09-10-2015, 12:09 AM
(08-10-2015, 10:25 PM)John Escreveu:(08-10-2015, 07:06 PM)DogmaGuy Escreveu:(27-07-2015, 12:43 PM)John Escreveu: Temos diversos confrades no forum que atuam na area juridica, como pude perceber, e achei pertinente criar um topico para uma profunda discussao sobre o mercado de trabalho e os possiveis caminhos e areas que podemos atuar.
Eu estou apenas no inicio da caminhada, conclui apenas 4 periodos do curso, mas ja comeco a pesquisar e me informar sobre a carreira juridica e suas possibilidades.
Como todos sabem, o curso recebe cada vez mais estudantes, cada vez mais universidades disponibilizam Direito em sua grade, e o mercado pode ser considerado ate mesmo saturado, apesar da gama de oportunidades que temos na area. E desde os primeiros dias de curso, os estudantes se indagam, qual eh o melhor caminho¿ Concurso publico x advocacia¿ Os grandes salarios e a tao procurada estabilidade sao os maiores atrativos do concurso publico, alem do status de carreiras como a magistratura, ministerio publico, advogados da uniao, delegado, etc...
Advocacia me parece ser a saida pra quem nao quer estudar ate o exaustao todas as areas do Direito e quer se especializar em uma certa area.
Nao conheco tanto a area, entao me limito a apenas esperar pela opiniao de voces. O que acham sobre a area¿ Qual a perspectiva de voces sobre ela¿ Ainda eh um bom curso¿
OBS - Meu teclado esta sem acentuacao, logo peco desculpas pelos possiveis erros.
Estou na mesma situação do John.
Inclusive na indecisão(estou entre contabilidade, direito ou filosofia/humanas, mesmo).
No entanto, vou ter a oportunidade de morar fora daqui a alguns anos, e penso em me candidatar em alguma ONG da vida(se eu for para o Direito).
O que vocês acham? direito administrativo seria o tipo de Direito necessário para esse caminho? o mercado nos EUA, por ex, é tão saturado assim como no Brasil?
Grato desde já.
Pretende morar por muitos anos fora do país ou apenas ficar um tempo?
Se pensa em morar por um longo período, acho que fazer Direito aqui não seria o ideal. Dependendo do país que você for, é outro regime jurídico aplicado, o common law por exemplo. Não sei se seu diploma de Direito seria aproveitado lá, poderia atuar na área jurídica mas advogar creio que seja mais complicado.
Ainda não estudei com profundidade Dir. Administrativo, mas é uma área que abrange o funcionamento do Direito Público, princípios e regimentos dos órgãos, funções do Estado, etc... Me parece que só será útil para quem quer entender o sistema brasileiro.
Quanto as ONGs, depende da área em que a organização milita, podendo ser ambiental, política, geralmente causas sociais, religiosas, entre outras. Se estiver interessado nesse nicho, o mais interessante seria focar em Direitos Humanos e Internacional, além de leis específicas.
Nos EUA cada estado tem sua ordem, então depende do estado que você quer ingressar. Parece que na Florida permitem o exercício de advogados estrangeiros.
Creio que seja tão competitivo quanto aqui, se não mais. Mas se tem esse sonho de praticar a lei lá, o caminho lógico {não tenho informações maiores sobre o mercadoa americano} seria você nem fazer Direito aqui, mas começar a procurar uma faculdade na cidade em que você queira morar, se graduar e prestar o exame lá.
O que eu sei é que alguns escritórios brasileiros tem sedes lá, e como operam dessa forma eu não sei. Inclusive enviam advogados para fazer pós graduação lá.
Pretendo morar indefinidamente lá, mesmo (tenho dupla cidadania).
Tenho um irmão que mora em Califórnia com casa e tudo, então preciso apenas juntar uma boa grana.
Pouco sei do mercado de lá, mas me parece que há uma demanda por advogados que falem português/inglês com proficiência.
E sim, pretendo fazer um community college(tipo curso profissionalizante) pois me parece que o diploma brasileiro não vale muito lá.
Não é que Direito seja a minha "paxão" mas me veio como uma das opções mais validas já que não tenho muito talento para aquilo que eu realmente gostaria fazer enquanto pesquisador: Filosofia.
![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)