15-05-2013, 05:15 PM
(15-05-2013, 05:00 PM)barão_kageyama Escreveu: Acho q coisas assim são boas para solidificar alguns conceitos rs
Sim, claro.
As discussões tornam os fundamentos da Real ainda mais sólidos, porque vão se fortificando ao longo do tempo com mais e mais argumentação e contra-argumentação.
O que não pode é abandonarmos delineamentos básicos em prol de um relativismo aparentemente "inocente". É isso o que eu tenho visto nesse tópico (com o devido respeito aos confrades que estão de digladiando).
Não dá pra abrir mão de certos posicionamentos por conta de casos isolados ou ilações teóricas de que "se fosse assim ou assado, eu iria fazer isso ou aquilo". A vida real não perdoa aqueles que idealizam.
Por isso que eu digo sempre: a Real é um saber prático, é um conjunto de regras de sobrevivência. É um conhecimento que nos dá algum socorro no dia-a-dia da vida comum, não é um saber teórico pra ficarmos discutindo em bancos de universidade.
A real tem alguns furos, tem pontos ainda não totalmente esclarecidos, e cabem exceções às regras gerais. Mas as regras devem ser sempre consideradas.
Só o nosso próprio discernimento é que vai dizer se este ou aquele caso se enquadra na regra ou na exceção e se vamos agir contra as regras sabendo que as consequências serão culpa exclusivamente nossa.
A Real é útil e funciona justamente porque não se curva às exceções e ao politicamente correto. Não esqueçam disso.