• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Por onde começar o desenvolvimento pessoal?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Por onde começar o desenvolvimento pessoal?
Offline Tiago
Veterano
Tópicos: 20
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
07-05-2013, 05:00 PM
(07-05-2013, 04:23 PM)Mithrandir Escreveu:
Show ContentSpoiler:
(07-05-2013, 02:32 PM)Tiago Escreveu: Ótima reflexão.

Uma coisa que eu percebo é que as pessoas estão ficando automáticas. Elas fazem as coisas, podem até fazê-las bem, mas quando perguntado sobre o porquê de tais ações, irão pipocar. Não conseguirão responder de forma coesa. Dirão no máximo que sempre fizeram daquele jeito.

Eu não gosto da decoreba. Primeiro porque não sou bom para memorizar, segundo porque não gosto de fazer sem entender o porquê fazer aquilo. Na faculdade, sempre procurei entender a base da explicação. Eu perdia mais tempo na elucidação da teoria, nos porquês do que na automatização para resolver problemas.

Eu queria, efetivamente, saber o que eu estava fazendo. Não é porque a equação era aquela, mas porque a equação é aplicável.

O Chinês do artigo seriam as pessoas que tem em seu formulárias várias fórmulas e procedimentos prontos. Eles vêem quando a situação é X, usa-se fórmula Y. Sempre deu certo e provavelmente continuará dando certo.

Eu já escolhi o modelo grego do artigo. Eu preferiria entender a lei primária e seus desdobramentos. Deste modo, a situação poderia ser X, eu chegaria a fórmula Y. A situação poderia ser parecida, mas não igual a X, eu conseguiria sacar a 'pegadinha' e aplicar a fórmula correta.

Embora mais trabalhoso, o estilo grego constrói base. Permite que a capacidade de análise, percepção e criação sejam superiores à turma da decoreba.

Some-se isso ao fato de que, neste Estado socializante, a consequência é o aumento da burocrácia para o aumento do controle. Quem não se indigna, às vezes, com um procedimento que poderia ser simples, resolvido em 2 passos, mas você tem que realizar 10!

Quando questiona a instituição: ei, porque não fazem assim? A resposta será: 'esses são os procedimentos'.

Tiago, és engenheiro? Eu faço faculdade de engenharia, e tenho o mesmo pensamento objetivo. Gasto meus esforços quase que na totalidade para entender a teoria, o porquê de tal coisa, o que leva a acontecer isso, fico pensando, imaginando, teorizando. É fascinante. Leio muitos livros sobre o assunto. Depois de concluso o processo me dedico aos cálculos, e coisas que antes pareciam altamente complexas, são resolvidas com uma simplicidade absurda. Têm sido muito efetivo para mim, pois estou me saindo muito melhor que a maioria dos meus colegas. O fato de eu não ter de trabalhar também ajuda muito.

Sou. E este é o caminho mesmo. A maioria segue por pegar a prova do semestre ou a lista resolvida e decorar como se resolve. A curto prazo pode ser efetivo, mas a questão verdadeira é que o engenheiro é a pessoa que age mais no sentido de RESOLVER problemas ou PROPOR soluções lógicas e objetivas. Se não tem a base teórica, irá pisar no tomate.

É nesta brecha que você vai conseguir ser diferenciado dos outros. Ao optar pelo maior esforço e dirigido de maneira correta, você ganha de brinde uma melhor capacidade de análise e síntese que, diga-se, não precisa ser aplicado necessariamente na engenharia.
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Por onde começar o desenvolvimento pessoal? - por barãozin - 07-05-2013, 08:34 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Meu Relato] - Real, desenvolvimento pessoal e mulheres chalice97 13 1,941 02-06-2019, 11:20 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,545 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Desenvolvimento pessoal [ACADEMIA] Corpsegrinder 489 140,395 20-03-2018, 10:42 AM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim Gnome 56 19,059 15-03-2018, 09:56 PM
Última Mensagem: TOMI
  Desenvolvimento Pessoal Jonh Cuban 32 14,708 22-12-2016, 09:54 PM
Última Mensagem: Henry Volk

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo