16-07-2015, 08:39 AM
(15-07-2015, 09:33 PM)Phill Escreveu:Spoiler:
.: Você já deve ter ouvido este ditado: “Quando estiver em paz, se prepare para a Guerra, e quando estiver em Guerra, lute pela paz”. É basicamente o mesmo com as finanças.
- Vamos lá, vou tentar ser o mais básico e direto possível, sem muitas teorias didáticas para não ficar muito complicado.
- A maioria do brasileiro em si, pensa no hoje. Quanto mais ganha, mais gasta, não se preocupa com o amanhã. Tenho vários amigos assim, hoje eles estão casados e com filhos para criar, sem planejamento, sempre correndo atrás do dinheiro.
- Para driblar a crise de uma maneira pessoal, vou deixar algumas orientações.
Primeiro: Defina seus objetivos financeiros.
- Tendo em mãos os objetivos fixos (casa, carro, faculdade e etc) ficará mais fácil e motivador para você alcança-los sem se auto sabotar.
Segundo: Elabore um orçamento familiar
- Numa planilha de Excel ou em programas específicos, crie uma planilha com seus rendimentos líquidos controlando seus gastos. Você encontrará muitas “torneiras abertas” em seu orçamento. Isto evitará perdas de dinheiro desnecessárias.
Terceiro: Seja equilibrado.
- Defina divisões para onde seu dinheiro será gasto. Eu particularmente uso esta divisão: 10% para poupança, 10% para investimentos, 20% para gastos livres (lazer, roupas e etic) e 60% para gastos habitacionais.
Quarto: Controle suas Dívidas
- Evite ao máximo contrair dívidas em cheque especial e cartões de crédito. E nunca empreste o seu nome em compras de alto valor. Sugestão de divisão de orçamento para eliminação das dívidas (caso você as tenha): 10% Poupança, 20% à 30% para as dívidas. O restante do rendimento líquido, ficará para gastos habitacionais.
Quinto: Monte sua reserva de emergência
http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=8833
Sexto: Invista
- Depois de eliminar suas dívidas, volte as divisões no qual citei na terceira lição. Você primeiro começará com renda fixa. Tesouro Direto é a melhor opção.
Sétimo: Seja Frugal.
- Aprenda a viver abaixo de suas possibilidades. Tem pessoas que ganham x valor e tem um carro popular na garagem por exemplo. Quando recebem um gordo aumento, começam a ostentar. O mesmo exemplo: Trocam o carro popular, por um carro de luxo gerando mais gastos.
Oitavo: Esqueça o status.
- Status: É uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não aprecia, uma pessoa que você não é.
.: Se você tiver mais algumas dúvidas, mande uma MP. Tentei resumir o texto o máximo possível. Se não o mesmo ficaria muito extenso e a leitura ficaria meio chata. Cada tópico destes apresentados, geram mais sub-tópicos além de outros tópicos principais no qual já citei.


![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)

