• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Plantão de Notícias Pela primeira vez na História, mulheres superam homens no QI
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Pela primeira vez na História, mulheres superam homens no QI
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
20-07-2012, 04:19 PM
(20-07-2012, 04:13 PM)Tito S. Escreveu: A alimentação seria outro exemplo. Há algum tempo se tem evidência que bebês amamentados tem em média alguns pontos de QI a mais que os não aleitados no peito. Ainda não se sabe o porquê, mas é possível que os nutrientes no leite materno estejam na proporção ótima para a criança.

Isso é facilmente verificada em regiões paupérrimas da África.

Tirando é claro, a falta de estrutura educacional, a inteligência das populações dessas regiões é prejudicada devido a alimentação insuficiente, juntando-se a isso a uma amamentação "fraca".
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Offline Capitão
Búfalo
**
Tópicos: 18
Curtido: 3 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
20-07-2012, 07:04 PM
Barão, sobre o que eu disse da seleção natural, acho que me expressei mal, desculpa!!! O que eu quis dizer era o seguinte: Já sabemos que nunca houve opressão sobre as mulheres, o que existiu na verdade foi que desde o surgimento das religiões abraamicas, não se cobrou mais delas que pensassem, a vida da mulher ficou resumida em se preocupar com a cria e os afazeres domésticos(o que não era tão ruim assim), agora a coisa mudou, alias voltou a ser como era antes, a mulher de hoje é obrigada a pensar e se virar sozinha, igual a todo homem, eu sei que na pratica isso não acontece muito, mas aos poucos a sociedade vai se ajustando até encontrar um ponto de equilíbrio novamente.

Sobre a inteligencia ser um fator genético ou de influencia do meio, acho que minha explicação a cima resume bem isso, mas eu conheço uma analogia muito fácil de ser entendida:

Imagine dois bebes, João e Pedro, vamos imaginar que eles sejam idênticos geneticamente falando e que os dois sejam naturalmente gênios da matemática.

João foi criado por pais maravilhosos que sempre o estimularam desde criança, estudou em bons colégios, sempre foi rodeado por amigos inteligentes, se formou com facilidade, casou com uma amiga de classe, que também era igualmente inteligente, não teve dificuldade para arrumar um bom emprego devido a seu currículo, devido ao seu grande talento matemático ganhou um premio nobel e escreveu uma dezena de livros sobre o assunto, até que... O seu único filho morre em um acidente de carro, sua vida se desmorona... ele não tem mais paciência com nada, se afasta dos amigos, separa de sua esposa, começa a negligenciar sua saúde e sua alimentação, até que depois de velho e esquecido pela sociedade, morre sozinho em um azílo para pessoas com mal de alzheimer. FIM

Pedro, não teve tanta sorte, seus pais eram burros e não estimulavam ele em nada, simplesmente colocavam ele na frente da TV e pronto, brigavam o tempo todo, até o dia em que se divorciaram, ele foi morar com os avós, acabou estudando em colégio publico, era brilhante em matemática, mas infelizmente era péssimo em todas as outras matérias, se formou nas "coxas", não fez faculdade, acabou casando com a vizinha baladeira depois de trepar com ela sem camisinha, não tem certeza se o filho é dele mesmo, mas resolveu assumir para evitar problemas com a justiça, não tem emprego fixo, vive de "bicos" e não tem tempo nem de ler um livro, até que... Ele ganha na mega-sena, fica rico, depois de perder 50% no divorcio, finalmente se livra de seus problemas e começa a praticar um novo hobby, resolver problemas matemáticos pela internet, resolve usar seu dom para ganhar dinheiro e termina sua vida podre de rico, casado com um ex- BBB. FIM

Conclusão:
O fator genético determina sua inteligência? SIM
O fator genético determina como vai ser sua vida? NÃO

O estimulo sem genética é apenas placebo, genética sem estimulo, é o mesmo que um leão trancado numa jaula.
"Daqui a uns séculos vão ver nossa época como a época da histeria feminina sem limites." Pondé

Show ContentSpoiler:
[Imagem: helio-gracie1-300x100.jpg]
[+]
  •
Procurar
Mestre Laveley
Curioso

20-07-2012, 07:11 PM
(20-07-2012, 04:13 PM)Tito S. Escreveu: A alimentação seria outro exemplo. Há algum tempo se tem evidência que bebês amamentados tem em média alguns pontos de QI a mais que os não aleitados no peito. Ainda não se sabe o porquê, mas é possível que os nutrientes no leite materno estejam na proporção ótima para a criança.

Como eu não estou em meu pc, vou citar mo fontes o livro de Chris Brand (que politicamente incorreto, portanto não leia se for muito sensível) g Factor, que está disponível online de graça em www.douance.org/qi/brandtgf.zip

Esse livro teve sua publicação cancelada pelo que mencionei.

Também cito a meta análise de 2004, Genetic Influence on Human Psychological Traits A Survey, que estimou a hereditabilidade do QI como sendo 85%. Esse valor é maior do que eu mencionei porque provavelmente foram estudos em populações muito homogêneas. Com amostras mais diversas, talvez esse número fosse menor.

Cito como fonte um texto que eu já havia postado no forum do Silvio:

www.antoniosiqueirasite.xpg.com.br/Diferencas_de_QI_entre_os_homens_e_mulheres.htm

Cito também o resultado da prova SAT, um tipo de vestibular americano, onde os homens permanecem com uma nota média mais que a das mulheres desde que a prova foi criada(com a diferença praticamente inalterada):
professionals.collegeboard.com/profdownload/2010-total-group-profile-report-cbs.pdf

O meio e a nutrição (alimentação) é perfeitamente aceitável como variáveis que influenciam o QI, ou inteligência. Isso praticamente qualquer um sabe, mesmo leigos no assunto. Pois a má nutrição (principalmente infantil) pode causar graves transtornos as faculdades cognitivas. E o meio então, nem se fala, é obvio e ululante que exerce influencia.

Agora, GENÉTICA??? Tens certeza?

Tu dizer que genética influencia na inteligência é o mesmo que dizer que brancos são naturalmente mais inteligentes que negros ou vice-versa... e ai fica perigoso pois pode descambar para o racismo e a xenofobia.

Sinceramente, eu n vejo como a genética pode ser uma variável de influência em fatores psicológicos como a inteligência, afinal, existe um "gene da inteligência"?
[+]
  •
Offline Capitão
Búfalo
**
20-07-2012, 07:47 PM
Laveley, eu acabei de responder sua pergunta, mas acho que você não viu porque postamos quase ao mesmo tempo.

É duro aceitar, mas é verdade cara, sua inteligencia é 100% genética, agora... se você vai usar 100% desse potencial, já é outra história, isso vai depender de vários fatores, educação, convívio social, alimentação, sorte na vida e etc...

OBS: Pigmentos da pele, não determina inteligencia, assim como gênero sexual, homoxessualidade e religião, muito cuidado com esses enganos propagados pelo povão desinformado...
"Daqui a uns séculos vão ver nossa época como a época da histeria feminina sem limites." Pondé

Show ContentSpoiler:
[+]
  •
Procurar
Mestre Laveley
Curioso

20-07-2012, 08:07 PM
(20-07-2012, 07:47 PM)Capitão Escreveu: Laveley, eu acabei de responder sua pergunta, mas acho que você não viu porque postamos quase ao mesmo tempo.

É duro aceitar, mas é verdade cara, sua inteligencia é 100% genética, agora... se você vai usar 100% desse potencial, já é outra história, isso vai depender de vários fatores, educação, convívio social, alimentação, sorte na vida e etc...

OBS: Pigmentos da pele, não determina inteligencia, assim como gênero sexual, homoxessualidade e religião, muito cuidado com esses enganos propagados pelo povão desinformado...

Mas no momento que você diz que inteligência é fator genético, tu esta SIM dizendo que existem raças naturalmente mais inteligente que outras, mesmo que indiretamente.

Pq?

Pq mesmo que cor de pele não seja característica genética, é inegável que uma raça tende a uma cor de pele. Pegaremos, por exemplo, os negros da áfrica e os caucasianos. Querendo ou não, um negro africano tem características genéticas mais semelhantes com outros negros do que com caucasianos, e seu material genético será igualmente semelhante.

Logo, se o gene da inteligência estiver mais presente na raça negra, logo os negros serão naturalmente mais inteligentes que os brancos, e o contrário também pode ser verdadeiro. Ignorando as demais variáveis, como o meio, ou seja, ceteris paribus, os negros tenderão a ter um desenvolvimento humano superior por serem superiores em termos genéticos.

Era isso que Hitler pensava. A raça Ariana nada mais é que uma raça genéticamente superior, com base na proporção áurea descrita por pitágoras (indivíduos com proporções aureas seriam, teoricamente, dotados dos melhores gens). Hitler sonhava com uma raça homogênea e geneticamente superior, pois a proporção de indivíduos deficientes em uma população dessa seria muito baixa, e o de membros saudáveis e fortes muito alta, dessa forma a sua nação se desenvolveria muito mais que as demais pois a sua população seria geneticamente superior as demais.

É um pensamento desumano, mas lógico.

Mas eu não consigo acreditar que inteligência seja um fator genético. Pois, o que explicaria a diferença, frequentemente vista, entre irmãos que tiveram a mesmíssima educação, as mesmas oportunidades na vida, e enquanto uns são extremamente inteligentes e alcançam o sucesso, outros acabam na sargeta??? O mesmo meio, a mesma educação, a mesma alimentação, a mesma GENÉTICA, e inteligencias diferentes!
[+]
  •
Offline Capitão
Búfalo
**
20-07-2012, 08:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-07-2012, 08:55 PM por Capitão.)
Laveley,
Primeiro: O estudo da genética é um campo novo ainda, nós sabemos que a genética é fundamental para explicar diversas coisas, mas daí separar cada genes por categoria... meu amigo, coloca ai mais uns 200 anos no minimo do minimo.
Segundo: Inteligencia não tem nada haver com raça, cor da pele ou sei lá... talentos musicais, qualquer coisa.
Terceiro: Sobre irmãos que foram criados de forma igual, mas mesmo assim tem vidas diferentes... Exatamente, genética... O mesmo acontece com irmãos gêmeos, que são criados de forma diferente, mas que continuam tendo os mesmos gostos e manias ao longo da vida.

Já ia esquecendo...

Quarto: Sim, Hitler infelizmente estava certo, mas também igualmente errado, se amanha algum cientista descobrir o "gene da inteligência" e conseguir manipula-lo em laboratório, haveria uma nova guerra eugênica na história, talvez mais silenciosa, mas igualmente destrutiva para a humanidade, ou... seria um processo natural adotado por famílias com dinheiro suficiente para pagar o tratamento.

Eu sei que é chato jogar todos aqueles livros de auto-ajuda fora, aqueles que prometem "aumentar sua inteligencia" ou "seja mais otimista", mas por outro lado, descobrir a realidade das coisas e o que funciona de verdade, pode ser uma experiencia extraordinária, o nome disso é "iluminismo cientifico", por exemplo:
Meu pai sempre foi um cara "grosso/estupido", algumas pessoas me alertaram que eu tinha herdado essa característica dele, mas assim como você, eu nunca acreditei nisso, até o dia em que eu estudei sobre o assunto e entendi que realmente faz sentido, então a partir desse dia eu comecei a me policiar, advinha só? nunca mais alguém me disse que eu era grosso igual meu pai, eu venci minha genética, através do conhecimento.

Show ContentSpoiler:
[+]
  •
Procurar
Offline Spirit
Debulhador de falácias
Tópicos: 128
Curtido: 5 vezes em 4 posts
20-07-2012, 09:31 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-07-2012, 09:39 PM por Spirit.)
(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: No momento que você diz que inteligência é fator genético, tu esta SIM dizendo que existem raças naturalmente mais inteligente que outras, mesmo que indiretamente.

NADA A VER. Considere dois atletas negros, um com potencial genético pra levantar 120 kg e o outro para levantar 110 kg. Isso não quer que o primeiro seja de "raça superior", ainda que fosse branco.

Potencial genético não quer dizer necessariamente que os dois o atingirão um dia, pois isso depende da disciplina de cada um. Se o primeiro cara não treinar duro, por exemplo, ele vai terminar levantando apenas 100 kg e será mais fraco do que o segundo cara, considerando este último ter treinado pra valer e atingido todo o seu potencial genético.

Ainda assim, o potencial dos dois continua lá. Se o primeiro cara, que pode levantar 120 kg mas está levantando só 100 kg, passar a treinar duro e com disciplina, logo ele vai atingir todo o seu potencial e superar o outro cara.

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Pq mesmo que cor de pele não seja característica genética, é inegável que uma raça tende a uma cor de pele. Pegaremos, por exemplo, os negros da áfrica e os caucasianos. Querendo ou não, um negro africano tem características genéticas mais semelhantes com outros negros do que com caucasianos, e seu material genético será igualmente semelhante.

Como assim "negro africano" e "outros negros"? Todos os negros vieram da África! Você só vê negros na América, na Europa e na Antártida hoje em dia graças à migração desses povos de seus locais de origem, assim como aconteceu com os europeus, os indianos, os japoneses...

Mais: cor de pele é genético sim! Vem de mutações que ocorreram durante milhares de anos, como um mecanismo de adaptação das pessoas de uma região aos níveis de exposição solar presentes em seu hábitat.

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Logo, se o gene da inteligência estiver mais presente na raça negra, logo os negros serão naturalmente mais inteligentes que os brancos, e o contrário também pode ser verdadeiro.
Você está partindo de uma premissa de que todos os negros têm o mesmo "gene da inteligência" por compartilharem a mesma cor de pele, o que é falso, pois você forçou um paralelo do gene da cor da pele com o da inteligência para defender seu ponto de vista. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Ignorando as demais variáveis, como o meio, ou seja, ceteris paribus, os negros tenderão a ter um desenvolvimento humano superior por serem superiores em termos genéticos.
Isto estaria correto se você dissesse: "Ignorando as demais variáveis, quem tem melhores genes se desenvolve mais". -> isso sim está correto.

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Era isso que Hitler pensava. A raça Ariana nada mais é que uma raça genéticamente superior, com base na proporção áurea descrita por pitágoras (indivíduos com proporções aureas seriam, teoricamente, dotados dos melhores gens).

TODA a natureza guarda proporções áureas, logo, não é necessário um ser vivo ter um conjunto genético "de arrepiar" para ser perfeito. Genes deficientes em alto grau, aí sim, impede os seres de se desenvolverem plenamente, o que não é o caso aqui.

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Hitler sonhava com uma raça homogênea e geneticamente superior, pois a proporção de indivíduos deficientes em uma população dessa seria muito baixa, e o de membros saudáveis e fortes muito alta, dessa forma a sua nação se desenvolveria muito mais que as demais pois a sua população seria geneticamente superior as demais.

É um pensamento desumano, mas lógico.

Que explicação sem sentido é essa do Hitler sonhar em raça ariana? E como ousa chamar isso tudo de lógico? facepalm:

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Mas eu não consigo acreditar que inteligência seja um fator genético.

Então como explica a capacidade de algumas pessoas resolverem problemas complexos mais rápido que outras, considerando as duas terem tido o mesmo treinamento?

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: Pois, o que explicaria a diferença, frequentemente vista, entre irmãos que tiveram a mesmíssima educação, as mesmas oportunidades na vida, e enquanto uns são extremamente inteligentes e alcançam o sucesso, outros acabam na sargeta???
Dadas as hipóteses acima, não necessariamente foi a pessoa mais "burra" a acabar na sarjetam e sim a pessoa que NÃO TEVE DISCIPLINA NENHUMA NA VIDA. Sucesso ou fracasso na vida NÃO é determinado pela inteligência da pessoa, e sim DISCIPLINA:

(20-07-2012, 08:07 PM)Mestre Laveley Escreveu: O mesmo meio, a mesma educação, a mesma alimentação, a mesma GENÉTICA, e inteligencias [b]DISCIPLINA diferentes![/b]

[+]
  •
Website Procurar
Offline Vasiliy Zaytsev
Búfalo
**
Tópicos: 38
Curtido: 3 vezes em 3 posts
20-07-2012, 10:47 PM

Esse papo de raça tá estranho...
TRUE OUTSPEAK - MARXISMO CULTURAL - DESATRACADO -  NOVA DIREITA CULTURAL

[+]
  •
Procurar
Mestre Laveley
Curioso

21-07-2012, 11:50 AM
Bom, como dizia o velho Jack, vamos por partes:

(20-07-2012, 08:22 PM)Capitão Escreveu: Laveley,
Primeiro: O estudo da genética é um campo novo ainda, nós sabemos que a genética é fundamental para explicar diversas coisas, mas daí separar cada genes por categoria... meu amigo, coloca ai mais uns 200 anos no minimo do minimo.

Exato, genética está muito além da psicologia e da psicometria ou estatística, portanto, como você pode afirmar com tanta certeza que inteligência é um fator genético se você mesmo admite que vai muito tempo ainda pra descobrirmos o que de fato a genética influência ou não??
(20-07-2012, 08:22 PM)Capitão Escreveu: Segundo: Inteligencia não tem nada haver com raça, cor da pele ou sei lá... talentos musicais, qualquer coisa.

Isso é uma contradição, como você diz que genética determina algo tão complexo como a inteligência e não determina talentos?

E outra, não genética não determina raça, mas raça determina genética SIM! Como já havia explicado, indivíduos da mesma raça possuem maior semelhança genética que individuos de raças distintas. Coloque isso na sua cabeça ou nunca entenderá meu argumento.

(20-07-2012, 08:22 PM)Capitão Escreveu: Terceiro: Sobre irmãos que foram criados de forma igual, mas mesmo assim tem vidas diferentes... Exatamente, genética... O mesmo acontece com irmãos gêmeos, que são criados de forma diferente, mas que continuam tendo os mesmos gostos e manias ao longo da vida.

Cara, que individuos que são criados de maneira mais semelhante do que os irmãos??? E outra, irmãos tem 50% de gênes exatamente iguais e os outros 50% podem ser bastante semelhantes, ou seja, uma genética muito semelhante pra justificar tamanha discrepância de "resultados" ao longo da vida? Você ainda não explicou como isso seria possível.

(20-07-2012, 08:22 PM)Capitão Escreveu: Quarto: Sim, Hitler infelizmente estava certo, mas também igualmente errado, se amanha algum cientista descobrir o "gene da inteligência" e conseguir manipula-lo em laboratório, haveria uma nova guerra eugênica na história, talvez mais silenciosa, mas igualmente destrutiva para a humanidade, ou... seria um processo natural adotado por famílias com dinheiro suficiente para pagar o tratamento.

Viu, você mesmo está admitindo novamente que a genética ainda não foi comprovada como fator determinante de inteligência individual.

E quanto a tua previsão do futuro: ou... os cientistas descobrem que genética, de fato, não determina inteligência e que não existe esse suposto "gene da intligência".
[+]
  •
Mestre Laveley
Curioso

21-07-2012, 12:12 PM
(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: NADA A VER. Considere dois atletas negros, um com potencial genético pra levantar 120 kg e o outro para levantar 110 kg. Isso não quer que o primeiro seja de "raça superior", ainda que fosse branco.

Potencial genético não quer dizer necessariamente que os dois o atingirão um dia, pois isso depende da disciplina de cada um. Se o primeiro cara não treinar duro, por exemplo, ele vai terminar levantando apenas 100 kg e será mais fraco do que o segundo cara, considerando este último ter treinado pra valer e atingido todo o seu potencial genético.

Ainda assim, o potencial dos dois continua lá. Se o primeiro cara, que pode levantar 120 kg mas está levantando só 100 kg, passar a treinar duro e com disciplina, logo ele vai atingir todo o seu potencial e superar o outro cara.

NADA A VER digo eu. Por favor, estamos falando de inteligência aqui. Uma característica psíquica, e não de força ou qualquer outra característica física.

Óbvio que genética determina características físicas. Isso é comprovado cientificamente. Não é isso que estamos discutindo aqui. Se você não entendeu a discussão, leia o tópico novamente, mas por favor, não fuja do foco!

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Como assim "negro africano" e "outros negros"? Todos os negros vieram da África! Você só vê negros na América, na Europa e na Antártida hoje em dia graças à migração desses povos de seus locais de origem, assim como aconteceu com os europeus, os indianos, os japoneses...

Por favor, foi só um exemplo, de novo: NÃO FUJA DO FOCO. Eu sei que todos os negros tem sua origem na africa, eu só usei a expressão "negos africanos" invés de somente "negros", problem?! Parece aquelas feministas que quando ficam sem argumentos, implicam com as terminologias e as origens das palavras. Estamos discutindo se genética influencia inteligencia aqui, e não português!

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Mais: cor de pele é genético sim! Vem de mutações que ocorreram durante milhares de anos, como um mecanismo de adaptação das pessoas de uma região aos níveis de exposição solar presentes em seu hábitat.

Que eu saiba cor da pele não é genético não. E você mesmo confirma isso: oq ocorre é que raças diferentes tiveram mais ou menos exposição ao meio que determinaram a cor de sua pele, e como essas raças tendem a ter maior semelhança genética entre seus individuos, convém que inidividuos da mesma cor de pele são mais semelhantes genéticamente, mas genética não determina cor da pele!!!!

Assim como não determina inteligência.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Você está partindo de uma premissa de que todos os negros têm o mesmo "gene da inteligência" por compartilharem a mesma cor de pele, o que é falso, pois você forçou um paralelo do gene da cor da pele com o da inteligência para defender seu ponto de vista. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Você entendeu tudo errado.

Quem defende isso não sou eu. São os outros. São os outros que estão dizendo que inteligência é genética. Eu só quis dizer que se de fato genética influenciasse inteligencia então existiria raças naturalmente mais inteligentes que outras.

Ou seja, se você acha que não existe raça mais inteligente que outras (assim como eu), então você não tem que argumentar contra mim, tem que argumentar contra o capitão e os outros pq, indiretamente, ao eles dizerem que genética determina inteligencia, é isso que eles estão dizendo: que existem indivíduos e raças inteiras que são mais inteligentes que os demais, somente por possuirem o tal "gene da inteligencia"

Na próxima vez que entrar em uma discussão, certifique-se que está entrando no lado que você de fato defende.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Isto estaria correto se você dissesse: "Ignorando as demais variáveis, quem tem melhores genes se desenvolve mais". -> isso sim está correto.

De novo, você entendeu tudo errado, aqui eu só estava seguindo o raciocinio do capitão. Não o meu.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: TODA a natureza guarda proporções áureas, logo, não é necessário um ser vivo ter um conjunto genético "de arrepiar" para ser perfeito. Genes deficientes em alto grau, aí sim, impede os seres de se desenvolverem plenamente, o que não é o caso aqui.

Sim, mas indivíduos que possuem mais proporções auras são, teoricamente, superiores genéticamente. Isso é oq Hitler pensava. Não oq eu penso.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Que explicação sem sentido é essa do Hitler sonhar em raça ariana? E como ousa chamar isso tudo de lógico? facepalm:

Sem sentido? Vc n entendeu? facepalm:

Era lógico dentro dos termos de que a suposta raça ariana seria genéticamente superior (oq eu expliquei antes e, pelo visto, vc n entendeu).

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Então como explica a capacidade de algumas pessoas resolverem problemas complexos mais rápido que outras, considerando as duas terem tido o mesmo treinamento?

Estamos falando de inteligência, e não problemas complexos (genéticos?). Doenças genéticas são genéticas (obvio). Mas inteligência, não ha prova nenhuma disto (ao menos, não que eu saiba).

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Dadas as hipóteses acima, não necessariamente foi a pessoa mais "burra" a acabar na sarjetam e sim a pessoa que NÃO TEVE DISCIPLINA NENHUMA NA VIDA. Sucesso ou fracasso na vida NÃO é determinado pela inteligência da pessoa, e sim DISCIPLINA:

Então tu quer dizer que só acaba na sarjeta quem não tem disciplina? Que não importa quão burro seja uma pessoa, se ela se esforçar ela vai vencer na vida???

Me desculpe, mas eu discordo plenamente disso. Existem pessoas extremamente inteligentes que não precisam de um mínimo esforço pra alcançarem seus objetivos. Já outras que se esforçam 2000x mais é só conseguem o fracasso.

Disciplina não é tudo não.
[+]
  •
Mestre Laveley
Curioso

21-07-2012, 12:42 PM
(20-07-2012, 10:47 PM)Vasiliy Zaytsev Escreveu: Esse papo de raça tá estranho...

Concordo.

Dizer que Hitler estava correto ao imaginar que genética (e consequentemente) raça determina inteligência é um caminha muito perigoso para o racismo e para a xenofobia.

Não me entra na cabeça que cada um de nós já nasce com um potencial já descrito pelos seus genes e que, não importa o quanto tentemos, jamais conseguiremos ultrapassar tal potencial.

Não creio que alguem aqui vá mudar minha opinião a respeito disso. Até pq, como já havia dito em outro post, essa discussão de inteligência x genética já dura séculos no meio científico e ninguem provou nada até hoje.

Por esse motivo, e pra discussão não cair em uma direção perigosa, me retiro do tópico por aqui. Se alguem quiser continuar a conversa comigo, mande MP.
[+]
  •
Offline Spirit
Debulhador de falácias
21-07-2012, 02:49 PM
(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: NADA A VER digo eu. Por favor, estamos falando de inteligência aqui. Uma característica psíquica, e não de força ou qualquer outra característica física.
Tanto características psíquicas quanto físicas são determinadas por genes, e você e o Capitão vêm discutindo isso. Com o argumento de vocês ois em mãos, mostrei um exemplo com força física, mas o raciocínio que eu apresentei também pode ser transportado para a inteligência. Não tente fugir da discussão logo depois que eu provei que você estava errado. Cadê seu contra-argumento?

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Óbvio que genética determina características físicas. Isso é comprovado cientificamente. Não é isso que estamos discutindo aqui. Se você não entendeu a discussão, leia o tópico novamente, mas por favor, não fuja do foco!
Eu estou totalmente a par com o que é discutido aqui. De novo, cadê seu contra-argumento?

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Por favor, foi só um exemplo, de novo: NÃO FUJA DO FOCO. Eu sei que todos os negros tem sua origem na africa, eu só usei a expressão "negos africanos" invés de somente "negros", problem?!

Eu te mostro:
Citar:Mesmo que cor de pele não seja característica genética, é inegável que uma raça tende a uma cor de pele. Pegaremos, por exemplo, os negros da áfrica e os caucasianos. Um negro africano tem características genéticas mais semelhantes com outros negros do que com caucasianos, e seu material genético será igualmente semelhante.
Primeiro, você diz que uma "raça" tende a uma mesma cor de pele, e no fim, você diz que os "negros africanos" tem material genético semelhante aos "outros negros", e diferente dos caucasianos. Assim, você diz que a cor da pele é uma carasterística genética, E AO MESMO TEMPO NÃO É. Percebe onde seu raciocínio não faz sentido?

Segundo, todos os negros vêm da África, logo eles vão ter o mesmo material genético, nada mais óbvio; logo, os "outros negros" também são. Ficou claro, ou ainda acha que isso é só um "detalhe de português"?

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Parece aquelas feministas que quando ficam sem argumentos, implicam com as terminologias e as origens das palavras. Estamos discutindo se genética influencia inteligencia aqui, e não português!
Até agora eu não vi nenhum contra-argumento seu, e acabo de me deparar com reação típica de garota mimada quando contrariada.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Que eu saiba cor da pele não é genético não. E você mesmo confirma isso: oq ocorre é que raças diferentes tiveram mais ou menos exposição ao meio que determinaram a cor de sua pele, e como essas raças tendem a ter maior semelhança genética entre seus individuos, convém que inidividuos da mesma cor de pele são mais semelhantes genéticamente, mas genética não determina cor da pele!!!! Assim como não determina inteligência.
Na verdade, você confirma a MINHA idéia de que cor de pele é uma característica genética: tentando defender o contrário, você acaba defendendo que basta um branco se expor ao sol todo dia, o dia todo, para ficar que nem um queniano em questão de anos. Não é absurdo? E quanto aos negros "albinos"? Nunca ouviu falar do albinismo, uma mutação GENÉTICA?

Repito, a cor da pele de uma raça é resultado de alterações genéticas acumuladas em milhares e anos, e milhares de gerações; e quando você diz que "inidividuos da mesma cor de pele são mais semelhantes genéticamente", você confirma EXATAMENTE o que eu falei.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu:
(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Você está partindo de uma premissa de que todos os negros têm o mesmo "gene da inteligência" por compartilharem a mesma cor de pele, o que é falso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Eu só quis dizer que se de fato genética influenciasse inteligencia então existiria raças naturalmente mais inteligentes que outras.
Exatamente, você acha que um indivíduo mais "inteligente", por regra, é de raça superior. O que não é verdade, pois os todos os seres humanos tem as mesmas habilidades cognitivas e possuem habilidades de raciocínio suficientes para construir argumentos. Mas geneticamente, uns são mais bem dotados de inteligência e outros não. No entanto, são diferenças muitíssimo pequenas, que determinam capacidades, não raças.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Ou seja, se você acha que não existe raça mais inteligente que outras (assim como eu), então você não tem que argumentar contra mim
a) Não estou falando de "raças" mais inteligentes que outras, estou falando de indivíduos mais inteligentes que outros.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: tem que argumentar contra o capitão e os outros pq, indiretamente, ao eles dizerem que genética determina inteligencia

b) De Capitão:

O fator genético determina sua inteligência? SIM
O fator genético determina como vai ser sua vida? NÃO

Concordo 100%.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: é isso que eles estão dizendo: que existem indivíduos e raças inteiras que são mais inteligentes que os demais, somente por possuirem o tal "gene da inteligencia"
c) NINGUÉM disse isso, o paralelo entre raças e inteligência veio da SUA imaginação. Veja (a).

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Na próxima vez que entrar em uma discussão, certifique-se que está entrando no lado que você de fato defende.
Estou sempre do lado da razão e do bom senso, obrigado.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Isto estaria correto se você dissesse: "Ignorando as demais variáveis, quem tem melhores genes se desenvolve mais". -> isso sim está correto.

De novo, você entendeu tudo errado, aqui eu só estava seguindo o raciocinio do capitão. Não o meu.
E eu estava apontando a falha no seu raciocínio ao dizer que um ser mais inteligente é de raça superior. Fruto de sua imaginação.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: TODA a natureza guarda proporções áureas, logo, não é necessário um ser vivo ter um conjunto genético "de arrepiar" para ser perfeito.
Sim, mas indivíduos que possuem mais proporções auras são, teoricamente, superiores genéticamente.
Isso é tão sem noção quanto dizer "Considere dois triângulos retângulos A e B, sendo A mais retângulo que B" facepalm:

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Que explicação sem sentido é essa do Hitler sonhar em raça ariana? E como ousa chamar isso tudo de lógico? facepalm:

Era lógico dentro dos termos de que a suposta raça ariana seria genéticamente superior.
Eu perguntei se era lógico você separar indivíduos geneticamente mais inteligentes (mas não muito mais inteligentes do que os outros, como é na vida real) em raças distintas.

(20-07-2012, 09:31 PM)Spirit Escreveu: Então como explica a capacidade de algumas pessoas resolverem problemas complexos mais rápido que outras, considerando as duas terem tido o mesmo treinamento?

Estamos falando de inteligência, e não problemas complexos (genéticos?). Doenças genéticas são genéticas (obvio).
Quando falo de "problemas complexos", estou falando de questões de lógica, matemáticas e análises situacionais, e não de defeitos genéticos. Você não leu meu post com atenção, leia de novo.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Então tu quer dizer que só acaba na sarjeta quem não tem disciplina? Que não importa quão burro seja uma pessoa, se ela se esforçar ela vai vencer na vida???
Exatamente. "Burrice", na maioria das vezes, é falta de instrução e não de inteligência. Caso contrário, todos os nossos ancestrais seriam categorizados como "burros", e não teríamos moradores de rua fazendo coisas surpreendentes como, o próprio carro.

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Me desculpe, mas eu discordo plenamente disso. Existem pessoas extremamente inteligentes que não precisam de um mínimo esforço pra alcançarem seus objetivos. Já outras que se esforçam 2000x mais é só conseguem o fracasso.
Assim como há relaxados que nascem ricos e morrem pobres, outros que nascem com mil oportunidades e terminam a vida cometendo crimes e indo pra cadeia; e outros que mal frequentaram a escola, e até chegaram a passar fome, mas ainda assim consegueiram chegar ao topo:

http://www.brasilescola.com/biografia/ro...-amaro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur

Há muito mais exemplos por aí

(21-07-2012, 12:12 PM)Mestre Laveley Escreveu: Disciplina não é tudo não.
Você pensa assim porque não tem.

[+]
  •
Website Procurar
Mestre Laveley
Curioso

21-07-2012, 04:08 PM
Spirit, na boa, você só pega oq eu digo e distorce.

Ou você faz intencionalmente, ou tem séries dificuldades de interpretação. De qualquer forma, não vou perder calorias discutindo com uma pessoa assim.
[+]
  •
Offline Navarre
Veterano
Tópicos: 26
Curtido: 5 vezes em 5 posts
21-07-2012, 05:17 PM
Tito, Q.I. não é exclusivamente genético.
Existe algo chamado Plasticidade Cerebral que é convenientemente descartada na mídia emburrecedora.

http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/...-cerebral/
http://www.profala.com/artneuro1.htm

Pense em uma pessoa que leva uma vida sedentária sem exercícios físicos. Seu corpo é atrofiado. Ele é fransino e incapaz de levantar grandes pesos ou correr grandes distâncias.
Ao mudar radicalmente o seu estilo de vida, o seu corpo se adapta aos novos desafios. Com o passar do tempo, esse indivíduo se tornaria um atleta capaz de grandes proesas físicas. A sua limitação não era tanto genética, mas sim a falta de estímulos que subutilizou e atrofiou o seu corpo. Ao mudar o indivíduo do meio em que se encontrava, este se desenvolveu a ponto de alcançar os indices de desempenho exigidos pelo novo ambiente.

O cérebro humano trabalha da mesma forma.
Em um ambiente monótono e pouco estimulante, o mesmo se atrofia. Ao ser estimulado constantemente por desafios, ele se desenvolve para se tornar eficiente nas tarefas exigidas.

O Q.I. não é um valor estável ou imutável. Qualquer indivíduo pode trabalhar o seu cérebro ao longo do tempo para melhorar o seu desempenho cognitivo. Não importa a raça, origem, ou gênero.

A "religião do testes de QI" é um mecanismo pernicioso de limita, segrega, e rotúla um grupo de pessoas com base em algo frívolo e equivocado.

Sim, os negros na África tem valores mais baixos nos testes de QI.
Pseudo-cientistas reducionistas e irresponsáveis então escrevem argumentos sem cabimento para justificar o racismo e a segregação de uma raça supostamente inferior intelectualmente e geneticamente.
Não passa pela cabeça desses imbecis que o resultado do teste vem do fato da educação no lugar onde vivem ser precária. Portanto, a falta de estímulos é a causa do problema e não algum fator genético fictício.

A própria presunção de que a inteligência é 70% genética, e por isso herdada, é pateticamente cega.
É óbvio que pais inteligentes tem condições de educar seus filhos da mesma forma, dando a eles um ambiente cheio de estímulos que reforçam o desenvolvimento da Plasticidade Cerebral. Assim como também é óbvio que pais que nunca tiveram essa chance também não poderão fazer isso pelos seus filhos.
É assim que grande parte da inteligência é herdada, pela cultura e não pela genética.

Obviamente que existe o fator genético. Podemos ver isso em crianças gênio. Porém, qualquer um pode alcançar os mesmos níveis de desempenho com dedicação constante. Claro que alguns terão que trabalhar mais que outros. Alguns largam na frente na corrida da vida, mas nada é garantido. É o espírito humano de aceitar e vencer desafios que tem o poder de transformar e realizar grandes vitórias.

Testes de Q.I. é uma pseudo-ciência usada como mecanismo de repressão cultural ao velho estilo da eugenia nazista.
[+]
  •
Procurar
Offline Navarre
Veterano
Tópicos: 26
Curtido: 5 vezes em 5 posts
21-07-2012, 05:20 PM
Segue um bom trabalho sobre o tema Plasticidade Cerebral.

http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v2n1/v2n1a03.pdf
[+]
  •
Procurar
Mestre Laveley
Curioso

21-07-2012, 06:31 PM
(21-07-2012, 05:17 PM)Navarre Escreveu: Sim, os negros na África tem valores mais baixos nos testes de QI.
Pseudo-cientistas reducionistas e irresponsáveis então escrevem argumentos sem cabimento para justificar o racismo e a segregação de uma raça supostamente inferior intelectualmente e geneticamente.
Não passa pela cabeça desses imbecis que o resultado do teste vem do fato da educação no lugar onde vivem ser precária. Portanto, a falta de estímulos é a causa do problema e não algum fator genético fictício.

A própria presunção de que a inteligência é 70% genética, e por isso herdada, é pateticamente cega.
É óbvio que pais inteligentes tem condições de educar seus filhos da mesma forma, dando a eles um ambiente cheio de estímulos que reforçam o desenvolvimento da Plasticidade Cerebral. Assim como também é óbvio que pais que nunca tiveram essa chance também não poderão fazer isso pelos seus filhos.
É assim que grande parte da inteligência é herdada, pela cultura e não pela genética.

Obviamente que existe o fator genético. Podemos ver isso em crianças gênio. Porém, qualquer um pode alcançar os mesmos níveis de desempenho com dedicação constante. Claro que alguns terão que trabalhar mais que outros. Alguns largam na frente na corrida da vida, mas nada é garantido. É o espírito humano de aceitar e vencer desafios que tem o poder de transformar e realizar grandes vitórias.

Testes de Q.I. é uma pseudo-ciência usada como mecanismo de repressão cultural ao velho estilo da eugenia nazista.

Exatamente, é oq eu tenho dito desde o inicio:

Dizer que genética influencia inteligência = dizer que existem raças naturalmente mais inteligentes que outras = pactuar com uma filosofia nazista e segregacionista que prega que um indivíduo tem um potencial predefinido desde seu nascimento.

Não existe essa de individuo nascer com uma receita genética que vai determinar um limite de inteligencia que esse pode alcançar na sua vida.
[+]
  •
Offline Capitão
Búfalo
**
21-07-2012, 10:02 PM
Laveley, é você que esta distorcendo tudo o que os outros estão falando, entenda de uma vez... fator genético de inteligencia, não tem nada haver com raça, gênero ou etnia e afirmar isso, não é igual a dizer que existem raças naturalmente mais inteligentes que outras, entendeu ou quer que desenhe?

Navarre, agora entendi o que você estava dizendo, desculpa pelo meu erro, concordo com você, o teste de QI só serve como base de estudo ou curiosidade, usa-lo como prova definitiva e irrevogável, é imoral e irresponsável.

Por exemplo: Quero medir o quociente de inteligência dos usuários do Forum do Bufalo. Digamos que o resultado seja uma media de 180 pontos, esse valor é imutável e preciso? Não, mas é o mais próximo de uma media que acharemos, mesmo que todos nós estudemos e nos dedicamos ao máximo, esse valor não seria muito diferente nos próximos anos. Isso vai definir alguma coisa? Novamente não, é apenas curiosidade.

Uma ideia interessante seria agente fazer esse tal teste em grupo, alguém tem alguma ideia de como fazer isso?

Show ContentSpoiler:
[+]
  •
Procurar
Mestre Laveley
Curioso

21-07-2012, 11:10 PM
Capitão. Entendi o seu ponto.

Mas tente entender que, populações que viveram numa mesma região por milhares de anos, invariavelmente adquirem características genéticas semelhantes. Veja os orientais são diferentes dos europeus que são diferentes dos africanos. Tudo pq dentro daquela população a semelhança genética é maior.

É por isso que você ao dizer que a genética influencia inteligencia, você, por tabela, mesmo sem querer, está dizendo que existem populações inteiras naturalmente mais inteligentes, apenas por possuirem o suposto gen da inteligencia mais presente em seus indivíduos.

Talvez você não tivesse parado pra pensar nisso. Mas se parar, talvez concorde comigo, talvez não, mas enfim, só tenha em mente que "genética influencia inteligência e outros atributos psiquicos positivos" foi uma das desculpas de hitler para justificar a suposta raça ariana e o holocausto.
[+]
  •
Offline Spirit
Debulhador de falácias
22-07-2012, 10:24 AM
(21-07-2012, 04:08 PM)Mestre Laveley Escreveu: Spirit, na boa, você só pega oq eu digo e distorce.

Ou você faz intencionalmente, ou tem séries dificuldades de interpretação.

É que você ainda não entendeu o que eu quero te explicar: INTELIGÊNCIA NÃO TEM NADA A VER COM RAÇA. Vou repetir o que o Capitão disse a respeito:

(21-07-2012, 10:02 PM)Capitão Escreveu: Laveley, é você que esta distorcendo tudo o que os outros estão falando, entenda de uma vez... fator genético de inteligencia, não tem nada haver com raça, gênero ou etnia; afirmar isso não é igual a dizer que existem raças naturalmente mais inteligentes que outras, entendeu ou quer que desenhe?

Você precisa aprender a pensar logicamente, Mestre Laveley. Pensar logicamente é dar um passo a mais para longe da matrix, e você ainda não deu esse passo.

(21-07-2012, 05:17 PM)Navarre Escreveu: Pense em uma pessoa que leva uma vida sedentária sem exercícios físicos. Seu corpo é atrofiado. Ele é fransino e incapaz de levantar grandes pesos ou correr grandes distâncias.
Ao mudar radicalmente o seu estilo de vida, o seu corpo se adapta aos novos desafios. Com o passar do tempo, esse indivíduo se tornaria um atleta capaz de grandes proesas físicas. A sua limitação não era tanto genética, mas sim a falta de estímulos que subutilizou e atrofiou o seu corpo. Ao mudar o indivíduo do meio em que se encontrava, este se desenvolveu a ponto de alcançar os indices de desempenho exigidos pelo novo ambiente.

O cérebro humano trabalha da mesma forma.
Em um ambiente monótono e pouco estimulante, o mesmo se atrofia. Ao ser estimulado constantemente por desafios, ele se desenvolve para se tornar eficiente nas tarefas exigidas.

Sim, com certeza. Existe muita gente inteligente com potencial subaproveitado, enquanto pessoas "menos" inteligentes ainda conseguem grandes proezas.

No primeiro extremo, temos os indianos na Índia; existem pessoas muito inteligentes lá que não conseguem sair da pobreza por causa da falta de oportunidades de sair do país, mas isso muda completamente quando alguns deles partem para o Vale do Silício. E no outro extremo, temos as mulheres, que estão superando os homens em salários justamente por estarem frequentando o ensino superior em maior número.

(21-07-2012, 05:17 PM)Navarre Escreveu: O Q.I. não é um valor estável ou imutável. Qualquer indivíduo pode trabalhar o seu cérebro ao longo do tempo para melhorar o seu desempenho cognitivo. Não importa a raça, origem, ou gênero.

A "religião do testes de QI" é um mecanismo pernicioso de limita, segrega, e rotúla um grupo de pessoas com base em algo frívolo e equivocado[...], usado como mecanismo de repressão cultural ao velho estilo da eugenia nazista.
O QI é apenas uma medida de inteligência. Não se pode culpar uma unidade de medida por segregação - ex, não é o quilo(kg) que fomenta o preconceito contra gordos, nem o dólar que fomenta a desigualdade social -, e sim a forma de os dados serem interpretados. Por intenção ou falta de atenção, os dados podem ser interpretados de forma errônea e enganosa, fomentando preconceitos e servindo a ideologias suspeitas; mas a culpa é do interpretador, não do valor.

(21-07-2012, 05:17 PM)Navarre Escreveu: Sim, os negros na África tem valores mais baixos nos testes de QI.

Isso complementa exatamente o que eu disse acima. Não é que o QI é segregador, ele apenas mede o nível de inteligência.

[+]
  •
Website Procurar
Offline Capitão
Búfalo
**
22-07-2012, 08:42 PM
Entrei no facebook agora e um amigo compartilhou essa foto, ai eu pensei, "Tenho que postar isso no forum... perfeito!"

[Imagem: 551667_300742716661468_73653580_n.jpg]

É exatamente isso que eu falei...

Show ContentSpoiler:
[+]
  •
Procurar
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Site Homens de Bem investigado pela PF Mauricio Baumgarten 10 5,923 30-12-2013, 04:51 PM
Última Mensagem: Lianz
  Sherazade mete a real mais uma vez Professor 6 2,663 22-12-2013, 02:34 PM
Última Mensagem: Búfalo
  Pela 1ª na história, feministas tentam provar que estamos errados Spirit 4 4,130 17-07-2013, 10:58 AM
Última Mensagem: Free Bird
  SEJAM FEMINISTAS DE UMA VEZ POR TODAS! São Jorge 7 3,789 13-06-2013, 05:33 AM
Última Mensagem: Vasiliy Zaytsev
  A vez da Joelma Tyler 8 3,148 31-03-2013, 11:02 AM
Última Mensagem: Destro

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo