09-10-2011, 01:55 AM
(07-10-2011, 02:17 AM)Smith link Escreveu: o pior é que eu não sei o nome dessas porras, quando vou nas lojas as muié me pergunta o estilo mas eu nunca sei falar qual, tsc.
Também tinha essas dúvidas quando era mais novo...
Hoje não posso mais me dar ao luxo de errar nessas coisas, por conta da profissão e da faculdade. -hmm
Enfim, vou colocar um guia rápido com o que aprendi ao longo dos anos, usando aquele guarda-roupa essencial que postei antes.
Exigências de estilo devem vir no próprio convite ou serem informados antecipadamente por quem convida. Na dúvida, vale uma dica: de dia, vá de esporte. De noite, esporte fino.
Guia dos trajes pra búfalos viris e honrados
Esporte:
Esse é o traje mais simples e informal, usado no nosso dia-a-dia. à muito usado para eventos diurnos e ao ar livre.
Peças:
Calça jeans com camisa ou camisa polo, sempre pra fora da calça. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um jaqueta em dias frios. Para os pés, um tênis normal ou sapatênis. à nesse estilo que se usam cintos esportivos.
Esporte fino / Passeio:
à o estilo mais intermediário, usado para ocasiões com certa importância, mas com um ar um pouco descontraÃdo.
Peças:
Recomenda-se o uso de calça social (pode ser a do terno) ou calça jeans preto, em conjunto com uma camisa manga longa pra dentro da calça. Outra boa opção é um blazer (ou o paletó) e uma camisa de manga longa com calça jeans. Se estiver frio, uma camisa de lã com gola V (pulôver) por cima da camisa fica muito elegante. Finalize a arrumação com sapato e cinto sociais.
à o traje mais difÃcil de explicar, mas dá pra resumir assim: é a arrumação formal misturada com uma ou outra peça informal.
Passeio completo / Social:
Estilo mais sério, usado em ocasiões importantes como reuniões de negócios, jantares, apresentações, casamentos, formaturas, etc.
Peças:
Essa é a mais fácil: Terno escuro e gravata. Sempre acompanhado de camisas claras e sapato/cinto pretos. As gravatas são as que eu mencionei: preta ou vermelha. Com essas você não erra!
Gala / Black Tie / Traje a rigor:
São os trajes utilizados em bailes e eventos bem mais chiques. No convite, este estilo virá destacado em LETRAS GARRAFAIS. Se você for convidado pra um evento de gala, isso quer dizer que você está com bala na agulha! Meus parabéns! -palmas -palmas
Peças:
Use o Smoking completo preto (alugado, claro). A gravata preta e de borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.