29-11-2014, 03:16 PM
Só eu que to me decepcionando e muito com os jogos modernos?
Basicamente gosto muito de FPS e RPG. São de longe, os meus gêneros favoritos. Mas tem algumas coisas que irritam...
Nos RPG :
Cadê a customização? Cadê o mundo aberto? Cadê a tomada de decisões? Eu lembro quando jogava o The elder Scrolls III: Morrowind. A liberdade que aquilo tinha, spellmaking, várias questlines, várias facções, levitação, sistema complexo de customização de atributos. Depois, veio o Oblivion, que já deu uma baita simplificada, mas no Skyrim, acabou de vez. Não tem mais atributos. Não tem mais spellmaking, o jogo ficou ultra linear, sem uma única tomada de decisão, tirando logo no começo, entre ser nazista(stormcloaks) ou fascista(imperial), sem requisitos para a progressão em guilds, permitindo que você seja um ArchMage, sem ser mal ter um skill em magia num nível elevado. Um jogo destes, sem nem spellmaking, foi tenso. E pra não falar de não tem "ação e consequência"...
Outro jogo que algo parecido aconteceu, é o Might And Magic. Olhe pro M VI : Mandate of Heaven ou pro might and magic vii for blood and honor. Aquilo sim tinha muitíssima customização, magias interessantes, ação e consequência e conseguir customizar o personagem e progredir no jogo, requeria estratégia. Principalmente nas lutas.
Agora, olhem o último Might and Magic X: Legacy, o jogo ficou bem linear. Primeira cidade, depois vai pra segunda cidade, depois pra terceira cidade, etc. O mundo ficou infinitamente menor, as lutas, demoradas e sem as horas de inimigos. Não tem mais uma complexa customização de personagens, míseras 3 classes base e 3 raças. E pior, lutas dependentes de aleatoriedades, completamente dependentes de sorte, mas sem influencia alguma da estratégia. Para vias de comparação, no M&M VII: você tinha 9 classes de base e a maioria delas, tinham 3 classes de promoção, pro segundo estágio e mais 2 dependendo do seu "lado". Por exemplo, sorcerer virava wizard e wizard, podia virar archmage ou lich.
Nos FPS :
Ta irritando o tanto de FPS genérico que vem surgindo. Mas isto não é um problema. O problema mesmo é que FPS ta ficando cada vez mais chato. Na época do CS 1.6, BF2, etc; FPS era bem popular e competitivo. Era tipo os MOBAs de atualmente.
Nos FPS modernos, para não fazerem o jogador mais experiente, com melhor mira e mais rápido, matar geral e o novato sempre perder, inventaram um monte de coisas ridículas. FPS atualmente, no singleplayer, é sem desafio, corredor, cutscene, corredor, cutscene(...), final. Mas pior mesmo, é o multiplayer. Tão colocando respawn aleatório, pros noobs poderem pegar os outros de costas, tão pondo um monte de viadagens, de motion blur, screen shaking, etc; para que o jogador com boa pontaria fique em desvantagem. E os mapas, cada vez piores.
Basicamente gosto muito de FPS e RPG. São de longe, os meus gêneros favoritos. Mas tem algumas coisas que irritam...
Nos RPG :
Cadê a customização? Cadê o mundo aberto? Cadê a tomada de decisões? Eu lembro quando jogava o The elder Scrolls III: Morrowind. A liberdade que aquilo tinha, spellmaking, várias questlines, várias facções, levitação, sistema complexo de customização de atributos. Depois, veio o Oblivion, que já deu uma baita simplificada, mas no Skyrim, acabou de vez. Não tem mais atributos. Não tem mais spellmaking, o jogo ficou ultra linear, sem uma única tomada de decisão, tirando logo no começo, entre ser nazista(stormcloaks) ou fascista(imperial), sem requisitos para a progressão em guilds, permitindo que você seja um ArchMage, sem ser mal ter um skill em magia num nível elevado. Um jogo destes, sem nem spellmaking, foi tenso. E pra não falar de não tem "ação e consequência"...
Outro jogo que algo parecido aconteceu, é o Might And Magic. Olhe pro M VI : Mandate of Heaven ou pro might and magic vii for blood and honor. Aquilo sim tinha muitíssima customização, magias interessantes, ação e consequência e conseguir customizar o personagem e progredir no jogo, requeria estratégia. Principalmente nas lutas.
Agora, olhem o último Might and Magic X: Legacy, o jogo ficou bem linear. Primeira cidade, depois vai pra segunda cidade, depois pra terceira cidade, etc. O mundo ficou infinitamente menor, as lutas, demoradas e sem as horas de inimigos. Não tem mais uma complexa customização de personagens, míseras 3 classes base e 3 raças. E pior, lutas dependentes de aleatoriedades, completamente dependentes de sorte, mas sem influencia alguma da estratégia. Para vias de comparação, no M&M VII: você tinha 9 classes de base e a maioria delas, tinham 3 classes de promoção, pro segundo estágio e mais 2 dependendo do seu "lado". Por exemplo, sorcerer virava wizard e wizard, podia virar archmage ou lich.
Nos FPS :
Ta irritando o tanto de FPS genérico que vem surgindo. Mas isto não é um problema. O problema mesmo é que FPS ta ficando cada vez mais chato. Na época do CS 1.6, BF2, etc; FPS era bem popular e competitivo. Era tipo os MOBAs de atualmente.
Nos FPS modernos, para não fazerem o jogador mais experiente, com melhor mira e mais rápido, matar geral e o novato sempre perder, inventaram um monte de coisas ridículas. FPS atualmente, no singleplayer, é sem desafio, corredor, cutscene, corredor, cutscene(...), final. Mas pior mesmo, é o multiplayer. Tão colocando respawn aleatório, pros noobs poderem pegar os outros de costas, tão pondo um monte de viadagens, de motion blur, screen shaking, etc; para que o jogador com boa pontaria fique em desvantagem. E os mapas, cada vez piores.