• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [Ala dos concurseiros] Análise de bancas/relatos
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[Ala dos concurseiros] Análise de bancas/relatos
Dr. House
Curioso

08-05-2014, 01:50 PM
Analisando a banca: Fundação Carlos Chagas

Uma das melhores estratégias para conquistar a aprovação é conhecer os critérios e metodologias da banca responsável pela organização do concurso. Conhecer o perfil de cada banca é uma grande vantagem para qualquer candidato. Por isso, o Mapa da Prova elaborou uma série com análises das principais bancas do país. Na última reportagem da série analisamos o Cespe/UnB. Agora é a vez da Fundação Carlos Chagas (FCC).

As provas da FCC são compostas por questões de múltipla escolha de cinco alternativas, nas quais devem-se identificar o item correto ou o item errado, de acordo com o que é pedido no comando da questão, por isso, ao resolver provas da FCC, é aconselhável estar atento se o enunciado pede para que seja marcada a questão correta ou a questão errada. A FCC costuma pedir mais que se aponte a alternativa errada do que as outras bancas.

Uma das características mais marcantes da FCC é que as provas se utilizam de parte maior do edital, o que significa que o conteúdo programático é mais diluído na prova. Além disso, a FCC utiliza formas e fórmulas repetitivas. O conhecimento explícito do edital e o treinamento pelas questões da FCC costumam ter um resultado interessante, pois você vai se sentir mais familiarizado com o conteúdo das questões.

A FCC é notória promotora de concursos de Tribunais Regionais do Trabalho e, em menor grau, de outras instituições do Judiciário. Se você está estudando para algum concurso jurídico é provável que a prova seja da Fundação. Assim, o estudo contínuo e atualizado das questões desta banca pode ser a melhor forma de trabalhar em um tribunal.

Em português o domínio do verbo é primordial para o bom desempenho na prova. A regência e a concordância, os tempos e os modos, estão sempre presentes. O Português pedido pela FCC é extremamente normativo, enquanto outras bancas aceitam a utilização sub normativa ou contemporânea da língua.

Na seara legal há a necessidade do conhecimento explícito da lei. Na FCC a ‘letra da lei’ acaba se tornando mais importante do que interpretações doutrinárias ou jurisprudenciais.

Em Informática e Tecnologia da Informação as questões tendem às interpretações e usos funcionais da disciplina, sempre buscando aferir se o candidato possui o uso da tecnologia e dos conceitos requisitados. Neste sentido o uso de tecnologias recorrentes — como ferramentas de produtividade ou suites de escritório — se tornam presentes nas provas de Informática mais básica, enquanto os usos de gerenciadores de bancos de dados ou de sistemas de segurança informacional nas provas de TI.

A FCC

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas.

A FCC executa integralmente todas as atividades necessárias para a realização de processos seletivos – Concursos e Vestibulares – e de Avaliação Educacional. A fundação dispõe de bancas examinadoras formadas por profissionais especializados em cada uma das disciplinas que comporão as provas.

De acordo com a fundação, são desenvolvidos estudos, com base nas análises estatísticas dos resultados das provas e das questões aplicadas, para aperfeiçoar suas provas objetivas, dissertativas ou práticas e demais processos. A Fundação Carlos Chagas já foi responsável por processos seletivos de órgãos públicos dos três poderes e autarquias, fundações e empresas públicas.

A atuação da banca tem destaque no Poder Judiciário, para o qual já foi responsável por concursos de 9 Procuradorias, 6 Tribunais Estaduais de Justiça, todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, 20 Tribunais Regionais Eleitorais, 17 Tribunais de Contas, 5 Tribunais Regionais Federais, além de seleções para o Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal Superior Eleitoral e tribunais de alçadas civil e criminal, entre outras seleções.

Para o Poder Executivo são quase 100 órgãos que tiveram suas seleções realizadas pela FCC, entre prefeituras municipais, secretarias de estado, ministérios e órgãos de segurança pública.

Já para o Poder Legislativo, são quase 10 Casas Legislativas entre câmaras municipais, assembleias estaduais e Câmara Federal.

A famosa Fundação Copiou Colou. yaoming

Fonte: Blog Mapa da Prova

[+]
  •
Responder
Dr. House
Curioso

08-05-2014, 01:53 PM
Analisando a banca: Cespe/UnB

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) começou sua atuação na década de 1970. Na época, era chamado de Comissão Permanente de Concurso Vestibular (Copeve) e tinha como atribuição organizar o acesso à Universidade. Com a contratação pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para realizar concursos públicos de órgãos da região, deu-se início a uma nova fase de prestação de serviços à comunidade.

A crescente demanda culminou na criação da Diretoria de Acesso ao Ensino Superior (DAE), em 1987, que passou a planejar e executar as atividades de vestibulares e concursos. A atuação da DAE, por sua vez, resultou na criação do Cespe/UnB, em 1993. Com mais autonomia que seus antecessores, o Cespe/UnB logo ganhou destaque nacional e passou a atuar em concursos públicos, avaliações educacionais, certificações, cursos de formação, capacitação e ambientação entre outros.

Entre 2010 e 2012, o Cespe/UnB realizou quase 150 concursos, com mais de 5.367.533 de inscritos, em todos os estados do país, nas mais diferentes áreas de atuação: jurídica, administrativa, educacional, executiva, entre outras. A banca é reconhecida (e temida) pela qualidade técnica na elaboração das provas.

O Cespe/UnB adota predominantemente questões nas quais o candidato deve marcar como certa ou errada. Há também questões de múltipla escolha com cinco alternativas. As assertivas das questões de certo ou errado são analisadas individualmente e cada erro anula um acerto o que faz dessas questões as mais temidas pelos candidatos. Portanto não é recomendado tentar “chutar”.

As questões do Cespe são analíticas e exigem alta capacidade de interpretação de dados, situacional e de gráficos. Essas questões (de maior caráter analítico) têm mais densidade interdisciplinar, o que faz com que o candidato precise analisar em vez de apenas memorizar. A “Elaboração Interrogativa” deve ser usada pelo candidato durante seu estudo, para melhor sistematizar as relações entre cada um dos conteúdos do edital.

Muito cuidado porque o Cespe/UnB costuma apresentar argumentações solidamente estruturadas para justificar assertivas erradas, podendo induzir o candidato a marcar como certo um item definitivamente errado.

Devido aos textos mais longos e ainda à complexidade das assertivas, o tempo de realização da prova precisa ser bem administrado, o que faz do treinamento e da simulação prévia um dos exercícios mais interessantes para a preparação do candidato.

As provas do Cespe/UnB não costumam cobrar todo o conteúdo programático do edital, mas privilegiar conteúdos especialmente queridos pela banca. Então, conhecer a organizadora do seu concurso pode fazer toda a diferença no dia da prova.

Veja exemplos:

• Em Língua Portuguesa: São recorrentes questões sobre funções dos termos “que” e “se”;

• Em Raciocínio Lógico privilegia-se a lógica das preposições e silogismos;

• Nas provas de Tecnologia da Informação e Informática nos últimos anos houve uma diminuição das ilustrações na prova, privilegiando-se a linguagem verbal, o conhecimento de conceitos de governança e de novas tecnologias e ferramentas;

• Em Direito existe uma distinção fundamental a ser feita quando se trata de Administrativo e Constitucional: Na provas de Administrativo existe uma forte utilização de interpretações doutrinárias, de análises situacionais e do uso de jurisprudência e das súmulas dos tribunais superiores. Nas de Constitucional o Cespe/UnB possui tradição de privilegiar a “letra da lei” e as interpretações do STF e do STJ. Por isso, existem essas diferenças ao estudar essas duas disciplinas.

Fonte: Blog Mapa da Prova
[+]
  •
Responder
Dr. House
Curioso

08-05-2014, 01:57 PM
Um dos relatos mais fodas que eu já li foi o do cara que passou em 10 concursos em 1 ano, e passou no mais difícil de todos, o ICMS-RJ 2013:

http://www.forumconcurseiros.com/forum/s...p?t=354222

Vale a pena ler!!!
[+]
  •
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
08-05-2014, 02:08 PM
Caramba, vou marcar aqui este tópico pois tenho certeza que me ajudará nos concursos que esto fazendo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

08-05-2014, 02:36 PM
(08-05-2014, 02:08 PM)Gary Holt Escreveu: Caramba, vou marcar aqui este tópico pois tenho certeza que me ajudará nos concursos que esto fazendo.

Boa sorte cara. Vc tem que ver o relato que eu coloquei em cima, do fórum dos concurseiros. O cara matou a pau 10 concursos, ele diz os macetes, esquemas de estudos, tempo pra cada nível de concurso, com que material estudar e dicas pra cada matéria. É muito show.
[+]
  •
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
08-05-2014, 02:47 PM
(08-05-2014, 02:36 PM)Dr. House Escreveu:
(08-05-2014, 02:08 PM)Gary Holt Escreveu: Caramba, vou marcar aqui este tópico pois tenho certeza que me ajudará nos concursos que esto fazendo.

Boa sorte cara. Vc tem que ver o relato que eu coloquei em cima, do fórum dos concurseiros. O cara matou a pau 10 concursos, ele diz os macetes, esquemas de estudos, tempo pra cada nível de concurso, com que material estudar e dicas pra cada matéria. É muito show.

O que mais gostei é que ele tem quase a mesma idade que a minha e se aventurou com sociedade e tudo mais. Isto dá esperança demais a pessoas iguais a mim, que não é filhinho de papai e só vive para estudar.

Eu como sou bem "humilde" e tenho pretensão e passar em algum tribunal que pague + ou - 8k aqui em BSB fiquei mais aliviado nas horas de estudo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tony Stark
Usuário Banido
*
Tópicos: 18
Curtido: 0 vezes em 0 posts
08-05-2014, 03:36 PM
bom tópico DR. house!

daqui a 3 meses quando eu fizer o concurso de ass. adm. do hospital universitário aqui na minha cidade começo meu curso de ciências contábeis na Universidade Federal, o que é mais viável e prático na sua opinião:

trabalhar pelo dia e ficar estudando pra concursos fáceis de nível médio até passar em um?

trabalhar pelo dia, faculdade a noite e Estudar nos tempos livres para passar na Caixa economica federal 2016 ?

ou

Passar toda a graduação trabalhando e estudando nos tempos livres para o concurso de auditor fiscal da receita federal?
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

08-05-2014, 03:42 PM
(08-05-2014, 03:36 PM)Tony Stark Escreveu: trabalhar pelo dia e ficar estudando pra concursos fáceis de nível médio até passar em um?

trabalhar pelo dia, faculdade a noite e Estudar nos tempos livres para passar na Caixa economica federal 2016 ?

ou

Passar toda a graduação trabalhando e estudando nos tempos livres para o concurso de auditor fiscal da receita federal?

Eu estou começando e tenho dúvidas também. Eu sou novo, só tenho técnico e médio, moro com meus pais e tenho tempo de sobra pra estudar. Mas isso tá acabando.

No meu caso quero passar num concurso de nível médio(INSS 4500 pilas), se entrar eu faço uma faculdade.

Não dar pra fazer faculdade e trabalhar ao mesmo tempo estudando pra concurso, meu pai fez isso e demorou 10 anos pra passar, diferente de mim que tenho tempo livre. Vc tem que se organizar, pra concursos de nível médio tem que ter pelo menos umas 4-5 horas líquidas por dia, mas não dar pra aguentar, eu vi meu pai pelando com pressão do trabalho e as viradas de madrugada estudando. Mas vc é jovem.

Se vc quer estudar e fazer faculdade a caixa pode ser uma saída, pois 2 anos é um tempo considerável. Se for um trabalho de 6 horas seria uma boa, sobraria a tarde pra estudar e de noite vc fazia a faculdade.

Eu estudo pelo menos 10 horas por dia pra 2 concursos que vou fazer, comecei um dia desses, abdiquei de emprego pra estudar e só tenho esse ano, ano que vem vou ser expulso de casa. yaoming

Dependendo da sua idade, contexto e situação em que vc vive, se fosse vc eu trabalhava, resto do dia estudava, pegaria um concurso de 2000 pilas no mínimo(depende daonde vc vive também) e depois fazeria a faculdade.

Quem vai decidir é vc...
[+]
  •
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
09-05-2014, 01:00 AM
Bela iniciativa, House.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
09-05-2014, 01:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-05-2014, 01:04 AM por Aquiles.)
Tu queres pauleira, então, então toma:

http://www.williamdouglas.com.br/conteudo04.php?id=110
https://www.pontodosconcursos.com.br/adm...2632_D.pdf
http://pt.scribd.com/doc/47290291/Ponto-...vo-Barchet

Leia isso e vire o Huck dos concursos.

Bora invadi a administração pública, manada bufalesca!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tigre Real
Live and Learn
**
Tópicos: 3
20-05-2014, 12:32 AM
(08-05-2014, 01:57 PM)Dr. House Escreveu: Um dos relatos mais fodas que eu já li foi o do cara que passou em 10 concursos em 1 ano, e passou no mais difícil de todos, o ICMS-RJ 2013:

http://www.forumconcurseiros.com/forum/s...p?t=354222

Vale a pena ler!!!

O site tá pedindo login agora é?
Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um Tigre! - Shakespeare
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Itachi Uchiha
Itachi Uchiha
**
Tópicos: 4
Curtido: 2 vezes em 2 posts
20-05-2014, 12:37 AM
Ei galera aqui no FB não tem um tópico só de concurso não ? Seria bom criar um tópico só de debate de concurso tipo um sub-forum ae atrairia muito mais gente pra real, porque debater sobre concurso nesses forúms por ae se podemos fazer isso aqui dentro .
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
20-05-2014, 07:47 AM
(20-05-2014, 12:37 AM)Itachi Uchiha Escreveu: Ei galera aqui no FB não tem um tópico só de concurso não ? Seria bom criar um tópico só de debate de concurso tipo um sub-forum ae atrairia muito mais gente pra real, porque debater sobre concurso nesses forúms por ae se podemos fazer isso aqui dentro .

Porque não atrairia gente pra Real e sim pro fórum... Já existe a área de desenvolvimento pessoal para tratar desses assuntos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Itachi Uchiha
Itachi Uchiha
**
Tópicos: 4
Curtido: 2 vezes em 2 posts
23-05-2014, 01:40 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-05-2014, 01:40 AM por Itachi Uchiha.)
Mas se a galera vem aqui ver o forum vai acabar se interessando pela real claro que nem todos,mas já é uma coisa a se levar em conta.

Quantos pessoas n encontraram a real pesquisando sobre coisas diversas e chegou nos sites realistas, agora pensa comigo imagina se eles virem aqui diretamente mesmo que buscando interesse diverso.

Bom eu propus essa ideia do post , pois tem muito confrade concurseiro e economizaria tempo pesquisar sobre concurso e ler os post realistas. Seria um tópico fixo estilo aquele da "cultura das bundas" ou do "uma imagem vale mais que mil palavras" . Não iria atrapalhar em nada e ainda seria muito útil pra min e pra outros que eu creio que participam do fórum e da real.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
23-05-2014, 12:44 PM
(23-05-2014, 01:40 AM)Itachi Uchiha Escreveu: Mas se a galera vem aqui ver o forum vai acabar se interessando pela real claro que nem todos,mas já é uma coisa a se levar em conta.

Quantos pessoas n encontraram a real pesquisando sobre coisas diversas e chegou nos sites realistas, agora pensa comigo imagina se eles virem aqui diretamente mesmo que buscando interesse diverso.

Bom eu propus essa ideia do post , pois tem muito confrade concurseiro e economizaria tempo pesquisar sobre concurso e ler os post realistas. Seria um tópico fixo estilo aquele da "cultura das bundas" ou do "uma imagem vale mais que mil palavras" . Não iria atrapalhar em nada e ainda seria muito útil pra min e pra outros que eu creio que participam do fórum e da real.

Quando o cara chega até o fórum por meio dos "assuntos paralelos", dificilmente ele vai concordar com uma só palavra da Real em si mesma, que é apresentada nos outros tópicos.

A matrix é poderosa e só é possível ter alguma condição de ver o que se passa de verdade nos relacionamentos, após um evento traumático que incentive o homem a começar a se questionar e tentar entender a real dinâmica do comportamento feminino.

Ou seja: enquanto o cara estiver com os olhos vendados pela matrix, enquanto não tomar um choque de realidade ou enquanto o chá estiver fazendo efeito, esqueça apresentar a Real pra ele. Mais fácil ele sair falando mal e tomar o partido das nossas opositoras.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
23-05-2014, 01:24 PM
Vou dar minha contribuição sobre o que eu conheço do assunto:

Banca CESGRANRIO - A PIOR banca.

Motivo: Provas, geralmente, com o nível muito baixo. Fáceis.

Costumam cobrar assuntos repetitivos, em provas de matemática não é raro que modifiquem o mesmo texto de uma determinada questão e o adaptem em várias provas.

Costuma nivelar seus candidatos por baixo e pela sorte deles e isso é péssimo, faz com que as notas de corte fiquem altas de mais.

Banca Fundação Carlos Chagas (FCC): Essa é a queridinha dos concurseiros (que eu conheço) ledo engano. Não é muito diferente da CESGRANRIO. Questões de Direito costumam ser bem elaboradas, mas apresenta o mesmo problema da banca que citei anteriormente: nivela os candidatos por baixo, notas de corte altas de mais. Se seu concurso oferece poucas ou somente uma vaga, essa é a pior opção. Provavelmente vai passar raiva.

CESPE/UnB, é a que todo mundo tem medo, só digo uma coisa: bom pra mim. Pois pra mim é a MELHOR de todas. Não tem como candidato passar dando bicão pois ela adota as famosas técnicas anti-chute e costuma cobrar o conteúdo programático de forma analítica e concisa, ou seja, decoreba aqui não rola. Isso dificulta o nivel das provas, o que é bom por dois motivos: diminui o número de inscritos e nivela-os POR CIMA. As notas de corte costumam ser baixas e mesmo assim o número de eliminados é alto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
23-05-2014, 01:25 PM
(09-05-2014, 01:04 AM)Dominador Escreveu: Tu queres pauleira, então, então toma:

http://www.williamdouglas.com.br/conteudo04.php?id=110
https://www.pontodosconcursos.com.br/adm...2632_D.pdf
http://pt.scribd.com/doc/47290291/Ponto-...vo-Barchet

Leia isso e vire o Huck dos concursos.

Bora invadi a administração pública, manada bufalesca!

[Imagem: 74925.jpg]

LOUCURA, LOUCURA!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso

23-05-2014, 11:35 PM
TheShowOff caralho, tira essa imagem, distorceu o tópico. yaoming

Concordo com sua análise. A cespe é a mais dificíl, por isso eu gosto dela, tira muita gente. O foda da cespe é que sempre tá anulando questões, por causa principalmente de seu estilo. Suas questões são bem concetuais e qualquer mudança de sentido pode alterar a questão. Agora, pra passar nela tem que estudar tudo, suas questões são completas e qualquer detalhe lhe fode.

A FCC é uma desgraça, muito fdp com notal alta, ou vc gabarita ou se fode. A FCC bota uma porrada de assuntos e na prova cai uma ou duas de direito administrativo, por exemplo. CESGRANRIO, deus me livre.

Axo que para o concurso que tou estudando(INSS) vai ser FCC, o INSS ama essa banca. Mas, quero que venha a CESPE e arrombe todo mundo, que só passe os fodas. Fuckyeah
[+]
  •
Responder
Offline Miguel
Molon Labe
**
Tópicos: 0
23-05-2014, 11:38 PM
(23-05-2014, 11:35 PM)Dr. House Escreveu: TheShowOff caralho, tira essa imagem, distorceu o tópico. yaoming

[2]

PORRA ShowOff
Um homem com opções é um homem livre.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Concursos, dúvidas para os concurseiros experientes Smith 24 3,880 09-01-2017, 01:51 AM
Última Mensagem: Golgo 13
Video Somente para concurseiros Tony Stark 15 7,777 12-10-2014, 10:15 PM
Última Mensagem: Aquiles

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo