• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 3 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim
Offline Gnome
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
26-11-2014, 01:25 PM
Bom dia pessoal, criei esse tópico com intuito de ajudar, principalmente quem ta com idade de 18 anos pra baixo e sem objetivos na vida, com o compartilhamento do que deu certo pra mim no meu desenvolvimento pessoal. Tenho 21 anos, vou pro quinto ano de engenharia numa universidade pública e, comparado à maioria das pessoas da minha idade, eu estou razoavelmente bem com relação ao desenvolvimento pessoal. São coisas que parecem banais, mas que a maioria não sabe.

DICAS:

Seja individualista no bom sentido da palavra.

Não se importe com opinião de pessoas fora da sua família, principalmente pessoas que não são bem sucedidas em suas vidas, pois geralmente elas só te puxam pra baixo. Sucesso no Brasil é ofensa pessoal, e por isso haverá fofocas, invejas e intrigas nas suas costas quando você se desenvolver.

SEMPRE escute seu pai, sua mãe e seus irmãos, pois são os únicos que se sacrificariam por você se fosse necessário (e talvez os únicos que te amam de verdade), não tenha medo de amá-los, ajudá-los, ser um bom filho e irmão... 99% das pessoas que perderam seus pais se arrependem de não ter tratado eles melhor, não perca essa oportunidade.

Fortaleça sua individualidade, Deus deu a todos nós uma personalidade única, fortaleça-a revendo seus defeitos e aprimorando qualidades ao invés de se pautar por uma fórmula pronta de conduta. Não dependa da aceitação grupal, as piores m3rdas que nós fazemos na vida (uso de drogas, bandidagem etc) são por influencia dos de fora, e as melhores são por influencia de quem nos ama (nossa família).

Não faça parte de matilhas/grupos adolescentes, grupos suprimem sua personalidade em prol de sensos comuns estabelecidos. Não é a toa que grupos de adolescentes são comparados a matilhas de cachorros ou outros animais, esses grupos não se pautam pela razão, pelo companheirismo, pelo desenvolvimento, muito pelo contrário... quanto mais bandido, bad boy, malandro, covarde e burro você for, mais será valorizado (mulherada gosta disso, infelizmente).

Juventude é para ESTUDAR, para garantir o seu FUTURO, esqueça a lorota de “curtir a vida”, o mundo jaz no maligno, todos nós temos momentos ruins e de vez em quando momentos bons, mas a verdadeira alegria está apenas na salvação após a morte. Quem procura o sucesso e a felicidade acabam não as encontrando, mas quem vive sua vida ordeira, honesta e com objetivos modestos, o sucesso e a felicidade aparecem naturalmente.

Diferencie amigos de colegas, aquele cara que sai todo final de semana com você pode não ser seu amigo. Amigo é aquele que está disposto a te ajudar nas horas difíceis da sua vida. Colega é apenas um conhecido na qual você estabelece alguma relação social. Valorize seus amigos (você vai ter no máximo uns 5 na sua vida inteira) e corte relação com os colegas, seja menos sociável, pois isso demanda muito seu tempo precioso de estudos.

Não seja escravo de buc#ta, não seja um mangina, não trate mulheres como sendo anjos que caíram na Terra, mulheres são indivíduos com qualidades e defeitos como a todos nós. Não coloque namoro e casamento como centro de sua vida, mulher é conseqüência e não objetivo (já estamos cansados de saber disso aqui, mas não custa reforçar). Trate-as igual a homens no âmbito social, elas não querem ser iguais a homens? então que recebam o ônus por isto.

Seja JUSTO, infelizmente a corrupção é cultural no Brasil com o tal “jeitinho brasileiro” e a “malandragem”, por isso devemos nos precaver, não deixe que os outros tomem vantagem pra cima de você, e também não dê satisfações caso tenha que tomar medidas punitivas pra cima deles (LEMBRE-SE, as únicas pessoas na qual você de fato deve satisfações é a sua FAMÍLIA).

Planeje seu futuro, faça planos de estudos para passar em vestibulares de universidades públicas e concurso, utilize cotas se possível, pois quem estudou a vida inteira em colégios públicos certamente não tem as mesmas condições de disputar com quem estudou nos melhores colégios da região.

Fuja do ambiente brasileiro, infelizmente a gente nasceu num país de decaimento moral e espiritual IMENSO, nós infelizmente não temos padrões de normalidade, não temos literatura relevante a pelo menos 40 anos, as nossas instituições de ensino foram tomadas por analfabetos esquerdistas, nossos políticos são crápulas, nossos grandes empresários são estadólatras, nossa produção científica e cultural é quase NULA, nossa relevância internacional se resume a produzir comida. Para escapar de tudo isso é necessário se apegar aos países de fora, principalmente os EUA, Europa e Japão. Aprenda novas línguas, leia mídia internacional, literatura etc. Não se paute pelo Brasil.
Vlw.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tomazzino
Usuário Banido
*
Tópicos: 9
26-11-2014, 06:20 PM
Algumas das coisas citadas eu venho aprendendo ultimamente, é realmente isso mesmo!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Zlatan
Mito da Real
Tópicos: 12
Curtido: 2 vezes em 2 posts
27-11-2014, 03:38 AM
Baita texto. Precisamos de textos e pessoas assim no fórum. Se apresente na seção de apresentação de novos membros e conte como chegou ao fórum. Seja bem vindo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Velho
Seja Homem.
**
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
27-11-2014, 07:17 AM
Merece ir p o site
"Esto vir"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
27-11-2014, 07:20 AM
Fico feliz quando vejo um confrade novo no fórum que já entra com esse espírito positivo. Bem vindo e continue assim!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
27-11-2014, 09:18 AM
[Imagem: applause-capa_menor.gif]

Esforça-te para ficar aqui com a gente.
Parabéns!
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
Tópicos: 30
27-11-2014, 03:06 PM
Boa Confrade. Continue assim e boa sorte na sua jornada. Parabéns.
Yippee-ki-yay, motherfucker!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Zveig
Aspira
Tópicos: 1
29-11-2014, 02:38 PM
''Juventude é para ESTUDAR, para garantir o seu FUTURO, esqueça a lorota de “curtir a vida”, o mundo jaz no maligno, todos nós temos momentos ruins e de vez em quando momentos bons, mas a verdadeira alegria está apenas na salvação após a morte. Quem procura o sucesso e a felicidade acabam não as encontrando, mas quem vive sua vida ordeira, honesta e com objetivos modestos, o sucesso e a felicidade aparecem naturalmente.''

Até um tempo atrás eu havia decidido que só iria ficar estudando física e matemática e seguir alguma área em exatas, sem falar com ninguém, manter a típica imagem do matemático/físico antissocial. Só que percebi que isso era um refugio social, como se a vida social não fosse importante, mas eu simplesmente não queria me arriscar conversando com pessoas diferentes de mim, sair do casulo, da minha proteção. Acredito que estudar seja importante, mas não é motivo para deixar o resto todo de lado.

Sempre li bastante sobre desenvolvimento pessoal, mas só lia. Eu lia, me identificava e simplesmente não aplicava (ou aplicava em raras ocasiões) e o ciclo se repetia.

O que me ajudou e muito foi começar a escrever o que eu vou fazer no dia seguinte e anotar se consegui cumprir minhas metas do dia, desde então coloco tudo no papel: finanças, tópicos de estudo , zonas de conforto e etc
[+] 1 usuário curtiu o post de Zveig:1 usuário curtiu o post de Zveig
  • Carl Johnson
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
Bug  29-11-2014, 05:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-03-2015, 09:40 PM por NW GD FLW.)
(26-11-2014, 01:25 PM)Gnome Escreveu: Juventude é para ESTUDAR, para garantir o seu FUTURO, esqueça a lorota de “curtir a vida”, o mundo jaz no maligno, todos nós temos momentos ruins e de vez em quando momentos bons, mas a verdadeira alegria está apenas na salvação após a morte. Quem procura o sucesso e a felicidade acabam não as encontrando, mas quem vive sua vida ordeira, honesta e com objetivos modestos, o sucesso e a felicidade aparecem naturalmente.

Show cara. Esse texto tem que ir pro Canal do Búfalo Exclamation. Parabéns.
Continuemos confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline RedFafnir
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 3 vezes em 3 posts
29-11-2014, 06:33 PM
Muito bom, parabéns.

(29-11-2014, 02:38 PM)Zveig Escreveu: ''Juventude é para ESTUDAR, para garantir o seu FUTURO, esqueça a lorota de “curtir a vida”, o mundo jaz no maligno, todos nós temos momentos ruins e de vez em quando momentos bons, mas a verdadeira alegria está apenas na salvação após a morte. Quem procura o sucesso e a felicidade acabam não as encontrando, mas quem vive sua vida ordeira, honesta e com objetivos modestos, o sucesso e a felicidade aparecem naturalmente.''

Até um tempo atrás eu havia decidido que só iria ficar estudando física e matemática e seguir alguma área em exatas, sem falar com ninguém, manter a típica imagem do matemático/físico antissocial. Só que percebi que isso era um refugio social, como se a vida social não fosse importante, mas eu simplesmente não queria me arriscar conversando com pessoas diferentes de mim, sair do casulo, da minha proteção. Acredito que estudar seja importante, mas não é motivo para deixar o resto todo de lado.

Sempre li bastante sobre desenvolvimento pessoal, mas só lia. Eu lia, me identificava e simplesmente não aplicava (ou aplicava em raras ocasiões) e o ciclo se repetia.

O que me ajudou e muito foi começar a escrever o que eu vou fazer no dia seguinte e anotar se consegui cumprir minhas metas do dia, desde então coloco tudo no papel: finanças, tópicos de estudo , zonas de conforto e etc

Realmente, tem que manter um equilíbrio.

De nada adianta ser o "ricão" se não tem nenhuma noção de ser sociável e saber conversar com a mulher
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AC300
Viril
**
Tópicos: 8
29-11-2014, 06:43 PM
Boas dicas.

A minha se resume neste artigo: Pare de falar mal da vida dos outros e vá melhorar a sua!
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)

"Confortare esto vir" (Davi)

Backup atualizado do Blog Doutrinador:
PDF http://www.4shared.com/office/yB5hiWn3ce...nador.html
EPUB http://www.4shared.com/office/1B-QjpbKba...nador.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gnome
Búfalo
**
30-11-2014, 12:53 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-11-2014, 01:18 AM por Gnome.)
(29-11-2014, 02:38 PM)Zveig Escreveu: ''Juventude é para ESTUDAR, para garantir o seu FUTURO, esqueça a lorota de “curtir a vida”, o mundo jaz no maligno, todos nós temos momentos ruins e de vez em quando momentos bons, mas a verdadeira alegria está apenas na salvação após a morte. Quem procura o sucesso e a felicidade acabam não as encontrando, mas quem vive sua vida ordeira, honesta e com objetivos modestos, o sucesso e a felicidade aparecem naturalmente.''

Ser antisocial nessa época tem que ter um propósito e ser por um período limitado, tipo para passar num vestibular concorrido ou concurso, pq vc vai ter que aproveitar ao máximo seu dia para estudar. Nesse sentido não há como buscar o equilíbrio pois cada hora sua perdida é uma hora a mais que seu concorrente estudou (não literalmente) etc. Mas vc tem que analisar seu caso, se vale a pena etc. Na minha opinião eu acho que vale a pena ficar hardcore antisocial por 1 a 4 anos para garantir um emprego estável, com poucas horas de trabalho e bem remunerado pelo resto da vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Van Helsing
Búfalo
**
08-12-2014, 02:29 PM
Ótimo post.

Eu ainda sigo as regras do Batman do Mundo Realista:

REGRA N° 1 : Não esteja sempre disponível para os outros, tudo que é abundante na natureza perde o valor. Seja escasso e as pessoas te valorizarão mais.
Entretanto, não se distancie demais, pois quem muito se ausenta, um dia deixa de fazer falta.

REGRA N°2 : Não tente resolver seus problemas quando estiver irado ou com algum descontrole emocional, na maioria das vezes , quando agimos dominados pela emoção tomamos decisões erradas. Saia do foco do problema, procure algo para ficar mais calmo. Só volte a pensar no problema e em suas soluções quando a razão estiver no controle.

REGRA N° 3 : Evite atacar e caçoar de pessoas mais fracas que você ( fracas financeiramente, socialmente, fisicamente e emocionalmente ), pois pessoas assim terão três vezes mais motivos para se vingar : primeiro por que já carregam uma raiva natural de si mesmas por se sentirem inferiores, segundo por carregarem uma raiva natural de você por percebe que tem qualidades que ela deseja ter e não consegue e terceiro por se sentir humilhado.
Pessoas assim são muito mais perigosas e caso não respeite essa regra, as consequências poderão ser desastrosas, inclusive a maior delas : PERDER SUA PRÓPRIA VIDA! ( Essa regra também se aplica nas famosas "brincadeirinhas entre amigos " e no tal Bullying ).

REGRA N°4 : Evite argumentar com ignorantes, pois será trabalho dobrado : primeiro terá que ensiná-lo a como argumentar de forma correta e segundo por que vai usar argumentos dos quais a maioria deles seu oponente não vai compreender devido a seu conhecimento limitado, e ainda correrá o risco de adquirir um inimigo a mais sem intenção.
(Ignorante não é aquele que não sabe nada mas sim quem insiste em debater sobre assuntos dos quais ele não sabe o suficiente e que pensa saber.)

REGRA N°5 : Não ostente suas posses materiais e sua boa situação financeira por meio de falas e exibicionismos, deixe que percebam seu sucesso por si mesmos. Quem age assim ou passa uma imagem de fraco e inseguro ou atraem uma infinidade de invejosos e exploradores. Grandes homens são admirados não por aquilo que eles falam e muito menos pelo que eles mostram ter mas sim pela imagem que ele projeta nas pessoas.
Um homem bem sucedido que não é respeitado e admirado, na maioria das vezes é enganado e explorado.
O poder real não vem do ódio, mas da verdade.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Van Helsing
Búfalo
**
08-12-2014, 02:30 PM
Continuando:

REGRA N° 6: Não há nada mais potente e persuasivo do que o poder da humildade, ela torna erros menos grosseiros e suas virtudes dez vezes maiores, através dela conseguirá aprimorar seus conhecimentos e amadurecer. Se ainda não é admirado e não conseguiu alcançar alguns dos seus objetivos de vida, a humildade irá lhe abrir portas e se já tem um alto valor social, a humildade ajudará a mantê-lo nesse padrão e ainda o ajudará a se defender se necessário. Em um mundo de egocêntricos ser humilde é sinônimo de poder e ao mesmo tempo de dar certas defesas.
P.S : SER HUMILDE não quer dizer que você deva ser um imbecil que aceita ser humilhado e desrespeitado sem se "rebelar " ou que deve andar mal vestido e não querer possuir tudo do bom e do melhor, humildade não tem nada a ver com essas atitudes, isso é pobreza material, moral e social, é um conceito distorcido. Humildade é saber das suas limitações como ser humano, reconhecer seus erros, é enxergar os outros como seus semelhantes e não como seres inferiores, é ter convicção de que não sabe o suficiente e será sempre um ser incompleto que está em busca da evolução.

REGRA N°7 : Nunca siga CEGAMENTE o ponto de vista de um líder e muito menos todo os "mandamentos " de uma filosofia, pois quem age assim não está assimilando o que aprende de verdade e nem praticando sobre os mesmos, Reflexão é sinônimo de evolução. Questionamentos são essenciais para o aprimoramento de homens e grupos.
Entretanto, Humildade e Sabedoria ao criticar são a chave do desenvolvimento, na falta destes sua atitude terá efeito contrário.

REGRA N° 8 : Não prometa o que não pode cumprir e não ameace fazer algo se não tem força, habilidade e desprendimento emocional o suficiente para fazer o prometido, pois quem promete e não cumpre e quem ameaça e não faz, perde toda a credibilidade, respeito e confiança, passa a ser visto como um fraco e terá muita dificuldade para recuperar a confiança e o respeito perdidos , além de criar uma imagem ruim perante seus semelhantes. Se vai fazer algo de bom a um grupo ou a alguém, faça surpresa e evite criar expectativas, e quando ameaçar um errante, cumpra! Mesmo que não se sinta bem ao tomar determinadas providências.

REGRA N°9 : Não maltrate ou se distancie de quem sempre esteve te apoiando e te ajudando nas dificuldades quando estiver no auge do seu sucesso pessoal, pois é justamente nesse momento que mais precisará de pessoas de confiança e leais ao seu lado, quando maior for a altura do seu posto, mais terão pessoas querendo te derrubar e nesses casos o tombo será mil vezes maior, crie um grupo aliados e eles serão a sua base.
No entanto, não seja generoso demais, ajude-os de acordo com suas necessidades e não de acordo com suas ambições, pois todo ser humano tem seu lado ruim escondido no porão da mente.

REGRA N°10 : A maioria das pessoas não quer ouvir a verdade, eles estão em busca de coisas "boas", esperanças e querem fugir da decepção, tanto faz seus argumentos, suas teses e suas provas reais daquilo o qual defende, a verdade é inimiga do comodismo e amiga mais fiel da frustração, portanto, não saia aos quatro cantos mostrando e falando sobre realidade às pessoas próximas de você, pois livrá-las de suas ilusões é tal ofensa quanto lhes roubar um bem no qual não querem jamais perder. No fundo todos têm uma leve noção de como o mundo é, mas enganam a si mesmos e quem ousar acabar com farsa, serás um inimigo declarado. Dê a luz a quem queira enxergar e se queres manter-se em paz com os ignorantes, deixe os cegos no escuro até que desejarem ver a claridade!
O poder real não vem do ódio, mas da verdade.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
08-12-2014, 03:52 PM
Excelente texto. Muito bom que os novos membros que estão chegando,possam acrescentar nível de conhecimento e maturidade para o Forum, que esperamos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gnome
Búfalo
**
08-12-2014, 05:39 PM
(08-12-2014, 02:29 PM)Van Helsing Escreveu: Ótimo post.

Eu ainda sigo as regras do Batman do Mundo Realista:

REGRA N° 1 : Não esteja sempre disponível para os outros, tudo que é abundante na natureza perde o valor. Seja escasso e as pessoas te valorizarão mais.
Entretanto, não se distancie demais, pois quem muito se ausenta, um dia deixa de fazer falta.

REGRA N°2 : Não tente resolver seus problemas quando estiver irado ou com algum descontrole emocional, na maioria das vezes , quando agimos dominados pela emoção tomamos decisões erradas. Saia do foco do problema, procure algo para ficar mais calmo. Só volte a pensar no problema e em suas soluções quando a razão estiver no controle.

REGRA N° 3 : Evite atacar e caçoar de pessoas mais fracas que você ( fracas financeiramente, socialmente, fisicamente e emocionalmente ), pois pessoas assim terão três vezes mais motivos para se vingar : primeiro por que já carregam uma raiva natural de si mesmas por se sentirem inferiores, segundo por carregarem uma raiva natural de você por percebe que tem qualidades que ela deseja ter e não consegue e terceiro por se sentir humilhado.
Pessoas assim são muito mais perigosas e caso não respeite essa regra, as consequências poderão ser desastrosas, inclusive a maior delas : PERDER SUA PRÓPRIA VIDA! ( Essa regra também se aplica nas famosas "brincadeirinhas entre amigos " e no tal Bullying ).

REGRA N°4 : Evite argumentar com ignorantes, pois será trabalho dobrado : primeiro terá que ensiná-lo a como argumentar de forma correta e segundo por que vai usar argumentos dos quais a maioria deles seu oponente não vai compreender devido a seu conhecimento limitado, e ainda correrá o risco de adquirir um inimigo a mais sem intenção.
(Ignorante não é aquele que não sabe nada mas sim quem insiste em debater sobre assuntos dos quais ele não sabe o suficiente e que pensa saber.)

REGRA N°5 : Não ostente suas posses materiais e sua boa situação financeira por meio de falas e exibicionismos, deixe que percebam seu sucesso por si mesmos. Quem age assim ou passa uma imagem de fraco e inseguro ou atraem uma infinidade de invejosos e exploradores. Grandes homens são admirados não por aquilo que eles falam e muito menos pelo que eles mostram ter mas sim pela imagem que ele projeta nas pessoas.
Um homem bem sucedido que não é respeitado e admirado, na maioria das vezes é enganado e explorado.

Ótimas regras, principalmente a primeira que eu já praticava intuitivamente mas nunca parei para analisar, que resumindo é: quem é muito bonzinho só se ferra e as pessoas gostam mais de quem as ignoram (sem polarizar, claro).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
08-12-2014, 05:49 PM
Bom topico, quem se sente meio inseguro ou perdido, é um bom começo seguir essas regras
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Menegotto
Motoqueiro da REAL (in memoriam)
10-12-2014, 10:15 AM
excelente topico.

muitos pra nao falar todos já são seguidos por mim.

o unico que eu peco e muito é o 10º mandamento que o Van Helsing citou :

Citar:A maioria das pessoas não quer ouvir a verdade, eles estão em busca de coisas "boas", esperanças e querem fugir da decepção

essa é a mais dificil, pq quando assusto eu já falei !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Trapizomba
Aspira
Tópicos: 0
19-12-2014, 11:19 AM
Ótimas dicas! Deveriam ensinar isso nas escolas ao invés de kit gay ou aberrações do tipo.
Nunca deixe o inimigo te ver sangrar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mercúrio
Búfalo
**
Tópicos: 9
20-12-2014, 06:36 PM
Belo tópico! As regras do Batman também são de grande valia
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Meu Relato] - Real, desenvolvimento pessoal e mulheres chalice97 13 1,897 02-06-2019, 11:20 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,522 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Desenvolvimento pessoal [ACADEMIA] Corpsegrinder 489 139,586 20-03-2018, 10:42 AM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Desenvolvimento Pessoal Jonh Cuban 32 14,677 22-12-2016, 09:54 PM
Última Mensagem: Henry Volk
  DESENVOLVIMENTO PESSOAL - ÍNDICE thothenki 20 10,673 12-12-2016, 11:20 AM
Última Mensagem: wallace13

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo