15-01-2012, 04:51 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-01-2012, 04:54 PM por Groo.)
(14-01-2012, 08:21 PM)Gekko link Escreveu: [quote author=Groo link=topic=802.msg10180#msg10180 date=1326545225]
à isso confrades, este é um resumo sobre os TÃtulos do Tesouro do governo brasileiro conhecidos como Tesouro Direto. à uma forma bem segura de investimento, pois está garantida pelo Governo Federal. E em tese só correria risco de não ser pago, ou desaparecer; caso o Governo Brasileiro também caÃsse ou sofrêssemos uma invasão estrangeira devastadora..rs. Ou caso aqui entre governo diferente que não siga o capitalismo...
Groo, minha cisma com tÃtulos de longo prazo é que a dÃvida interna brasileira tem crescido demais nos últimos anos, por isso não tenho comprado tÃtulos de longo prazo, pois temo que em um futuro não muito distante o Brasil não tenha mais condições de honrar o pagamento da sua dÃvida pública, cujos juros são os mais altos do mundo (o que é muito bom para os investidores, mas a longo prazo pode ser um fator determinante para uma moratória).
Por isso não compro nenhum tÃtulo com vencimento muito distante. Qual a sua opinião sobre essa questão do endividamento excessivo?
[/quote]
Gekko, os nossos juros estratosféricos também me incomodam muito! Não aceito os argumentos esfarrapados das múmias do Copom.
Para não me alongar em detalhes desse assunto chato, vou usar uma metáfora : "Se todos os paÃses ricos ou prósperos do mundo podem crescer muito bem com juros civilizados; porque o Brasil não pode?" - Essa frase para mim resume bem esse assunto.
Mas quanto a sua questão sobre o endividamento excessivo com possÃvel moratória e a relação aos investimentos em tÃtulos do governo.
-> à difÃcil ter uma opinião formada, pois é uma hipótese bem incerta. Não acho que iremos "quebrar" em um futuro próximo, se a coisa ficar feia e o governo decretar moratória...acredito eu, que seria uma catástrofe econômica tão grave que poucos tipos de investimentos ficaram imunes aos efeitos. Uma moratória de TÃtulos Públicos como esses atingiria investidores internos!! Bancos e grandes empresas poderiam até falir = Caos total!. Ou seja, para mim é uma questão atrelada a saúde do próprio paÃs e da República.
As moratórias anteriores decretadas pelo Brasil foram em uma outra época onde nossa economia era muito mais fechada; e contra credores no exterior( tÃtulos vendidos no exterior).
Nesse caso do Tesouro Direto os efeitos seriam outros, e muito complicados na nossa realidade econômica interna. ( por ex. a maioria dos Fundos de Investimentos, desses comuns dos Bancos de varejo; investe parte de seu capital nesses mesmos tÃtulos públicos acima.. Uma moratória afetaria tudo. Seria difÃcil alguém não ser atingido)
Resumindo : Penso que são bem seguros sim, se quiser pode ir tranquilo. à mais fácil outro investimento por aà dar alguma m*** do que o Tesouro Direto.
Só caso com Separação de Bens, pois "se é por amor não faz diferença"

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)