• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Direito - A carreira juridica no Brasil
Páginas (9): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
01-08-2015, 10:52 AM
(31-07-2015, 11:38 PM)Deuxcartes Escreveu:
(31-07-2015, 06:10 PM)John Escreveu:
(31-07-2015, 06:04 PM)Deuxcartes Escreveu: 2 línguas agregam mais valor. Opte pelo espanhol como segunda língua e caso não queira, o alemão.
3 - Não entendo bem do seu ramo, mas cursos específicos agregam mais. Não sei bem quais cursos de extensão são bons para tua área. Se puder informar alguns, seria uma boa informação;
4 - PIBIC agrega mais para quem pretende ser mestre/doutor. Empresas que possuem PD e institutos de Pesquisa.
O que agrega valor é o que se torna útil para a empresa em curto e médio prazo. Quando precisam de algo acima do médio prazo, eles costumam qualificar. Não adianta aparecer com um currículo cheio se, o outro se prepara para exatamente o que a empresa necessita.

Curso de extensão da EMERJ, por exemplo. Pois estou falando nos cursos possíveis para estudantes de direito, claro que depois de formado uma pós, LLM é o melhor. Não sei se o melhor é ter 2 línguas em nível avançado, ou focar em uma fluente, inglês, claro.

Vocês podem fazer MBA?
Inglês + espanhol = oportunidades de trabalho/vida fora do país ou contatos com escritórios de fora. Pode ser lucrativo.

Acho que LLM é o equivalente ao MBA no Direito, que é voltado para o mercado, diferentemente de um mestrado, doutorado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
02-08-2015, 01:58 PM
(29-07-2015, 10:35 AM)John Escreveu: Como todo mercado saturado, realmente tem dessas coisas. Nos EUA, pelo o pouco que li a situacao do Law eh um pouco parecida, so nao sei como funciona os concursos publicos la. So que o Brasil eh o pais que mais forma bachareis em Direito no mundo, se eu nao me engano.

Concurso publico aqui depende muito de variaveis, se o candidato tiver suporte financeiro e emocional familiar, como voce falou, ja eh um grande avanco. Se vale a pena ainda ou nao fazer, acho que se uma pessoa tem um certo perfil, se ela tem disposicao pra se dedicar ao estudo, de alguma forma conseguira apos anos de dedicacao um bom emprego, contando um pouco com a sorte e o networking, como voce citou. Apesar de realmente o mercado de Direito estar em uma situacao complicado, quando comparado a outros mercados, parece ainda estar com uma certa vantagem. Talvez Engenharia, Medicina, ainda compensem mais. O resto nao esta tao diferente nao, talvez com menos pessoas, mas tambem com menos oportunidades.

Nos EUA, a advocacia, é uma das profissões da iniciativa privada mais reputada. Pois é considerada um dos berços da livre-iniciativa. Muito da jurisprudência norte-americana foi construído pelo exercício postulatório dos advogados, e uma parcela significativa da doutrina é movida pela influência de advogados famosos.

Concurso público lá não é rentável como aqui. Há coisa de uns 2 ou 3 anos, teve uma reportagem realizada em Nova York (derivada de um congresso de Direito) que narrava a indignação dos magistrados deste estado, quanto ao salário (convertido) dos juízes aqui no Brasil. Eles ganhavam em torno de 70% (contando os benefícios pagos) dos magistrados nacionais à época.
Tem uma série chamada Criminal Minds que retrata bem a visão do americano. Um personagem lá, concursado pelo FBI e que é um gênio, quando reencontra o pai (um advogado), este fala em tom de desprezo que se o filho tivesse buscado a advocacia, estaria rico, entretanto, optou pelo concurso público.

As grandes firmas internacionais de advocacia fogem do Brasil. Se fizer uma pesquisa, verá que praticamente não existem aqui. Eles trabalham com correspondentes locais. Conheço um camarada que trampou em um escritório grande em São Paulo, que representava os interesses de uma grande firma dos EUA, e este amigo me disse que este escritório americano fez um estudo do mercado nacional e ficaram abismados com a falta de competitividade e o quão saturado esta. Eles não conseguiram entender o porquê de não puderem concorrer nesta seara prestando um serviço de qualidade, com um preço acessível e compatível. Quanto mais a vedação de investir no marketing pessoal.

A situação da advocacia é surreal. O Estado se dispõe a regulamentar o setor (através do Estatuto Geral) para ver se estimula a competitividade. Posteriormente, você tem as seccionais que disciplinam até o preço dos honorários das ações e recursos a serem ajuizados. Ou seja, o Estado tenta disciplinar até o seu lucro. E se você tentar concorrer com os valores que o ente considera rentável, é infração. :Z=
É coisa de outro mundo, por um lado você tem a lei autorizando o envio de correspondência para clientes e correspondentes, informando seu novo endereço. E do outro lado, se oferecer um cartão de contato sem a pessoa pedir, é considerado infração. yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
02-08-2015, 04:45 PM
(02-08-2015, 01:58 PM)Chanceler Escreveu:
(29-07-2015, 10:35 AM)John Escreveu: Como todo mercado saturado, realmente tem dessas coisas. Nos EUA, pelo o pouco que li a situacao do Law eh um pouco parecida, so nao sei como funciona os concursos publicos la. So que o Brasil eh o pais que mais forma bachareis em Direito no mundo, se eu nao me engano.

Concurso publico aqui depende muito de variaveis, se o candidato tiver suporte financeiro e emocional familiar, como voce falou, ja eh um grande avanco. Se vale a pena ainda ou nao fazer, acho que se uma pessoa tem um certo perfil, se ela tem disposicao pra se dedicar ao estudo, de alguma forma conseguira apos anos de dedicacao um bom emprego, contando um pouco com a sorte e o networking, como voce citou. Apesar de realmente o mercado de Direito estar em uma situacao complicado, quando comparado a outros mercados, parece ainda estar com uma certa vantagem. Talvez Engenharia, Medicina, ainda compensem mais. O resto nao esta tao diferente nao, talvez com menos pessoas, mas tambem com menos oportunidades.

Nos EUA, a advocacia, é uma das profissões da iniciativa privada mais reputada. Pois é considerada um dos berços da livre-iniciativa. Muito da jurisprudência norte-americana foi construído pelo exercício postulatório dos advogados, e uma parcela significativa da doutrina é movida pela influência de advogados famosos.

Concurso público lá não é rentável como aqui. Há coisa de uns 2 ou 3 anos, teve uma reportagem realizada em Nova York (derivada de um congresso de Direito) que narrava a indignação dos magistrados deste estado, quanto ao salário (convertido) dos juízes aqui no Brasil. Eles ganhavam em torno de 70% (contando os benefícios pagos) dos magistrados nacionais à época.
Tem uma série chamada Criminal Minds que retrata bem a visão do americano. Um personagem lá, concursado pelo FBI e que é um gênio, quando reencontra o pai (um advogado), este fala em tom de desprezo que se o filho tivesse buscado a advocacia, estaria rico, entretanto, optou pelo concurso público.

As grandes firmas internacionais de advocacia fogem do Brasil. Se fizer uma pesquisa, verá que praticamente não existem aqui. Eles trabalham com correspondentes locais. Conheço um camarada que trampou em um escritório grande em São Paulo, que representava os interesses de uma grande firma dos EUA, e este amigo me disse que este escritório americano fez um estudo do mercado nacional e ficaram abismados com a falta de competitividade e o quão saturado esta. Eles não conseguiram entender o porquê de não puderem concorrer nesta seara prestando um serviço de qualidade, com um preço acessível e compatível. Quanto mais a vedação de investir no marketing pessoal.

A situação da advocacia é surreal. O Estado se dispõe a regulamentar o setor (através do Estatuto Geral) para ver se estimula a competitividade. Posteriormente, você tem as seccionais que disciplinam até o preço dos honorários das ações e recursos a serem ajuizados. Ou seja, o Estado tenta disciplinar até o seu lucro. E se você tentar concorrer com os valores que o ente considera rentável, é infração. :Z=
É coisa de outro mundo, por um lado você tem a lei autorizando o envio de correspondência para clientes e correspondentes, informando seu novo endereço. E do outro lado, se oferecer um cartão de contato sem a pessoa pedir, é considerado infração. yaoming

Common Law realmente tem suas diferencas, vejo o seriado Suits, mostra bem a advocacia de la. Mas creio eu que o mercado de la tb seja saturado, nao tanto quanto aqui talvez. O que acontece em escritorios grandes daqui eh o intercambio de profissionais, que vao fazer uma pos ou LLM na Inglaterra ou EUA e ficam um tempo advogando por la tbm. Enfim, pelo menos eh o que eu vejo acessando o site deles e vendo o historico dos advogados :megusta {eu faco isso as vezes}

Minha duvida eh se vale a pena tentar seguir carreira em escritorios grandes daqui, a partir do momento em que voce ingressa neles como estagiario.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SapoCaco
Desde 2007
**
Tópicos: 2
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
02-08-2015, 07:39 PM
Olha, eu larguei Direito na Federal e vou salientar alguns pontos aqui pela MINHA experiencia em 3 anos de faculdade

1 - Se voce se considera inteligente, FUJA do curso de Direito, eles so ensinam teorias do bla bla bla que justificam a putaria no mundo e decoreba de regras do Estado.

2 - Direito funciona pra quem ja tem escritorio na familia e precisa continuar o negocio ou tem saco pra passar anos a fio decorando coisas inuteis pra passar em concurso, isso se o concurso for serio e as vagas ja nao estiverem marcadas.

3 - O curso eh chato e demanda vocacao.

4 - Comecar do zero eh furada, mesmo que tu seja formado em faculdade top, pra voce ter uma ideia, no Rio, um gari comeca ganhando 1.800, esta cheio de advogados ganhando 900 conto sem direito a nada.

5 - Estagio em orgao publico nao agrega nada ao curriculo, pois voce nao faz porra nenhuma e os empregadores sabem disso, eu estagiei na procuradoria regional federal e meu trabalho era editar arquivos no word e tomar cafe, isso quando tinha trabalho.

6 - E o mais importante, faculdade publica eh uma BOSTA, so tem doutrinacao esquerdista e greve, sem contar que voce tem que ser auto-didata naquela merda, pois ir pra aula ou nao tanto faz, e olha que eu estudei na Federal do Rio que eh considerada uma das melhores em Direito no pais.

Ah e outra coisa que eu ouvi uma vez, eh engracado mas triste ao mesmo tempo, advogados recem formados sao conhecidos como "motoboys de terno, mas sem moto", ja que ficam o dia inteiro pra cima e pra baixo entregando e buscando papel, ja que eh mais barato contratar um advogado do que o serivico de motoboy..
.
Lembro que teve ate uma polemica sobre um anuncio de emprego, onde se exigia moto do advogado, pagava pouco mais que um salario minimo, o pessoal ate tirava sarro dizendo que a vaga era para "motogado" ou "advoboy".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
02-08-2015, 09:31 PM
(02-08-2015, 07:39 PM)SapoCaco Escreveu: Olha, eu larguei Direito na Federal e vou salientar alguns pontos aqui pela MINHA experiencia em 3 anos de faculdade

1 - Se voce se considera inteligente, FUJA do curso de Direito, eles so ensinam teorias do bla bla bla que justificam a putaria no mundo e decoreba de regras do Estado.

2 - Direito funciona pra quem ja tem escritorio na familia e precisa continuar o negocio ou tem saco pra passar anos a fio decorando coisas inuteis pra passar em concurso, isso se o concurso for serio e as vagas ja nao estiverem marcadas.

4 - Comecar do zero eh furada, mesmo que tu seja formado em faculdade top, pra voce ter uma ideia, no Rio, um gari comeca ganhando 1.800, esta cheio de advogados ganhando 900 conto sem direito a nada.

5 - Estagio em orgao publico nao agrega nada ao curriculo, pois voce nao faz porra nenhuma e os empregadores sabem disso, eu estagiei na procuradoria regional federal e meu trabalho era editar arquivos no word e tomar cafe, isso quando tinha trabalho.

6 - E o mais importante, faculdade publica eh uma BOSTA, so tem doutrinacao esquerdista e greve, sem contar que voce tem que ser auto-didata naquela merda, pois ir pra aula ou nao tanto faz, e olha que eu estudei na Federal do Rio que eh considerada uma das melhores em Direito no pais.

Bom, creio que depende muito de cada experiência, eu tb estudo em uma instituição pública, tem suas precariedades e greve toda hora, mas ainda não posso dizer que concordo com você em relação a classificação ''BOSTA".Tive professores de todos os tipos de ideais políticos.

Quanto a se considerar inteligente, isso é muito subjetivo e creio que não existe curso pra gente "Inteligente", e sim diferentes perfis de cursos com diferentes perspectivas abordadas. Claro que quem ingressa no curso de Direito não pode esperar nada diferente de estudo de normas, hierarquias, regras, burocracias, procedimentos processuais, etc... E no final das contas, você vai de uma maneira ou de outra decorar leis, é essencial pra praticar a profissão, ainda mais no Civil Law.

No orgao publico não tenho parâmetro para comparar com nada, pq é minha primeira experiência como estagiário.

E em comparação a outras carreiras, é difícil achar alguma que seja menos pior que o Direito na área de Humanas, hein... Mas respeito sua opinião.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
02-08-2015, 09:52 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2015, 10:28 PM por Remy LeBeau.)
(02-08-2015, 04:45 PM)John Escreveu: Common Law realmente tem suas diferencas, vejo o seriado Suits, mostra bem a advocacia de la. Mas creio eu que o mercado de la tb seja saturado, nao tanto quanto aqui talvez. O que acontece em escritorios grandes daqui eh o intercambio de profissionais, que vao fazer uma pos ou LLM na Inglaterra ou EUA e ficam um tempo advogando por la tbm. Enfim, pelo menos eh o que eu vejo acessando o site deles e vendo o historico dos advogados :megusta {eu faco isso as vezes}

Minha duvida eh se vale a pena tentar seguir carreira em escritorios grandes daqui, a partir do momento em que voce ingressa neles como estagiario.

Confrade, me permita discordar.
Eu vejo o Common Law como o sistema ideal para se trabalhar com a meritocracia. O fato de consolidar uma jurisprudência, ou uma prática como costume combate a porcaria do legalismo que é prejudicial ao debate e ao desenvolvimento de ideias. Assim, vai premiar a melhor argumentação, a construção de ideais, oratória e derivados. Além disso, tem a questão de repartir entre as partes a instrução probatória. Aí não fica aquela porquisse aqui do advogado/promotor empurrar os autos para o estagiário, pois as partes vão correr atrás para resguardar os seus interesses.
Ainda tem a questão da ampla utilização dos jurados, que permite a população, fora da área, participar efetivamente do que se tem como "justiça".

Sobre os advogados. Calma, muita calma nessa hora. As vezes alguns ficam como trainee ou como estagiário, e vão lá e colocam como se fosse prática de advocacia. Em Portugal, por exemplo, o advogado (recém formado) é obrigado a ficar três anos como estagiário antes de exercer os atos da advocacia.

Ainda em Portugal, devido a tratados com o Brasil, é possível habilitar a sua OAB lá e exercer a advocacia lá. É claro que é necessário alguns cursos para se familiarizar com as leis locais, mas a burocracia é reduzida.

Sobre o seu questionamento. Sim e não.
0,000001% dos escritórios oferecem aos advogados o regime celetista (CLT). A maioria acaba como associado, trabalhando um monte e ganhando uma merreca sem alguns direitos básicos. Além disso, tem a questão do salário. Pode parecer cômico, e claro, deve-se levar em consideração os seus custos locais, mas começar em um escritório com um salário de pelo menos R$ 3.000,00 já é um bom start, tendo em vista o status do mercado.

Por fim, recomendaria alguns editais para concurso nas áreas jurídicas de empresas públicas. Além de salários convidativos, aliados com a prática da advocacia, por lei, é obrigatória a contratação como celetista. O mesmo se aplica nas contratações feitas por empresas privadas (ex. banco - mas para trabalhar no setor jurídico do local, não no escritório de massa), o único revés é que apesar de celetista, os salários são menores.

Só para fechar (prometo), vi que o confrade cita muito os EUA. Recomendaria dar uma olhada no Direito Comunitário (União Europeia). Tudo bem que tem esquerdismo lá, mas se você deixar isso de lado e trabalhar com um direito comunitário, vai ver que os europeus estão com algumas ideais e materiais muito bons que fatalmente chegarão aqui cedo ou tarde.
Além dos meus investimentos pessoais, tenho estudado via direito comparado os materiais europeus e observado alguns decisões das Cortes Europeias. Como não somos um país que produz conhecimento, mas que reproduz, o que eles estão falando lá agora, chegará aqui mais tarde, e dominar esse conteúdo antes de todos pode ser um diferencial.

Via Google Books e o site da Corte Europeia de Justiça (tradução de português de Portugal) você consegue esse material.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
02-08-2015, 10:22 PM
(02-08-2015, 09:52 PM)Chanceler Escreveu:
(02-08-2015, 04:45 PM)John Escreveu: Common Law realmente tem suas diferencas, vejo o seriado Suits, mostra bem a advocacia de la. Mas creio eu que o mercado de la tb seja saturado, nao tanto quanto aqui talvez. O que acontece em escritorios grandes daqui eh o intercambio de profissionais, que vao fazer uma pos ou LLM na Inglaterra ou EUA e ficam um tempo advogando por la tbm. Enfim, pelo menos eh o que eu vejo acessando o site deles e vendo o historico dos advogados :megusta {eu faco isso as vezes}

Confrade, me permita discordar.
Eu vejo o Common Law como o sistema ideal para se trabalhar com a meritocracia. O fato de consolidar uma jurisprudência, ou uma prática como costume combate a porcaria do legalismo que é prejudicial ao debate e ao desenvolvimento de ideias. Assim, vai premiar a melhor argumentação, a construção de ideais, oratória e derivados. Além disso, tem a questão de repartir entre as partes a instrução probatória. Aí não fica aquela porquisse aqui do advogado/promotor empurrar os autos para o estagiário, pois as partes vão correr atrás para resguardar os seus interesses.
Ainda tem a questão da ampla utilização dos jurados permite a população, fora da área, participar efetivamente do que se tem como "justiça".

Sobre os advogados. Calma, muita calma nessa hora. As vezes alguns ficam como trainee ou como estagiário, e vão lá e colocam como se fosse prática de advocacia. Em Portugal, por exemplo, o advogado (recém formado) é obrigado a ficar três anos como estagiário antes de exercer os atos da advocacia.

Ainda em Portugal, devido a tratados com o Brasil, é possível habilitar a sua OAB lá e exercer a advocacia lá. É claro que é necessário alguns cursos para se familiarizar com as leis locais, mas a burocracia é reduzida.

Sobre o seu questionamento. Sim e não.
0,000001% dos escritórios oferecem aos advogados o regime celetista (CLT). A maioria acaba como associado, trabalhando um monte e ganhando uma merreca sem alguns direitos básicos. Além disso, tem a questão do salário. Pode parecer cômico, e claro, deve-se levar em consideração os seus custos locais, mas começar em um escritório com um salário de pelo menos R$ 3.000,00 já é um bom start, tendo em vista o status do mercado.

Por fim, recomendaria alguns editais para concurso nas áreas jurídicas de empresas públicas. Além de salários convidativos, aliados com a prática da advocacia, por lei, é obrigatória a contratação como celetista. O mesmo se aplica nas contratações feitas por empresas privadas (ex. banco - mas para trabalhar no setor jurídico do local, não no escritório de massa), o único revés é que apesar de celetista, os salários são menores.

Só para fechar (prometo), vi que o confrade cita muito os EUA. Recomendaria dar uma olhada no Direito Comunitário (União Europeia). Tudo bem que tem esquerdismo lá, mas se você deixar isso de lado e trabalhar com um direito comunitário, vai ver que os europeus estão com algumas ideais e materiais muito bons que fatalmente chegarão aqui cedo ou tarde.
Além dos meus investimentos pessoais, tenho estudado via direito comparado os materiais europeus e observado alguns decisões das Cortes Europeis. Como não somos um país que produz conhecimento, mas que reproduz, o que eles estão falando lá agora, chegará aqui mais tarde, e dominar esse conteúdo antes de todos pode ser um diferencial.

Via Google Books e o site da Corte Europeia de Justiça (tradução de português de Portugal) você consegue esse material.

Obrigado pelas dicas e experiência, confrade. Sou um estudante de direito que apenas começou seus estudos, por isso meu fraco conhecimento sobre direito comparado, Common Law e etc... Eu falo muito sobre o direito dos EUA pq a influência dele sobre nós {na mídia} ainda é muito grande, não só com seriados, mas com diversos filmes também. Só sei o básico, por enquanto. Fiz Dir. Internacional Público e gostei da abordagem do assunto na faculdade, você segue essa área? Sugere algum curso/doutrina?

Mas vou procurar sim a questão do Direito Comunitário. Acho importante participarmos dessa discussão jurídica e social por aqui, enriquece a experiência de todos e ajuda ainda mais nós que estamos começando{Suponho que você já seja um profissional com anos de profissão, pelo conhecimento que passa de mercado e escritório}.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline BryceLarkin
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 9 vezes em 4 posts
02-08-2015, 10:37 PM
Moro em um Estado pequeno e de grandes advogados, isto é, além de saturado tudo complica por não ter nenhum apoio na área, conheço bacharéis em Direito aos montes por aqui que não atuam na área (apesar que a maioria não estudava). Estou no quinto período, tenho um emprego simples em um restaurante e estudo para concursos de nível médio na área de segurança pública para ter uma base e também por acreditar que tenho vocação na área. Depois de formado pretendo passar em algum concurso para agente da Polícia Civil, Federal ou Rodoviária. Caso não consiga, irie iniciar um mestrado privado e irei dar aula e pegar umas causas ou outras para complementar a renda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SapoCaco
Desde 2007
**
02-08-2015, 11:03 PM
(02-08-2015, 09:31 PM)John Escreveu:
(02-08-2015, 07:39 PM)SapoCaco Escreveu: Olha, eu larguei Direito na Federal e vou salientar alguns pontos aqui pela MINHA experiencia em 3 anos de faculdade

Bom, creio que depende muito de cada experiência, eu tb estudo em uma instituição pública, tem suas precariedades e greve toda hora, mas ainda não posso dizer que concordo com você em relação a classificação ''BOSTA".Tive professores de todos os tipos de ideais políticos.

Quanto a se considerar inteligente, isso é muito subjetivo e creio que não existe curso pra gente "Inteligente", e sim diferentes perfis de cursos com diferentes perspectivas abordadas. Claro que quem ingressa no curso de Direito não pode esperar nada diferente de estudo de normas, hierarquias, regras, burocracias, procedimentos processuais, etc... E no final das contas, você vai de uma maneira ou de outra decorar leis, é essencial pra praticar a profissão, ainda mais no Civil Law.

No orgao publico não tenho parâmetro para comparar com nada, pq é minha primeira experiência como estagiário.

E em comparação a outras carreiras, é difícil achar alguma que seja menos pior que o Direito na área de Humanas, hein... Mas respeito sua opinião.

Entao, eu falei "bosta", pois comecei no Mackenzie, mas por causa da lavagem cerebral louca de cursinho me sentia um porcaria por nao ter passado em publica, dai quando passei vi que eh um abismo de qualidade, e sim, Direito nao eh pra gente inteligente, e sim pra quem tem facilidade em decorar sem raciocinar, por isso a esquerdisse absurda do curso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
02-08-2015, 11:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2015, 11:09 PM por Marcílio.)
(02-08-2015, 01:58 PM)Chanceler Escreveu:
Show ContentSpoiler:

Faz alguma tempo que olhei na Revista Veja algo assim: "enquanto que no EUA os iniciantes procuram a carreira pública como trampolim para carreira privada, nos Brasil sucede o oposto".

Vai muito de pessoa para pessoa, das estratégias, do conhecimento e de pesquisa também. Tem pessoal aí que se vc perguntar sobre musculação eles sabem de tudo, mas quando vc vai perguntar sobre carreiras jurídicas, é um desastre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
03-08-2015, 09:31 AM
(02-08-2015, 07:39 PM)SapoCaco Escreveu: 6 - E o mais importante, faculdade publica eh uma BOSTA, so tem doutrinacao esquerdista e greve, sem contar que voce tem que ser auto-didata naquela merda, pois ir pra aula ou nao tanto faz, e olha que eu estudei na Federal do Rio que eh considerada uma das melhores em Direito no pais.

No que tange à algumas instituições públicas (pelo menos o caso das Federais) a coisa muitas vezes em cursos de humanas e saúde, debandam por este lado mesmo. O esquerdismo é destilado nas aulas e há professores acomodados que só publicam no Brasil o "mais do mesmo", e estão tranquilos em seus postos e usam de política para tradicionalmente defenderem seus "eternos postos". Visto que tem gente tão incompetente lá que simplismente da a nota de acordo com o que ele pensa do aluno, ou simplismente da 10 pra todo mundo e foda-se. Como aumenta o score da garotada, tudo fica bem.
Concordo também que o cara pra ser competente acaba tendo que ser autodidata, pois poucas foram as aulas em que algum deles me apresentou algo útil de fato.

É triste que o mesmo tem ocorrido com Direito, mas é uma tendência em quase todas as profissões. Além de humanas (economia, psicologia, direito e etc.), saúde e algumas da área de tecnologia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SapoCaco
Desde 2007
**
03-08-2015, 09:43 AM
(03-08-2015, 09:31 AM)Deuxcartes Escreveu:
(02-08-2015, 07:39 PM)SapoCaco Escreveu: 6 - E o mais importante, faculdade publica eh uma BOSTA, so tem doutrinacao esquerdista e greve, sem contar que voce tem que ser auto-didata naquela merda, pois ir pra aula ou nao tanto faz, e olha que eu estudei na Federal do Rio que eh considerada uma das melhores em Direito no pais.

No que tange à algumas instituições públicas (pelo menos o caso das Federais) a coisa muitas vezes em cursos de humanas e saúde, debandam por este lado mesmo. O esquerdismo é destilado nas aulas e há professores acomodados que só publicam no Brasil o "mais do mesmo", e estão tranquilos em seus postos e usam de política para tradicionalmente defenderem seus "eternos postos". Visto que tem gente tão incompetente lá que simplismente da a nota de acordo com o que ele pensa do aluno, ou simplismente da 10 pra todo mundo e foda-se. Como aumenta o score da garotada, tudo fica bem.
Concordo também que o cara pra ser competente acaba tendo que ser autodidata, pois poucas foram as aulas em que algum deles me apresentou algo útil de fato.

É triste que o mesmo tem ocorrido com Direito, mas é uma tendência em quase todas as profissões. Além de humanas (economia, psicologia, direito e etc.), saúde e algumas da área de tecnologia.

Cara, foi uma decepção gigante, a universidade conseguiu ser pior que a escola publica de periferia que eu estudei, fiz uma materia eletiva chamada direito financeiro, so fui em UMA aula pois o professor nao aparecia, nem prova fiz e passei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Em Pleno Século XXI
Usuário Banido
*
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
03-08-2015, 02:15 PM
Concursos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SapoCaco
Desde 2007
**
03-08-2015, 10:52 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2015, 01:39 PM por SapoCaco.)
(03-08-2015, 02:15 PM)Em Pleno Século XXI Escreveu: Concursos.

por incrivel que pareca, o curso de Direito nao te ajuda em nada pra concursos.

EDIT
John, te respondi a Mp que vc me mandou.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
01-10-2015, 01:24 PM
(03-08-2015, 10:52 PM)SapoCaco Escreveu:
(03-08-2015, 02:15 PM)Em Pleno Século XXI Escreveu: Concursos.

por incrivel que pareca, o curso de Direito nao te ajuda em nada pra concursos.

EDIT
John, te respondi a Mp que vc me mandou.

Depende muito da grade e do projeto pedagógico de cada faculdade. Obviamente que se você for se preparar para concursos apenas utilizando as aulas como base, não chegará muito longe. Tem que haver toda uma organização extra envolvida. Me arrisco a dizer que a Faculdade de Direito se limita a formar o bacharel {é de certa forma a lógica que a maioria segue}, cabendo ao aluno se especializar após a graduação nas áreas em que desejar.

Dependendo do professor, provavelmente o nível de cobrança será baixo sim em relação a cobrança de um concurso. Talvez seja pq nem todos ali estão com esse objetivo, muitos irão advogar em áreas específicas e o estudo de certas matérias será um pouco "irrelevante". Por isso o concurso será mais pesado, naturalmente.

Mas quanto a "não ajudar em nada", por mais que minha experiência ainda seja pouca, acho que é um premissa um tanto quanto exagerada. Faculdade Não prepara 100 por cento, não é focada naquilo, não é feita para aprovar ninguém, mas na maioria dos cursos de qualidade pode te dar uma base legal sim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
Curtido: 2 vezes em 2 posts
01-10-2015, 02:30 PM
A faculdade de Direito,tem que ser levada a sério, por quem se nessa envereda por essa área.
Exige demais do estudante,as aulas são meramente para ter dar uma base e o processo de estudo é meramente solitário.
Ou seja o cara tem que estudar por conta ler muito ...
Eu sugiro que se leiam esse dois artigos ,para dar uma base , Na vredade o que se espera do futuro profissional dessa area...

http://www.conjur.com.br/2014-out-23/sen...r-olheiras

http://www.conjur.com.br/2014-out-04/dia...a-formacao
SÓ PORRADA NA CARA...
Alias,leia tudo o que puder do Lenio Luis streck....
Ele le da uma base do que é ser jurista nesse pais...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
01-10-2015, 03:40 PM
A medicina também está prestes a ruir. Já tem alunos de medicina que mal sabem escrever o nome.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
01-10-2015, 04:32 PM
(01-10-2015, 02:30 PM)AKRAME Escreveu: A faculdade de Direito,tem que ser levada a sério, por quem se nessa envereda por essa área.
Exige demais do estudante,as aulas são meramente para ter dar uma base e o processo de estudo é meramente solitário.
Eu sugiro que se leiam esse dois artigos ,para dar uma base , Na vredade o que se espera do futuro profissional dessa area...

SÓ PORRADA NA CARA...

Realmente, confrade.
Os textos servem para uma severa reflexão do rumo de nosso ensino jurídico.
E costumo ouvir dos próprios alunos reclamações em relação as matérias ditas como disciplinas formativas. A maioria quer pular essa etapa e ir direto para a leitura maciça de leis, sem ao menos se importar com a interpretação a aplicação das mesmas.

E também sinto falta de uma abordagem mais ampla do direito constitucional.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
01-10-2015, 05:35 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2015, 05:36 PM por Marcílio.)
(01-10-2015, 04:32 PM)John Escreveu:
(01-10-2015, 02:30 PM)AKRAME Escreveu: A faculdade de Direito,tem que ser levada a sério, por quem se nessa envereda por essa área.

SÓ PORRADA NA CARA...

Realmente, confrade.
E costumo ouvir dos próprios alunos reclamações em relação as matérias ditas como disciplinas formativas. A maioria quer pular essa etapa e ir direto para a leitura maciça de leis, sem ao menos se importar com a interpretação a aplicação das mesmas.

Nenhuma faculdade que se preze deve ter a ambição de formar concurseiros. Essa finalidade de passar em concursos é uma consequência superficial, jamais como objetivo principal.

Mas pensando bem, melhor continuar desse jeito mesmo, porque aonde vcs lêem aprofundamento, leia-se aprofundamento na causa esquerdista. O cursos de humanas trabalhados na área jurídica estão coalhados de esquerdista assanhados em mostrar como se deve formar um operador vermelhinho.

Nem literatura liberal, conservadora ou capitalista essas porra querem citar como bibliografia. Ou é preguiça mental. ou é extrema má fé em boicotar mesmo.

Então é continuar pecando na superfície mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
01-10-2015, 06:43 PM
(01-10-2015, 05:35 PM)Don Welzo Escreveu:
(01-10-2015, 04:32 PM)John Escreveu:

SÓ PORRADA NA CARA...

Realmente, confrade.

Nenhuma faculdade que se preze deve ter a ambição de formar concurseiros. Essa finalidade de passar em concursos é uma consequência superficial, jamais como objetivo principal.

Mas pensando bem, melhor continuar desse jeito mesmo, porque aonde vcs lêem aprofundamento, leia-se aprofundamento na causa esquerdista. O cursos de humanas trabalhados na área jurídica estão coalhados de esquerdista assanhados em mostrar como se deve formar um operador vermelhinho.

Nem literatura liberal, conservadora ou capitalista essas porra querem citar como bibliografia. Ou é preguiça mental. ou é extrema má fé em boicotar mesmo.

Então é continuar pecando na superfície mesmo.

Quanto a questão de o foco {ou a falta de} da faculdade em concursos, concordo.
O curso deve abranger todo sistema jurídico, cabendo ao aluno se adaptar para sua formação escolhida. O bom seria se TODAS as universidades oferecessem diversas opções de cadeiras e estruturas de formação doutrinárias, e o estudante tendo a liberdade de escolher qual caminho trilhar. Mas, sabemos que a realidade é diferente. Não sou o maior entendedor do college norte-americano, mas o sistema deles é interessante, e vai um pouco por esse ponto que falei.

Vejo algumas instituições, como a FGV, se destacando em comparações as demais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (9): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Question O Peso de Suas Escolhas - Carreira CR7 1 938 11-12-2015, 09:50 AM
Última Mensagem: John
  Carreira Diplomática - Ministério das Relações Exteriores Mistério 5 1,353 10-12-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: John
  Pensar a longo prazo na carreira Ahmir 2 1,393 11-02-2014, 12:24 AM
Última Mensagem: Hagabe
  Guia para carreira Appollo 5 6,083 13-05-2012, 07:58 PM
Última Mensagem: joker

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo