06-11-2017, 11:09 PM
(06-11-2017, 09:05 PM)Spectro Escreveu: Tenho que discordar dessa idolatria da logoterapia de Olavo de Carvalho e dos demais admiradores deles, cada tipo de terapia tem menor ou maior efeito sobre a psique de um indivíduo
Primeiramente, Olavo nunca pensou em usar logoterapia pra relacionamentos. Além disso, pessoal da Real reconhece que em matéria de relacionamentos, Olavo é uma nulidade, serve mais pra rir mesmo quem acompanha.
Segundo, não é bem logoterapia, mas analisar a formação da personalidade da pessoa e como ela se dispõe a enfrentar determinados tipos de situações.
Quando me referi ao Viktor Frankl, não expliquei muito bem, mas falando melhor, fiz uma analogia, sem querer me remeter integralmente ao Frankl, mas pegar ensinamentos dele em outras áreas e aplicar em outras, quando ele alerta no livro dele sobre vocação no trabalho como aguentar determinados tipos de escolhas mesmo que o sofrimento supere o prazer em determinados momentos.
Exatamente isso que falei, acho válido pegar os ensinamentos do Frankl nessa parte e analisar relacionamentos na ótica de qual a formação da personalidade da pessoa, seu histórico de vida e como ela se dispõe a enfrentar determinados tipos de situações, principalmente quando o sofrimento é muito maior que o prazer.