18-03-2014, 05:22 PM
(18-03-2014, 04:55 PM)Sedsage Escreveu: Tô com uma dúvida aqui pra iniciar meu treinamento e gostaria que quem já esteja fazendo me esclareça.
O livro sugere uma rotina de treinos para iniciantes na seguinte forma:
Seg - 2-3 séries de treinos de determinados exercícios
Descanso nos três dias subsequentes
Sexta - 2-3 séries de treinos de outros exercícios
Sábado e domingo - descanso
Cada treino, em seu manual específico, coloca como nível iniciante 1 série de 10 repetições
Eu entendi que para evoluir de iniciante para intermediário, e daí para a progressão, o ideal é ir aumentando gradativamente o número de repetições e, depois, o número de séries (Smart Way).
Minha dúvida: Devo manter a rotina de dois dias por semana, começando com uma série de 10 repetições (nível iniciante) ou já posso utilizar a rotina com duas a três séries desse nível?
Parece-me que iniciar pelo nível mais básico me trará uma ótima adaptação de juntas e tendões, mas, pô, três dias pra descansar de 10 flexões na parede é sacanagem. Alguém acha que eu posso fazer os exercícios TODOS OS DIAS, começando pelos níveis mais básicos, fazendo uma evolução lenta, e só seguir a rotina de 2 dias de treino por semana quando começar a sentir um certo cansaço?
Desculpem se a dúvida é meio tosca, mas não achei qualquer esclarecimento mais efetivo sobre isso.
Obrigado a quem puder esclarecer.
A meu ver, o problema não tá no descanso, mas na baixa intensidade do exercício, pois, pra quem não toma anabolizantes, o indicado é treinar cada grupo muscular 1 vez por semana. Isto posto, peguei o treino de seis dias, onde é um movimento em cada dia da semana e testei qual nível, dentre os 10 de cada exercício eu conseguia fazer com perfeição, e comecei por aí.
Pra ficar mais claro, segue meu treino:
Segunda - Pull ups - Nível 5 - Full Pull Ups
Terça - Bridges - Nível 1 - Ainda não consegui passar pro nível 2
Quarta - Handstand Pushups - Não sei que nível é (estou sem o livro aqui agora), mas não consigo fazer nenhuma repetição ainda, estou segurando 1 minuto a posição, meus ombros ainda são muito fracos
Quinta - Abdominal - Estou no nível de ficar deitado no chão e levantar as pernas dobradas. É o que consigo fazer por enquanto
Sexta - Pernas - Estou no agachamento com os pés próximos
Sábado - Flexões - Full Push ups - Já poderia ter passado pro próximo nível, mas estou melhorando a forma e diminuindo a velocidade.
Enfim, você tem que treinar com a máxima intensidade e até a falha. Com isso em mente, seja criativo e adapte o treino conforme suas necessidades e limitações.