• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas
Offline LukeSZ
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 8 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
19-01-2020, 09:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-01-2020, 09:51 PM por LukeSZ.)
(14-01-2020, 11:39 PM)Apache* Escreveu:
Para neutralizar o efeito Tio Patinhas, o segredo é se impor a gastar um pouco do seu dinheiro com algo que você goste, não importa o que seja: se é uma roupa, tire 10% do seu rendimento e compre aquela roupa, vista-a e seja feliz! Se for um relógio, uma viagem, programe-se, junte um pouco do seu dinheiro, mas obrigue-se a gastar um pouco com você mensalmente, assim você consegue domar o dinheiro e será mais fácil juntar e traçar um objetivo! Se algo que queira for maior que seu objetivo, compre parcelado e aplique os 10% sobre a parcela, exigindo que você domine tanto a usura de juntar, quanto o desejo exacerbado de gastar tudo o que tem.
O controle sobre o desejo de comprar/poupar reflete diretamente no seu desenvolvimento MENTAL também, pois você consegue ser o senhor da sua vida sem deixar o fantasma do dinheiro usurpar o controle da sua vida.

Seguindo a linha de raciocínio @Apache* , gostaria de complementar aos confrades uma filosofia de orçamento bastante popular foda de territórios Tupiniquins.

Particularmente eu me encaixava com o descrito no tópico, inclusive gostaria de elogiá-lo pelo tema e pela qualidade do mesmo. No meu caso, apenas "sobrava" grana na conta, pois por criação familiar sempre vivemos de maneira simples, e sempre que dava vontade de fazer algo, simplesmente tinha grana na conta.

Desde 02/2019, venho anotando meus gastos em um aplicativo de maneira disciplinada visando saber para onde estava indo a minha grana.
Então eu pensei: "hmm como posso evoluir, esse controle financeiro?" 

Foi ai que comecei pesquisar na gringa sobre orçamentos e conheci o:

Zero Based Budget (Orçamento base zero)

Resumindo de maneira clara e lúdica para os confrades entender. Consiste em você pegar 100% de seu salário, e alocar em diversos "envelopes" conforme os gastos a serem realizados, no mês.

Por exemplo:

Show ContentSpoiler:

Salário R$ 1.500,00 (reparem abaixo que 100% do salário foi alocado no orçamento)

Alimentação - R$ 400,00
Gasolina - R$ 200,00
Internet - R$ 100,00
Educação - R$ 100,00

Comer fora - R$ 50,00
Entretenimento - R$ 100,00

Natal 2020 - R$ 20,00 mensais ( em dezembro terá 240,00 em seu "envelope")
Viagem para EUA em Dezembro - R$ 230,00 mensais (minha passagem é R$ 2.760,00 e quero ir em Dezembro)
Celular novo - R$ 50,00 mensais (até R$ 2.500,00)

Emergência - R$ 50,00 mensais (Até acumular uns R$ 5.000,00)
Investimentos - R$ 200,00

Não entendeu nada? Vem comigo!

Como os confrades podem ter percebido, aparenta ser algo muito complexo (O nível de detalhamento vai de cada um), mas ele atua em 2 principais áreas da nossa mente:

1° Princípio da escassez - Quando há um "limite" para gastos do mês como o salário por exemplo, é possível mensurar o quanto será gasto, pois foi estabelecido um limite (SALÁRIO) onde você terá que fazer sacrifícios e regular seu estilo de vida;

2° Amenização de culpa - Aqui ao meu ver está o PONTO CHAVE, que tem uma grande relação com o tópico abordado. Quando você planeja guardar R$ 50,00 para comer fora, esse dinheiro tem uma MISSÃO.

Tá mas você não saiu para comer fora? Não tem problema! Mês que vêm você coloca mais R$ 50,00 no "envelope", agora você tem R$ 100,00 para tacar o foda-se no fast-food quando quiser sem culpa e sem remorco. Ahhh mas eu não quero! Então pega esses R$ 50,00 e coloca no "envelope" dos investimentos.

Sintetizando aos confrades, todo esse processo é definido em 4 princípios:

PRINCÍPIOS DO ORÇAMENTO BASE ZERO

1° Dê a cada R$ um trabalho (Missão) - Give Every Dollar a Job

Show ContentSpoiler:

Bom agora você é o chefe! Tu é o cara!

O princípio consiste em pegar cada CENTAVO de seu salário e decidir qual será o seu propósito, baseado em um plano sólido.

Por exemplo:

Digamos que o "Emanuel" tem R$ 1.000,00 em sua conta, e não faz ideia as despesas que tem pela frente. Ai ele resolve ir lá e gastar R$ 150,00 em um Sushi. PARABÉNS ANIMAL!!

Agora digamos que o "Emanuel" tem ciência que suas despesas totalizem R$ 950,00. E tendo consciência da sua situação ao invés de Sushi ele resolve pedir uma pizza de R$ 50,00.

2° Tenha conhecimento de suas VERDADEIRAS DESPESAS - Embrace Your True Expenses

Show ContentSpoiler:

Algumas pessoas perguntam: ahhh porque eu guardo, guardo não evoluo?
Tá mas já pensou se você está preparado para aquele IPTU, IPVA, presente de natal, presente de aniversário, viagem de final de ano, celular novo, manutenção do carro, bateria automotiva chegando no prazo de troca? Ou até que você gasta o DOBRO no natal? ai tu vai lá torra tudo no mês e quando chega as REAIS DESPESAS passa tudo no cartão.....

Um erro bastante recorrente é que em geral as pessoas não reconhecem as despesas pouco frequentes e que representam grande impacto em nossas vidas, apenas quando a fatura do cartão chega...

Esse princípio consiste em você quebrar essas grandes despesas em montantes mensais mensuráveis, ou seja, quando você for dar um trabalho para cada R$ você deve considerar aquele presente de R$ 300,00 que você quer dar em Novembro ( R$ 300 / 11 = 27,28 mensais).... aqueles R$ 600,00 que você vai gastar a mais no Natal, etc...

3° Role com os socos - Roll With The Punches

Show ContentSpoiler:

No boxe, os lutadores movem o seu corpo na mesma direção do soco de seu oponente para amenizar o impacto. A mesma regra se aplica quando for realizar o orçamento. Seja flexível! E administre os socos que a vida lhe dá.

Se você estourou uma categoria de seu orçamento não precisa se sentir culpado, re-ajuste seu plano para as circunstâncias que você encontrará pela frente. Você é o chefe porra!

Exemplo:

Se você orçou R$ 50,00 para comer fora, e gastou R$ 60,00 não precisa se desesperar. Reajuste!
Ao invés de gastar R$ 100,00 com entretenimento gaste agora apenas R$ 90,00 este mês.

4° Envelheça o seu dinheiro - Age Your Money >>>> (DICA DE OURO!) <<<<

Show ContentSpoiler:

Essa é a dica chave, e a maior sacada de um orçamento!

Já perceberam que culturalmente tanto nós quanto a maioria massiva dos brasileiros atribui funções para a grana que ainda NEM temos? Aquela que será recebida no 5° dia útil ou até em casos extremos no mês subsequente?

Recomendo aos confrades entenderem um pouco a respeito do chamado "credit card float", onde consiste em gastar no cartão de crédito, e apostar na loteria chamada "estabilidade profissional" jogando as suas despesas 60 dias para o FUTURO.

Digamos que você gastou R$ 400,00 no cartão de crédito. E tem um salário de R$ 1.000,00 mensais, ai você pensa:

Bom... agora vou pegar os R$ 1.000,00 e orçar o mês de Fevereiro, correto?

NÃO!! Você tem para sobreviver em Fevereiro R$ 1000,00 - R$ 400,00 = R$ 600,00 (PENSE NISSO!!!)

---

Então em que consiste esse princípio?

Consiste em você tabular o seu dinheiro por "idade" e ter consciência real no que está acontecendo em suas finanças.

A situação ideal é você chegar ao ponto de acumular grana com 30 dias de vida, a tal ponto de usar o salário de JANEIRO para orçar e gastar no mês de FEVEREIRO, isso pode ser uma virada de jogo em sua vida!

Essa é uma filosofia de orçamento muito popular lá fora, e claro que existem diversos métodos e nem todos se encaixam ao seu método de controlar suas finanças.

O grande propagador deste conceito é o Software YNAB (You Ned A Budget), porém ele é precificado em dólar e é MUITO CARO! Porém a filosofia é muito interessante e pode ser aplicada de diversas formas (excel, outros softwares como o Buckets, etc...)

Espero que tenha sido útil a todos de alguma forma, é claro que a maioria são conceitos de conhecimento de muitos, mas espero que tenha pelo-menos 1 insight ali no meio para as suas finanças.

Não sei se deveria ter aberto um tópico novo a respeito, mas acreditam que os conceitos se complementam
[+] 3 usuários curtiram o post de LukeSZ:3 usuários curtiram o post de LukeSZ
  • Bruno Padilha, ProudBR, Sauron
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
[Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Apache* - 14-01-2020, 11:39 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Seu Vagem - 14-01-2020, 11:43 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Apache* - 15-01-2020, 07:29 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Bruno Padilha - 15-01-2020, 09:06 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Peter Grifen - 16-01-2020, 07:26 AM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Bruno Padilha - 16-01-2020, 11:48 AM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por CID F 32 - 17-01-2020, 11:32 AM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Spectro - 17-01-2020, 11:43 AM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Haggar - 26-01-2020, 04:25 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Sauron - 17-01-2020, 12:00 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Chris Kyle - 17-01-2020, 02:27 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Apache* - 18-01-2020, 12:16 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Velho Gonçalves - 18-01-2020, 01:23 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Apache* - 19-01-2020, 12:37 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por CID F 32 - 19-01-2020, 01:13 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Apache* - 19-01-2020, 01:31 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Peter Grifen - 19-01-2020, 08:59 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por LukeSZ - 19-01-2020, 09:49 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Peter Grifen - 19-01-2020, 10:26 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por seattle - 20-01-2020, 12:40 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Spectro - 26-01-2020, 05:58 PM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por gRILO - 27-01-2020, 08:35 AM
RE: [Des. Financeiro] Vença a Síndrome do Tio Patinhas - por Apache* - 27-01-2020, 07:53 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Ferramenta] Desenvolvimento Financeiro Unknown 17 8,188 20-10-2019, 05:08 PM
Última Mensagem: Villefort
  Desenvolvimento Financeiro Ali 49 21,557 23-03-2019, 09:57 AM
Última Mensagem: Digons
  Planejamento financeiro p/ sair do país Brutus 28 8,777 18-02-2015, 07:16 PM
Última Mensagem: gladiador

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo