15-11-2015, 05:52 PM
(13-11-2015, 08:42 PM)Mr. Black Escreveu: 1) Leia esse blog. Tem UM MONTE de excelentes artigos sobre o Tesouro Direto. Depois que devorar os artigos desse blog, pesquise outros sites no google pra complementar o entendimento. Não acho que valha a pena gastar dinheiro com isso, tem materiais aos montes disponíveis na grande rede. Tem também vários confrades aqui no fórum que manjam de finanças e investimentos, você pode aproveitar o know-how deles pra achar o caminho das pedras;
2) Como o seu rendimento é alto, negocie com o seu Banco:
a - tarifa zero;
b - cdb ou poupança vinculada à conta-corrente, assim seu dinheiro irá render uma quirerinha só de estar na conta, sem precisar fazer um investimento propriamente dito;
c - negocie na tarifa zero mais de um DOC/TED grátis. Você vai precisar pra tranferir o dinheiro para a corretora, de onde você fará seus investimentos. E poder transferir dinheiro mais de uma vez por mês sem tarifa, é uma grande vantagem
d - aproveite e peça também isenção de tarifa do cartão de crédito
3) Abra conta numa corretora
a - escolha uma nesse link
b - eu recomendo a EASYNVEST para operar no Tesouro Direto. Por quê? Por que ela não cobra taxa nas operações com o Tesouro
c - não caia na tentação de usar a corretora do seu Banco pra operar o Tesouro Direto. Pode parecer uma baita duma facilidade, operar seu dinheiro tudo do mesmo lugar, mas você vai pagar caro por isso, muito caro. Bancos tem as maiores taxas do mercado para operar no TD, praticamente inviabilizando o investimento. Eles cobram taxas tão altas, simplesmente porque pra eles não é interesssante que você invista seu dinheiro em títulos públicos. Eles querem que você invista nos produtos... do próprio Banco, ou seja, há um conflito de interesses ae
4) Comece a investir devagar, na humildade. Compre inicialmente:
a - 100,00 (cem reais) de Tesouro Selic 2021
b - 100,00 do Tesouro IPCA+ 2019
c - 100,00 do Tesouro Prefixado 2018
d - Por quê cem reais de cada? Pra você entender o comportamento de cada título na prática. Uma coisa é ler a repeito. Outra beeem diferente é por em prática. No início, a gente sempre comete alguns erros, então, errar com cemzinho não traz consequências, agora errar com 10k, 100k traz grandes e amargas consequências. Verifique diariamente no site da corretora a evolução de cada título
e - você vai perceber que, pra 90% dos casos, é melhor comprar o Selic. Por quê? Porque esse título é atualizado diariamente pelo percentual diário da taxa Selic. Assim, ele NUNCA, eu disse NUNCA tem rentabilidade negativa. Sempre positiva. Leia aqui. Você só terá prejuízo com ele, se resgatar o dinheiro em uma semana ou menos. E mesmo assim, será um prejuzinho pífio. Então, se você não sabe quando vai resgatar ou precisar do dinheiro, nem pense, bota tudo no Selic e seja feliz. Já vi muito neguinho ter prejuízo com os demais títulos, porque comprou, precisou resgatar antes do vencimento, e o valor de mercado do título naquele momento estava bem abaixo de quando ele comprou. Então, CUIDADO...
f - só compre os demais títulos se você tiver um objetivo específico. Tipo, trocar de carro em 2018 - compre o Tesouro Prefixado 2018. Fazer aquela viagem dos sonhos em 2019 - compre o Tesouro IPCA+ 2019. Se aposentar daqui a 20 anos - compre o Tesouro IPCA+ 2035. Por quê? Porque se você mantiver o título até o vencimento, o Tesouro vai te pagar exatamente a rentabilidade contratada, ou seja, exatamente o que você espera receber. MAS, se resgatar antes do vencimento, o Tesouro vai te pagar o valor de mercado do título naquele dia. Ele se torna "tipo uma renda variável". O valor flutua para mais ou para menos. Então, se precisar do dinheiro antes, reze pra flutuação ser positiva, porque se ela for nula ou negativa, você pode tomar um puta prejuízo. Claro, nada comparado com o prejuízo que você pode ter com ações, mas ainda assim, prejuízo. Então, só compre esses títulos se realmente for levar até o final
g - não compre títulos com juros semestrais. Seis meses é muito tempo pra receber "dividendos". FIIs e ações geram melhores dividendos, então, pra maioria das pessoas, não tem sentido comprar esses títulos
h - então, assim que se sentir confortável e tiver entendido a dinâmica do investimento em Tesouro Direto, pode comprar grandes somas, de acordo com os seus objetivos
É isso ae, essas são as dicas de hoje. Se os outros confrades quiserem complementar, fiquem à vontade... bons negócios!!!
Muito obrigado confrade. Em um pequeno texto vc resumiu o que ouvi do consultor. Fora essas opções conservadoras, o que mais vc sugere? Já tenho conta na easyinvest, mas como tenho caixa (e eles são brdesco) pedi à minha gerente uma isenção no ted. To aguardando p N pagar a taxa de transferência.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"Esto vir"