05-09-2016, 08:49 AM
(02-09-2016, 07:07 PM)Saoshyant Escreveu:(26-08-2016, 11:03 PM)canislupus Escreveu: Confrade.. eu não consigo relacionar gnosticismo e niilismo, são coisas antagônicas..
Gnosticismo ainda é uma crença, na verdade é uma vertente mística com influência até cristã, de certa forma. Niilismo é a afirmação do nada, o ateísmo puro, é contrario a qualquer tipo de crença. Uma coisa é acreditar que existe e ser indiferente ou discordar, outra é afirmar que não existe nada além.
Não quero te desafiar intelectualmente, só estou querendo debater a ideia , falo isso porque tem aparecido uns maluco no fórum que vc não pode discordar de uma vírgula que já vem querendo te fuzilar, mas espero que vc não seja assim rs
Confrade grande parte do que tentei fazer foi resumir um pouco do que Eric Voegelin tentou explicar à décadas atrás sobre o Gnosticismo moderno das Doutrinas Materialistas. Ele faz isso de forma magistral em sua obra "Ciência, Política e Gnosticismo". Não estou inventando nada. Além de Voegelin, Hans Jonas faz algo semelhante em sua obra "A Religião Gnóstica".
Legal.. vou ler esse livro então. Valeu confra

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)