05-08-2014, 08:05 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-08-2014, 08:08 PM por Sniper.)
O dividendo é uma parte do lucro da empresa, dividido para os acionistas, que por lei tem que ser 25 % do lucro.
Essa comparação com a poupança também me confundia muito no ínicio.
No seu exemplo a ação de 14,00 paga 0,70 de dividendos, ou seja 5%.
Vc compra hoje 100 ações a 14,00 que vai dar 1400 e 700 de dividendos.
Só que daqui a 2 anos essa mesmo ação tá valendo, sei lá, o dobro, 28 pilas, e se ela é uma empresa que os lucros cresceram, então é óbvio que os dividendos serão maiores.
Então se for colocar na mesma proporção (5% do valor da ação) vc iria receber 1400,00 de dividendos.
Na poupança seu dinheiro fica parado, ou até desvaloriza devido a inflação.
Pra mim essa é a diferença, Barão e Gekko te explica melhor isso (e me corrija se eu errei em algo), pois meu conhecimento maior em bolsa é sobre especulação.
Existe um tópico fixo sobre bolsa de valores, poderia ter postado lá.
Essa comparação com a poupança também me confundia muito no ínicio.
No seu exemplo a ação de 14,00 paga 0,70 de dividendos, ou seja 5%.
Vc compra hoje 100 ações a 14,00 que vai dar 1400 e 700 de dividendos.
Só que daqui a 2 anos essa mesmo ação tá valendo, sei lá, o dobro, 28 pilas, e se ela é uma empresa que os lucros cresceram, então é óbvio que os dividendos serão maiores.
Então se for colocar na mesma proporção (5% do valor da ação) vc iria receber 1400,00 de dividendos.
Na poupança seu dinheiro fica parado, ou até desvaloriza devido a inflação.
Pra mim essa é a diferença, Barão e Gekko te explica melhor isso (e me corrija se eu errei em algo), pois meu conhecimento maior em bolsa é sobre especulação.
Existe um tópico fixo sobre bolsa de valores, poderia ter postado lá.