14-02-2014, 10:37 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-02-2014, 10:39 PM por Noah.)
(14-02-2014, 09:44 PM)Raito Escreveu: Confrade Max Payne. Está conduzindo a discussão se amparando na lógica e em padrões morais subjetivos. A lógica por sí só é incompatível com a fé, não há como haver um vencedor em bases argumentativas diferentes. Não acredito que a lógica seja a última instância de evolução do pensamento humano.
Como cristão creio que o Genesis é literal, Adão e Eva realmente existiram. Posso provar isso, mas somente aqueles que tem fé poderão aceitar a prova que ofereço.
Apontar Deus como maligno porque baniu Adão e Eva do paraíso ou permitiu a tragédia de Santa Maria é julga-lo por padrões morais humanos, que não servem como parâmetros de justiça, também é usar o hamster da racionalização, pois tira do homem a responsabilidade por seus atos, assim como as mulheres fazem quando erram, colocando a culpa nos outros. Adão e Eva foram devidamente advertidos, o que podemos aplicar na Real como Receberam o Ultimato, descumpriram porque quiseram. Podiam comer qualquer fruto menos um, esse um significa a liberdade de escolha, a liberdade para se rebelar contra Deus, por outro lado assumiriam as consequências.
Para ser cristão é preciso aceitar o Deus trino como único e verdadeiro Deus e a bíblia como verdade absoluta, isso é um axioma da fé cristã.
Esse foi um dos meus primeiros questionamentos: o livre-arbítrio não é tão livre. Deus tornou o pecado possível. Deus criou o ser humano. Ao criar o ser humano também criou suas fraquezas, logo, as fraquezas seriam um traço da humanidade, e exigir aos humanos para ir contra ao o que estão programados para fazer é ilógico. Seria como programar um site para uma função e esperar que ele cumpra outra totalmente oposta.
E sempre pensei que, se deus sabia de tudo - incluindo o futuro -, pq primeiramente criaria o diabo - anjos não possuem livre-arbítrio, portanto só podem fazer o que foram feitos para fazer - e a fraqueza humana perante a obra do diabo?
É como oferecer dois caminhos que terão o mesmo destino. É assim que eu vejo o livre arbítrio. Você só pode escolher o caminho, mas o fim é o mesmo.
E outra questão que eu me perguntava: somos livres, mas se formos contra deus seremos torturados pela eternidade? Isso não é tão "livre" assim.
Claro, no contexto de que deus existe.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)