31-10-2013, 11:51 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-10-2013, 11:57 AM por Sniper.)
(31-10-2013, 10:49 AM)Meroplâncton Escreveu: Eu já entro com uma: Trabalhador Portuário Avulso. Basicamente peões do porto. Os caras chegam a ganhar 10 a 15k por mês para fazer coisas como operar guindastes babacas, e pelo que sei não precisa de muita inteligência para fazer, o curso é fácil e rápido e qualquer um que tenha 2º grau completo e nao tenha antecedentes criminais vai ser contratado.
Já fui trabalhador portuário, no meu caso trabalhei para empresa mesmo, isso que vc ta falando são os estivadores.
10 a 15 k por mês.....

.Não é bem assim, os estivadores tem que ter filiação na OGMO, que é a organização gestora de mão de obra, que não é tão fácil de conseguir, é muita panelinha, tem que ter peixada.
Os estivadores ganham por produção, e não chega a isso tudo, quando eu trabalhava em porto, conversava com estivadores e eles falavam que tinha mês que tiravam de 2,5 a 3 k, isso no ano de 2008, mas em compensação tinha mês que tiravam 1k.
E como eu disse, tem a famosa panelinha, pra quando o navio atracar, ver quem será escalado ou não.
Se fosse assim, não existiria tantos filiados ao OGMO, trabalhando em empresas. Na época que eu trabalhava lá, tinha vários amigos de trabalho que trocaram a estiva pela estabilidade de um empreguinho de carteira assinada.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)