22-02-2018, 03:04 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-02-2018, 03:24 AM por Marcílio.)
(13-07-2016, 02:05 PM)barãozin Escreveu:(13-07-2016, 01:24 PM)Spectro Escreveu: não é bem isso que quis dizer (as vezes me expresso mal rsrsr), eu queria entender se a pessoa lendo tudo isso e estudando acaba por realmente aprender a estudar ou ter um diferencial prático na vida....como passar num concurso de juiz ou se tornar mais inteligente mesmo....
Uma coisa que aprendi na biblia é que não se deve ser orgulhoso com o proprio conhecimento, devemos ser sempre humildes, pois a humildade precede a honra...sera que isso nada mais é que auto engano..uma forma de se inflar o ego por achar que sabe mais que os outros?
Pergunto com sinceridade e humildade, sem querer te ofender, apenas queria saber se isso te trouxe alguma elevação como ser humano, e se sim oque isso mudou na sua vida.....
Pois se o seu testemunho for bom eu creio que darei uma chance a essas leituras.
Peço perdão se pareci ofensivo.
Me metendo na conversa, pelo menos PRA MIM serviria pra muita coisa.
Eu gosto de ler de tudo (desde quadrinho podreira a livros de filosofia e história) e meu, nenhuma leitura é "desperdício", digamos assim. Acho que um dos piores erros dos concurseiros é ficar tão focado na materia que vira uma pessoa extremamente limitada. Ele só lê sobre aquilo, não tem horizonte maior. Talvez é até por isso que os juízes são esses montes de merdas q temos aí hj, devem ficar lá fechados no mundinho deles. Sem uma visão ampla das coisas, ficam aí tendo ideia errada e fudendo com o povo.
Esse conjunto de leituras, acredito eu, provavelmente sirva para elevar a inteligência do cara. Ora, o que é mais prático do que a inteligência? (claro que o cara que está num curso desses espero eu não fique só enfurnado estudando isso aí e também tenha outras coisas pra fazer).
E se o cara é tão ególatra de cada vez que adquire conhecimento ficar se achando, ele vai se achar burro tb.
Pelo menos é o que eu acho.
Depois de 2 anos desse tópico, eu meio que me tornei um estudante "free style" do Olavo. Ainda não peguei firme no material. Mas posso dizer que é excelente.
A questão não é só ser inteligente como dizem, mas é o cara saber se situar dentro dessa realidade que vivemos, entender o passado e para onde vamos no futuro. É um ingresso, digamos assim, à alta cultura, não como expressão de alta chiqueza, mas como sinômino daquilo que há de melhor, mais humano, mais transcedente e universal.
Eu fiz o caminho inverso do pessoal aqui, pra mim não faz sentido assistir milhões de coisas que estão aí para entreter e dá alívio a essa realidade extenuante que vivemos. Deixei de assistir séries, muitos filmes, animes, etc., porque muitas dessas coisas não tem importância, serve só para passar tempo. Quero conviver com coisas que digam o que nós somos, porque somos, qual o sentido que dá unidade nisso e porque manter ela. Não é algo que vc vai saber simplesmente olhando histórias de quadrinho ou assistindo seriados.
Minha vida tem se tornado menos complexa depois de estudar esses assuntos com o Olavo e outros pessoas. Não sei se é pela idade também, mas tem várias coisas que estou deixando de dar importância para dar o valor devido à aquilo que realmente tem significado e vale a pena manter.
Por exemplo, a carreira universitária e acadêmica já não me empolga mais. O sentido da minha vida durante quase 10 anos foi nessa direção. Descobri que queria entrar na academia por mero título acadêmico para ter vaidade intelectual e poder enriquecer. Isso era o que eu queria, vaidade. Nunca que era uma vocação, de fato. Pra mim, seguir carreira acadêmica isso não faz mais sentido. Sobretudo porque a universidade brasileira hoje não trabalha mais para tornar a pessoa inteligente (como um dia já foi), mas para tornar um militante (ou intelectual orgânico, como diria Gramsci). A alta cultura ou a inteligência não depende só de universidade. A geração dos anos 30 no Brasil demonstrou isso. Então, existem outros caminhos pra se tornar mais inteligente. Daí que a Universidade pra mim já não tem mais tanto sentido, porque existem igualmente outros caminhos que posso obter resultados melhores no que diz respeito a inteligência e cultura.
Só consegui obter essa reflexão por meio do Olavo e outros caras também. Então pra mim, tem sido válido demais.
Pra quem tá curioso a assistir as aulas dele, logo no começo do COF ( 4 a 5 aulas) ele faz um teste para saber de fato se vc realmente quer seguir a vida de estudo ou não. O nome do exercício é Necrológio. Na primeira aula ele explica como é. Nas aulas seguintes, ele vai tirando as dúvidas dos alunos.
Tem um que é ele tirando dúvidas, mas o exercício mesm o que ele explica é só na primeira aula.
https://www.youtube.com/watch?v=RoVcSu5BiXc

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)