03-02-2013, 03:29 PM
(28-04-2012, 05:15 PM)Navarre Escreveu: Estão usando a cabeça.
Ficar mandando turista para o espaço só rende migalhas comparado ao potencial da mineração espacial. Existem trilhões de dólares flutuando lá fora esperando quem vá lá buscá-los
Não existe exploração na base da boa vontade.
Tudo gira em torno do interesse econômico. Essa mineração trará abundância de minerais raros, entre eles o Helium-3 (que deve custar em torno de U$4.000.000 o kilo). Esse seria extraído da Lua.
Demais materiais seriam trazidos do Cinturão de Asteróides localizado entre Marte e Júpiter. Visto que já se encontram no espaço, relativamente pouca energia seria necessária para a extração. Todo o processo poderia ser automatizado por máquinas com propulsores que realizariam o transporte até a órbita da Terra.
O passo inicial deveria ser construir o Elevador Espacial para diminuir o custo de envio de carga para fora da órbita terreste.
Depois, seria interessante criar não uma base espacial, mas uma fábrica processadora. Esta selecionaria, extraria, embalaria, e enviaria a matéria prima já pronta para o uso a Terra.
O estágio seguinte seria criar estações orbitando fontes de recursos e fábricas orbitais que já então produziriam componentes eletro-mecânicos para suporte delas e expansões futuras.
Existe ainda o benefício da nanotecnologia no espaço ser muito mais precisa pela ausência de gravidade (moléculas assumem formas geometricamente consistentes). Além disso, a facilidade em conseguir temperaturas próximas do zero absoluto (que faz átomos se alinharem ordenadamente) diminue enormemente o investimento energético.
Fábricas orbitais também serão uma necessidade econômica para produção de bens utilizados na Terra.
Com o tempo, o interesse em diminuir o tempo e energia gastos na mineração incentivariam a pesquisa em otimização de viagens extraplanetares.
Tudo gira em torno da economia, e a economia gira em torno de energia e matéria prima.
Mineração espacial será um negócio tremendamente lucrativo, na casa de atuais trilhões de dólares, e será aquilo que impulsionará a colonização espacial.
http://www.popularmechanics.com/science/...rs/1283056
Talvez eu ainda esteja vivo quando essas coisas começarem a acontecer.
Tudo que os três grandes da FC Clássica (Isaac Asimov, Carl Sagan e Arthur C. Clarke) previam está lentamente se tornando realidade:
Um local que reúna todo o conhecimento produzido pela humanidade (Asimov)
A consciência de que nós não somos o centro do universo, e que se desaparecêssemos da noite para o dia, isso não faria falta alguma (Sagan)
E agora, a promessa de Mineração no espaço, para suprir o consumo da população que nunca pará de se expandir (Clarke). Os três eram idealistas, e talvez até um pouco ingênuos, mas viram possibilidades que ninguém mais veria.
Boa análise Navarre.