18-12-2015, 07:55 AM
(15-12-2015, 12:33 AM)Lion-O Escreveu: Olá, confrades.
Irei relatar algo que está dilacerando meu coração, que está me tirando a paz e me deixando angustiado.
Sou estudante de Direito, cursando 8° período, tenho 21 anos. Bom... Confrades deixa eu falar mais um pouco e ser mais direto. Durante esses 8 períodos eu fui um bosta, não estudei, apenas fui levando com a barriga1; o resultado disso foi acúmulo de reprovações em matérias e deixar de me formar com a turma que eu comecei.
Esses dias comecei a refletir sobre como eu levei esses 4 anos na faculdade e comecei a ficar triste não só por me decepcionar, mas também por decepcionar meus pais. Vejo alguns colegas arrebentado na faculdade, outros colegas mais velhos se formando em Medicina2, enquanto eu sou um bosta.
Sem falar que estou endividado, perdi a confiança com meus pais por causa das mancadas que cometi na adolescência. Pqp, é muita coisa pra processar. Sei que não deveria está aqui me lamentando, mas preciso da ajuda da confraria, preciso de direção.
Estou sem forças, estou sem o mínimo de concentração pra estudar, enfim, perdi o ânimo pra vida. Crise emocional, crise espiritual3.
O que vocês.me recomendaram? Deveria pedir ajuda a meus pais?4 (Sou muito fechado, não se abro com meus pais).
Desculpem, é um desabafo. Fiquem na Santa Paz; Força e Honra!
Lion-O, demorei pra voltar, seguem muitas opiniões, vou compartilhar um pouco de algumas experiências pessoais a respeito.
1 - Eu também levei o curso assim até por volta do 6º período, quando na época quase perdi a bolsa que tinha. Felizmente a partir do 7º período, que foi eu comecei as matérias práticas, eu mudei minha postura completamente. Antes as pessoas colocavam meu nome nos trabalhos, me avisavam datas de provas, mas passei a tomar frente nessas coisas, assim como você também tive reprovações, passei a fazer matérias em outro turno, cheguei a fazer 14 matérias em um mesmo período, valeu a pena porque consegui me regularizar e formar com minha turma.
Outra coisa, faculdade não ensina tudo, já fez estagio? Tem definido qual área do direito você quer trabalhar? Considero um divisor de águas fazer um estágio bem feito.
2 - Se comparar com os outros é complicado, porque sempre vai ter alguém melhor que você, isso só vai gerar um sentimento de inveja totalmente desnecessário. O que importa aqui é onde você está e onde quer chegar, é você e você mesmo. Você ainda é bem jovem, não está tão atrasado quanto pensa, quando eu tinha 21 anos estava iniciando o 2º período, então cada pessoa tem seu tempo.
3 - Tem um texto postado pelo Cabraman que diz que o que você precisa é de disciplina, essa é a verdade, não podemos conduzir nossa vida com bae em nossos estados emocionais, esse esforço inicial não íntegro de fazer algo mesmo sem ter vontade é necessário para poder evoluir, tem que se acostumar a fazer aquilo que não gosta, mas tem que tem de fazer, esse é o desafio.
4 - Esse orgulho em relação a família não leva a nada. Acho que você deve traçar um plano para solucionar seus problemas e naquilo que ver que não conseguirá resolver sozinho, pedir ajuda, mas deixando claro que o pesado você mesmo deve fazer. Vou dar um exemplo de uma ajuda que pedi aos meus pais há muitos anos: Na época eu queria comprar uma moto, tinha quase todo o dinheiro, mas me faltava 1000 reais quando a oportunidade apareceu, pedi a eles o dinheiro emprestado para pagar em 4 meses, eles me ajudaram, eu paguei o empréstimo como combinado.
Tem gente que faz empréstimo em banco usando o nome dos pais ou financia carro falando que vai pagar a parcela e depois não cumpre, isso é vergonhoso, muita desonra e ingratidão.
Spoiler:
E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)