19-01-2020, 09:49 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-01-2020, 09:51 PM por LukeSZ.)
(14-01-2020, 11:39 PM)Apache* Escreveu:Para neutralizar o efeito Tio Patinhas, o segredo é se impor a gastar um pouco do seu dinheiro com algo que você goste, não importa o que seja: se é uma roupa, tire 10% do seu rendimento e compre aquela roupa, vista-a e seja feliz! Se for um relógio, uma viagem, programe-se, junte um pouco do seu dinheiro, mas obrigue-se a gastar um pouco com você mensalmente, assim você consegue domar o dinheiro e será mais fácil juntar e traçar um objetivo! Se algo que queira for maior que seu objetivo, compre parcelado e aplique os 10% sobre a parcela, exigindo que você domine tanto a usura de juntar, quanto o desejo exacerbado de gastar tudo o que tem.O controle sobre o desejo de comprar/poupar reflete diretamente no seu desenvolvimento MENTAL também, pois você consegue ser o senhor da sua vida sem deixar o fantasma do dinheiro usurpar o controle da sua vida.
Seguindo a linha de raciocínio @Apache* , gostaria de complementar aos confrades uma filosofia de orçamento bastante popular foda de territórios Tupiniquins.
Particularmente eu me encaixava com o descrito no tópico, inclusive gostaria de elogiá-lo pelo tema e pela qualidade do mesmo. No meu caso, apenas "sobrava" grana na conta, pois por criação familiar sempre vivemos de maneira simples, e sempre que dava vontade de fazer algo, simplesmente tinha grana na conta.
Desde 02/2019, venho anotando meus gastos em um aplicativo de maneira disciplinada visando saber para onde estava indo a minha grana.
Então eu pensei: "hmm como posso evoluir, esse controle financeiro?"
Foi ai que comecei pesquisar na gringa sobre orçamentos e conheci o:
Zero Based Budget (Orçamento base zero)
Resumindo de maneira clara e lúdica para os confrades entender. Consiste em você pegar 100% de seu salário, e alocar em diversos "envelopes" conforme os gastos a serem realizados, no mês.
Por exemplo:
Spoiler:
Não entendeu nada? Vem comigo!
Como os confrades podem ter percebido, aparenta ser algo muito complexo (O nível de detalhamento vai de cada um), mas ele atua em 2 principais áreas da nossa mente:
1° Princípio da escassez - Quando há um "limite" para gastos do mês como o salário por exemplo, é possível mensurar o quanto será gasto, pois foi estabelecido um limite (SALÁRIO) onde você terá que fazer sacrifícios e regular seu estilo de vida;
2° Amenização de culpa - Aqui ao meu ver está o PONTO CHAVE, que tem uma grande relação com o tópico abordado. Quando você planeja guardar R$ 50,00 para comer fora, esse dinheiro tem uma MISSÃO.
Tá mas você não saiu para comer fora? Não tem problema! Mês que vêm você coloca mais R$ 50,00 no "envelope", agora você tem R$ 100,00 para tacar o foda-se no fast-food quando quiser sem culpa e sem remorco. Ahhh mas eu não quero! Então pega esses R$ 50,00 e coloca no "envelope" dos investimentos.
Sintetizando aos confrades, todo esse processo é definido em 4 princípios:
PRINCÍPIOS DO ORÇAMENTO BASE ZERO
1° Dê a cada R$ um trabalho (Missão) - Give Every Dollar a Job
Spoiler:
2° Tenha conhecimento de suas VERDADEIRAS DESPESAS - Embrace Your True Expenses
Spoiler:
3° Role com os socos - Roll With The Punches
Spoiler:
4° Envelheça o seu dinheiro - Age Your Money >>>> (DICA DE OURO!) <<<<
Spoiler:
Essa é uma filosofia de orçamento muito popular lá fora, e claro que existem diversos métodos e nem todos se encaixam ao seu método de controlar suas finanças.
O grande propagador deste conceito é o Software YNAB (You Ned A Budget), porém ele é precificado em dólar e é MUITO CARO! Porém a filosofia é muito interessante e pode ser aplicada de diversas formas (excel, outros softwares como o Buckets, etc...)
Espero que tenha sido útil a todos de alguma forma, é claro que a maioria são conceitos de conhecimento de muitos, mas espero que tenha pelo-menos 1 insight ali no meio para as suas finanças.
Não sei se deveria ter aberto um tópico novo a respeito, mas acreditam que os conceitos se complementam
![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)