• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Niilismo, a Gnose do Homem Pós-moderno
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Niilismo, a Gnose do Homem Pós-moderno
Offline Saoshyant
Rabi
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
02-09-2016, 07:11 PM
(28-08-2016, 09:17 AM)Corpsegrinder Escreveu:
(27-08-2016, 01:23 PM)Héracles Escreveu: eu to lendo um do nietzsche e não me pareceu nada niilista. Inclusive li um artigo falando sobre o pensamento dele e uma das coisas mais injustas q imputam nele é ele ser niilista.

mas vou terminar de ler pra fazer um comentário melhor. dostoiévski eu já li. é sensacional mesmo, todos deviam ler

Completando o comentário do confrade, o autor do post não foi coerente em falar sobre o niilismo de Nietzsche. O Niilismo que ele afirma em sua obra "Genealogia da Moral" é o niilismo cristão, que para ele é uma forma de negar os valores naturais humanos por uma moralidade transcendente sobrenatural, também, a forma que as pessoas lidam com problemas pois muitos lidam com isso como forma de uma vontade de força divina, aliviam o peso da existência sofrida não sabendo evoluir com a dor(O que foi abordado por algum post aqui no fórum sobre lidar com a dor, isso expressa um pouco o que Nietzsche queria dizer).
Outra coisa, é incoerente comparar niilistas(na visão não nietzschiana) com marxistas. O niilismo em si é uma descrença absoluta, então como podem marxistas que tem um ideal superior de sociedade serem considerados isso?
Eu penso que a decadência da sociedade vai muito além do que foi abordado no texto, não entrando no mérito de discutir a existência ou não de uma força superior, no entanto, muitas pessoas que deixam de acreditar nisso acabam-se desnorteadas, já que, isso virou um "modismo". As pessoas se dizem "libertadas" mas entram em um poço e não entendem por que estão ali. É muito fácil ler "O Anticristo" de Nietzsche e dizer que virou ateu, mas, quero ver ler todas as obras dele e captar a verdadeira essência do que o mesmo queria passar, que é sobre a vontade de potência e Eterno retorno, que não tem nada a ver com depressão/viadagem que as pessoas inventam por serem obras REALISTAS e não PESSIMISTAS como entendem.
Ademais, gnosticismo/agnosticismo está para saber assim como ateísmo/teísmo está para acreditar.

Confrade, o meu grande equívoco foi não ter citado Hans Jonas e Eric Voegelin na postagem inicial. Creio que se eu citasse esses autores antes tal equívoco seria evitado. Como eu já disse para outro confrade: Hans Jonas e Eric Voegelin já traçaram paralelos entre niilismo, materialismo e diversas correntes religioso-filosóficas antigas. O que fiz foi apenas tentar resumir a coisa.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Niilismo, a Gnose do Homem Pós-moderno - por Saoshyant - 17-08-2016, 02:47 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Destruiram a auto estima do homem moderno Senhor Hughes 24 7,540 17-09-2019, 03:22 AM
Última Mensagem: Wild
Information O desconstrucionismo moderno Azoth 3 1,321 05-05-2015, 09:18 PM
Última Mensagem: Deuxcartes
  Vida antes e pós Real. Demolidor 3 1,946 08-10-2014, 02:33 PM
Última Mensagem: Josey Wales
  Tipos de Pós Graduação -- DÚVIDA cabraman 13 2,534 16-06-2014, 05:54 PM
Última Mensagem: cabraman

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo