03-02-2014, 03:55 AM
Eu faço Ciências Atuariais na universidade aqui na minha cidade. O que os confrades tem a dizer sobre essa área? Ouvi muito bem falar dela, por isso que to fazendo, to começando a gostar do curso.
Ciências Contábeis é uma boa ?
|
03-02-2014, 03:55 AM
Eu faço Ciências Atuariais na universidade aqui na minha cidade. O que os confrades tem a dizer sobre essa área? Ouvi muito bem falar dela, por isso que to fazendo, to começando a gostar do curso.
03-02-2014, 12:30 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2014, 12:34 PM por Aquiles.)
(02-02-2014, 05:36 PM)rofl Escreveu: Cara tudo depende se voce se identifica com o curso ou não Além do que o confrade falou (por sinal, muito bem explicado), diria alguns conhecimentos em TI. Hoje em dia tudo está ficando muito informatizado pra nos também, o computador é instrumento essencial de trabalho, e os softwares de contabilidade que ele integram. Fora isso cursos de certificação também sempre dão um incremento no currículo, e pode ser o diferencial na hora da sua escolha profissional. Por exemplo, o da ilustríssima calculadora HP12c ou até mesmo um excel avançado, te abrirá muitas portas, pode ter certeza - fora o inglês, já mencionado. Para exemplificar um pouco mais, vou tentar discorrer alguns pontos sobre as contábeis. Você é um médico das empresas, cuida da saúde financeira delas, basicamente. Utiliza-se da contabilidade e do direito (sim, vê muito legislação), e algumas cadeiras de administração também. Em um sentido mais pejorativo diria que é um "nerd" das sociais kkk invés das exatas, como computação. Enquanto eles se preocupam com códigos, nos nos preocupamos com as cifras. O contador tem que estar pautado muito pela ética, pois sabe basicamente de de tudo que ocorre na empresa, muita coisa passa por ele. As vezes tem mais conhecimento do que os sócios - aí também você ter humildade, pois você é um fiel escudeiro da empresa, sempre prestativo aos sócios e stakeholders, não é dono não. Veja a figura do hermes ou mercúrio, das mitologias romana e grega, ou até mesmo o símbolo da próprio contabilidade, o caduceu, pra você ter uma ideia dos valores exigidos por este profissional. ![]() Lembrando que essa profissão é deixada muito aquém pelos próprios profissionais, sendo que em outros países do mundo é super respeitada! Ou seja, se você tiver interesse pode crescer muito na área. Então se gosta, pula de cabeça! Outra ponto que gostaria de ressaltar é que algumas coisas que falei aí são meramente para contadores, o cara central, que cuida de um departamento ou da própria empresa como um todo. Contudo, há várias áreas dentro da contabilidade, é uma profissão específica, mas com muitos leques de opções: docência, empreendedorismo (se tu for abrir teu próprio escritório), concursos (você pode ser fiscal de algum órgão público, trabalhar na receita estadual, municipal, ou até federal), departamento pessoal, etc. Basicamente, dentro dos escritórios o que se vê são três áreas: O fiscal - cuida da parte de legislação e obrigações fiscais da empresa. O contábil - cuida da parte contábil mesmo, do que se gasta e do que se recebe. Departamento pessoal - cálculo da folha legislação trabalhista, etc. Dessas três áreas aí temos diversas outras ramificações, que podem ser constatadas se você abrir a grade de um curso, como contabilidade de custos, empresarial, rural, bancária,etc. Em fim, as possibilidades são enormes. Essas menções são somente a ponta do iceberg. Se você se identifica com a profissão, dificilmente não encontrará uma área pra se encaixar. E lembrando que toda empresa necessita realizar a sua contabilidade, logo, mercado de trabalho é o que não falta! Artigo bem bacana que fala sobre as contábeis: Bom jovem, era isso! Temos que valorizar muito essa profissão, pois ela é deveras importante pra as empresas, e consequentemente pra economia e sociedade como um todo! Abraço!
03-02-2014, 12:46 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2014, 12:48 PM por Aquiles.)
(03-02-2014, 03:55 AM)menezes Escreveu: Eu faço Ciências Atuariais na universidade aqui na minha cidade. O que os confrades tem a dizer sobre essa área? Ouvi muito bem falar dela, por isso que to fazendo, to começando a gostar do curso. Ciências atuariais, salvo engano, cuida um pouco mais da parte de seguros, fundos de previdência complementar, etc. Ou seja, você é mais focado no cálculo dos riscos envolvidos numa operação, no prêmio a ser pago, etc. Deve ter um forte currículo em estatística, um pouco de matemática, e forte peso legislação. Esse curso não é muito difundido no Brasil, mas já ouvi mencionar que fará muito sucesso. A medida que a economia vai evoluindo as pessoas vão tendo a necessidade e o interesse em investir em seguros patrimonais, pessoais, de carro, e etc. "A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira." Wiki. Se tu gosta das exatas, mas gosta de leis também, essa área é pra ti! O que diferencia das contábeis é que tu não fica tão cricri com as empresas, mas sim nos tipos de produtos que serão ofertados, nos valores que terão de ser pagos, etc. A instituição que oferta esse tipo de produto tem que garantir a sua solvência (ativos maiores que passivos) e liquidez (débitos de curto prazo menores que créditos de curto prazo), justamente pra garantir se ocorrer um sinistro, o segurado poder ser coberto! Imagina investir dinheiro num seguro e na hora que precisar dele não ter! Sacanagem não! Tu que vai ter que calcular isso, e se tu errar os cálculos vai ter que desembolsar a quantia do teu salário - trol: ![]() Fique tranquilo, se tá gostando, segue em frente; A profissão deve se destacar, tem muitos lugares bom pra se trabalhar, empresas de seguros fortes ou até mesmo a Susep - Superientendência de Seguros Privados. ![]() ![]()
04-02-2014, 01:03 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-02-2014, 01:04 AM por menezes.)
(03-02-2014, 12:46 PM)Dominador Escreveu:(03-02-2014, 03:55 AM)menezes Escreveu: Eu faço Ciências Atuariais na universidade aqui na minha cidade. O que os confrades tem a dizer sobre essa área? Ouvi muito bem falar dela, por isso que to fazendo, to começando a gostar do curso. Hoje ja mandei o meu curriculo para algumas empresas de seguros para tentar um estágio (to no segundo período mas eu ja fiz Ciência da Computação e larguei no meio porque não gostava, então to na ansiedade pra estágio kkkkk) . Eu não sou um gênio da matemática mas consigo estudar e mandar bem. hahaha. Valeu pelas dicas ![]()
04-02-2014, 08:16 PM
Beleza Menezes,
é isso aí!! Obs:. Só pra retificar: Liquidez é créditos de curto prazo (+) maiores que débitos de curto prazo. (-) Afinal, débito é algo negativo. Eu errei aqui porque nas contabas os caras invertem o conceito de débito e crédito, aí não tem como não ficar perdido.
06-02-2014, 02:37 AM
(04-02-2014, 08:16 PM)Dominador Escreveu: Beleza Menezes, eu to ligado. kkkk eu fiz contabilidade mas repeti, foi a única matéria que mandei mal, mais porque o professor era escroto mesmo, não foi por falta de estudo. felizmente o cara saiu e entrou um outro no lugar, espero que seja melhor.
06-02-2014, 08:02 AM
Se for pra ser empregado é melhor fazer engenharia.
Se for pra ser empreendedor é melhor ADM ou Contábeis. Analise seu gosto pessoal pelos assuntos, conheço muita gente que acha um porre Contabilidade e ama ADM, outros adoram assuntos técnicos e cálculos. Pense bem no seu tino pessoal. |
Possíveis Tópicos Relacionados... | |||||
Tópico: | Autor | Respostas: | Visualizações: | Última Mensagem | |
Sobre Universidade e o curso de Ciências Contábeis | MILORD | 9 | 3,672 |
04-01-2015, 05:26 AM Última Mensagem: cabraman |
usuários a ver este tópico: |
1 Visitante(s) |