Se eu não dormir 8 ou 9 horas por dia acordo podre no outro dia e o dia nunca rende.
Então prefiro abdicar de algumas coisas pra dormir mais e não me preocupar tanto em produtividade versus número de horas, mas mais com a qualidade das tarefas feitas aos poucos ao longo dos dias.
Nossa sociedade exige cada vez mais em ambientes de estudo e trabalho e pouco tempo temos para nós mesmos. Algo que vi é que diminuindo muito a visitação e participação em ambientes virtuais (ao estilo de comunidades como o Facebook) sobra muito tempo e consigo realizar o que me é mais necessário.
Muitas vezes o cara dorme pouco, estuda pouco, se alimenta mal o dia todo, mas tá lá perdendo 1, 2, 3, 4... horas por dia com bobagens, memes, vídeos de Youtube, vendo timeline em Facebook, lendo notícias que nada mudam o seu dia a dia. Eu comecei a contar o que eu ficava fazendo quando usava o computador, instalei um timer no navegador e vi que metade do tempo gastava com Facebook, indo de lá pra cá em posts alheios. Isso dava entre 1 ou 2 horas ao dia. Agora reverta isso por um ano em estudos, alimentação, exercício físico ou sono. Os benefícios são certamente enormes.
7 a 8 horas de sono se tornaram essenciais para mim, não me vejo fazendo menos do que isso.
A luz azul das telas de computador,televisão e celular fodem o seu sono, recomendo que corte estas atividades ao menos com 1 hora antes de dormir.
Os smartphones mais modernos, bem como o Windows 10 possuem agora o recurso chamado "Filtro de luz azul", que pode dar aquela força básica para não ter o sono prejudicado, mas ainda sim é interessante cortar o uso dos mesmos para que a claridade não te atrapalhe.
Meu relógio biológico se adapta muito bem a cada momento de minha vida.
Já tive momentos em que dormia 10 horas por dia e foram ótimos momentos.
Ultimamente, tenho vivido ao estilo João Dória, só que pobre, dormindo mas 4 horas por dia e estou muito feliz assim!
De manhã e de noite, tenho estágio da segunda faculdade, em que acompanho aulas de História no Ens. Médio e segundo fundamental. Durante a tarde, eu mesmo trabalho como professor regente em meu emprego como pedagogo formado. Isso tudo em escolas de uma cidade da região metropolitana, a uns 25 km de onde eu moro. Então, tenho que sair uma hora antes e chego uma hora depois, isso quando não demoro mais ainda na rua pra ir a algum mercado ou comer algo ou outra coisa. Então, tem dia que acordo 6h da manhã, só tomo café e banho e saio pra voltar meia-noite. E aos finais de semana ainda me dedico a faculdade (ead) e a corrigir atividades dos alunos e preparar. E nos sábados de agosto, ainda topei participar de uma sequência de eventos científicos acadêmicos da faculdade, o ENCIC. E estou MUITO feliz assim!!! Nunca estive tão feliz. TUDO o que eu faço, eu gosto. Se eu pudesse, eu nem dormiria. Creio que seja um bom indicador. Mmas isso é temporário, pois o estágio é só em agosto e setembro. A partir de outubro volto a ter ocupação só 20 horas por semana e pretendo, a partir de fevereiro do ano que vem, dobrar minha carga horária, então de outubro a janeiro vou dar uma "descansada" pra ter disposição. Minha vida tem dado muito certo com essa estruturação com mudanças de ciclo, nesse ano mesmo estou no quarto ou quinto momento diferente, todos vividos com muita INTENSIDADE e tirando o melhor proveito possível.
Realmente, tenho dormido pouco. Peguei o mau hábito de ficar mexendo no celular antes de dormir o que me faz dormir mais tarde e menos horas. Meu desempenho diminuiu, atrapalha em tudo. Preciso corrigir meus hábitos. Dormir direito dá mais disposição mesmo, quem dorme mau fica letárgico, igual preguiçoso mas não é preguiça é sono. Dificulta até para estudar.
Isso é uma coisa que tenho tentado corrigir mas sempre declino....e é por vício de celular ou computador depois das 23 horas mesmo. É foda tu chegar cansado em casa e ficar se limitando, mas precisa ser feito. Isso que falaram também é verdade: embora haja uma média de horas considerada a ideal, dormir demais (e varia um pouco pra cada pessoa) também não é bom. Percebo que minha média boa de sono, aquela em que eu não fico preguiçoso ou querendo descontar o sono no meio do dia, é de sete horas e meia, oito no máximo. Mais do que isso, acontece comigo a mesma coisa que o outro colega: fico mole o resto do dia.
Foi bom ver esse tópico pra reforçar o que não tenho conseguido por auto disciplina.
Todo dia vou dormir 00:30 e acordo 5:45, então descontando uns 15min que devo demorar pra dormir o total fica em 5 horas por noite. Quando chego do trabalho até durmo as vezes um pouco mas fico me sentindo um lixo depois e acabo nem indo na academia, e se cochilar na hora do almoço na empresa é a mesma coisa, acordo um zumbi...
Gostaria de poder dormir pelo menos 7 horas ininterruptas, mas não encontro uma solução pra isso. Não consigo dormir mais cedo pq tenho uma tarefa diária que me faz sair de casa 10:30 e chegar 11:00, e infelizmente não consigo deixar tudo pronto para só deitar e dormir após isso. Vou tomar banho, arrumar a marmita, conversar com minha namorada e etc.