13-07-2016, 10:17 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2016, 10:37 PM por Marcílio.)
(13-07-2016, 02:05 PM)barãozin Escreveu:(13-07-2016, 01:24 PM)Spectro Escreveu: não é bem isso que quis dizer (as vezes me expresso mal rsrsr), eu queria entender se a pessoa lendo tudo isso e estudando acaba por realmente aprender a estudar ou ter um diferencial prático na vida....como passar num concurso de juiz ou se tornar mais inteligente mesmo....
Uma coisa que aprendi na biblia é que não se deve ser orgulhoso com o proprio conhecimento, devemos ser sempre humildes, pois a humildade precede a honra...sera que isso nada mais é que auto engano..uma forma de se inflar o ego por achar que sabe mais que os outros?
Pergunto com sinceridade e humildade, sem querer te ofender, apenas queria saber se isso te trouxe alguma elevação como ser humano, e se sim oque isso mudou na sua vida.....
Pois se o seu testemunho for bom eu creio que darei uma chance a essas leituras.
Peço perdão se pareci ofensivo.
Me metendo na conversa, pelo menos PRA MIM serviria pra muita coisa.
Eu gosto de ler de tudo (desde quadrinho podreira a livros de filosofia e história) e meu, nenhuma leitura é "desperdício", digamos assim. Acho que um dos piores erros dos concurseiros é ficar tão focado na materia que vira uma pessoa extremamente limitada. Ele só lê sobre aquilo, não tem horizonte maior. Talvez é até por isso que os juízes são esses montes de merdas q temos aí hj, devem ficar lá fechados no mundinho deles. Sem uma visão ampla das coisas, ficam aí tendo ideia errada e fudendo com o povo.
Esse conjunto de leituras, acredito eu, provavelmente sirva para elevar a inteligência do cara. Ora, o que é mais prático do que a inteligência? (claro que o cara que está num curso desses espero eu não fique só enfurnado estudando isso aí e também tenha outras coisas pra fazer).
E se o cara é tão ególatra de cada vez que adquire conhecimento ficar se achando, ele vai se achar burro tb.
Pelo menos é o que eu acho.
Depende sempre da área profissional do cara também. Se o cara é de cursos humanas, o conhecimento aprendido com o Olavo pode ajudar a abrir novos horizontes e concluir novos trabalhos. Se fossem apenas com roteiros de estudos acadêmicos nacionais, talvez essa novidade não seria tão possível assim.
E se cara sofrer boicote porque não adotam a linha de estudo dos pesquisadores daqui (muitos tem uma bibliografia de livros declaradamente esquerdista), é só estudar em outro país e que aceite um estudo menos prendado aos que os pesquisadores daqui impõe.
No que se refere a minha área (jurídica), talvez o Brasil é um dos poucos lugares no mundo que o status de autoridade acadêmica lhe dá credenciais para ser visto como excelente profissional. São tantos exemplos, fico com alguns: Miguel Reale, Eros Grau, Luis Roberto Barroso, Celso Antônio Bandeira de Mello, Fabio Ulhoa Coelho e etc.
O Olavo pode ajudar a somar nesse ponto, não só pelos estudos em si e da metodologia de abordagem dele que é muito diferente de vários centros acadêmicos desse país, mas pela perspicácia que ele tem em descrever a realidade política - social - institucional, pois muito do que ele descreveu se concretizou, embora de uns tempos pra cá ele tenha ficado meio paranoico com esses assuntos de política.
Agora saindo desse campo de humanas ou curso de humanas aplicadas, eu realmente não sei pra que utilidade esses ensinamentos do Olavo teria serventia. Sujeito tem que ser um gênio ou gostar muito de estudar esses temas para misturar filosofia com outras áreas da ciência e tirar proveito da relação entre os dois (me lembro de Einstein agora, que era uma mente genial em física, mas também era excelente em filosofia).
O único médico que eu sei que se aventurou a escrever livros sobre filosofia política e social é o médico psiquiatra inglês Theodore Dalrymple, com excelentes livros.
Agora mesmo se o cara não tivesse formação nenhuma, alguns estudos podem ajudar a determinar certos investimentos financeiro ou de vida, olhando a estrutura política-econômica e fazendo algumas antecipações do que podem vir. Tudo isso que está acontecendo hoje no Brasil já era previsto há mais de 10 anos atrás, mesmo nos períodos de bonança decorrente do boom da valorização das commodities e investimentos chineses, onde todo mundo achava que seria pra sempre e gastava como se não houvesse amanhã.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)