27-11-2015, 08:18 PM
(27-11-2015, 02:41 PM)Velho Escreveu: AS TAXAS DO TESOURO DIRETO SUBIRAM! Iniciei alguns investimentos pequenos, mas, como já transferi uma soma maior p a easyinvest, vale a pena tranferir logo para o LFT ou dxar na Easy e ir fazendo os aportes mensais como planejado? IPCA + TÁ ACIMA DE 7%.
Um amigo meu comprou o títulos do Tesouro IPCA+ Principal em 2013, quando a taxa de juros estava muito menor que hoje. Comprou por comprar, pensou apenas que comprando esse título, ele estaria protegido da inflação, pois teria rentabilidade real. A única falha no raciocínio desse meu amigo, é que pra receber a rentabilidade real, ele teria que carregar o título até o final. Mas, esse ano ele decidiu trocar de carro, e adivinha, resgatou o dinheiro. Qual foi a surpresa dele, quando viu que recebeu menos dinheiro do que tinha investido? Isso mesmo, ele teve prejuízo, porque ao efetuar o resgate antecipado, ele abriu mão do acordo inicial, e recebeu pelos títulos o valor de mercado daquele dia.
Então, a menos que você realmente vá carregar o título até o vencimento, eu NÃO recomendo a compra. Se existe qualquer chance de você fazer o resgate antecipado, compre o Tesouro Selic, pois é o único título que "não dá prejuízo".
Por isso, eu só recomendo compra de outros títulos que não sejam o Selic, quando o cara traçou um objetivo futuro para o dinheiro. Ex: troca do carro em 2019, compra o Tesouro IPCA+ Principal 2019, viagem pro Nordeste em 2018, compra o Tesouro Prefixado 2018, aposentadoria daqui a 20 anos, compra o Tesouro IPCA+ Principal 2035, e assim por diante.
Digo isto, porque senão você coloca dinheiro em um desses títulos sem um objetivo definido, e algum tempo depois surge uma oportunidade, uma emergência - ou uma vontade de gastar mesmo - e então você vende o título com prejuízo, como fez o meu amigo.
Recomendo leituras mais técnicas a respeito de como funcionam cada título do governo. É uma péssima ideia investir no escuro, sem saber o que se está fazendo. Assim, evita-se prejuízos desnecessários. O momento em que vivemos está ótimo pra comprar títulos do governo, pois eles estão remunerando muito bem, mas é preciso cautela, e agir com propriedade. Segue um link de como funcionam os títulos Tesouro IPCA+:
http://www.clubedospoupadores.com/tesour...-ipca.html
Nesse mesmo blog, tem inúmeros outros artigos que destrincham cada título do governo. Leia os artigos e também os comentários.
Bons negócios...

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)