12-09-2019, 01:01 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-09-2019, 01:07 PM por Berlin.)
(11-09-2019, 10:43 AM)Avenger Escreveu: A doutrina espírita utiliza muito uma frase como mote, que é "fora da caridade não há salvação". Mas é caridade mesmo, sem interesses. Pessoalzinho que vai ajudar alguém e fica postando foto em rede social quer é massagem no ego, isso sim. Tem q ser com desprendimento, e como isso é difícil. É como dizem né, até pro homem fazer o bem tem que prometer recompensa.
Concordo com o confrade. Galera "ajuda" em troca de likes explorando assim, ao meu ver, a desgraça alheia. Pra mim existe uma linha muito tênue entre a caridade e a exploração da condição do suposto ajudado (seja por miséria, doenças, etc)
Alguns anos atrás, programas sensacionalistas como do Ratinho dentre outros, aproveitavam-se de pessoas com doenças raras para alavancar suas audiências explorando ao máximo o sofrimento de tais pessoas. Acertadamente o Governo proibiu tal pratica e esses programas, pelo menos nunca mais ouvi falar, de que continuaram ajudando pessoas com condições parecidas por de trás das câmeras. Ou seja, "ajudinha" de fachada com propósito de ganhar audiência(dinheiro). Assim como alguns que o confrade acima, citou.
Quem quer ajudar, cupalde, não posta e nem fala nada. Ajuda e vai pra casa deitar a cabeça no travesseiro sabendo que fez o que sua consciência mandou.