01-08-2020, 12:57 PM
(01-08-2020, 08:01 AM)frost Escreveu: Quanto mais eu vivo e adquiro experiência, percebo que uma característica IMPORTANTÍSSIMA é a ADAPTABILIDADE. E é bem difícil ser adaptável, se você está preso a um monte de Matrixes.
Caro Frost; eu também entendo que esta questão que você falou representa uma das habilidades mais importantes que uma pessoa deve adquirir. Tudo ao nosso redor está passando por alterações a cada dia; se nós não entrarmos neste mesmo ritmo – adaptação - vamos perecer.
Em um dos primeiros posts que eu escrevi aqui no fórum, eu tentei abordar justamente esse assunto. Usei como metáfora a vida das cobras, que trocam de pele (ou seja, se adaptam ao novo terreno) rotineiramente. Pense da seguinte forma: uma determinada espécie de cobra (Digamos, uma Cascavél) cria uma pele dura e áspera, que ajuda na locomoção em território difícil: pedroso e lamacento. Porém, meses depois, esta cobra já dominou a arte de “rastejar” neste tipo de terreno, de maneira que aquela pele dura de outrora já não é uma proteção... e sim, um peso em seu próprio corpo, que impede seu crescimento e locomoção com maior agilidade.
O que ela faz então? Ela simplesmente retira aquela pele dura e velha, abandonando-a, e cria uma nova, diferente, mais forte... e isso possibilita o crescimento dela... cada vez mais! E possibilita que ela ande por terrenos ainda mais difíceis de serem atravessados (Filosofia profunda aqui hen!!!).
Indo para a vida de nós homens, isto funciona mais ou menos da mesma forma. Exemplo; durante a nossa adolescência, nossos pais... amigos, escola e igreja; colocaram sobre nossa vida uma serie de aprendizados que nos protegeram durante aquela fase conturbada, a qual exigia muita cautela para ser atravessada (hábitos, costumes, repreensões, freios psicológicos, timidez, duvidas e etc...), tudo isso como um mecanismo para nos proteger do mundão daquela época da nossa vida, que possuía capacidade para nos destruir se não estivéssemos preparados. Então, precisávamos ser contidos de alguma forma...
Agora, porém, na vida de adulto, somos mais habilidosos e temos mais traquejos... Porém, assim como a cobra precisa trocar de pele para poder crescer... Nós homens precisamos abandonar muitos dos ensinamentos e costumes que adquirimos anteriormente... pois tais costumes e ensinamentos foram essenciais para a travessia na vida em épocas passadas, nas quais éramos inexperientes e imaturos. Agora, alguns desses costumes apenas servem como peso, nos impedindo de atingir o nosso verdadeiro potencial... atrasando nossa travessia em terrenos mais difíceis.
![[Imagem: o-que-ha-dentro-do-chocalho-da-cobra-cas...1&q=40&a=t]](https://noticiastudoaqui.com/tim.php?src=https://noticiastudoaqui.com/uploads/2018/03/o-que-ha-dentro-do-chocalho-da-cobra-cascavel-veja-video.jpg&w=850&h=380&zc=1&q=40&a=t)