• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Para quem acha que é uma gripezinha...
Páginas (7): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Para quem acha que é uma gripezinha...
Offline gRILO
Usuário Banido
*
Tópicos: 10
Curtido: 47 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 34
27-03-2020, 03:55 PM
Eu tenho para mim que a pica vai entrar hoje ou daqui 30 dias. Não importa! O Virus vai matar quem tiver que matar

Não vai acontecer nenhum milagre do dia para a noite.

E espero que o clima do nosso país realmente ajude, como muitos acreditam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fernando_R1
Stonewall Jackson
**
Tópicos: 3
Curtido: 136 vezes em 97 posts
Posts que curtiu: 158
27-03-2020, 05:10 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2020, 05:16 PM por Fernando_R1.)
Acredito que boa parte das pessoas aqui tenha visto aquele vídeo do Átila Iamarino, que durante uma live de 1:15 mais ou menos previu logo de cara que estaríamos todos lascados e que se o governo não tomasse um atitude drástica, teríamos um quadro CATASTRÓFICO com pelo menos 1 milhão de mortes ... ora, mas o problema é que o Átila tece sua fundamentação com base em um estudo muito preliminar, com dados oriundos da China (menos confiáveis que atestado de virgindade de Panicat), tendo a Itália como paralelo de comparação ... Vale lembrar que ainda está frio no hemisfério norte e onde eu estou no Rio de Janeiro, está um bom dia de sol daquelas que as praias estariam cheias de gente, ou seja, realidades climáticas totalmente diferentes. Lembrando que esta é só minha opinião! Não quero depreciar a competência do cara como biólogo.

Repito, mas quem sou eu para contestar a autoridade de um doutor em biologia eu sendo um reles assistente administrativo, beleza! ... mas o que ele fez é no mínimo uma puta de uma irresponsabilidade, tudo isso, para uma população que se assusta até com hoax de vírus de whattsapp que apaga conta bancária. Pense na legião de gente apavorada que esse doido deixou.

Eu sinceramente, acho que a overdose de informação é que está deixando o povo pirado das idéias, sem a noção exata do que realmente está acontecendo ...

Vejo que a mídia se alimenta do caos e das notícias ruins, sempre colocando como genocidas, aqueles que contestam a atual política de quarentena total da população, sem se importar com a caos social que verdadeiramente vai ocorrer, com toda economia parada ... haja Estado para dar dinheiro para os malditos 'deitões do home-office' ficarem em casa, por isso é importante a confrontação deste modelo vigente de combate a pandemia.

Se ficarmos em quarentena até AGOSTO, conforme previsto pelo mensageiro do apocalipse, faz mais sentido adquirir uma arma do que comprar um galão de álcool em gel.
[+] 1 usuário curtiu o post de Fernando_R1:1 usuário curtiu o post de Fernando_R1
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
27-03-2020, 05:18 PM
"Ain, de onde você tirou os 2% de mortes?"

Dados do próprio ministério da saúde, lembrando que são 2% dos casos que foram diagnosticados, porque na maioria das pessoas nem sequer manifesta sintoma. Logo, são 0,2%.

https://covid.saude.gov.br/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
27-03-2020, 05:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2020, 05:36 PM por Falchion.)
mas acho bizarro essa mentalidade de ficar em casa escondido sabe-se-la-quanto-tempo até "alguém" julgar seguro, o fato é: cedo ou tarde cabou essa quarentena o virus vai voltar a se difundir os numeros vão voltar aumentar, talvez nem assim não vão perceber que essa quarentena é uma medida quase inutil.
vai ser assim até uma cura de fato ser encontrada, esse negocio de brincar de apocalipse vai matar muito mais que o corona em si. já ta matando!
os histericos não enxergam isso, pior ainda acusam quem esta pensando racionalmente de querer assassinar alguém por causa de dinheiro("a vida é mais importante que o dinheiro #lulalivre"), pqp mas pqp de novo pqp.

não tem solução bonitinha, não tem caminho facil, tem o caminho com menos perdas e menos desastre, sendo adultos acho que todos deveriam estar preparados pra isso, não é de hoje que na humanidade os mais fortes tem se arriscar pelos mais fracos.
2 semanas não foram suficientes pra os soja boy do #ficaemcasa ver a tragedia que ta se desenhando no futuro!?

já começou ocorrer

-desabastecimento
-demissões em massa
-cancelamento de cirurgias vitais, em ocorrencia de não ter estoque no banco de sangue.

isso ainda piora MUITO se a gente brincar mais 2 semanas ou 1 mês disso
[+] 3 usuários curtiram o post de Falchion:3 usuários curtiram o post de Falchion
  • Bruno Padilha, gRILO, loeb
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
27-03-2020, 05:44 PM
Tem os histéricos a favor.
E agora os histéricos contra.

O. Negócio é não ser histérico.
E não sair dando palpite pelo cu.
Bostileiro tem mania de dar palpite no que não sabe... O raça desgraçada... O país desgraçado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
27-03-2020, 06:16 PM
Vi aqui um esquerdista de carteirinha aqui do meu bairro mudando de opinião sobre a quarentena. Pra um esquerdista, me surpreendeu que já tenha caído na real antes do 5º dia útil de abril.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
27-03-2020, 06:55 PM
Apesar do oportunismo de quem quer derrubar o Bolsonaro, a postura frente à situação não é necessariamente uma escolha de dicotomia político-ideológica.

Mesmo antes de qualquer posicionamento do Bolsonaro, a minha posição sempre foi a mesma e só se solidificou mais conforme novos dados estão chegando.

O povão, em sua maioria, nem quer saber quem diz ser de direita, esquerda, anarcocapitalista, pseudoanarcocapitalista que quer o Estado interferindo na economia agora ou o caralho que quiserem... O povão quer ter comida na mesa, emprego, pagar os boletos e liberdade pra visitar parentes ou pra ir ao baile funk.

Basta ver que um dos principais líderes esquerdistas do mundo, o comunista da KGB Vladimir Putin não fechou o comércio na união soviética. Ninguém é bobo de querer a maior crise econômica da história sob seu comando!
Só mesmo os liberais limpinhos que acreditam no que a globolixo e o discurso uníssono da grande mídia em conluiocom onu e oms dizem é que acreditam, ou fingem acreditar só pra terem uma desculpa pra ficarem sem precisar estudar ou trabalhar e chamando atenção em grupos de direita na internet bancando o sabidão diferentão iluminado que repete o mesmo discursinho de toda a mídia podre. É o tipo de liberal que quer ser sustentado pelos pais e quer que o Estado se intrometa na vida das pessoas e na economia, mas fala mal do Bolsonaro porque "ele não é liberal o bastante", como se os adversários fossem mais.
[+] 1 usuário curtiu o post de Bruno Padilha:1 usuário curtiu o post de Bruno Padilha
  • Senna
Procurar
Responder
Offline Guerreiro da Real
Usuário Banido
*
Curtido: 7 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
27-03-2020, 07:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2020, 07:48 PM por Guerreiro da Real.)
Carta do Superior Geral da FSSPX a todos os fiéis confinados em suas casas

O Superior geral

A todos os fiéis confinados em suas casas na Itália e que não podem ter acesso à Santa Eucaristia

Menzingen, 13 março de 2020

Caríssimos fiéis,

Envio-lhes algumas simples reflexões em um momento de prova e certamente difícil para todos vocês. 
Estou particularmente próximo de vocês com a oração e neste momento gostaria muito de poder estar na Itália e visitar pessoalmente cada um de vocês.
Não sabemos com certeza quanto a presente situação poderá durar, nem, sobretudo, como as coisas poderão evoluir nas próximas semanas. Diante desta incerteza, a tentação mais natural é de buscar desesperadamente garantias e explicações nos comentários e nas hipóteses dos mais doutos e dos “experts”: mas geralmente essas hipóteses – que neste momento abundam de todos os lados – se contradizem e aumentam a confusão ao invés de trazer um pouco de serenidade. Não podemos nos esquecer de que essa incerteza é parte integrante da prova e devemos saber aproveitá-la da maneira correta. 
Se a Providência permite uma calamidade ou um mal qualquer, sempre o faz para obter um bem maior que direta ou indiretamente tem a ver com o bem de nossas almas. Sem essa imprescindível premissa arriscamos nos tornar loucos, porque sem essa premissa uma epidemia ou outra calamidade ou um inconveniente menor sempre nos encontrarão despreparados e ficarão sem explicações. 
O que o Senhor quer que entendamos neste momento? O que quer de nós nesta Quaresma um pouco especial na qual parece que Ele decidiu quais sacrifícios deveríamos fazer? 
Antes de tudo, é evidente que um micróbio ainda é capaz de por de joelhos a humanidade em 2020, na era das grandes conquistas tecnológicas e científicas! Acima de tudo, esse micróbio coloca de joelhos o orgulho, porque o homem contemporâneo que pôs os pés na lua, os cabos de fibra ótica no fundo dos oceanos, construiu porta-aviões, usinas nucleares, arranha-céus e computadores, é impotente diante de um micróbio invisível. O barulho midiático desses dias e o medo que nós mesmos podemos ter não nos devem fazer perder essa lição profunda e de fácil compreensão para os corações simples e puros que perscrutam os sinais dos tempos. A Providência ensina ainda hoje através dos eventos. A humanidade vive – e cada um de nós também – uma oportunidade histórica de retornar à realidade, aquela verdadeira e não aquela virtual, feita de sonhos, de mitos, de ilusões.
Traduzindo em termos evangélicos, essa mensagem corresponde às palavras de Jesus, que pede que permaneçamos unidos a Ele da maneira mais próxima possível, porque sem Ele nada podemos fazer e não podemos resolver nenhum problema. É para isso que servem a incerteza, a espera e a sensação de impotência. Servem para buscar-Lhe, implorar-Lhe, pedir-Lhe perdão, rezar com maior fervor e acima de tudo, abandonar-se à Sua Providência. Eis por que a presente dificuldade deveria coincidir com a Quaresma: aproveitemo-la o máximo possível. 
A Providência – com uma pitada de ironia – nos indica o meio privilegiado de fazê-lo: a ansiedade, a incerteza, o pânico do coronavírus se combatem com outra coroa, mais potente, aquela que nos une à Santíssima Virgem e ao Céu. Acima de tudo, neste momento em que se torna difícil o acesso aos sacramentos, recitemos o Rosário em nossas casas com maior frequência, com maior fervor. Não preenchamos o tempo com entretenimentos televisivos, mas aproveitemos para transformar o confinamento domiciliar em um feliz retiro em família, durante o qual a oração toma o lugar, o tempo e a centralidade que merece. Leiamos o Evangelho de A a Z, meditemo-lo com calma, escutemo-lo na paz: as palavras do Mestre são muito mais eficazes e alcançam com maior facilidade a inteligência e o coração em uma situação particular como essa que foi criada. 
Não deixemos que o mundo entre em nossas casas nesta hora em que as circunstâncias e até mesmo as disposições governamentais nos separam do mundo! Aproveitemos. Demos prioridade aos bens espirituais que nenhum micróbio pode atacar: acumulemos nossos tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem o consumirão. Porque, onde está nosso tesouro, lá também estará nosso coração (Mt 6, 20-21))
Enfim, se por um lado vivemos a ocasião ideal para meditar de um modo novo e para cumprir um novo ato de confiança na Providência Divina, não devemos nos esquecer de rezar por aqueles que sofrem neste momento. Devemos recomendar ao Senhor todos aqueles aos quais se avizinha o dia do juízo; igualmente devemos pedir-Lhe para que tenha piedade de tantos contemporâneos que não conseguem retirar desses eventos verdadeiras conclusões para suas almas. Em uma palavra, para todos aqueles que desejam sair de suas casas para retornar à “normalidade”, para recomeçar sua vida de antes, sem mudar nada. Não deve ser assim. Desde sempre as epidemias são utilizadas para reaproximar os tíbios da vida religiosa, ao pensamento de Deus, à detestação do pecado. Temos o dever de pedir essa graça por cada um de nossos conterrâneos, sem exceção, inclusive – e acima de tudo – por qualquer prelado que já não consiga mais ler a vontade de Deus nos eventos atuais. 
Não percamos a coragem: Deus não nos abandona. Termino deixando-lhes meditar as palavras de confiança que a Santa Madre Igreja coloca nos lábios do sacerdote nos tempos de epidemia: “Ó Deus que não quer a morte mas a conversão do pecador, volvei benigno o olhar ao vosso povo que volta a Vós e lhe é devoto, com clemência livrai-o dos flagelos de Vossa ira”.
Encomendo-lhes todos diante do altar e à paternal proteção de São José. Deus lhes abençoe.

Don Davide Pagliarani

https://www.fsspx.com.br/carta-do-superi...uas-casas/
O Brasil deveria ter feito como o Japão fez. O que o Japão fez? Colocou todo o mundo que chega de países com alta incidência de COVID-19, como China, Itália, Espanha, Irã, e por último Estados Unidos, em quarentena. O resultado é que o Japão conseguiu conter o avanço da doença sem quarentena em massa. Os japoneses continuam vivendo uma vida normal, apesar do fechamento das escolas:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/...assa.ghtml
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
27-03-2020, 09:44 PM
E a Coréia do Sul consegue manter a normalidade sem confinamento. E a Alemanha enfrenta a doença com testes massivos. Quer queiram , quer não, nós, Brasil, não possuímos know-how em enfrentamento de vírus . E na prática a teoria é outra , sempre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sheogorath
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 13 vezes em 11 posts
28-03-2020, 12:42 AM
O certo era: assim que descobriram esse vírus, lá no fim de Dezembro, de 2019; colocar o país numa quarentena nacional, ninguém entra e ninguém sai. Mas não, fizeram pouco caso. Enquanto isso, nego entrava e saía do país; e agora querem impor uma merda de uma quarentena irresponsável, fodendo a vida de milhões, e as mortes só aumentam.

governo frouxo, politicamente correto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
28-03-2020, 02:03 AM
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
28-03-2020, 07:19 AM
https://amp.theguardian.com/world/2020/m...19-related

Sobre a mina da foto uma página atras, que Deus a tenha
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
28-03-2020, 09:17 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2020, 09:18 AM por barãozin.)
Só sei de uma coisa.

Hoje já adiantei minhas contas pq sei lá né, eu não acho q CPFL e Sabesp vão ter pena de mim e vir aqui com um técnico mascarado e cortar minha luz ou água. E a Nubank vai continuar cobrando juros em cima do meu cartão, então lá se foram um belo pedaço das minhas já parcas reservas hj. Aluguel basicamente nem sei como será, pq mesmo com os 600 reau do Bolsonaro juntando tudo q tenho aqui ainda não paga o aluguel.

"Ah barão! Cade a prevenção? PQ não fez reservas? Porra!" Ora meu filho, eu trabalho justamente com 2 grupos de extremo risco: aluno e velho. E olha só, estamos voltando de férias escolares e passei praticamente 2 meses sem renda, tendo q usar o q eu guardei no fim do ano pra cá e meus custos de operação infelizmente são altos. Agora que o seu administrador de fórum mais gato tava começando a recuperar o que perdeu, entra essa quarentena e bota no meu rabo.

Eu graças a deus tou bem de saúde, fortão e vou ser um "raider" mt bom qdo as coisas começarem a esquentar nesse brasilzão. Será um prazer raidar a casa dos caras que ainda tem coisa estocada e ficam gritando "fica em casa" e batendo panela huehue

[Imagem: f7390d82c8c767b5a6ea253963135f5d.jpg]
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
28-03-2020, 09:52 AM
Faça umas obras de arte moderna nas casas dos macacos com a capacidade mental menor que a de um orangotango que ficam assistindo globolixo e querem se meter na cida dos outros, tirando o direito de ir e vir.
Lembre que fazer cocô e xixi é arte, desenhar órgãos sexuais também, além de códigos usados pelos pobres negros excluídos da periferia que fazem grupos de resistência contra o capitalismo como o pcc e cv.

Há alguns engenheiros de obras prontas agora querendo dizer "ain deviam ter fechado as fronteiras, os aeroportos em dezembro".
Entendo a posição, mas esquece de alguns fatores:
- O vírus já existia desde antes e já tinha se espalhado pelo mundo antes da China avisar, o que ocorreu só depois de parar uma cidade de 10 milhões de habitantes;
- Fechar fronteiras e aeroportos seria péssimo para a saúde, pois impediria ou atrasaria o transporte de órgãos para doações, remédios e outros insumos. Seria salvar a vida de um para matar 10;
- Uma paralisação naquele momento seria pior ainda para a eco onia do que agora, por ser época de férias, muitas viagens já marcadas, geraria transtornos incalculáveis pra todos, além de importações e exportações;
- Caso tivessem fechado naquele momento, poderiam ter reaberto quando? Ainda estaria fechado;
- O vírus chegaria de qualquer forma, mesmo que já não estivesse aqui antes do governo chinês avisar, chegaria através das aves que voam e das tempestades de areia.

Lembrando que continua não sendo algo tão grave quanto a peste negra, que é o que parece pelo tom que se fala.
Alguns governos estaduais e municipais estão sendo frouxos, politicamente corretos ou como quiser chamar, mas dê nome aos bois. Ficar falando "ain o governo" se referindo ao Bolsonaro é gadismo e covardia.

O governo federal está sendo extremamente transparente,embora tenja que confiar nos dados fornecidos pelas secretarias de saúde sobre os dados e hoje mesmo o ministro fará um balanço da semana fom tendências para o próximo mês.
Foram rnviados milhões de testes, além de estarem sendo feitos todos os esforços para medicamentos e outros itens.
Economicamente, o governo lançou uma linja de 40 BILHÕES pra pagar os salários de trabalhadores e impedir que pequenas e médias empresas quebrem, além da ajuda de 600 para autônomos. Claro que a vida da mulher vale mais, então as m$ol que não trabalham ganharão 1200. Só nao venham colocar a culpa no Mito, é o menor dos problemas e impacta pouco na economia em relação a muito mais circunstâncias.
Depois, o brasileiro vai ter que correr atrás pra pagar este dinheiro que na verdade não existia. O governo está gastando acima do teto, o que é permitido por ter sido declarada situação de calamidade. Mas vai gerar inflação emenor crescimento. Quanto mais tempo durar a PROIBIÇÃO ao trabalhp imposta pelos governadores e municípios, maior vai ser a inflação e menos vai ser o crescimento depois. Aí vão culpar o Bolsonaro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Berlin
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 295 vezes em 164 posts
Posts que curtiu: 269
28-03-2020, 02:30 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2020, 02:56 PM por Berlin.)
Há alguns engenheiros de obras prontas agora querendo dizer "ain deviam ter fechado as fronteiras, os aeroportos em dezembro".

Não, senhor! Tinha obra pronta nenhuma. Falei muito antes de o vírus ter entrado. Obra pronta tá sendo o mito agora fazendo exatamente o que eu disse que faria(só que 1 mês depois) Restringir a entrada de estrangeiros e enviar para quarentena brasileiros que voltam para o país.  Exatamente a medida que o Governo está tomando agora... Quem é o Engenheiro de obra pronta? Eu que dei a ideia a mais de um 1 mês ou o Governo que deu agora depois da merda toda já ta aqui?

- O vírus já existia desde antes e já tinha se espalhado pelo mundo antes da China avisar, o que ocorreu só depois de parar uma cidade de 10 milhões de habitantes;
Especulação.

- Fechar fronteiras e aeroportos seria péssimo para a saúde, pois impediria ou atrasaria o transporte de órgãos para doações, remédios e outros insumos. Seria salvar a vida de um para matar 10;
Quantos órgãos foram transplantados nesse 1 mês? Tem números? Se morreram 92 por corona, então foram 900 salvos pelos órgãos que chegaram? fala sério... Proibir voos comerciais é bem diferente de proibir voos exclusivamente para transporte de cargas(remédios e outros insumos) .Atrasaria sim aquele carregador de celular com luzes de neon comprado no Ali express...

Uma paralisação naquele momento seria pior ainda para a eco onia do que agora, por ser época de férias, muitas viagens já marcadas, geraria transtornos incalculáveis pra todos, além de importações e exportações;

Uhuuuummm !!! Esqueceu de colocar o Carnaval também...

Caso tivessem fechado naquele momento, poderiam ter reaberto quando? Ainda estaria fechado;
Quando descobrissem uma vacina, remédio ou construísse leitos de UTI o bastante pra segurar o colapso que teria ao reabrir. Ganharia tempo...

O vírus chegaria de qualquer forma, mesmo que já não estivesse aqui antes do governo chinês avisar, chegaria através das aves que voam e das tempestades de areia.
Desculpe, com todo respeito, absurdo!. Aja tempestade de areia para atravessar todo oceano pacífico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Tópicos: 12
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
28-03-2020, 03:20 PM
Uma coisa está me irritando pra caralho nos últimos dias, e acredito que vocês também devem estar putos!!! As pessoas medíocres, em razão da propagação de ideias nas redes sociais, passaram a crer que suas opiniões, na maioria das vezes infundadas, possuem relevância e devem ser respeitadas. Ficar compartilhando porra de memes nos grupos de Whatsapp é fácil! Duvido (dou meu cu) se alguma dessas pessoas do “bem”, ligou para um velho amigo, um tio, ou um parente distante mais pobre, e de forma genuína perguntou, por exemplo, se essa pessoa precisa de ajuda para pagar o aluguel ou comprar uma cesta básica.

Eu também não consigo formar opinião sobra a postura correta para se ter no momento: quarentena total em prol da saúde; ou quarentena vertical, em prol da economia. A única coisa que consigo concluir é que, em razão dos pensamentos radicais e do conflito das ideologias políticas, a população vai demorar para compreender a real situação da crise, quando esta estiver terminando... Ou seja, o retorno dos negócios e da economia certamente vai ser prejudicado por um bando de pessoas que vão insistir na permanência da quarentena, mesmo quando já houver evidências do controle do vírus no mundo.

Outra coisa, e essa me preocupa muito, é que estamos vivendo um momento que vai gerar uma revolução no comportamental nas pessoas. Após essa crise, qualquer notícia de uma nova doença já vai ser motivo para alvoroços... Negócios vão passar a ser cancelados, eventos serão anulados com maior frequência. Essa precaução exagerada que certamente virá, será benéfica para nós?
[+] 3 usuários curtiram o post de Velho Gonçalves:3 usuários curtiram o post de Velho Gonçalves
  • Bruno Padilha, Hiroshi, Senna
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
28-03-2020, 04:11 PM
Muito lúcido seu comentário gonça.
Você agrega muito nesse fórum...ta de parabéns.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
28-03-2020, 05:58 PM
Só cuidado com a falsa dicotomia de "quarentena total em prol da saúde; ou quarentena vertical, em prol da economia".
A suposta quarentena total seria péssima para a saúde, até pior do que para a economia. Já a quarentena vertical é boa para os dois lados: economicamente e na saúde, pois os que precisam se cuidar mais realmente são mais preservados. NOVENTA POR CENTO dos casos e mortes por covid no BR são por pessoas de 60 ou mais. Já temos um padrão.

Mais uma ótima entrevista do ministro hoje, enfatizando algumas questões. Alguns pontos essenciais ditos pelo ministro:
A burocracia mata mais que o vírus.
O Ministério da Saúde não recomendou suspensão das aulas.
O fechamento de aeroportos e outras medidas tomadas por alguns governadores estão prejudicando a saúde.
A saúde não é uma ilha.

Durante a próxima semana, serão feitas reuniões com prefeitos e governadores que provavelmente resultarão na abertura do mercado e avanço da economia, com os devidos cuidados à saúde. Também estão avançando os estudos, produções e chegadas de remédios e equipamentos em geral.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
28-03-2020, 06:28 PM
Três vídeos curtos, o tsunami está vindo.

Como alguns estão diante disso tudo, falando pra pessoas ficarem em casa:

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcQ2J3mh6rw_3er1qsW-vkf...FHUxg&s=10]
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Guerreiro da Real
Usuário Banido
*
Curtido: 7 vezes em 6 posts
28-03-2020, 07:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2020, 07:16 PM por Guerreiro da Real.)
Mensagem do Cardeal Burke sobre o combate ao coronavírus

[Imagem: burke-entrevista-1.jpg?w=583&h=389]

Há algum tempo, estamos em combate contra a disseminação do coronavírus, o COVID-19. Tudo o que podemos dizer – e uma das dificuldades do combate é que ainda não se sabe muito sobre a peste –, é que batalha deverá continuar por algum tempo. O vírus envolvido é particularmente insidioso, pois possui um período de incubação relativamente longo – alguns dizem 14 dias e outros 20 – e é altamente contagioso, muito mais contagioso do que outros vírus que conhecemos.

Um dos principais meios naturais de nos defendermos contra o coronavírus é evitar qualquer contato próximo com os outros. É importante, de fato, mantermos sempre uma distância – dizem alguns que de um metro, outros que de quase dois – afastados um do outro e, é claro, evitar reuniões de grupo, ou seja, reuniões nas quais várias pessoas estejam próximas umas das outras. Além disso, como o vírus é transmitido por pequenas gotículas emitidas quando alguém espirra ou assoa o nariz, é essencial lavar frequentemente as mãos com sabão desinfetante e água morna por pelo menos 20 segundos, bem como lavar e limpar as mãos com produtos e toalhetes desinfetantes. É igualmente importante desinfetar mesas, cadeiras, bancadas, etc., nas quais essas gotículas possam ter pousado e a partir das quais elas são capazes de transmitir o contágio por algum tempo. Se espirrarmos ou assoarmos o nariz, somos aconselhados a usar um lenço facial de papel, descartá-lo imediatamente e depois lavar as mãos. Naturalmente, aqueles que estão diagnosticados com o coronavírus devem ficar em quarentena, e aqueles que não estão se sentindo bem, mesmo que não tenha sido detectado neles o coronavírus, devem, por caridade para com os outros, permanecer em casa, até que estejam se sentindo melhor.

Residindo na Itália, onde a disseminação do coronavírus tem sido particularmente letal, de modo especial para os idosos e para aqueles que já estão em um estado de saúde delicado, edifica-me o grande cuidado que os italianos estão tomando para se protegerem e aos outros do contágio. Como os senhores já devem ter lido, o sistema de saúde na Itália está sendo duramente posto à prova em sua tentativa de fornecer a necessária hospitalização e tratamento intensivo aos mais vulneráveis. Por favor, rezem pelo povo italiano, especialmente por aqueles para os quais o coronavírus pode ser fatal, bem como pelos responsáveis por seus cuidados. Como cidadão norte-americano, acompanho a situação da disseminação do coronavírus em minha terra natal e sei que aqueles que vivem nos Estados Unidos estão cada vez mais preocupados em impedir sua disseminação, para que uma situação como essa da Itália não se repita lá.
Toda a situação certamente nos induz a uma profunda tristeza, e também ao medo. Ninguém deseja contrair a doença provocada pelo vírus, nem que alguém a contraia. Especialmente, não queremos que nem nossos amados idosos, nem outras pessoas frágeis sejam colocados em risco de morte pela disseminação do vírus. Para combater sua propagação, estamos todos em uma espécie de retiro espiritual forçado, confinados em quartos e incapazes de demonstrar os usuais sinais de afeto à família e aos amigos. Para os que estão em quarentena, o isolamento é claramente ainda mais severo, não sendo possível manter contato com ninguém, nem mesmo à distância.

Se a própria doença associada ao vírus não fosse suficiente para nos preocupar, não podemos ignorar a devastação econômica que a propagação do vírus causou, com seus efeitos graves sobre pessoas e famílias, como também sobre aqueles que nos servem de muitas maneiras em nossa vida cotidiana. Naturalmente, nossas cogitações não podem deixar de incluir a possibilidade de uma devastação ainda maior para a população de nossas pátrias e, de fato, do mundo.

Certamente, agimos bem aprendendo e empregando todos os meios naturais para nos defendermos do contágio. É um ato fundamental de caridade usar todos os meios prudentes para evitar contrair ou espalhar o coronavírus. Os meios naturais de impedir a sua propagação devem, no entanto, respeitar o que necessitamos para viver, por exemplo, o acesso a alimentos, água e medicamentos. O Estado, ao impor restrições cada vez maiores ao movimento dos indivíduos, prevê, no entanto, que eles possam ir ao supermercado e à farmácia, observando as precauções de distanciamento social e de uso de desinfetantes por parte de todos os envolvidos.
Ao ponderar o necessário para viver, não devemos nos esquecer de que nossa primeira consideração é o nosso relacionamento com Deus. Recordamos as palavras de Nosso Senhor no Evangelho de São João: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (14,23).  Cristo é o Senhor da natureza e da História. Ele não está distante e desinteressado de nós e do mundo. Ele nos prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Ao combater o mal do coronavírus, nossa arma mais eficaz é, portanto, nosso relacionamento com Jesus Cristo Nosso Senhor através da oração e da penitência, de devoções particulares e da Sagrada Liturgia. Voltemo-nos para Cristo, a fim de que nos liberte da peste e de todo dano, e nunca Ele deixará de responder com amor puro e desinteressado. É por isso que é essencial para nós, a todo o momento e principalmente em tempos de crise, ter acesso às nossas igrejas e capelas, aos Sacramentos, às devoções e orações públicas.
Assim como podemos comprar alimentos e remédios, tomando o cuidado de não espalhar o coronavírus ao fazê-lo, assim também devemos poder rezar em nossas igrejas e capelas, receber os Sacramentos e participar de atos de oração e devoção pública, para que reconheçamos a proximidade de Deus conosco e permaneçamos próximos d’Ele, solicitando piedosamente Sua ajuda, sem a qual estamos realmente perdidos. No passado, em tempos de peste, os fiéis se reuniam em fervorosa oração e participavam de procissões. De fato, no Missal Romano, promulgado pelo Papa S. João XXIII em 1962, há textos especiais para a Santa Missa a ser oferecida em tempos de pestilência — a Missa Votiva pela Libertação da Morte em Tempo de Pestilência (Missae Votivae ad Diversa 23). Da mesma forma, na tradicional Ladainha dos Santos, rezamos: “Da praga, da fome e da guerra, ó Senhor, livrai-nos”.
Muitas vezes, quando nos encontramos em grande sofrimento e mesmo enfrentando a morte, perguntamos: “Onde está Deus?” Mas a verdadeira questão é: “Onde estamos nós?” Em outras palavras, Deus está certamente conosco para nos ajudar e salvar, especialmente no momento de severas provações ou da morte, mas muitas vezes estamos longe d’Ele por causa de nossa incapacidade de reconhecer nossa total dependência d’Ele e, portanto, de rezar diariamente a Ele e de Lhe tributar a nossa adoração.
Nestes dias, ouvi muitos católicos devotos dizerem que estão profundamente tristes e desencorajados por não poderem rezar e adorar em suas igrejas e capelas. Eles entendem a necessidade de observar a distância social e de seguir as outras precauções, e respeitarão essas práticas prudentes, que podem facilmente serem feitas em seus locais de culto. Mas, muitas vezes, eles têm de aceitar o profundo sofrimento de terem suas igrejas e capelas fechadas, e de não terem acesso à Confissão e à Santíssima Eucaristia.
Sob a mesma ótica, uma pessoa de fé não pode analisar a atual calamidade em que nos encontramos sem considerar também o quanto a cultura de nosso povo está distante de Deus. Ela não é apenas indiferente à Sua presença em nosso meio, mas abertamente rebelde em relação a Ele e à boa ordem com que Ele nos criou e nos sustenta no ser. Basta pensar nos ataques violentos e diários à vida humana, masculina e feminina, que Deus fez à Sua própria imagem e semelhança (Gn 1, 27), nos ataques aos nascituros inocentes e indefesos e àqueles que têm o primeiro título aos nossos cuidados, ou seja, aqueles que estão muito sobrecarregados com doenças graves, anos avançados ou necessidades especiais. Somos testemunhas diárias da propagação da violência em uma cultura que não respeita a vida humana.

Da mesma forma, basta pensar no ataque generalizado à integridade da sexualidade humana, ou seja, a nossa identidade como homem ou mulher, com a pretensão de definir, arbitrariamente e a miúde recorrendo a uma mutilação, uma identidade sexual diferente daquela que nos foi dada por Deus. Com uma preocupação ainda maior, testemunhamos o efeito devastador sobre indivíduos e famílias da chamada “teoria de gênero”.
Também testemunhamos, mesmo dentro da Igreja, um paganismo que adora a natureza e a terra. Existem pessoas na Igreja que se referem à terra como nossa mãe, como se viéssemos da terra e a terra fosse a nossa salvação. Mas viemos das mãos de Deus, Criador do Céu e da terra. Somente em Deus encontramos a salvação. Rezamos nas palavras divinamente inspiradas do salmista: “Só [Deus] é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei” (Sl 62 [61], 6). Vemos como a própria vida de fé se tornou cada vez mais secularizada e, portanto, relativizou a Realeza de Cristo, o Verbo de Deus encarnado, Rei do Céu e da terra. Testemunhamos tantos outros males que derivam da idolatria, do culto a nós mesmos e ao nosso mundo, em vez de adorar a Deus, fonte de todo ser. Tristemente vemos em nós mesmos a verdade das palavras inspiradas de São Paulo sobre “a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade”: eles “trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!” (Rm 1, 18 e 25).
Muitos com quem estou em contato, refletindo sobre a atual crise sanitária mundial e todos os seus efeitos conexos, expressaram-me a esperança de que ela nos leve — como indivíduos e famílias e como sociedade — a reformar nossas vidas, a nos voltarmos para Deus, que certamente está perto de nós e que é imensurável e incessante em Sua misericórdia e amor para conosco. Não há dúvida de que grandes males como a peste são um efeito do pecado original e de nossos pecados atuais. Deus, em Sua justiça, deve reparar a desordem que o pecado introduz em nossas vidas e em nosso mundo. De fato, Ele cumpre as exigências da justiça com Sua superabundante misericórdia.
Deus não nos deixou no caos e na morte que o pecado introduziu no mundo, mas enviou Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para sofrer, morrer, ressuscitar dos mortos e subir glorioso à Sua direita, a fim de permanecer conosco sempre, purificando-nos do pecado e inflamando-nos com o Seu amor. Em Sua justiça, Deus reconhece nossos pecados e a necessidade de sua reparação, enquanto em Sua misericórdia Ele derrama sobre nós a graça para que possamos nos arrepender e fazer reparação. O Profeta Jeremias orou: “Senhor! Conhecemos nossa malícia e a iniquidade de nossos pais. Bem sabemos que pecamos contra vós”; mas em seguida continuou sua súplica: “Pela honra, porém, de vosso nome, não nos abandoneis, nem desonreis o vosso trono de glória. Lembrai-vos! E não rompais o pacto que conosco firmastes” (Jr 14, 20-21).
Deus nunca vira as costas para nós; Ele nunca romperá Sua aliança de amor fiel e duradouro conosco, mesmo que sejamos tão frequentemente indiferentes, frios e infiéis. À medida que o presente sofrimento nos revela tanta indiferença, frieza e infidelidade de nossa parte, nós somos chamados a nos voltarmos para Deus e implorar a Sua misericórdia. Estamos confiantes de que Ele nos ouvirá e nos abençoará com Seus dons de misericórdia, perdão e paz. Juntamos nossos sofrimentos à Paixão e Morte de Cristo e, como diz São Paulo: “O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24). Vivendo em Cristo, conhecemos quão verdadeira é a nossa oração bíblica: “Vem do Senhor a salvação dos justos, que é seu refúgio no tempo da provação” (Sl 37 [36], 39). Em Cristo, Deus nos manifestou plenamente a verdade expressa na oração do salmista: “A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos” (Sl 85 [84], 11).
Em nossa cultura totalmente secularizada, há uma tendência de ver a oração, os atos de devoção e o culto como outra atividade qualquer, como por exemplo, ir ao cinema ou a um jogo de futebol, o que não é essencial e, portanto, pode ser cancelado com o fim de tomar precauções para conter a propagação de um contágio mortal. Mas a oração, os atos de devoção e o culto, e acima de tudo a Confissão e a Santa Missa são essenciais para permanecermos saudáveis e fortes espiritualmente, e para buscarmos a ajuda de Deus em um momento de grande perigo para todos. Portanto, não podemos simplesmente aceitar as determinações de governos civis, que tratariam o culto a Deus da mesma maneira que ir a um restaurante ou a uma competição atlética. Caso contrário, as pessoas que já sofrem tanto com os efeitos da peste serão privadas desses encontros efetivos com Deus, que está em nosso meio para restaurar a saúde e a paz.
Nós, bispos e sacerdotes, precisamos reivindicar publicamente a necessidade para os católicos de orar e render culto em suas igrejas e capelas, e seguir em procissão pelas ruas e caminhos, pedindo a bênção de Deus para Seu povo que sofre tão intensamente. Precisamos insistir em que os regulamentos do Estado, e para o próprio bem do Estado, reconheçam a devida importância dos locais de culto, especialmente em tempos de crise nacional e internacional. No passado, de fato, os governos entendiam, acima de tudo, a importância da fé, da oração e do culto do povo para vencer uma pestilência.
Mesmo que tenhamos encontrado uma maneira de nos suprir de alimentos, remédios e outras necessidades durante um período de contágio, sem arriscar irresponsavelmente a propagação do mesmo, devemos também encontrar uma maneira de suprir as necessidades da nossa vida espiritual. Devemos poder oferecer mais oportunidades para a Santa Missa e devoções das quais vários fiéis possam participar sem violar as precauções necessárias para a não propagação do contágio. Muitas de nossas igrejas e capelas são muito grandes. Eles permitem que um grupo de fiéis se reúna para rezar e adorar sem violar os requisitos de “distância social”. O confessionário com a tela tradicional é geralmente equipado com um véu fino, e se não houver poderá facilmente ser colocado, o qual pode ser tratado com desinfetante, para que o acesso ao Sacramento da Confissão seja possível sem grandes dificuldades nem o risco de transmissão do vírus. Se uma igreja ou capela não possui uma equipe suficientemente grande para desinfetar regularmente os bancos e outras superfícies, não tenho dúvida de que os fiéis, em gratidão pelos dons da Santa Eucaristia, Confissão e devoção pública, de bom grado ajudarão.
Ainda que, por qualquer motivo, não possamos ter acesso às nossas igrejas e capelas, devemos lembrar que nossos lares são uma extensão de nossa paróquia, uma pequena igreja para a qual trazemos Cristo após nosso encontro com Ele na igreja maior. Que nosso lar, durante esse período de crise, reflita a verdade de que Cristo é o convidado de todo lar cristão. Vamos nos voltar para Ele através da oração, especialmente o Rosário, e outras devoções. Se a imagem do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com a imagem do Imaculado Coração de Maria, ainda não estiver entronizada em nossa casa, agora seria a hora de fazê-lo. O lugar da imagem do Sagrado Coração é para nós um pequeno altar em casa, junto ao qual nós nos reunimos cônscios da presença de Cristo dentro de nós pela infusão do Espírito Santo em nossos corações, e colocamos nossos corações muitas vezes pobres e pecaminosos no Seu glorioso Coração trespassado — sempre aberto para nos receber, curar nossos pecados e nos encher de amor divino. Se desejarem entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, recomendo-lhes o manual A entronização do Sagrado Coração de Jesus, disponível através do Apostolado Mariano de Catequistas. Também está disponível nas traduções para o polonês e o eslovaco.
Para aqueles que não podem ter acesso à Santa Missa e à Sagrada Comunhão, recomendo a prática devota da Comunhão Espiritual. Quando estamos corretamente dispostos a receber a Santa Comunhão, isto é, quando estamos em estado de graça e não temos consciência de nenhum pecado mortal cometido e pelo qual ainda não fomos perdoados no Sacramento da Penitência, e desejamos receber Nosso Senhor na Santa Comunhão, mas somos incapazes de fazê-lo, unamo-nos espiritualmente ao Santo Sacrifício da Missa, rezando a Nosso Senhor Eucarístico nas palavras de Santo Afonso Ligório: “Como agora não posso Vos receber sacramentalmente, vinde espiritualmente ao meu coração”. A Comunhão Espiritual é uma bela expressão de amor a Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento e não deixará de nos atrair abundantes graças.
Ao mesmo tempo, se estivermos conscientes de ter cometido um pecado mortal e formos incapazes de ter acesso ao Sacramento da Penitência ou Confissão, a Igreja nos convida a fazer um ato de perfeita contrição, isto é, de pesar pelo pecado “procedente do amor Deus, amado sobre todas as coisas”. Um ato de perfeita contrição “obtém o perdão dos pecados mortais, se incluir o propósito firme de recorrer, logo que possível, à confissão sacramental” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1452). Um ato de contrição perfeita dispõe nossa alma para a Comunhão Espiritual.
Finalmente, fé e razão, como sempre fazem, trabalham juntas para fornecer a solução justa e correta para um desafio difícil. Devemos usar a razão, inspirada pela fé, para encontrar a maneira correta de lidar com uma pandemia mortal. Ela deve dar prioridade à oração, à devoção e ao culto, à invocação da misericórdia de Deus sobre Seu povo que sofre tanto e está em perigo de morte. Feitos à imagem e semelhança de Deus, desfrutamos dos dons do intelecto e do livre arbítrio. Usando esses dons dados por Deus, unidos aos dons também dados por Deus, de Fé, Esperança e Caridade, encontraremos nosso caminho neste momento de provação universal, causa de tanta tristeza e medo.
Podemos contar com a ajuda e a intercessão do grande exército de nossos amigos celestiais, aos quais estamos intimamente unidos na Comunhão dos Santos. A Virgem Mãe de Deus, os Santos Arcanjos e Anjos da Guarda, São José, Verdadeiro Esposo da Virgem Maria e Padroeiro da Igreja Universal, São Roque, a quem invocamos em tempos de epidemia, e os outros santos e bem-aventurados, a quem nos voltamos regularmente em oração, estão ao nosso lado. Eles nos guiam e constantemente nos asseguram que Deus jamais deixará de ouvir nossa oração; Ele responderá com Sua misericórdia e amor incomensuráveis e incessantes.
Caros amigos, eu lhes ofereço essas poucas reflexões profundamente consciente de quanto estão sofrendo por causa da pandemia do coronavírus. Espero que elas possam ajudá-los. Sobretudo, que os inspirem a se voltarem para Deus em oração e atos de culto, cada qual de acordo com suas possibilidades, para poder assim experimentar Seu remédio e Sua paz. A estas reflexões junto a promessa da minha lembrança diária de suas intenções em minha oração e penitência, especialmente no oferecimento do Santo Sacrifício da Missa.
Peço que, por favor, se lembrem de mim em suas orações diárias.
Seus, no Sagrado Coração de Jesus, no Imaculado Coração de Maria e no Coração puríssimo de São José,
Raymond Leo Cardinal Burke
21 de março de 2020
Festa de São Bento Abade

Texto Original: https://www.cardinalburke.com/presentati...oronavirus

Tradução em https://fratresinunum.com/2020/03/24/car...-covid-19/
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (7): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo