08-12-2013, 07:10 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-12-2013, 07:14 AM por Aquiles.)
Vi esse princípio neste semestre, junto com o Diagrama de Ishiwaka da Administração. Achei muito interessante, ambos.
O que mais me chamou atenção foi a conclusão sobre o princípio de pareto:
"Estes números ilustram bem o que o Princípio de Pareto deixa claro: que a realidade contraria a nossa lógica, ou seja, não mostra o que esperamos, que seria uma relação de equilíbrio entre causas e resultados."
O que mais me chamou atenção foi a conclusão sobre o princípio de pareto:
"Estes números ilustram bem o que o Princípio de Pareto deixa claro: que a realidade contraria a nossa lógica, ou seja, não mostra o que esperamos, que seria uma relação de equilíbrio entre causas e resultados."
Mais legal ainda a conclusão sobre o princípio de pareto aplicado a real:
"No final, cabe a nós mesmos percebermos em qual campo de nossas vidas estamos nos 20% ou nos 80%. E tratar de tomar as medidas para sairmos dele. "Temos que lutar sempre para nos mantermos entre os 20%, naqueles campos que nos interessam."
Apesar de algumas oscilações, acredito quase tudo se resume a essa proporção.
![[Imagem: Lao-Ts%C3%A9-3.jpg]](http://www.euemeuchapeu.com.br/wp-content/uploads/2011/08/Lao-Ts%C3%A9-3.jpg)
Penso que a grande resultante dessa discussão, a meu ver, seria retirar aqueles 80% e focar só nos vinte por cento.
Seria um relação de custo benefício, que teria coragem de aplicar até mesmo no meu próprio negócio.
Procuraria ser muita mais prestativo e focado naquela nata de clientes fiéis e gastadores, e cortaria os esporádicos, proporcionando assim uma maior fidelização destes clientes, e focando no que realmente dá lucro ao meu negócio.
E como falou Lao Tse na frase acima, procuraria, agora aplicado a vida, retirar aquelas coisas que atrasam, e focar naquilo que realmente te leva a evolução.
Essa é ideia de quando menos, é mais e também está estritamente ligada a concepção do foco e da qualidade.
Para aplicar vida a seus dias (e não dias a sua vida rs) é necessário cortar esses excessos.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)