11-04-2019, 04:11 PM
Jordan Peterson tem uma resposta boa para a questão! Primeiro, ele aponta que o objetivo do casamento não é a felicidade mútua do casal. Aqueles que se casam com a perspectiva de serem felizes, vão se frustrar. Então - continuando Peterson - o casamento nada mais é do que uma união social que permite a criação de filhos. Logo, o casamento é uma união com o único propósito de possibilitar a “produção” de novos seres humanos, honrados e com valores, para popular a terra, e proporcionar uma boa formação para as sociedades vindouras.
Na sequência, Peterson fez um complemento que foi como um soco no meu estomago. Segundo ele, o homem é um ser que foi feito para “carregar peso”; e, por peso, nesse caso, entenda-se responsabilidades. Hora... o medo da dificuldade de colocar filho no mundo (imagine se nossos antepassados pensassem assim... e olha que o tempo deles não era mais fácil que o de hoje hen!), vai totalmente contra o propósito para o qual o homem foi criado, que é a sustentação de responsabilidade. Imagine se essa ótica de “viver uma vida serena” fosse aplicada em todos os aspectos da vida? A sociedade, então, seria populada de homens gordos, deitados na cama recebendo comida na boca por uma sonda! Hora pois... trabalhar pra que? Estudar pra que, se eu posso ficar deitado na cama? Da mesma forma: “ter filho pra que, se eu posso ser solteiro e não ter dor de cabeça”.
Nesse caso, como diria o filósofo Immuel Kant: tu serás como um martelo sendo utilizado para pintar uma parede! O martelo martela, o pincel pinta... o homem cria filhos bons, que serão os HONENS BONS DE AMANHÃ!!! Simples como 2 + 2 = 4!
Ainda, de acordo com Peterson, existe outra observação muito boa: “Não querer ter filhos, geralmente, é uma opinião proposta por pessoas novas (Nesse caso, abaixo dos 50!!!). É fácil falar isso agora... Mas tudo bem, você viveu bem na juventude. Mas o que vai fazer com a última metade da sua vida, caso você não tenha constituído família? Isto sugere reflexão!!!
Quero acabar complementando com o que fala Clóvis de Barros filho.
Amor e casamento: você escolhe um ou o outro! Ter os dois ao mesmo tempo, não é possível! O amor é passageiro, o casamento é pra sempre. O homem, então, casa por amor, e permanece casado pela moral! A moral de criar filhos com responsabilidade e produzir uma sociedade melhor para o amanhã... O Amor (nesse caso paixão, tesão) acabará, e sobrará o respeito pela companheira, com a qual o homem, pela moral, deve continuar casado, em razão do auxílio na criação dos filhos.
Observação minha: quanto ao tempo adequado para ter filhos... Estude, trabalhe e foque no desenvolvimento pessoal. Uma hora - e esta hora vai chegar, se “fizer a lição de casa” - você vai achar uma mulher bacana e decente (talvez até bonita e gostosa rsrs), com a qual valha a pena ter filhos! Se você se desenvolver e se tornar um grande homem, mulher boa não vai faltar! Aliás, existe muitas críticas negativas às mulheres por ai... Mas no fim das contas, faltam homens bons também! Não vamos nos esquecer disso!!! Homens com duas bolas no meio das pernas, e que tem coragem de assumir responsabilidades, para deixarem de ser “meninos velhos, de 30, 40 e 50 anos”.
(Pessoal, isso é o que eu penso!!! Mas respeito e entendo a opinião dos demais colegas, que, no momento, não pensam em ter filhos! Eu, por exemplo, falei isso tudo mas estou segurando os "cabos do saco" também rsrsrsr).

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)