos e legendados, gosta de videogames? uma ótima oportunidade para começar a traduzir o que os protagonistas falam. Mas isso leva tempo e vc tem de assistir a mesma coisa 300x para gravar o que o pessoal fala, com paciência vc chega la
Eu por exemplo aprendi ingles so vendo series e jogando games isso me ajudou muito agora leio ate livros em ingles sem problema nem um.

Isso varia de pessoa para pessoa, se você tem problemas de aprendizado e déficit de atenção, talvez um curso não seria tão eficaz para você. Agora, se você é uma pessoa normal com certeza vai evoluir com um curso, provavelmente bem mais que nas atividades "normais" do dia-a-dia.

Minha mãe foi professora de inglês e tem o melhor sotaque que já vi. Ela me ensinou a prestar atenção e cuidar com isso, que faz uma real diferença em uma conversação. Apesar de ainda não ter "domado" o meu sotaque ainda, consigo perceber o dos outros, sei de onde eles vem e digo, até os brasileiros mais estudados possuem um sotaque horrível sem perceber...

PS: minha mãe aprendeu inglês sozinha com músicas, filmes e com intercâmbio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
18-06-2014, 08:20 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-06-2014, 10:28 AM por Daniel Corleone.)
(17-06-2014, 11:45 PM)Howedo Escreveu: Já testei depois de ter algum conhecimento na lingua o Rosetta, acho uma ótima ferramenta. Já fiz vários cursos presenciais e sempre sai no primeiro mês devido a enrolação existente.

O melhor curso que fiz até hoje foi jogar, ler e ver filmes em inglês, porque o conteúdo te estimula a querer entender raciocinando na lingua sem ficar traduzindo palavra por palavra pra entender o significado de tudo. Em alguns jogos cheguei a me comunicar regularmente com alguns jogadores, o que me ajudou bastante a treinar a pronúncia.

Outra dica que me ajudou muito é usar o dicionário que os próprios falantes da lingua usam, "ignorando" a tradução em português.

Vou dar uma olhada em alguns desses métodos, é importante sempre procurar aperfeiçoar, nem que seja pra rever o que você já sabe.

Fortemente recomendado. A ideia é associar a palavra diretamente com o que ela é ou significa, não com o que ela significa em português.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
Tópicos: 30
18-06-2014, 09:29 AM
Usei o Rosetta Stone e achei muito chato. Estou focado em melhorar meu inglês e coloquei como meta. Estou coletando diversas informações aqui no fórum, grupos e sites para desenvolver algo que eu goste para melhorar meu inglês.

WhomadeWho, tem o Assimil para download ou algo assim?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline WhoMadeWho
Aspira
20-06-2014, 10:53 PM
(18-06-2014, 09:29 AM)johnmcclane Escreveu: WhomadeWho, tem o Assimil para download ou algo assim?

O cds é certeza que vc encontra em sites de torrent, já o livro não sei nome momento. Há alguns anos atrás encontrei no 4shared o livro mas só que incompleto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lianz
Veterano
Tópicos: 5
21-06-2014, 12:29 AM
Tem um aplicativo pra smarphone chamado duolingo, é excelente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marion Cobretti
O Cobra
**
Posts que curtiu: 2
21-06-2014, 03:23 PM
(21-06-2014, 12:29 AM)Lianz Escreveu: Tem um aplicativo pra smarphone chamado duolingo, é excelente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Realmente é um aplicativo excelente, uso ele e aprendi muita coisa, fora que não tem só inglês, tem alemão, italiano, francês... Excelente.
[+]
  •
Procurar
Responder
WildHorse
Curioso

21-06-2014, 03:42 PM
Curti pra caralho essas informações que você compartilhou.
Li todo o texto daqui (http://how-to-learn-any-language.com/e/l...index.html) sobre o alemão, realmente excelente.

(16-06-2014, 12:13 AM)Tigre Real Escreveu: ...

Tigre, fale mais sobre o assunto, eu entendi os videos porém onde isso é aplicado exatamente? Pelo que entendi estou "adquirindo" , a hora do aprendizado sempre estou bem relaxado e concentrado e tenho colocado muito em meu dia-a-dia a nova língua.
[+]
  •
Responder
Offline Bean
Veterano
Curtido: 25 vezes em 15 posts
21-06-2014, 07:39 PM
Puta que paril, desculpa a expressão, ótimo tópico.

Até ano que vem quero estar falando inglês, pelo menos o básico, irei usar essas férias do meio de ano para me programar.

Vou procurar esse método Assimil para donwload, muito caro para comprar http://busca.livrariasaraiva.com.br/sara..._ID=127108 .

Achei esse site aqui, http://pt.scribd.com/doc/196667322/COLEC...DA-ASSIMIL, mas não posso testar agora.

Esse duolingo parece interessante também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
22-06-2014, 12:08 PM
(21-06-2014, 07:39 PM)Bean Escreveu: Puta que paril, desculpa a expressão, ótimo tópico.

Até ano que vem quero estar falando inglês, pelo menos o básico, irei usar essas férias do meio de ano para me programar.

Vou procurar esse método Assimil para donwload, muito caro para comprar http://busca.livrariasaraiva.com.br/sara..._ID=127108 .

Achei esse site aqui, http://pt.scribd.com/doc/196667322/COLEC...DA-ASSIMIL, mas não posso testar agora.

Esse duolingo parece interessante também.

Pelo que entendi precisava ser algo do tipo Português-Inglês, mas não tem nenhum ali, infelizmente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline WhoMadeWho
Aspira
22-06-2014, 12:14 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2014, 12:18 PM por WhoMadeWho.)
(21-06-2014, 07:39 PM)Bean Escreveu: Vou procurar esse método Assimil para donwload, muito caro para comprar http://busca.livrariasaraiva.com.br/sara..._ID=127108 .

Esse livro (Assimil - o Novo Inglês Sem Custo) que você encontrou no site da Saraiva é a versão de Portugal com português de Portugal obviamente. O livro (Assimil - o Novo Inglês Sem Esforço) português brasileiro é mais barato:
É esse livro:
[Imagem: livro-assimil---o-novo-ingles-sem-esforco.jpg]

Você encontra na livraria Martins Fonte por mais ou menos R$100.00, na última vez que fui lá estava esse preço e tinha alguns exemplares no estoque.

Outra coisa, tenta procurar em sebos, o meu comprei assim e paguei R$50.00.

Outra opção também, pra quem mora em SP, na biblioteca do Centro Cultural São Paulo tem quase todas as edições do Assimil e mais um monte de outros métodos, mas não dá para retirar infelizmente, tem que usar lá mesmo onde eles até disponibilizam aparelhos pra você ouvir os cds.

Mas se estiver díficil para encontrar ou comprar o Assimil aprender por outros meios, inglês faz uma puta diferença em nossas vidas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
22-06-2014, 12:55 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2014, 01:29 PM por Daniel Corleone.)
Assimil:
http://www.4shared.com/office/mPsU9-yMce...m_esf.html
http://www.4shared.com/folder/a2nnEUBr/A...Audio.html

Encontrei esse, estou terminando de baixar e dou um parecer.

Edit1: O curso é bom, ele vem um PDF em que você acompanha as lições, você aprende bastante escrita e formulação de frases, o ponto fraco é a sua pronúncia e a conversação, pois a pronúncia que eles usam é muito literal, ou seja, fica aquela pronúncia mecânica, numa conversa normal você não vai usar e não vai entender a pronúncia informal de uma conversa fluída.
Nota que dou (de primeira impressão): 6.5/10

Terminando de baixar o curso da Rosetta Stone via Torrent, link:

https://mega.co.nz/#!LwxiASJZ!x_1vQTpOv1...hPRp2rgVOQ

Site do tópico (com a senha):
https://www.duolingo.com/comment/2425166

Está indo bem rápido, 2.5gb em 1 hora é uma excelente taxa, vamos ver se continua assim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (6): 1 2 3 4 5 6 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Aprender uma Linguagem de Programação Senna 9 1,452 04-08-2019, 11:30 PM
Última Mensagem: Senna
  Você Já Começou A Aprender Mandarim, Paspalho? Jaguar Paw 28 5,711 06-12-2018, 11:06 PM
Última Mensagem: Dartagnan
  [Dúvida] Curso de Inglês do Mairo Vergara gokixa 0 1,882 11-02-2017, 08:27 AM
Última Mensagem: gokixa
  Poliglota brasileiro dá dicas para aprender outros idiomas Henry Volk 1 1,332 23-12-2016, 05:56 PM
Última Mensagem: Seth Gecko
  Saiba como aprender novas línguas (Método Pimsleur) Henry Volk 14 5,029 27-10-2016, 12:12 PM
Última Mensagem: Henry Volk

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo