27-05-2013, 01:44 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-05-2013, 05:37 PM por Andarilho.)
(26-05-2013, 10:27 PM)Dandragon Escreveu: À quem recorrer ajuda em caso desses sintomas? Psicólogo, psiquiatra ou neurologista?
Nos últimos dois anos a dificuldade de concentração tem se agravado muito, o que tem me prejudicado no trabalho, nos estudos e nas aulas para habilitação. Minha coordenação motora que sempre foi ruim parece ter piorado 3x. Minha memória recente é péssima... coisas bobas recentes eu esqueço muito rápidamente.
Alguém já passou por esse transtorno? Tem dicas? Preciso reverter esse quadro urgentemente...
(26-05-2013, 11:39 PM)Vasiliy Zaytsev Escreveu: também tava precisando de umas dicas para concentração em longo período
leia-se: estudar para provas
disperso-me muito fácil e a motivação não está boa... já cheguei a chorar um tempo atrás porque não conseguia ler uma página dum livro, ficava voltando e desconcentrado
alguma sugestão?
Num primeiro momento não creio que seja caso para Psicólogo, psiquiatra ou Neurologista. O que me parece é que você está com a cabeça cheia e então começa a falhar. Numa analogia rudimentar tem muita informação na sua memória RAM.
Esses são Sintomas clássicos associados a Stress. Muita coisa pra gerenciar na sua cabeça. Se estiver sedentário aí que piora tudo, pois o exercício alivia essa sensação de confusão mental.
A maior parte do stress que as pessoas vivenciam é proveniente de compromissos mal administrados que elas assumem ou aceitam, mesmo sem se dar conta disso.
Pra sua mente, qualquer coisa que você sente um mínimo de responsabilidade em transformar, concluir, cuidar ou fazer é um compromisso “em aberto”, e seu subconsciente vai disparando isso de tempos em tempos na sua mente consciente para que você resolva.
Nosso subconsciente não faz juízo de valor do tipo “estudar pro vestibular é mais importante do cobrar de você pela 10ª buscar uma informação sobre uma viagem que talvez você vá fazer ano que vem”. E por isso não tem noção de que essa hora é uma hora inapropriada.
Um método que tenho adotado e me ajudou pra caramba é uma versão adaptada do GTD Getting Things Done (É um método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen).
Vou colocar reduzido aqui pra não ocupar muito espaço e atrapalhar o andamento da discussão:
Spoiler:
Obviamente tudo isso é pra ajudar na parte de organização. Se os problemas persistirem eu iria num psicologo e psquiatra. Não creio que seja caso de neurologista.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)