29-10-2015, 12:39 PM
(27-10-2015, 10:13 PM)Daredevil Escreveu: Hérculles, muito boa a sua opinião. Não sei se você já é graduado ou não, mas pelo jeito tem tudo pra ser um profissional excelente. Isso que você disse da receita de bolo não tá só na educação física não, alguns profissionais de medicina, fisioterapia, e outras áreas da saúde também não avaliam as individualidades do paciente. Como exemplo cito o caso da minha hérnia discal, uma fisioterapeuta começou a forçar tanto pra que eu alongasse a posterior da coxa que eu voltava pior pra casa, como foi ineficaz, desisti. Ae o médico indicou o Fisioterapeuta osteopata e o desgraçado tirou 70% da minha dor em cinco sessões, dores que eu já sentia a dois anos, pela primeira vez em todo esse tempo voltei a tocar a ponta dos pés alongando isquiotibiais. O osteopata me avaliou e buscou a causa do problema, conseguiu fazer com que eu voltasse a me movimentar aos poucos, porque caso forçasse muito desencadearia uma dor muito mais forte. Aliás não sei se você já ouviu falar desse profissional, parece milagroso.
Sobre o que você falou da junção das três profissões (nutrição, fisioterapia, educação física) sempre tive essa ideia, nunca vi uma academia com esses três profissionais, era algo que eu já tinha em mente pra ter um estabelecimento que se diferecia dos outros.
Como escolhi uma área totalmente diferente das três, tenho vontade de me graduar em uma delas futuramente, voltarei a ler sobre os três assuntos por hobbie enquanto isso. Continue estudando, você tem futuro.
Sim, conheço a osteopatia. Inclusive eu estou fazendo um tratamento para melhorar meu alongamento de adutores e isquiotibiais com um fisioterapeuta que manja um pouco (esse profissional é raro na minha região) de osteopatia. Dói que é um inferno mas vale a pena. Melhora a nossa capacidade de ganhar massa muscular tbém. É ótimo para quem já tem um bom tempo de treino. E como vc falou, pra quem tem algum problema articular.
Eu ainda não me formei confrade, mas já to quase lá. hahaha Já tenho vários alunos, e treino faz bastante tempo. Sempre fui envolvido com esportes, e ed. física é minha paixão. Eu adoro. Até falei isso em outro tópico. Eu não me peso em pesquisar e estudar sobre, e nem para treinar e acompanhar os alunos e atletas, por isso venho me saindo bem. E depois do conhecimento da real, e de levar uma outra graduação inútil igual a maioria dos universiotários, nessa eu levo a sério e aprendi tudo o que eu não devo fazer. Me dedico aos estudos, pois esse é um parâmetro básico de qualquer realista. Obrigado pelas palavras e pela confiança. Vou seguir firme nesse caminho.
Essa sua ideia é muito boa, e eu estou com um projeto de algo nesse sentido. Eu e mais um amigo empresário e um fisioterapeuta estamos organizando um projeto de uma academia, que ofereça esses serviços. Vai ser um bom diferencial. Vamos ver se vai rolar num futuro próximo. Estou trabalhando para isso.
Na internet tem muita coisa sobre ed. física, principalmente musculação. Você com certeza consegue adquiri um bom conhecimento, sem precisar ir a faculdade. O grande diferencial da faculdade é que lá eles te dão um norte, sobre o que procurar. Mas se vc gosta disso, vá em frente. Sem contar que vc já tem um bom tempo de experiência, então, tudo fica mais fácil.
(28-10-2015, 07:05 PM)Ermac Escreveu:Pô, Hérculles, valeu pela força!Spoiler:
Na academia que treino os instrutores são bem vagos, e uma consultoria (que é o ideal) com um grupo de profissionais habilitados (personal, nutricionista e tal) acaba sendo muito sofrido para o bolso. A gente acaba tendo que dar uns pulos na internet, e é bastante difícil achar alguém realmente entendido do assunto. Por isso, obrigado por dividir o conhecimento com a gente. Não é qualquer um que topa dividir isso de graça. hehe
Mas voltando, eu nunca mudei meu treino. Na primeira vez fiquei um ano com ficha que o instrutor me deu, e nessa estou a mesma coisa.
Vou seguir suas dicas. Na verdade, gostei bem mais dessa sua divisão.
Que é isso confrade, somos confraria, somos irmandade. hahaha
É, realmente vc não acha muito material voltado especificamente a tipo de treino e variáveis, que seja confiável na net, por que os treinadores não disponibilizam isso de graça. E tem a questão da responsabilidade, que envolve (mais uma vez) a individualidade biológica de cada um. O que a gente encontra são parâmetros básicos a serem seguidos. Enfim... Eu ao mesmo tempo que gosto de falar disso, tbém não gosto. É complicado falar na net sobre isso, e sempre aparece um pra dizer que vc é retardado e que o jeito dele é melhor. Por isso tento não me envolver em discussões, apenas dou algumas dicas que julgo ser pertinentes no determinado momento, como no seu caso.
Já absorvi muita coisa da real, e é meu dever dar um pouco em troca. Já li outros profissionais falarem de coisas, aqui na real, que realmente fizeram a diferença na minha vida. Por isso presto esse serviço tbém. Não chega a ser muito detalhado e preciso como deveria, mas já ajuda um pouco.
Essa divisão eu já usei e uso com alguns alunos meus, que tiveram bons resultados e não apresentaram nenhum problema de articulação durante o período de uso da mesma. Mas sempre tem aquela questão. Cada um é cada um, espero que vc se saia bem tbém.
(28-10-2015, 07:05 PM)Ermac Escreveu: Só mais algumas dúvidas, qual a quantidade de exercícios mais ou menos ideal pra cada grupo muscular? Por exemplo, eu fazia 4 exercícios para o peito e 3 para o tríceps. Nessa divisão como vou trabalhar um músculo por semana, é melhor aumentar a quantidade de exercícios ou posso continuar com 3 exerc. para costas e 3 para trapézio, por exemplo?
E a outra dúvida, a ordem importa na hora malhar? Por exemplo, no treino de ter. é melhor treinar ombro antes de treinar peito? Ou não tem nada a ver?
Então, aqui já fica um pouco mais difícil de dizer quantas séries vc deve fazer. Isso vai depender do tipo de treino que vc está fazendo, e de qual seu nível de maturidade muscular e de consciência corporal. Alguns conseguem aniquilar um músculo grande com 3 séries, outros precisam de algumas a mais. O número de repetições que vc usa tbém influência nessa contagem, e se vc faz algum tipo de técnica para aumentar a intensidade, como dropsets por exemplo.
Confrade, sendo bem genérico, e levando em consideração que seu treino seja de hipertrofia e vc não faz nenhuma técnica de aumento de intensidade, use 4 séries para cada exercício de músculos grandes, (COSTAS, PEITO, PERNAS) e 3 ou 2 séries para os músculos menores. Nos primeiros exercícios vc pode fazer as 4, na medida que vc for percebendo que seu músculo já está bem cansado, vc pode reduzir para 3. Mesma coisa para os músculos menores. Sempre comece com o grupo muscular maior, e vá para o menor. Ex: Dia de peito, começa com peito e vai pra ombro; Dia de costa, começa com costas e vai pra trapézio; Dia de braço, começa com tríceps e vai pra bíceps;... Também, de preferência de começar com os exercícios multiarticulares, ou livre, como agachamento, terra, supino reto, desenvolvimento com barra, etc, e deixe os aparelhos mais ao final do treino. Seguindo essa metodologia, uns 3 exercícios diferentes (com 4 séries) para músculos grandes, e 2 exercícios (com 4 séries) para músculos menores, está bom por agora. Pode ser uns 3 exercícios para ombro e trapézio. Mas isso vc vê, dependendo de como for. Depois que vc se acostumar, vc pode adicionar um exercício a mais para cada grupo.
Pq isso? A medida que vc vai treinando, vai perdendo a boa forma dos movimentos. Se vc não tiver uma boa consciência corporal, acabará perdendo o foco do exercício no músculo alvo. Para hipertrofia, contração é FUNDAMENTAL. Se vc não está mais conseguindo se concentrar adequadamente na contração, e sente que seu movimento já perdeu em muito a qualidade, ou seja, que vc já está roubando muito e divagando, é hr de parar o exercício e ir para outro, pois já atingiu a falha. Por isso fica difícil de dizer quantas séries vc deve fazer. Pode ser que com 3 vc atinja isso em determinado movimento. Ja em outro vc precise de 4 séries. Já em outro, 2. Enfim. Perceba o que seu corpo lhe comunica.Como eu falei, seu nível de consciência corporal conta muito, mas pelo seu tempo de treino eu imagino que se vc fizer uns 2 exercícios multiarticulares no inicio para músculos grandes, e um nos aparelhos está bom. Um livre e dois nos aparelhos para os menores. Deixa suas repetições em algo em torno de 8-10 nos exercícios multiarticulares, com um peso que vc consiga fazer em ótima forma, pelo menos as 2 primeiras séries. E nos exercicios nas máquinas, coloque um peso que vc consiga fazer umas 10-12 reps em boa forma.
Busque a contração máxima. E entenda, isso são parâmetros a serem alcançados, mas o mais importante é atingir a falha. Não leve esses números como fim absoluto do seu treino. Vão variar em cada situação, é lógico, mas é um norte a se seguir. Por ex. como vc é meio iniciante, talvez num agachamento, na última série vc não atinga as 8 reps, mas vai até onde for possível, nem que seja 2 reps, entende...vc tem que ser um pouco de masoquista q gostar de sofrer para evoluir na musculação. O importante é dar tudo de si.
Consciência corporal vc adquire com o tempo. Então para melhorar isso o jeito é treinar. Força ai confrade. Mais uma vez, são sugestões bem genéricas e pautadas no achismo meu, sobre sua situação, mas acho que pode ser uma boa abordagem.