09-03-2014, 08:23 AM
(08-03-2014, 10:45 PM)gladiador Escreveu: Eu estava lendo um livro sobre investimentos e ele explicava muita coisa legal sobre a Bolsa.
Lá ele fala que se você tem menos de R$ 30mil é melhor investir em fundos do que comprar diretamente, até por que não ia ser possível diversificar muito a carteira.
O que vocês, que são experientes, acham?
30k dá para diversificar razoavelmente bem. Dependendo das ações que escolher, talvez tenha que operar no fracionário, mas ainda assim é melhor do que fundos. E sabe por que? Nos fundos, se houver uma rentabilidade alta, eles te cobram uma taxa de performance, que é um prêmio para os administradores por terem conseguido uma rentabilidade alta para você. Agora se o rendimento for negativo, você amarga o prejuízo sozinho. Sem contar as taxas de administração e a falta de liberdade de decidir por si mesmo o que será feito com o seu dinheiro.
(08-03-2014, 10:45 PM)gladiador Escreveu: Eu abri os resultados de alguns fundos do Santander e dei uma brochada das feias, eles deram de 7 a 13% de prejuízo no último ano. Vocês conhecem algum fundo com bons resultados?
Desconheço, mas também não acompanho esses fundos, já que não me interessam nem um pouco pelos motivos supra citados. Aliás, não conheço ninguém que tenha investido nesses fundos e que não tenha se arrependido.
(08-03-2014, 10:45 PM)gladiador Escreveu: Outra coisa, como está o mercado de ações atualmente, período de alta ou baixa?
Estamos em um período de baixa, mas não há como saber se vai andar de lado, se vai cair ainda mais ou se vai subir, ainda mais com as incertezas políticas que assolam boa parte do mundo, principalmente a América Latina. Desencane disso ou nunca será um investidor.
(08-03-2014, 10:45 PM)gladiador Escreveu: Penso que logo teremos o estouro da bolha imobiliária, talvez seja melhor esperar um pouco mais para comprar.
Muito se fala sobre isso, mas eu, de minha parte, vou investindo por aqui. Se fosse esperar estouro de bolha para poder começar a investir, estaria até hoje com meu dinheiro entesourado em poupança com medo de fazer qualquer coisa.
(08-03-2014, 10:45 PM)gladiador Escreveu: Eu só tenho R$ 10k que poderia disponibilizar para isso, o que é metade da minha poupança. Sou novo ainda, estou com 21 anos.
Eu acho que vou precisar do dinheiro de volta daqui uns 2 anos. Será que é negócio colocar na renda variável mesmo?
Só recomendo que se invista em renda variável recursos dos quais não se vai precisar lançar mão no curto/médio prazo. Se vai precisar desses 20k daqui a dois anos, considere a sua capacidade de aporte. Quanto será capaz de juntar em 24 meses? Suponhamos que seja 10k. Logo, você poderá destinar os 10k tranquilamente para a renda variável e ir repondo o que investiu na poupança. Dessa forma, daqui a dois anos você terá novamente os seus 20k na poupança e o seu investimento em renda variável.