26-02-2016, 01:32 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-02-2016, 01:46 PM por Héracles.)
(26-02-2016, 12:15 PM)Ermac Escreveu: Estou pensando em mudar meu treino para Stronglift 5x5, alguém aqui já fez e colheu resultados satisfatórios, em termos de ganho de força e até de massa, mesmo?
Eu já fiz e achei bem bosta. Não me acrescentou em muita coisa em ambos aspectos. Teoricamente o treino parece muito bom para ser verdade. Um treino que me da força e hipertrofia e não é muito difícil de fazer. Era tudo que eu precisava. Porém, por esta constatação já fica evidente que é uma metodologia que promete muito e cumpre pouco.
Em termos de força, são muitos poucas séries, e com peso relativamente "leve" (peso que tu consegue fazer 5 reps. a literatura diz que treinos para força máxima devem girar em 87%-105% de 1RM, ou seja, no limiar mais baixo, um peso que não seja possível fazer mais que 3 reps. Estas dividas em diversas séries) para gerar um estímulo no SNC intenso o bastante para recrutar mais unidades motoras possíveis. O que diz respeito a hipertrofia muscular é que 5 reps. não é uma quantidade ideal para esse objetivo. A literatura fala em algo como 8-12 reps feitas de forma cadenciada. Com um peso que vc faz no máximo 5 reps, sua cadência e controle do movimento não será das melhores. Principalmente se vc não for um atleta experiente na musculação (mais de 5 anos de treino). Ou seja, não é eficiente nem em um aspecto e nem em outro. É um meio termo que gera poucos benefícios.
Eu particularmente gosto de treinos voltados para hipertrofia fundamentados em pirâmides, tanto crescentes quanto decrescentes, ou treinos com técnicas que aumente a intensidade, e não o volume.
O ideal é focar em cada aspecto separadamente. Querer ganhar muita força e hipertrofia ao mesmo tempo é quase igual aqueles caras que querem crescer e definir ao mesmo tempo. Algo bem difícil para quem treina natural, como eu acho que deva ser o seu caso. Recentemente eu fiz um treino para força máxima que consistia em algo como pesos que eu conseguia fazer no máximo 3 reps. mas divido em 10 séries. Intercalado com algum exercícios em reps intermediárias. Sempre fazendo exercícios básicos, nada de máquinas. Minhas articulações estavam muito prejudicadas já e eu tive que mudar a rotina. Quando fiz esse treino 5x5 nao tive esse problema, justamente pq o estímulo que eu mandava estava muito fraco para força. Mas isso tem muitos mais detalhes, e eu só falei a título de curiosidade.
Lembrando sempre que se vc aumentar a sua hipertrofia muscular, consequentemente aumentará a força, isso é lógico. Mas mais força não quer dizer necessariamente mais hipertrofia. Porém, se vc for um cara bem forte, é muito mais fácil e eficiente treinar para hipertrofia. Por isso é importante focar nesse aspecto. Mais uma vez eu digo que o melhor é focar em cada metodologia de treino separadamente.
Entretanto, nunca é demais lembrar que cada organismo responde de forma diferente aos estímulos. No meu caso não foi efetivo. Mas há relatos de pessoas que se beneficiaram desse treino. O certo é vc testar e ver o que dá. Faz ele por pelo menos 3 meses e diz o que acha. Não esqueça de montar esse treino de forma que seja majoritariamente focado em exercícios compostos. Se não os benefícios serão ainda mais pífios.
PS: Treinos de força máxima nao são recomendados para atletas iniciantes/intermediários, sem o acompanhamento adequado. Fiquem espertos.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)