30-05-2013, 04:36 PM
(30-05-2013, 04:27 PM)Ricardo D Escreveu:(30-05-2013, 03:58 PM)Mestre do Mal Escreveu: Essas crenças não são pseudo religiões, são religiões verdadeiras. Se você ou eu concordamos ou não é outra história...
Pondo as cartas na mesa: Religião é uma questão de fé! Assim como você questiona os fundamentos de wicca, rastafarianismo, etc. Os fundamentos cristãos também podem ser questionados, e ai caímos na porra do relativismo de hoje em dia.
Não vou entrar na discussão do que é "religião" pelo simples motivo de que é complexa demais. Eu, por exemplo, sou cristão, mas não sigo nenhuma organização religiosa cristã (não sou católico, evangélico, espírita, etc).
A "religião com sentido de crença" pode sim ser questionada. Por que não seria? Discutir os fundamentos cristãos é diferente de ser relativista.
Mas concordo que errei ao colocar que wicca e rastafarismo não são religiões. Na verdade quis dizer que não são religiões que sirvam como base civilizacional. Mas, claro que elas podem vir a ser.
Ta certo confrade, respeito sua opinião e opção por não entrar em um debate nesse momento. Mas tenho mais algumas observações:
Citar:A "religião com sentido de crença" pode sim ser questionada. Por que não seria? Discutir os fundamentos cristãos é diferente de ser relativista.
*Em momento nenhum disse que algo seja religião, música, etc. Não possa ser discutido. Pelo contrário, estou aberto a discussão e a mudar de opinião a qualquer momento.
Citar:Na verdade quis dizer que não são religiões que sirvam como base civilizacional. Mas, claro que elas podem vir a ser.
*Acho que o que você quis dizer é que elas simplesmente não te agradam... Pois Desde egípcios, Incas aos dias atuais temos diversos tipos de civilizações baseadas nas crenças mais bizarras.
Tudo depende do contexto

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)